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Locação de equipamentos para construção civil: Como montar

O setor de construção civil tem experimentado um crescimento significativo nesses anos. Isso fez com que muitas empresas passassem a atuar nesse setor, ajudando a expandi-lo ainda mais. Hoje há diversos produtos e serviços voltados à construção, reforma e acabamento na área. Entre os negócios mais promissores, está o de locação de equipamentos para a construção civil.

Como é um comércio que tem foco, sobretudo, na economia que as empresas precisam realizar, a maioria das companhias desse negócio têm feito um grande sucesso. Equipamentos cada vez mais são necessários já que o setor está aquecido. Essas demandas são uma oportunidade de criar um negócio sólido e expansivo. Se você pensa em criar uma empresa de locação de equipamentos para construção civil, leia nosso guia para descobrir o caminho que você deverá percorrer.

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O que é preciso para atuar nesse mercado?

Antes de tudo é preciso ter um conhecimento do setor. Avaliar as necessidades da construção civil e como supri-las com o seu negócio. O conhecimento especializado envolve também a gestão de depósitos de máquinas e equipamentos.

Público-alvo da locação de equipamentos para construção civil

A pesquisa de público-alvo é importante em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou do segmento. No caso das empresas de locação de equipamentos para a construção civil, os clientes são outras empresas. Deve-se descobrir, então, o tamanho médio daqueles que são seus potenciais consumidores e o comportamento deles no mercado.

O ideal é focar em uma clientela diversificada. Empresas que fazem grandes, médias ou pequenas construções, ou que realizam reformas residenciais, garantem um lucro mais sólido. Se sua empresa for flexível conseguirá atender os diversos tipos de negócios. As necessidades delas irão demonstrar quais os equipamentos devem estar no seu acervo.

Localização

A localização é um dos pontos mais importantes a se considerar, e que leva mais tempo para definir. Uma empresa de locação de equipamentos deve estar estrategicamente posicionada nos centros comerciais, próximas a outras empresas de materiais de construção. Essa localização aumenta a probabilidade de arranjar negócios, já que as pessoas, por obrigação e comodidade, irão ao seu empreendimento quando estiverem realizando compras.

Concorrência

A análise de concorrência é um passo importante antes de implementar o negócio. Avaliar quais empresas competem diretamente com a sua, e os pontos fortes e fracos delas, é fundamental para saber qual estratégia adotar nesse sentido. Para sair na frente não há segredo. É preciso oferecer melhores condições para o cliente, tanto no que diz respeito ao custo-benefício como na forma de gerir o negócio.

Para isso, é de extrema importância agir com ética, compromisso e qualidade. A equipe deve ser bem treinada, especializada e prestativa em todos os processos. Além disso, os vendedores devem ser bons negociadores. Esses fatores unidos certamente colocarão sua empresa à frente das concorrentes, fazendo com que tenha clientes fiéis e cresça.

Produtos

Como qualquer outro negócio, você precisa ter uma diversidade de produtos. Não é porque você está oferecendo o mesmo serviço de tantas outras empresas que você não precisa inovar. Com uma gama de equipamentos você oferece maiores soluções para os clientes, garantindo uma maior probabilidade de fechar contratos.

Entre o maquinário essencial, estão guindastes, betoneiras, ferramentas em geral, alisadoras de pisos, geradores, vibradores de mangote, andaimes, compactadores de percussão, bombas centrífugas, bombas submersíveis e de drenagens e outros.

Fornecedores para locação de equipamentos para construção civil

A pesquisa dos melhores fornecedores é ideal para economizar. Os equipamentos devem ser atuais e possuírem uma elevada qualidade, e as empresas fornecedoras precisam oferecer boas condições de pagamento.

Gestão de estoque da locação de equipamentos para construção civil

Sua equipe deve ter o conhecimento adequado sobre seu equipamento para poder realizar a gestão do estoque de locação. É preciso conhecer, por exemplo, as datas de aquisição das máquinas, o tempo de vida útil, as depreciações que sofreram com o tempo, as manutenções necessárias para cada uma, etc.

A equipe precisa, então, fazer um grande trabalho de pesquisa para descobrir as características dos equipamentos em estoque e dos que ainda serão adquiridos. Assim como das máquinas que estão sendo requisitadas por clientes. É preciso ter um planejamento claro sobre as atualizações do estoque. Nesse quesito, é importante focar em novas tecnologias e novos lançamentos no mercado.

Identidade corporativa

Encontre uma identidade para sua empresa, trazendo para seu negócio originalidade. Pense em algo que deixará sua empresa única, como, por exemplo, a locação de veículos usados na construção civil. Um exemplo é o uso de caminhões com guindastes, que são imprescindíveis em muitas construções, mas que poucas empresas de locação de equipamentos possuem.

Administração da locação de equipamentos para construção civil

A administração é o fator mais importante em qualquer empresa. Por isso você deve investir em automação e tecnologia, bem como em conhecimento de gestão atualizado. Um ponto importante nos dias de hoje é a informatização. Você terá muitas vantagens se adquirir um software de gestão, pois ele permite uniformizar os processos essenciais do negócio.

O programa de computador garante que você diminua a margem de erros, já que você automatiza grande parte do processo. Um software permite controlar os estoques, o perfil dos clientes, os fornecedores, as características do seu serviço e do equipamento, etc. Recomendamos o eGestor, que possui todas as funções que você precisa para gerir uma empresa de locação de equipamentos.

Locação de equipamentos para construção civil pode ser MEI?

Sim, uma empresa de locação de equipamentos para construção civil com CNAE 7732-2/01 – Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes, pode ser MEI.

Divulgação

De alguma forma, você precisará divulgar os serviços e os produtos a serem locados. É importante demonstrar aos clientes as vantagens e benefícios de alugar ao invés de comprar, e por que devem contratar a sua empresa.

O marketing deve estar focado na maior vantagem que as empresas locadoras de máquinas e equipamentos têm: a facilidade. Por isso, procure provar como o cliente terá ganhos com pagamentos acessíveis e flexíveis. É importante também utilizar canais para interagir com o público, como site e redes sociais. Você poderá divulgar seus produtos e as informações sobre eles, como preços e promoções.

Conclusão

Se você seguir os passos corretos você conseguirá montar sua empresa com sucesso. Faça as pesquisas indicadas, de público-alvo, produtos, localização, concorrência e fornecedores. Forme um estoque completo de máquinas e equipamentos mais usados. Crie uma identidade para sua empresa, com serviços que só ela oferecerá. Contrate uma boa equipe de profissionais, que conheça o segmento do mercado, seja prestativa e habilidosa em negociar. Tudo isso irá fazer da sua empresa de locação de equipamentos líder na sua região.

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Escrito em: 13/01/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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10 Comentários

  1. RONALDO BARROS

    Faltou citar que a empresa de Locação deve ser cadastrada no Portal do Locador​ (www.portaldolocador.com) pois ela será encontrada pelos Construtores e empresas que demandam por Locação de Máquinas e Equipamentos.

    Responder
  2. Alfredo

    Como faço para garantir que o cliente vai devolver a ferramenta ?

    Responder
    • eGestor

      Bom dia, Alfredo! Tudo bem?
      É muito difícil garantir a devolução da ferramenta. Isso pode ser feito por contrato, mas não é uma maneira muito efetiva.
      A forma ideal para esta situação seria adicionar esse risco de não devolução no seu preço de locação. Exemplo:
      O material é locado pelo valor de R$ 1.000,00/ mês. A cada 10 locações, um cliente não devolve ou estraga o material locado, o que dá uma taxa de 10% de não retorno.
      Sendo assim, o correto seria deixar de cobrar R$ 1.000,00 pela locação e passar a cobrar R$ 1.100,00. Desta forma, na décima locação, se ele não retornar você pelo menos já cobriu o valor para comprar um novo equipamento.
      Esperamos ter ajudado, um abraço!

      Responder
  3. Nilton Doarte

    qual a taxa de lucratividade a médio prazo deste setor em relação ao capital investido?

    Responder
  4. Edson Macedo

    Faltou citar um item importantíssimo, que é a manutenção dos equipamentos. Ter domínio de manutenção faz toda diferença.

    Responder
  5. Alencar

    Vale a pena eu terceirizar a manutenção?

    Responder
    • eGestor

      Olá, Alencar! Tudo bem?

      Isso depende, você deve avaliar o que será mais rentável dentro da sua empresa. Se terceirizar não trouxer nenhum problema ou gasto a mais, pode ser uma boa ideia!

      Responder
  6. Inajara

    olá, fiquei em duvida de como por o preços nas locações,

    Responder
  7. Carlos Borges

    Olá meu nome é Carlos.
    Tenho dúvidas como faço pra abrir uma empresa de localização de máquinas.

    Responder
  8. adao marcio de souza

    ola, bom dia! meu nome é adão. Tem alguma referencia de loja para comprar os equipamentos?

    Responder

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