fbpx

Saiba como montar uma indústria de laje pré-moldada

Pensando em montar o próprio negócio? A indústria da construção civil é um mercado que oferece inúmeras oportunidades para empreendedores. Em determinadas épocas, o setor sofre alguns abalos em consequência de crises na economia nacional, mas os governantes se esforçam logo para garantir a sustentabilidade da cadeia de negócios da industrial imobiliária e a manutenção dos milhares de empregos diretos e indiretos. Portanto, mesmo com altos e baixos, a construção civil ainda é uma área promissora para investidores.

Um nicho a ser explorado é o da fabricação de lajes pré-moldadas. Mas antes de entrar neste ramo, faça uma pesquisa de mercado bem detalhada para embasar o plano de negócio e busque a qualificação necessária para administrar o empreendimento e oferecer produtos de qualidade, com preços competitivos.

Investir em tecnologia é essencial para otimizar a produção e fazer frente aos concorrentes. O empreendedor poderá buscar informações e tendências do mercado nos sites do Instituto Brasileira do Concreto, Associação Brasileira do Cimento Portland, Sindicato da Construção Civil, além de feiras de materiais de construção civil.

As lajes pré-moldadas são bastante utilizadas na construção de qualquer tipo de imóvel por tornarem processo construtivo muito mais rápido e econômico. Preparar uma laje tradicional demanda maiores custos com material e mão de obra. Com estruturas pré-moldadas, a execução da obra é muito mais rápida e o desperdício de materiais é reduzido.

A laje pré-moldada é formada por vigotas pré-fabricadas de concreto estrutural, preenchidas com bloco cerâmico, concreto, isopor, entre outros materiais. São utilizadas para o forro ou piso do imóvel (edificações com dois ou mais pavimentos). Há uma série de normativas editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com relação à fabricação de lajes pré-moldadas e atividades afins. Vale a pena estudar para compreender melhor o ramo. É importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de laje pré-moldada e saber quais as necessidades do mercado consumidor para não correr o risco de ficar com produtos encalhados.

Indústria de laje pré-moldada pode ser MEI?

Não, uma indústria de laje pré-moldada com CNAE 2330-3/01 – Fabricação de estruturas pré moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda, não pode ser MEI.

Estrutura da indústria de lajes pré-moldadas

A estrutura do empreendimento depende do valor a ser investido. E é sempre possível expandir os negócios. O mais importante é elaborar um plano de negócio bem estruturado e realista para não perder o controle do empreendimento. Estima-se que o investimento mínimo está em torno de R$ 500 mil.

Com todas as informações do negócio na ponta do lápis, ficará mais fácil encontrar o local adequado para instalar a fábrica. A localização é um fator importante para o negócio, especialmente se empresa terá um balcão para a venda no varejo. Neste caso, não adianta colocar a empresa em local de difícil acesso para o consumidor comum ou em áreas sujeitas a inundações em época de chuvas. Total atenção com a logística!

Todo o projeto – da planta industrial às instalações – deve ser executado por profissional habilitado, pois há uma séria de normas técnicas e exigências legais a serem cumpridas. Caso contrário, o empreendimento não receberá os alvarás e licenças públicas para funcionar.

Qualidade da matéria-prima da laje pré-moldada

Para fabricar lajes pré-moldas será necessário aço, cimento, areia, blocos de cerâmica, isopor, e outros. Devem-se buscar produtos de qualidade e de procedência legal. Jamais utilize, por exemplo, areia oriunda de mineradoras que não possuem licença ambiental para exercer a atividade. Preocupe-se com o perfil de seus fornecedores para não correr o risco de comprar materiais de procedência ilegal. Isto seria péssimo para o negócio!

Além disso, a gestão de estoque é muito importante. Deve-se buscar o ponto de equilíbrio entre o estoque e a demanda de vendas. Saber manter o estoque mínimo capaz de atender os pedidos dentro do prazo sem comprometer o capital da empresa com uma produção acima do necessário.

Tecnologia e gestão empresarial

A gestão do negócio exige muita atenção. A taxa de mortalidade de empresas é alta no Brasil. Muitos empreendimentos fecham as portas antes de completar três anos de existência. Isto porque não houve uma preocupação inicial com o plano de negócio e muito menos com a gestão da empresa, nos mínimos detalhes.

O controle financeiro, por exemplo, tem que rigoroso. Orçamentos mal planejados e desorganização financeira são fatais para qualquer negócio. Um cálculo errado pode provocar o chamado “efeito dominó” e gerar muitos prejuízos.

Hoje em dia a tecnologia oferece inúmeras ferramentas de gerenciamento empresarial. O eGestor, por exemplo, é uma plataforma que serve para o controle financeiro da empresas. A tecnologia possibilita a gestão do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de balancetes contábeis.

O ERP eGestor permite à empresa fazer o controle integrado de compras, vendas, estoques e finanças; processamento de relatórios completos sobre o estoque disponível, movimentação dos produtos, produtos por fornecedores.

O eGestor também emite Nota Fiscal Eletrônica e a DANFE ou o envio destes documentos fiscais para o e-mail do cliente. É um sistema inteligente e fácil de utilizar. Ainda assim, é possível contar com a assistência total da empresa desenvolvedora do eGestor.

Canais de Distribuição e divulgação

A indústria pode vender os produtos apenas para revendedores, como fazer negócios diretamente com construtoras ou fornecer para órgãos públicos. Também é possível ter um balcão de vendas para o consumidor comum, aquela pessoa que está construindo ou reformando um imóvel residencial ou comercial.

Marketing é vital para o empreendimento. A televisão, sem dúvida, é o meio de comunicação com maior alcance de público. Distribuição de panfletos promocionais, fazer anúncio em jornal, catálogos e rádio são opções tradicionais para chegar ao consumidor comum. Mas há outros caminhos para projetar a imagem da empresa: manter relações comerciais com empresas revendedoras de materiais de construção, construtoras, imobiliárias e os profissionais do setor da construção civil como engenheiros, arquitetos, mestre de obras e pedreiros; aproveitar as oportunidades que a internet oferece – site, mídias social, marketing digital e e-commerce (loja virtual) e, claro, ter uma boa equipe de vendas para conquistar clientes em outras localidades.

Portanto investir em uma empresa de lajes pré-moldadas pode ser um negócio altamente lucrativo, levando em conta a alta demanda na área  da construção civil.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Saiba como montar uma indústria de laje pré-moldada
Escrito em: 27/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. WALTER

    Parabéns é um blog de grande utilidade nacional.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...