fbpx

Sistema online para controle financeiro: Os erros para evitar

Teste Grátis

O empreendedor que busca aumentar os seus lucros precisa encontrar formas de conseguir gerenciar a sua empresa de uma maneira bastante eficiente. E, normalmente, o problema é que se tem muita coisa para fazer e pouco tempo disponível. Nessas horas, o correto é procurar um sistema online para o controle financeiro. Uma ferramenta que vai automatizar a rotina da empresa e trazer mais resultados. O problema, então, é como fazer para escolher bem essa solução.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos alguns dos principais e mais frequentes erros que alguns gestores cometem. Assim você vai ficar longe dessas mancadas e vai conseguir encontrar a melhor solução para o seu negócio. Confira:

1. Avaliar somente o preço

Esse é um erro realmente muito perigoso de se cometer. Ao procurar um sistema, é necessário entender que ele vai ser utilizado todos os dias na sua empresa e que precisa oferecer o máximo de resultados possíveis.

Ele tem que ser uma ferramenta moderna e que consiga realmente facilitar a sua vida. Adotar uma ferramenta que seja pouco eficiente ou que não tenha muita utilidade prática para o seu negócio vai tomar tempo com ajustes ou retrabalho.

Pode ainda, nos piores casos, fazer com que você acabe tendo alguns controles paralelos, o que realmente não é o correto.

Ao escolher um sistema online para a gestão financeira, procure avaliar o custo sempre com relação ao que ele consegue entregar de facilidade e de resultados para a sua empresa.

2. Esquecer de avaliar o fornecedor

Assim como o seu sistema precisa ser bem avaliado para ter o máximo de compatibilidade com o seu negócio, é extremamente importante considerar quem é o fornecedor da ferramenta.

Nesse ponto, as preocupações são 2:

Experiência

A 1ª coisa é que temos que nos lembrar que ao buscar um sistema de gestão, ela deve durar o máximo possível na nossa empresa. E isso vai depender muito de quem é o fornecedor.

Fornecedores que não têm muita experiência de mercado podem, às vezes, apresentar soluções que aparentem ser bem estruturadas, mas que, na verdade, acabam pecando em aspectos técnicos que fazem o software ter um funcionamento abaixo do desejado.

Responsabilidade

A outra questão é que, além do sistema, a empresa fornecedora também precisa ser bem estruturada. Assim ela terá mais chances de manter as suas ferramentas atualizadas e operando adequadamente por muito tempo.

3. Não entender como funciona o suporte

Principalmente no início da utilização do seu sistema de gestão, você vai precisar estar em contato mais frequentemente com a empresa fornecedora. Depois dessa fase, é natural que a rotina de contatos diários vá diminuindo.

O problema é que, depois de um tempo, alguns empreendedores acabam se sentindo um pouco abandonados com um suporte mais fraco do que imaginavam. E, às vezes, o problema é que a empresa contratante não entendeu como é a prestação do serviço de suporte.

Por isso, ao avaliar um sistema online para controle financeiro do seu negócio, procure entender muito bem como será a prestação do serviço de suporte do seu futuro fornecedor.

4. Não testar a ferramenta

Como já falamos, um sistema de gestão é uma ferramenta que vai ser utilizada cotidianamente. E mesmo assim existem donos de negócios que não reservam um tempinho para testar a ferramenta.

Não cometa esse grande erro! É preciso saber (muito bem) o que se pode esperar de um bom software desse tipo. Por isso, depois de pesquisar bastante e encontrar uma opção que parece ser a mais indicada para o seu negócio, teste.

Procure conhecer o ambiente da ferramenta e a sua forma de operação. Veja se tudo isso está de acordo com o que você espera e se faz sentido junto à forma de tocar o seu empreendimento.

5. Falta de integração com outras áreas da empresa

Apesar de estarmos falando de um sistema online para controle financeiro, é preciso entender que esta ferramenta não vai cuidar exclusivamente das contas da sua empresa.

Na verdade, como o financeiro afeta e é afetado por tudo o que acontece no seu negócio, é necessário ter uma visão mais ampla. E, na maioria das vezes, o empreendedor que não consegue enxergar isso pode optar por ferramentas que sejam muito limitadas.

O melhor mesmo é buscar uma alternativa que esteja conectada a outras operações da empresa. Por exemplo:

Se você não tiver esse cuidado, poderá ter que buscar outras complementações para a sua gestão ou, simplesmente, ter que se contentar com um sistema pouco eficaz. E não é isso o que você deseja, certo?

6. Falta de relatórios adequados

Toda ferramenta de gestão precisa ser construída para conseguir gerar 2 tipos bem distintos de vantagem:

  • o 1º foco é a questão operacional. Ela tem que dar conta de oferecer uma maneira bem dinâmica e rápida de conseguir fazer a sua empresa funcionar sem erros, atrasos ou maiores complicações no seu dia a dia;
  • a 2ª preocupação de um bom sistema de gestão é que ele deve conseguir fornecer relatórios gerenciais bem estruturados. Ele tem que transformar dados de operações diárias em informações estratégicas para que a sua gestão fique mais profissional e assertiva.

Um gestor que pode contar com bons relatórios gerenciais tem muito mais condição de tomar decisões corretas, conseguir fazer a empresa lucrar mais e ter chances de ser mais competitiva no mercado.

Por isso, antes de adotar um sistema online para controle financeiro na sua empresa, tenha muito cuidado e confira se ele consegue fazer a sua rotina funcionar muito bem e se ele oferece informações qualificadas e estrategicamente organizadas para facilitar a sua vida.

Se estiver na dúvida, pesquise um pouco mais. Existem ótimas soluções no mercado.

Agora que você já sabe o que não deve fazer na hora de contratar uma ferramenta de gestão para o seu negócio, é bom também dar uma olhada em como está organizando a rotina da sua empresa.

Para entender melhor isso, confira o nosso e-book sobre como otimizar processos. Você vai gostar muito!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Sistema online para controle financeiro: Os erros para evitar
Escrito em: 22/09/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...