almoxarifado

O almoxarifado é uma das áreas mais importantes de uma empresa, já que garante o bom andamento da logística, essencial para conquistar agilidade e produtividade nas vendas.

Mas infelizmente, esta área é um pouco esquecida e quase nunca entra no planejamento da empresa desde o começo. Na grande parte das vezes, escolhe-se um lugar qualquer e vão se acumulando os produtos de acordo com o espaço, sem muito cuidado.

Este erro pode ser fatal, tanto para a agilidade das entregas, quanto para o crescimento da empresa. Afinal, um almoxarifado desorganizado e mal planejado pode levar facilmente à falhas graves, como por exemplo a perda de produtos devido ao esquecimento, validades vencidas e muito mais.

A boa notícia é que nós vamos ajudar você a resolver este problema. A seguir, aprenda técnicas e dicas de como montar e controlar o almoxarifado da sua empresa com mais facilidade.

Como montar um almoxarifado eficiente:

1. Escolha o espaço ideal

O primeiro passo para ter eficiência na logística é planejar o espaço. O local para o almoxarifado deve escolhido de acordo com a quantidade de produtos a serem armazenados, o tamanho deles e claro, qual é o nível de rotatividade.

Leve em consideração também o crescimento da empresa, afinal, quanto mais as vendas aumentarem, maior deverá ser a capacidade de armazenamento. Será preciso também lembrar-se de separar um espaço para o manuseio, divisão e embalagem.

2. Posicione os produtos de acordo com a porta de carga e descarga

Este detalhe é essencial para conseguir agilidade na entrega. É preciso planejar qual será o local de carga e descarga e deixar este espaço em aberto para facilitar o recebimento, separação e a saída.

3. Instale prateleiras inteligentes

Instale prateleiras para facilitar e aumentar a capacidade de armazenamento do seu almoxarifado, mas tenha cuidado. Elas devem ser dimensionadas de acordo com o produto que receberão, levando em consideração o quanto de peso que suportam, tamanho e profundidade.

A altura máxima das prateleiras também deve ser pensada com cuidado, já que se ficarem altas demais, necessitarão de equipamentos para facilitar a retirada e a inserção de novos produtos.

Se possível, pense também na possibilidade de instalar mezaninos, rampas e escadas, para facilitar o acesso e aumentar a capacidade do espaço.

4. Garanta a temperatura ideal

Alguns tipos de produto não podem ficar expostos ao calor extremo e nem ao sol. Isso deve fazer parte do planejamento de seu almoxarifado, instalando ar condicionado, ventiladores, janelas ou cobrindo possíveis fontes de luz direta.

Agora que você já sabe algumas dicas de como montar seu almoxarifado de forma inteligente, é chegada a hora de aprender sobre como manter tudo em ordem, organizar e o mais importante: controlar tudo que acontece por lá.

Acompanhe as informações que separamos especialmente para você controlar melhor seu almoxarifado.

Como controlar melhor um almoxarifado:

1. Mantenha a limpeza em dia

Antes de tudo, mantenha tudo limpo e no seu devido lugar. Todos os dias, ao final de um dia movimentado de trabalho, dedique um tempo para guardar as caixas em seu espaço destinado e fazer aquela geral na limpeza.

Isso ajuda não só a deixar o trabalho mais fácil e o ambiente mais agradável, como aumenta a disposição para deixar tudo em ordem.

2. Cadastre todos os materiais e etiquete antes de armazenar

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas erram na hora de cadastrar e etiquetar. É preciso fazer isso antes dos materiais chegarem, garantindo que sempre seguirão um padrão, para facilitar que sejam encontrados.

Escolha códigos inteligentes que separem por categoria, tipo de produto e até validade. Deixe o máximo de informações referente a cada produto, salvo em um computador, sistema automatizado ou até na caderneta.

Anote peso, tamanho, cor, tipo de produto, prazo de validade, dia que chegou ao almoxarifado. Isso vai facilitar na hora de escolher onde colocar o produto e qual deve ser entregue antes.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

3. Coloque o mais novo sempre por trás do mais antigo

O produto mais antigo deve sair antes que o novo. Este tipo de controle ajuda que a entrega seja feita corretamente e que não ocorra desperdício de materiais que já venceram e não poderão ser comercializados.

4. Sinalize tudo com cuidado

Sinalize cada uma das prateleiras indicando qual é o produto armazenado ali, seu código e categoria. Isso facilita na hora da venda, e ainda possibilita um controle maior do que foi recebido e do que realmente está nas prateleiras.

5. Equipe seu almoxarifado

Quanto maior for o almoxarifado, mais complicado fica o seu controle manual. Por isso, equipe seu espaço com um software de gestão que ajude a otimizar o este processo.

Providencie também carrinhos para os produtos mais pesados, leitores de códigos de barras e afins. Isso ajuda no cotidiano do trabalho e diminui o número de erros de entregas e armazenamento.

6. Treine sua equipe constantemente

O segredo de qualquer departamento é o trabalho das pessoas. Por isso, mantenha a equipe do almoxarifado sempre muito bem treinada, indicando qual é o passo a passo de cada atividade, deixando os processos bem alinhados e garantindo que todos estão agindo de acordo com o planejamento.

7. Atenção total à saída dos materiais

É no almoxarifado que ocorrem erros de entrega de material errado, esquecimento de envio de nota fiscal e etc. Por isso, fique atento a como estes processos estão sendo realizados.

Certifique-se que tudo está saindo conforme o planejado e crie mecanismos de checagem. Os profissionais devem estar preparados para esta situação recebendo instruções de como proceder.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

8. Prepare-se para receber devoluções e trocas

O controle de devoluções e trocas de produtos é essencial para o bom funcionamento do almoxarifado. Neste sentido, os sistemas automatizados ajudam e fazem tudo ficar ainda mais fácil.

Lembre-se que é preciso avaliar a mercadoria que retornou, se deve ser enviada para a fábrica, para o descarte ou pode voltar para a prateleira.

E não se esqueça de atualizar o sistema indicando o retorno do material para evitar que fique esquecido.

De forma geral, o controle e cuidado com o almoxarifado é um trabalho diário que necessita de total atenção da empresa. Por isso, conte sempre com profissionais capacitados e que de preferência tenham experiência e uma formação nesta área.

Com o eGestor você pode controlar o seu almoxarifado, seu estoque e diversas outros processos de sua empresa! Realize os testes gratuitamente durante 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br