Relatórios gerenciais: conheça os mais importantes

Escrito em: 08/03/22
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Relatórios gerenciais: conheça os mais importantes

Existem uma série de relatórios gerenciais que são extremamente importantes. São importantes não só para a mensuração de resultados de sua micro ou pequena empresa, mas também como forma de auxílio nas suas tomadas de decisões.

Os relatórios gerenciais permitem que você possa ter uma visão mais ampla sobre a situação de sua empresa e possa planejar-se de forma a evitar dívidas, otimizar suas atividades operacionais e assim aumentar o lucro do empreendimento.

Quer saber mais sobre relatórios gerenciais, a importância dessas ferramentas e quais os relatórios gerenciais podem ser mais relevantes para o seu negócio? Então esse artigo foi feito especialmente para você, siga com a gente!

O que são relatórios gerenciais?

Relatórios gerenciais são, portanto, documentos gerados que devem conter as informações mais relevantes sobre os processos que envolvem as atividades de uma empresa. Os relatórios gerenciais devem ter objetivos bastante claros de acordo com a necessidade de cada empresa.

O excesso de informações ou o fato de querer analisar uma grande quantidade de fatores da empresa pode prejudicar esse processo. Ele pode acabar dificultando o seu entendimento por parte dos empresários, assim como pode aumentar a margem de erros nos dados analisados.

Além dos objetivos, ao se planejar a elaboração de um relatório gerencial, também é preciso definir qual será o método utilizado. Por exemplo, será realizado de uma maneira informatizada através de um software de gestão empresarial ou manualmente.

Objetivos dos relatórios gerenciais

Para se definir o objetivo de um relatório gerencial, é preciso ter em mente o que pretende se analisar a partir das informações contidas nele.

Existem diversos fatores que podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais. Normalmente, os mais utilizados pelos empresários de uma forma geral são os relatórios voltados à situação financeira de suas empresas e para o planejamento orçamentário.

Os relatórios ligados à avaliação de desempenho podem indicar que talvez seja o momento de contratar novos funcionários para melhorar a produtividade de sua empresa. Ou, então, fazer algumas demissões de colaboradores, que a partir dos dados analisados nos relatórios, verifica-se que o rendimento destes não está sendo satisfatório para a empresa.

Já os relatórios financeiros, por sua vez, proporcionam uma visão aprofundada de suas movimentações financeiras. Ainda, mostram com clareza a origem de cada uma das receitas e despesas de seu empreendimento, facilitando a identificação de possíveis cortes no orçamento.

O que deve conter um relatório gerencial

Com os objetivos já definidos, o próximo passo é armazenar no relatório as informações realmente importantes para a satisfação destes objetivos.

Por exemplo: se você deseja analisar as finanças da sua empresa, é imprescindível que seu relatório contenha informações referentes a todas as movimentações de entrada e saída do seu caixa, contas a pagar e a receber... Somente assim é possível realizar a projeção de seu orçamento empresarial, lucratividade do negócio em comparação com diferentes períodos, dentre outras informações.

Já se você deseja analisar a situação de seus produtos, é preciso obter a quantidade atualizada de cada item no estoque, histórico de entradas e saídas por produto. É dessa forma que se pode verificar quais deles são mais vendidos no mercado e quais não conseguem trazer o retorno financeiro esperado.

Então, essas informações podem servir como um auxílio para futuras negociações com fornecedores e também na elaboração de novas estratégias de marketing para aumentar as vendas dos produtos que possuem uma baixa demanda.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Tipos de relatórios gerenciais

Como a empresa possui diversos departamentos é de se esperar que ela também apresente diferentes tipos de relatórios gerenciais. Portanto, a seguir, você confere um pouco mais sobre cada um deles:

Relatórios financeiros

Os relatórios financeiros são, sem dúvidas, os mais utilizados pelas empresas. Afinal, a falta de um adequado controle financeiro é uma das principais causas de mortalidade dos empreendimentos.

Esses relatórios reúnem todas as informações que tenham a ver com o dinheiro da empresa. Portanto, é fato que a saúde financeira de um negócio depende diretamente da forma como lidamos com o dinheiro que entra e que sai e quais os investimentos necessários para determinados objetivos.

A partir dos relatórios financeiros é possível enxergar com clareza a situação orçamentária de sua empresa, analisar se existe viabilidade para a realização de novos investimentos e verificar se o seu caixa está preparado para arcar com despesas futuras. 

Assim, nesse tipo de relatório, são listados todos os dados relacionados ao financeiro da empresa, como fluxo de caixa, custos, receitas, despesas, tributação e o que mais tenha a ver com o dinheiro que circula dentro do negócio. 

Então, não importa o tamanho da sua empresa, é essencial elaborar um relatório financeiro reunindo informações corretas sobre o seu fluxo de caixa, entradas e saídas, orçamentos e projeções financeiras.

Faça o dowload grátis do nosso modelo de orçamento empresarial, que vai te ajudar a dar início à gestão financeira do seu negócio!

Principais relatórios financeiros

Entre os relatórios financeiros, podemos citar alguns que são de grande importância para a mensuração de resultados e controle financeiro do seu negócio:

  • DRE (Demonstrativo Resultado do Exercício): que mede a lucratividade de sua empresa em determinado período,
  • Fluxo de caixa: que faz um balanço entre todas as movimentações de entrada e saída do seu orçamento,
  • Controle de contas a pagar e a receber: é voltado para a projeção tanto das despesas quanto das suas receitas, para que se possa planejar o orçamento empresarial em um médio e longo prazo.
  • Orçamento empresarial: como não podemos ter certeza do futuro, podemos estimar algo. E é para isso que serve o relatório de orçamento empresarial.
  • Balanço patrimonial: demonstra como está o patrimônio financeiro de sua empresa. Deve conter informações de ativos, passivos e patrimônio líquido.

Relatórios de vendas

Os relatórios de venda tem como objetivo gerenciar todas as vendas realizadas pela empresa em um determinado período. Mas, também, eles fazem uma projeção dos negócios futuros, baseados nos dados já inseridos.

Os relatórios de vendas possibilitam uma visão abrangente a respeito dos mais diversos fatores que envolvem os seus processos de venda: clientes, vendedores, produtos, valores, formas de pagamento e período em que cada venda foi realizada e outros.

A partir desses relatórios, é possível comparar a produtividade da sua empresa em um âmbito geral a partir dos números obtidos em diferentes períodos. Assim, também se pode avaliar seus funcionários em relação ao cumprimento das metas de vendas estabelecidas.

Aqui estão os relatórios de Curva ABC, por exemplo. Eles mostram os produtos que trazem mais faturamento e os que não tem tanta saída, não trazendo tanto retorno financeiro. Ainda, é possível medir essa informação com produtos e clientes.

Relatório de estoque

O estoque também influencia diretamente na tomada de decisão e na elaboração de novas estratégias em uma empresa.

Ao perceber que há muito material armazenado, por exemplo, o gestor pode criar maneiras de fazer aquilo tudo circular, além de reforçar as melhorias na armazenagem e manutenção correta do produto.

Mas, só sabe disso com um relatório do controle de estoque. Ou seja, ele mostra o armazenamento de matéria-prima, insumos e produtos prontos para venda. Também, ele informa tudo relacionado à movimentação das vendas relacionadas ao estoque.

Relatório de satisfação

É o relatório que mede e informa o nível de satisfação dos clientes e também dos colaboradores em relação à empresa. Ou seja, é um documento importante para verificar e ajustar, se necessário, o relacionamento com os consumidores e com a equipe de trabalho.

O relatório de satisfação de clientes é uma espécie de questionário aplicado a um determinado número de clientes da sua empresa, que avaliam fatores como os seus produtos e atendimento, dentre outros.

Esse tipo de relatório é importante para que você possa entender a aceitação da sua empresa perante a clientela e identificar possíveis aspectos que podem ser melhorados. Já o relatório de satisfação dos colaboradores serve para identificar possíveis problemas no ambiente interno da empresa e equívocos no processo de gestão de pessoas.

A satisfação dos funcionários possui uma grande influência na produtividade de sua empresa, por isso é importante manter essa avaliação e obter o feedback de sua equipe de colaboradores.

Relatório de produtividade

Como saber se é preciso fazer correções em determinado departamento? Descobrindo como anda o nível de produtividade daquele setor!

Assim, o índice de produtividade é uma tarefa básica deste relatório, o qual analisa o desempenho das vendas e cria novas metas de crescimento.

Os relatórios de crescimento são mais complexos, pois analisam a evolução da sua empresa de uma forma geral, analisando diversos fatores. Os mais comuns são: 

  • aumento do número de clientes e vendas
  • desempenho de funcionários
  • engajamento dos clientes com as estratégias de marketing
  • aumento do número de leads e acessos às redes sociais da empresa
  • aumento da variedade de produtos no estoque
  • variação do orçamento empresarial
relatórios gerenciais

A importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa

Os relatórios gerenciais são ferramentas extremamente valiosas para a gestão de sua empresa. A partir deles, é possível ter uma visão global de desempenho do seu empreendimento. Mas, também em relação a produtividade individual de cada colaborador e fazer uma projeção de demanda, dentre outros aspectos essenciais para a gestão do seu negócio.

As informações contidas nos mais variados tipos de relatórios gerenciais são extremamente importantes para que você tome decisões estratégicas a partir de dados precisos, relevantes e com uma visão realista do empreendimento. Assim, não deve existir espaço para achismos.

Para que serve um relatório gerencial?

O objetivo do relatório gerencial é fazer uma demonstração dos diversos aspectos que compõem uma empresa, com a intenção de analisar o desempenho. Ou seja, ajuda a verificar falhas, realizar ajustes e perceber se o negócio está prosperando, crescendo ou apresentando prejuízos.

Por isso, todas as informações devem ser levantadas e inseridas com bastante precisão e cuidado. É fundamental que os dados sejam atualizados, sempre de acordo com a realidade da empresa naquele momento para que a análise também seja eficiente.

Também é essencial salientar que os relatórios gerenciais precisam ser informativos, bem escritos e objetivos, com fácil compreensão para todos que terão acesso ao documento.

Quais são os relatórios essenciais em uma empresa?

Diante de tantos tipos de relatórios, você deve estar se perguntando quais deles são considerados fundamentais em uma empresa. O ideal é que haja um relatório para cada departamento ou área de atuação, porque essa é a melhor forma de ter uma avaliação global de todos os setores da organização.

No entanto, sabemos que nem sempre é possível fazer esse estudo tão aprofundado, e isso se dá em face de motivos diversos, como falta de pessoal capacitado para executar tal função, devido ao tamanho da empresa ou ainda em razão da inexistência de alguns departamentos.

Por isso, listamos aqueles tipos de relatórios gerenciais que são essenciais e que devem ser priorizados na sua empresa. São os relatórios:

  • Financeiro
  • Vendas
  • Estoque
  • Produtividade
  • Satisfação

Então, quais os benefícios dos relatórios gerenciais?

Você já sabe que os relatórios gerenciais são imprescindíveis para uma melhor compreensão e gestão do seu negócio.

Conheça agora os principais benefícios que esses documentos podem gerar para a sua empresa.

Facilita a tomada de decisão

Ao ter um controle maior sobre todos os departamentos da empresa, é muito mais fácil para o gestor tomar as decisões mais acertadas, pensar de modo estratégico, estabelecer objetivos e traçar novos caminhos.

Aumenta o domínio sobre o negócio

Por meio dos relatórios gerenciais, o empreendedor consegue saber um pouco mais sobre cada área da sua empresa, mesmo que não seja um expert no assunto. Esse conhecimento é muito útil e garante uma gestão mais eficiente.

Identificação dos pontos fortes e fracos

Cada relatório gerencial traz um balanço dos pontos positivos e negativos de determinado setor. Assim, é muito mais fácil para o empregador perceber onde está errando, saber o que pode ser corrigido e o que exige mais investimento.

Compartilhamento de informações

Os relatórios reúnem e apresentam dados extremamente valiosos não só para o gestor, mas para todos que fazem parte daquela organização. Esse compartilhamento de informações esclarece dúvidas, reforça o comprometimento, alinha e ajusta metas e fortalece as relações dentro do local de trabalho.

Relatórios gerenciais possibilitados pelo eGestor

O eGestor possibilita a geração de uma série de relatórios extremamente essenciais para a avaliação de resultados da sua empresa. Vamos falar agora especificamente a respeito de alguns destes relatórios:

Relatórios financeiros

Dentro dos relatórios financeiros do eGestor estão várias informações extremamente relevantes para a empresa. Alguns deles são:

  • Extrato financeiro
  • Fluxo de caixa periódico
  • Fluxo financeiro
  • DRE
  • Financeiro personalizado
  • Comissões por financeiro
  • Conciliação bancária
  • Recorrências
  • Boletos

Relatórios de vendas

Os relatórios de vendas disponibilizados pelo eGestor mostram diversas informações sobre as vendas da empresa. Veja alguns:

  • Vendas detalhadas
  • ABC de produtos vendidos
  • Comissões de vendas
  • ABC de vendas por cliente
  • ABC de vendas por vendedor

Relatórios de compras

Os relatórios de compras podem mostrar informações importantes sobre as compras, como quais produtos trazem mais faturamento e quando está na hora de comprar algum produto. Os relatórios de compra do eGestor são:

  • Compras detalhadas
  • Sugestão de compra
  • ABC dos produtos comprados

Relatórios de produção

Quando uma empresa realiza a produção de algum produto, ela irá precisar de relatórios sobre. Isso porque, é necessário saber o que há de desperdício, tempo de produção e outras informações. Alguns relatórios são:

  • Produções detalhadas
  • Composições

Relatórios de contatos

Uma informação que algumas empresas não dão atenção é em relação às informações dos clientes. Com elas é possível realizar promoções e manter um contato mais próximo. Por isso, alguns dos relatórios de contato do eGestor são:

  • Histórico de um contato
  • Personalizado de contatos
  • Comemorações do mês
  • Inatividade de clientes

Relatórios de produtos

Também considerado como relatórios de estoque, os relatórios de produtos mostram informações como quantidade, necessidade de compra e outras informações extremamente valiosas para o estoque. Alguns deles:

  • Estoque mínimo
  • Estoque histórico por produto
  • Movimentação de um produto
  • Produtos por fornecedor
  • Personalizado de produtos
  • Produtos sem vendas
  • Ajuste de estoque

Relatórios gerais

Além dos relatórios já citados, que impactam em informações financeiras e de estoque. Existem alguns outros relacionados a empresa que podem fazer grande diferença. Como:

  • Registro de eventos
  • Registro de acessos
  • Atividades incomuns

Considerações finais

Portanto, os relatórios gerenciais são imprescindíveis para o gerenciamento e mensuração de resultados de sua empresa. A partir deles, você pode avaliar a situação financeira de seu empreendimento, identificar gastos excessivos, avaliar a produtividade geral do seu negócio, analisar os produtos que possuem uma maior demanda e tomar decisões estratégicas baseadas em números.

Quer ter acesso a estes relatórios gerenciais para otimizar os processos gerenciais de sua empresa? Acesse o site do eGestor e teste gratuitamente o sistema durante 15 dias!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.