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Como montar uma fornecedora de marmitas em 8 passos

Escrito em: 15/02/19

A correria do dia a dia com o trabalho fora ou longe de casa trouxeram novos hábitos para a vida das pessoas. Um deles é a busca por uma refeição rápida e prática.

Visando à simplicidade e praticidade, a marmita mostrou ser uma excelente solução para essa demanda. Com um prato completo, passou a atender quem não tem tempo de preparar sua própria comida. Mas também quem quer manter uma alimentação boa e saudável sem pagar preços altos de restaurante.

Ela vem se popularizando entre o público e a tendência é só aumentar, o que cria uma ótima oportunidade para começar seu negócio. Dessa forma, nós trouxemos 8 dicas para te ajudar montar a sua própria fornecedora. Nesse texto você confere:

Planejamento

O primeiro passo para entrar nesse ramo é planejar. E para esse planejamento, um plano de negócios é muito importante na hora de estruturar sua empresa. Com ele fica mais simples e organizado decidir fatores importantes. O local, quanto de investimento colocar, a forma de entrega das marmitas, e outros são fatores essenciais.

Nessa caso, há opção de vender a partir de um ponto fixo ou entregar, por exemplo. Pensar sobre isso antes, é estar preparado na hora de iniciar o trabalho. Para assim, pode lidar melhor com a parte burocrática e a documentação.

Buscar com antecedência é algo que facilita muito. Legislação e exigências são encontrados em diversos portais online, junto de outras informações.

Planejar possibilita ver qual é a melhor opção e forma de lucrar, principalmente se você está iniciando. Ver aonde quer chegar futuramente também faz parte e ajuda na hora de estabelecer metas dentro da empresa.

Demanda, concorrência e localização

A localização é um fator relevante que leva em consideração diversos elementos. Onde você vai preparar as marmitas, na sua casa ou local alugado? Nessa região tem demanda? Quantos concorrentes nas proximidades?

Tudo isso influencia no sucesso do seu negócio. Se for fazer na sua casa, é preciso ter uma cozinha organizada e preparada para receber a empresa, além da parte de documentação que também é exigida nesse espaço. Já se for em outro local, deve levar em conta aluguel, distância, etc.

Saber quem são seus concorrentes, conhecê-los e de que forma atendem o público é relevante para que você possa mostrar um diferencial. O que irá levar os clientes até você, mesmo com outro por perto.

Para saber a demanda é preciso entender como funciona a região em que quer montar a fornecedora. Saber qual público vive ou trabalha ali, quantas empresas estão cerca, escolas, e outros, pode ajudar a agilizar e facilitar a venda do seu produto.

O cardápio

Para o público, essa é uma das partes mais importantes. No dia a dia, a maioria das pessoas não está acostumada a pratos elaborados e praticamente sempre uma comida simples, mas saborosa cai muito bem.

O básico é fundamental e uma boa escolha para começar, como um prato com um tipo de carboidrato, proteína e hortaliças. Comida caseira e saudável é o que a maioria das pessoas procura, mas não deixe de pesquisar e ir conhecendo a preferência dos seus clientes.

Divulgação

Mostrar e lembrar sua marca aos consumidores é um aspecto que jamais poderia ser deixado de lado. Desde criar uma conta com perfil no Google, até dar brindes como panfletos com o cardápio semanal, imãs de geladeira e ligar para anunciar novos pratos, podem fazer parte da sua divulgação.

Dependendo de quem é seu público, um perfil em rede social também é bastante significativo. Só não esqueça de manter tudo atualizado, para que as pessoas saibam sempre o que você oferece e onde te encontrar!

Atendimento

De forma rápida e eficiente, um bom atendimento é um dos principais atributos para atrair um cliente que tem pressa e fome. Ser sempre educado e com disponibilidade faz muita diferença.

Muitos empreendedores nesse ramo costumam ter mais de um número de telefone ou até mesmo atender pelo Whatsapp. Dependendo da movimentação do seu negócio, receber pedidos por redes sociais como o Facebook e o Instagram podem agilizar tanto o seu tempo quanto a compra do cliente.

Limpeza e alimentos

É preciso ter um cuidado especial com o ambiente de trabalho onde será feita a comida e montadas as marmitas. Manter tudo limpo e arejado é essencial. Se não está usando um equipamento, guarde. Se há cascas de vegetais, ponha no lixo antes de continuar o preparo e assim por diante.

Já os alimentos, saber a quantidade de marmitas que costuma vender por dia e quanto de comida elas levam, auxilia na economia e evita desperdícios. Dessa forma, pesquisar promoções e estar sempre atento aos preços facilita suas compras e otimiza seu tempo.

Organização é a chave para deixar tudo de forma que seus clientes estejam sempre satisfeitos com seu capricho.

Planilha de Controle Financeiro

Inovação

Estar sempre aberto a novas ideias e procurando melhorar sua empresa é o passo inicial deste tópico. Apresentar um diferencial ante os concorrentes pode trazer uma boa distinção da sua fornecedora aos olhos dos consumidores.

A oferta de brindes, como sobremesa de cortesia ou cartão fidelidade, descontos e promoções são opções simples, mas bem recebidas pelo público. Assim como uma maneira diferente de entregar o produto, seja por um adesivo personalizado no carro, ir de bicicleta ou algo que receba seu cliente quando ele for buscar a marmita.

Não se manter na zona de conforto é o que te ajudará a trazer esse diferencial para a empresa. E assim, mostrar às pessoas que sempre poderão desfrutar de algo novo na sua empresa, fará com o que público retorne.

Controle

Algo que não pode faltar é o controle ou gestão da empresa. Quantidade de produtos na despensa, fluxo de caixa, parte financeira. Uma forma fácil de ter esse controle é com um software de gestão, como o eGestor. Nele, você insere informações, seja de compra ou venda, e assim pode ter o controle de tudo, desde financeiro e estoque, até a emissão de notas fiscais. Essas notas podendo ser do consumidor ou de serviço. 

Agora que você já sabe como dar o primeiro passo para montar sua própria fornecedora de marmitas, basta começar!

Teste o eGestor gratuitamente por 15 dias!

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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