Plano de Carreira

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem cada vez mais pensar em oferecer capacitação e perspectiva de crescimento para os seus funcionários, de forma a mante-los motivados por um longo período de tempo e consequentemente melhorarem a produtividade da empresa. Para que isso ocorra, uma alternativa que as empresas tem encontrado é oferecer um plano de carreira para os seus colaboradores. É sobre este assunto que vamos falar neste artigo. Afinal o que é um Plano de Carreira? Qual a sua importância para os colaboradores e para as empresas? Como elaborar?

O que é um Plano de Carreira?

O plano de carreira é um projeto que estabelece o caminho a ser seguido por cada funcionário dentro de uma empresa. Ele engloba as expectativas que as empresas possuem em relação a cada cargo da organização, além de apresentar aos funcionários uma projeção de possíveis recompensas, como aumento de salário ou então uma promoção de cargo dentro da empresa de acordo com as metas que forem atingidas.

Elaborar um plano de carreira é extremamente vantajoso para as empresas, pois a partir dele, os gestores sabem exatamente em que aspectos devem avaliar os seus funcionários, e podem analisar se as ações e metas elaboradas ao longo da construção do plano de carreira estão sendo devidamente cumpridas por cada um deles.

Outra vantagem de elaborar um plano de carreira é o fato de manter os colaboradores sempre motivados a atingir determinados objetivos dentro da empresa, o que ajuda não só na retenção, mas também na atração de novos funcionários, que podem se sentir extremamente motivados para trabalhar em uma empresa que ofereça um plano de carreira.

Para os colaboradores, o plano de carreira é importante a medida em que serve como um norte das ações que devem ser realizadas dentro da empresa. A partir dele os funcionários sabem exatamente o que devem fazer e o que precisam alcançar para conseguir um aumento de salário ou então subir de cargo na empresa.

Ou seja, os funcionários sabem que possuem uma perspectiva de crescimento profissional no lugar em que trabalham.

Guia de Gestão de Equipes

Como elaborar um bom plano de carreira?

Portanto é necessário que o plano de carreira alinhe os objetivos da empresa com o objetivo dos profissionais. De nada adianta você estabelecer grandes metas que alterem o patamar de sua empresa se você não recompensar adequadamente os seus funcionários para isso. Grandes metas exigem grandes esforços, que obviamente necessitam de uma grande motivação dos funcionários.

Eles não querem que somente a sua empresa cresça, mas sim ter a possibilidade de crescer junto com ela, tanto financeiramente, quanto profissionalmente. Por isso ao elaborar um plano de carreira, você também deve conversar com os seus funcionários e procurar saber quais as suas visões e quais os seus objetivos pessoais dentro de determinado período na empresa.

O plano de carreira precisa beneficiar tanto a empresa, quanto os funcionários.

Conheça os seus funcionários

Sabendo com clareza quais os pontos fortes e quais os aspectos que ainda podem ser desenvolvidos em cada um de seus funcionários é fundamental para estabelecer metas realistas e que possam ser devidamente cumpridas por cada um deles. Fazer com que cada colaborador trabalhe em torno de seus pontos fortes, certamente aumentará as chances de a empresa obter melhores resultados em um período menor de tempo.

Estabeleça objetivos realistas

Não confunda ambição com impossibilidade. Na hora de definir as metas você precisa saber até que ponto sua empresa realmente crescer em determinado período. E como falamos anteriormente, tome cuidado ao estabelecer as metas para os seus funcionários. Elas precisam estar plenamente de acordo com as competências de cada um deles.

Outro aspecto fundamental que deve ser levado em conta na hora de elaborar um plano de carreira é em relação as recompensas oferecidas aos funcionários em caso de cumprir os objetivos estabelecidos. Seja uma promoção dentro da empresa, que resultará em um aumento salarial ou seja a manutenção no mesmo cargo com um aumento de salário, você precisa prometer o que vai cumprir.

Por isso avalie criteriosamente se sua empresa não terá problemas financeiros com a remuneração extra de determinado funcionário e se terá recursos para isso. É uma situação extremamente desagradável para a sua empresa prometer uma recompensa para o seu funcionário e posteriormente não poder cumprir.

Faça o acompanhamento dos resultados

Para verificar se as ações programadas no plano de carreira estão sendo devidamente realizadas, faça um acompanhamento constante do trabalho e dos resultados. Na hora de elaborar o plano de carreira, fazer um cronograma de datas em que determinadas ações serão realizadas por cada um dos funcionários e prazos para o cumprimento dos objetivos facilita muito o processo de mensuração.

Em caso de os resultados não estarem sendo os esperados, altere o plano de carreira no que for necessário, tanto em relação aos objetivos, quanto em relação as funções de cada funcionário.

Para auxiliar no processo de avaliação de resultados, uma dica importante é contar com o auxílio de um bom sistema de gestão empresarial, como o eGestor, que pode fazer o acompanhamento do fluxo financeiro de sua empresa, da lucratividade obtida em determinado período, da quantidade de vendas por produtos e por vendedores, dentre outros importantes indicadores.

Se a sua empresa trabalha usa o marketing digital para geração de leads e clientes, e estabeleceu como metas aumentar estes números, a ferramenta Semrush é responsável por analisar o crescimento de tráfego gerado pelo seu site, blog ou redes sociais de uma forma geral, assim como a sua taxa de conversão e a comparação com outras empresas concorrentes. 

E o Plano de carreira pessoal?

É importante ressaltar que o plano de carreira não serve exclusivamente para os gestores aplicarem para definir metas para a empresa e para funcionários.

Ele também pode ser usado por você mesmo que deseja crescer profissionalmente por conta própria sem metas estabelecidas por seus superiores. Veja algumas dicas que selecionamos para você que deseja elaborar um plano de carreira voltado exclusivamente para o seu crescimento profissional.

Tenha autoconhecimento

É imprescindível conhecer a sua própria personalidade para definir de fato aonde você quer chegar e qual será a maneira mais eficiente de se chegar até determinado objetivo. Tenha em mente seus interesses pessoais e profissionais para definir os seus objetivos.

Identifique os seus pontos fortes e fracos para saber qual será o melhor caminho a ser seguido. Esta união entre o que você gosta e no que você é bom, vai otimizar os seus resultados.

Responda algumas perguntas

Para definir os seus objetivos profissionais é indispensável responder algumas perguntas a si mesmo:

  • Deseja crescer dentro de seu próprio emprego ou ir para uma empresa maior? Em caso de escolher a segunda opção, qual seria a sua empresa?
  • Você tem como prioridade receber aumento salarial?
  • Em caso de estar pensando em montar o seu próprio negócio: você se vê como um gestor de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?
  • Quais são as suas áreas de interesse? Em quais delas as suas qualificações seriam melhores aproveitadas?
  • O que você tem feito para chegar a seus objetivos? O que pode ser melhorado?

Estabeleça metas

Depois de fazer um processo de auto-avaliação e responder as perguntas acima, comece a projetar o seu futuro dentro de um determinado período. Isto é, em que cenário você se imagina daqui a 5 ou 10 anos? A partir daí, elabore um cronograma , com datas e prazos para você realizar as ações para chegar ao seu objetivo final. Se espelhe em profissionais que obtiveram grande crescimento profissional por méritos próprios!

Guia de Gestão Estratégia

Por Gabriel Pfeifer, em 31/07/2017

Escrito por eGestor

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