fbpx

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Escrito em: 05/05/21

Download Grátis

O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis?

Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google Planilhas.

Esperamos que ela seja útil para o seu negócio!

O que é o fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o controle de todas as movimentações financeiras de entrada e saída do caixa da sua empresa. Fazer este processo é muito importante para um controle financeiro eficiente e para manter a estabilidade do seu negócio. Assim, para o saldo da empresa ser positivo, é preciso que os valores das receitas sejam maiores que as despesas.

O fluxo de caixa da sua empresa pode ser controlado com um fluxo de caixa diário, fluxo de caixa semanal, fluxo de caixa mensal ou fluxo de caixa anual. Mas, com certeza, o registro do fluxo de caixa diário ou semanal de suas receitas e despesas traz muito mais segurança neste processo. Além disso, reduz consideravelmente as chances de equívocos e até de esquecimento no registro de informações relevantes para o seu caixa.

Com o controle do seu fluxo de caixa você está sempre atualizado sobre a situação financeira de seu empreendimento. A partir dele, você consegue identificar de uma forma precisa a origem de todos os seus gastos e recebimentos.

Essa análise das receitas e despesas da sua empresa, auxilia o empresário no processo de tomada de decisões. Isso acontece porque ele indica possíveis gastos excessivos que podem ser cortados do orçamento. Assim, também verificando se sua empresa se encontra em boas condições para realizar novos investimentos.

Como controlar o seu fluxo de caixa?

O registro de todas as suas movimentações financeiras pode até ser feito manualmente em um caderno ou agenda. Portanto, este processo exige um tempo maior de você ou da sua equipe responsável por esse controle.

A partir de uma Planilha de Fluxo de Caixa do Excel, você não só economiza tempo, como também possui muito mais segurança no registro de suas finanças, já que é possível salvar o arquivo da sua planilha em diferentes locais.

Também, nela, é possível controlar o fluxo de caixa diário, semanal, mensal, trimestral, seja qual for a escolha da sua empresa.

Controle em planilhas de fluxo de caixa

A partir do registro das receitas e despesas pagas ou recebidas na sua Planilha de Fluxo de Caixa Excel, o fluxo de caixa é projetado. Sendo assim, é possível gerenciar as suas futuras contas a pagar e contas a receber. Dessa forma, ele é  de grande importância para a sua empresa, pois permite avaliação da necessidade de capital. Essa é utilizada para arcar com as despesas futuras e para planejar novas ações.

O arquivo tem o formato xlsx. Esse arquivo pode ser tanto aberto no Microsoft Excel quanto OpenOffice e nas planilhas do Google. Indicamos que ele seja aberto no Google Planilhas, afinal, ela será salva automaticamente após qualquer alteração.

Exemplo de fluxo de caixa

Apesar de falarmos da importância de ter um controle de fluxo de caixa preciso, é complicado fazê-lo sem nenhuma base. Por isso, deixamos aqui um exemplo do que deve ser inserido e se são despesas ou receitas.

Regime de caixa x Regime de competência

Uma das questões que devem ser pensadas antes de começar a registrar seu fluxo de caixa é se você irá utilizar o regime de caixa ou o regime de competência. Esses regimes definem como será o registro do seu fluxo de caixa. Explico: quando se faz uma compra a prazo é preciso escolher se o valor dela será inserido por completo na data da venda ou mês por mês.

É importante frisar que esses regimes se completam, não são opostos. Sendo assim, é indicado que ambos sejam usados, visto que cada um tem uma função específica que complementa o outro.

Regime de Competência

Esse regime é o que registra os lançamentos na data que o mesmo ocorre. Assim, caso seja realizada uma compra a prazo, o valor total dessa compra será retirado do caixa. De mesmo modo, quando é realizada uma venda a prazo, o valor total da venda entra no registro do caixa.

O regime de competência não precisa ser utilizado diariamente. Sendo assim, ele é utilizado para que seja possível realizar uma análise de fluxo de caixa a longo prazo.

Regime de Caixa

O regime de Caixa é o que registra uma transação apenas quando ela é realizada. Assim, independente de uma venda a prazo ter sido feita 3 meses atrás, a entrada do valor em dinheiro só será registrada quando o pagamento for realizado.

Esse regime de caixa é utilizado e atualizado diariamente. Ele serve para que sejam analisados os valores que devem sair ou entrar no caixa naquele dia.

Por que utilizar uma Planilha de Fluxo de Caixa?

A partir das contas registradas e projetadas em sua Planilha de Fluxo de Caixa você evita que falte dinheiro. Com esse contínuo acompanhamento se identifica se pode arcar com os seus mais variados gastos, como salários de funcionários, pagamento de fornecedores, impostos, dentre outras.

Basicamente, os motivos para utilizar uma planilha de fluxo de caixa são os mesmos para fazer o controle do fluxo de caixa do seu negócio. Você precisa ter o controle do seu financeiro e uma das maneiras com um custo benefício interessante são as planilhas.

Vantagens da Planilha de Fluxo de Caixa

  • Melhor gerenciamento de suas contas a pagar e a receber: com o registro de todas as contas da sua empresa, você tem muito mais facilidade para controlar os prazos de pagamento e recebimento. Assim, evitando endividamentos e se precavendo contra a inadimplência de clientes;
  • Projeção de caixa: a partir do cadastro de suas contas na Planilha de Fluxo de Caixa você poderá projetar com clareza a situação futura de seu orçamento;
  • Organização: com a segmentação de todas as suas receitas e despesas, indicando a origem de cada uma delas, você consegue visualizar de uma forma simplificada quais são os fatores que causam um maior impacto em seu orçamento;
  • Custo-beneficio: por ser uma planilha que você pode fazer, ela não tem custo algum. Ainda, é possível baixar planilhas de fluxo de caixa grátis, como a do eGestor.

Como funciona a Planilha de Fluxo de Caixa disponibilizada pelo eGestor?

Planilha de Fluxo de Caixa disponibilizada gratuitamente pelo eGestor é bastante simples de ser utilizada. E é totalmente recomendável se a sua micro e pequena empresa deseja realizar um controle financeiro básico, abandonando o caderninho ou a agenda. Quer saber mais sobre como utilizar essa planilha na sua empresa? Vamos explicar o passo a passo:

Fluxo de caixa diário

Apesar da planilha ser dividida em meses, também é possível utilizá-la de forma diária. Isso implica que a sua empresa possui um fluxo de vendas alto, dessa forma, é extremamente importante fazer um fluxo de caixa diário.

E, ainda que a sua empresa não tenha tantas vendas diariamente, o controle de fluxo de caixa diário evita que ocorra erros. Também, assim, é possível fazer um planejamento financeiro da semana, uma vez que é possível saber quais dias da semana são realizadas mais vendas.

Fluxo de caixa mensal

A planilha de fluxo de caixa do eGestor é dividida em meses. Nesses meses é possível especificar os dados do seu negócio. Assim, deve-se inserir o saldo do mês anterior, para que seja possível saber qual a receita, despesa e saldo do mês.

Ao longo da planilha há espaços onde devem ser inseridas todas as entradas ou saídas. Antes de tudo, é necessário inserir a data que a transação foi realizada, após, selecionar a descrição da mesma. A seguir, é possível escolher se essa transação é uma despesa ou uma receita.

Após se insere o valor, a forma de pagamento e a conta destino. Ainda, é fundamental selecionar se o valor já foi pago ou se encontra-se em aberto. Ao lado desses dados estão o DRE mensal e o resumo do mês.

Outra aba da planilha é a de DRE anual. Ela utiliza os resultados mensais da planilha para definir um lucro ou prejuízo.

Quando você deve migrar de uma planilha para um software de gestão empresarial?

Se você percebe um aumento na frequência de suas vendas e das movimentações financeiras de sua empresa, e consequentemente acaba precisando de mais tempo para gerenciar todas essas informações na sua Planilha de Fluxo de Caixa, é sinal de que a sua empresa está em processo de crescimento. Portanto, talvez esteja na hora de buscar uma solução mais tecnológica para otimizar o seu controle financeiro.

Esse tempo adicional gasto no processo de controle do seu fluxo de caixa poderia ser melhor aproveitado. Assim, otimizando outras questões mais específicas do seu negócio.

E para aproveitar melhor o seu tempo e se enquadrar diante da nova realidade de sua empresa, existe o eGestor. Ele é um software de gestão empresarial, totalmente informatizado e que realiza o controle de seu fluxo de caixa de uma forma muito mais rápida e automatizada.

Como realizar o controle de seu fluxo de caixa utilizando o eGestor?

Com o eGestor, você consegue enxergar a situação financeira de seu empreendimento. Mas agora, de uma forma ainda mais detalhada e com muito mais praticidade.

Com o registro das movimentações financeiras da sua empresa, o sistema de fluxo de caixa mostra o total disponível em caixa de uma forma automatizada. Além disso, ele gera os mais variados relatórios gerenciais para a mensuração de resultados financeiros da sua empresa, como DRE, curva ABC de vendas por produto e por clientes, extrato financeiro, fluxo futuro detalhado, comissões por vendedores, e muitos outros.

Portanto, se você necessita de um controle financeiro mais complexo, e deseja reduzir o tempo gasto nesse processo, o ideal é investir em um sistema informatizado de gestão empresarial!

Como você controla o seu fluxo de caixa? Deixe um comentário para a gente, quem sabe podemos esclarecer algumas dúvidas neste processo!

A Planilha de Fluxo de Caixa é gratuita?

Sim, a planilha de Fluxo de Caixa do eGestor é totalmente grátis.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Ou seja, toda venda ou compra que for realizada deve ser cadastrada no controle de fluxo de caixa.

Como controlar o fluxo de caixa?

Existem algumas maneiras que ele pode ser feito. As principais são as planilhas e ferramentas de fluxo de caixa, como o eGestor.
Com uma planilha você consegue ter acesso a todos os dados e informações inseridas sobre as suas finanças.

Por que usar uma planilha de fluxo de caixa?

Ao controlar o seu fluxo de caixa por uma planilha, você evita tanto que dinheiro seja jogado fora como que falte dinheiro no seu caixa. Além de ela ter um ótimo custo-benefício.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Ponto de equilíbrio em Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de DRE: Modelo para download grátis

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de preço de venda: Calcular custos e formação de preço [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

7 Comentários

  1. Erivaldo Massano

    Preciso desta planilha de excel de fluxo de caixa completo.
    Porque tenho uma lavandaria e quero essa planilha para controlar o fluxo de caixa

    Responder
  2. Augostinho

    Bom dia!

    Essa planilha permite o lançamento diário??

    Responder
    • Deodato Costa

      Excelente

      Responder
  3. All florescer

    Dificilmente se consegue baixar uma planilha em pdf gratuitamente. Agora vai ☆☆☆☆☆

    Responder
  4. Adalberto

    Top eu tenho uma barbaria pequena e muito importante eu ter esta planilha para a saúde financeira da minha barbearia

    Responder
  5. JORGE MANOEL CALDEIRA

    Ótimos assuntos e ótima apresentação!

    Responder
  6. Aldicleito lopes

    Excelente tabela e com as definições do que é fluxo de caixa, enfim muito explicado o tema clareou bastante minha visão sobre uma empresa agora vou poder fazer o controle de minha empresa.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *