Planilha de fluxo de caixa

Clique aqui para baixar nossa Planilha de fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o controle de todas as movimentações financeiras de entrada e saída do caixa da sua empresa. Fazer este processo é absolutamente essencial para um controle financeiro eficiente e para manter a estabilidade do seu negócio. Portanto, para o saldo da empresa ser positivo, é preciso que os valores das receitas sejam superiores às despesas.

O fluxo de caixa da sua empresa pode ser controlado de uma forma diária, semanal, mensal e até mesmo anual. Mas, com certeza, o registro diário ou semanal de suas receitas e despesas traz muito mais segurança neste processo. Além disso, reduz consideravelmente as chances de equívocos. Ou até de esquecimento no registro de informações relevantes para o seu caixa.

 

Com o controle do seu fluxo de caixa você se mantém sempre atualizado sobre a situação financeira de seu empreendimento. E consegue identificar de uma forma precisa a origem de todos os seus gastos e recebimentos. Essa análise das receitas e despesas da sua empresa, auxilia o empresário no processo de tomada de decisões. Isso porque indica possíveis gastos excessivos que podem ser cortados do orçamento. Também verificando se sua empresa se encontra em boas condições para realizar novos investimentos.

A partir do registro das receitas e despesas pagas ou recebidas na sua planilha de fluxo de caixa excel, o fluxo de caixa é projetado. Sendo assim, possível gerenciar as suas futuras contas a pagar e a receber. Sendo de grande importância para a sua empresa, pois permite avaliação da necessidade de capital. Que é utilizada para arcar com as despesas futuras e para planejar novas ações. O arquivo tem o formato xlsx. Esse arquivo pode ser tanto aberto no Microsoft Excel quanto OpenOffice e planilhas do Google.

eBook fluxo financeiro gratuito

Como controlar o seu fluxo de caixa?

O registro de todas as suas movimentações financeiras pode até ser feito manualmente em um caderno ou agenda. Portanto, este processo exige um tempo maior de você ou da sua equipe responsável por esse controle. A partir de uma planilha de fluxo de caixa do Excel, você não só economiza tempo, como também possui muito mais segurança no registro de suas finanças, já que é possível salvar o arquivo da sua planilha em diferentes locais.

Por que utilizar uma planilha de fluxo de caixa?

A partir das contas registradas e projetadas em sua planilha de fluxo de caixa você evita que falte dinheiro. E com esse contínuo acompanhamento vê se pode arcar com os seus mais variados gastos. Como salários de funcionários, pagamento de fornecedores, impostos, dentre outras. 

Vantagens da planilha de fluxo de caixa

  • Melhor gerenciamento de suas contas a pagar e a receber: com o registro de todas as contas da sua empresa, você tem muito mais facilidade para controlar os prazos de pagamento e recebimento, evitando endividamentos e se precavendo contra a inadimplência de clientes;
  • Projeção de caixa: a partir do cadastro de suas contas na planilha de fluxo de caixa, você poderá projetar com clareza a situação futura de seu orçamento;
  • Organização: com a segmentação de todas as suas receitas e despesas, indicando a origem de cada uma delas, você consegue visualizar de uma forma simplificada quais são os fatores que causam um maior impacto em seu orçamento;

Guia de Otimização de Processos

Como funciona a planilha de fluxo de caixa disponibilizada pelo eGestor?

A planilha de fluxo de caixa disponibilizada gratuitamente pelo eGestor é bastante simples de ser utilizada. E é totalmente recomendável se a sua micro e pequena empresa deseja realizar um controle financeiro básico. Abandonando o caderninho ou a agenda. Quer saber mais sobre como utilizar essa planilha na sua empresa? Vamos explicar o passo a passo cada uma das opções disponíveis nesse modelo:

Previsão x Realizado

Na primeira linha da nossa planilha de fluxo de caixa, você pode gerenciar as datas de previsão e de conclusão de suas contas. Isto é, preencher a data prevista para determinado pagamento ou recebimento. E em seguida complementar com a data em que essa conta foi devidamente concluída.

Entradas

Abaixo das datas de previsão e realizado, na parte em verde da planilha de fluxo de caixa, você deve preencher o valor referente a todas as suas entradas. Que podem ser oriundas de suas vendas, retornos de investimentos e outros recebimentos.

Coloque o valor na data prevista de recebimento. E quando ele já estiver devidamente em seu orçamento preencha o espaço na data de realizado. Após preencher os valores de entrada a receber, e os que já foram recebidos, na linha “Totalizador de Entradas“, você terá o valor total de todas as suas receitas, tanto as projetadas, quanto às concluídas.

Imagem 1 – Registro de contas a receber sobre vendas concretizadas.

Saídas

Da mesma forma que as entradas, a parte em vermelho, serve para você armazenar todas as saídas de caixa. Que podem ser os mais variados gastos. Como valores de aluguéis, folha de pagamento de funcionários, compras com fornecedores, outras despesas que podem ser preenchidas na planilha de fluxo de caixa. Assim como o totalizador de entradas, o totalizador de saídas soma todas as despesas registradas em cada período, como ilustra a imagem abaixo:

Imagem 2 – Registro de contas a pagar.

Clique aqui para baixar gratuitamente nossa planilha de fluxo de caixa!

 

Entradas x saídas

Após preencher os dados das movimentações de entrada e saída, a planilha de fluxo de caixa vai lhe mostrar o valor calculado da diferença entre todos os valores projetados e realizados de suas receitas e despesas:

Imagem 3 – Total de entradas, saídas, saldo do período anterior, saldo acumulado, necessidade de empréstimo e saldo total.

Quando você deve migrar de uma planilha para um software de gestão empresarial?

Se você percebe um aumento na frequência de suas vendas e das movimentações financeiras de sua empresa, e consequentemente acaba precisando de mais tempo para gerenciar todas essas informações na sua planilha de fluxo de caixa, é sinal de que a sua empresa está em processo de crescimento, e talvez esteja na hora de buscar uma solução mais tecnológica para otimizar o seu controle financeiro

Esse tempo adicional gasto no processo de controle do seu fluxo de caixa poderia ser melhor aproveitado. Assim, otimizando outras questões mais específicas do seu negócio.

E para aproveitar melhor o seu tempo e se enquadrar diante da nova realidade de sua empresa, existem uma série de softwares de gestão empresarial, que são totalmente informatizados e realizam o controle de seu fluxo de caixa de uma forma muito mais rápida e automatizada, como o eGestor, por exemplo.

Veja também: Sebrae: o que é e para o que serve?

Como realizar o controle de seu fluxo de caixa utilizando o eGestor?

Com o eGestor, você consegue enxergar a situação financeira de seu empreendimento de uma forma ainda mais detalhada e com muito mais praticidade.

Com o registro das movimentações financeiras da sua empresa, o sistema mostra o total disponível sem caixa de uma forma automatizada, além de gerar os mais variados relatórios gerenciais para a mensuração de resultados financeiros da sua empresa, como DRE, ABC de vendas por produto e por clientes, extrato financeiro, fluxo futuro detalhado, comissões por vendedores, e muitos outros.

Portanto, se você necessita de um controle financeiro mais complexo, e deseja reduzir o tempo gasto nesse processo, o ideal é investir em um sistema informatizado de gestão empresarial!

Como você controla o seu fluxo de caixa? Deixe um comentário para a gente, quem sabe podemos esclarecer algumas dúvidas neste processo!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br