O que é o empreendedorismo? Entenda tudo sobre

O empreendedorismo é uma ideia que normalmente está relacionada a grandes empresas ou a inovação. Mas, muito mais do que isso, o empreendedorismo é um exemplo de superação de dificuldades e, principalmente, de sucesso.

Todo dono de negócio é um empreendedor e toda pessoa que sonha em ter um negócio é um empreendedor em potencial.

No Brasil, grande parte dos empreendedores são os donos de micro e pequenas empresas. E, ao contrário do que muitos pensam, eles são a principal força economica do país. Juntos, os mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas representam 27% do PIB.

Confira aqui quais são as principais orportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil, mas também as principais caracteristicas de empreendedores.

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é a criação de um negócio a partir da resolução deu um problema. Todo negócio começa com a intenção de resolver um problema ou mudar um processo que não funciona tão bem. Assim, empreendedorismo é quando essa solução é coloca em prática.

Muito ligado com inovação, o empreendedorismo tem relação direta com a criação de algo novo. Isso não quer dizer que é preciso criar algo que nunca existiu. Pelo contrário, o empreendedorismo permite que sejam criadas novas versões de algo que já existe. Mas elas devem ser melhores.

A palavra empreendedorismo surgiu com Joseph Schumpeter, que o criou tendo como base a sua teoria da Destruição Criativa. Esta teoria afirma que o empreendedor é uma pessoa com habilidades técnicas para produzir, versátil e capitalista. Pois ele é capaz de captar recursos financeiros, organizar operações internas e efetuar vendas.

Posteriormente, foram introduzidas outras ideias ao empreendedorismo. Entre elas a necessidade de arriscar nos negócios e empreendedores que trabalham dentro de organizações.

Hoje, temos como definição desse conceito a de Robert D. Hisrich, no livro Empreendedorismo:

processo de criação de algo que seja diferente e que tenha valor, em que se dedica esforço e tempo, se assume riscos financeiros, sociais e psicológicos, e se recebe as recompensas econômicas e pessoais consequentes.

O empreendedorismo é considerado, inclusive, como principal fator para promover o desenvolvimento econômico e social de uma nação.

empreendedorismo

Qual é o conceito do empreendedorismo?

Empreender significa estar pronto para agir nas mais variadas situações e ambientes em que as atividades serão desenvolvidas. Tarefa essa que se mostra cada vez mais complexa.

Ao contrário do que muita gente pensa, empreender não é tão simples. Exige esforço, disposição para fazer o que for necessário e trabalhar durante jornadas extensas, principalmente no início do negócio.

Quem se aventura a empreender precisa gostar de desafios e se encaixar no perfil de empreendedor. Perfil este que apresenta algumas características bastante específicas para obter sucesso. Mas que, felizmente, podem ser trabalhadas por qualquer um que esteja verdadeiramente disposto a mergulhar no empreendedorismo.

O perfil

Empreendedores buscam e aplicam soluções para problemas, seja ajudando pessoas ou otimizando os processos de uma empresa. Sabem lidar com mudanças e imprevistos e são bons em analisar situações, problemas, riscos, pessoas e soluções.

Cada um possui um perfil distinto. Sendo assim, pode incorporar características e práticas diferentes ao empreender. Porém, algumas características básicas se fazem necessárias em qualquer pessoa que deseja empreender:

  •  Resiliência e perseverança: O bom empreendedor não pode desistir facilmente. Problemas, riscos e desafios fazem parte desse meio. Eles superam os obstáculos e vão até o fim para alcançar seus objetivos.
  •  Desejo de protagonismo: Costumam desejar serem reconhecidos pelo que fazem. Gostam de ter controle sobre a própria vida.
  •  Saber lidar com riscos: Precisa ter coragem para aceitar e entender os riscos que envolvem o seu negócio. Lidar com riscos está no cerne do empreendedorismo. Quem não está disposto a enfrentar isso não vai se sair bem empreendendo.
  • Autoconfiança: além de acreditar na ideia/negócio, a pessoa precisa também acreditar em si mesma, nas suas habilidades e nas suas opiniões. É ele que banca a ideia, ele precisa acreditar que é capaz. Pois é é ele quem irá tomar as decisões. Mesmo que algumas decisões sejam erradas, a autoconfiança impede que o empreendedor duvide de si mesmo e prejudique o negócio.
  •  Otimismo: apesar de estar ciente dos riscos e preparado para eles, ele sempre vê e espera o melhor. Sempre acredita que o negócio tem chance para dar certo, e depende apenas de si mesmo. Um empreendedor otimista encontra muito mais facilidade em ser resiliente e perseverante.

Outros

Além disso, cada um tem suas motivações para empreender, o que ajuda a moldar o tipo de empreendedor que você será.

Eles também costumam ter um perfil psicológico bem definido. A maioria deles tem capacidade de ser inspirado por uma ideia ou uma tendência e até mesmo por críticas e julgamentos. Eles também possuem grande capacidade de introversão, o que desenvolve uma intuição analítica para identificar oportunidades que outros não percebem. Tais características também podem ser desenvolvidas, embora exijam bastante dedicação e treinamento.

empreendedorismo

Tipos de empreendedores

Existem muitos tipos, mas é possível dividir as pessoas que buscam empreender nos seguintes tipos:

Empreendedor nato (mitológico)

São os que mais se destacam. São reverenciados por seu desempenho. Esse tipo geralmente teve um início precoce, com condições reduzidas, o que não os impediu de criar grandes empresas.

Exatamente por terem começado jovens, costumam desenvolver a capacidade de negociar e vender. Os empreendedores natos estão à frente de seu tempo, são otimistas, visionários e totalmente comprometidos em realizar seus sonhos.

Empreendedor que aprende

Geralmente, são pessoas que encontraram uma oportunidade de negócio inesperada e decidiram mudar de área para se dedicar a um projeto próprio. Quando percebem uma oportunidade, resolvem aprender a gerir seu próprio negócio. Assim, uma das principais características nesse grupo é o inesperado.

Também são mais cautelosos do que outros empreendedores. Estudam as possibilidades e viabilidades da ideia ou do negócio em vez de assumir o risco de imediato. Ou seja, podem demorar um pouco mais de tempo na tomada de decisão. É importante destacar que esse tipo de pessoa precisa que uma oportunidade surja.

Empreendedor normal (ou planejado)

Embora não seja a maioria entre os tipos de empreendedores, esse grupo costuma ser o mais completo e com mais chances de sucesso. São referência dentre os grupos de empreendedores.

Este perfil busca se capacitar, dando atenção para fatores como planejamento dos próximos passos organizacionais e minimização de riscos. Vê claramente o futuro do empreendimento e tem metas estabelecidas. É exatamente o fato de focar no planejamento o que aumenta as chances do seu negócio ser bem-sucedido.

Empreendedor herdeiro

Ele é motivado desde jovem a continuar o legado da família, administrando os negócios para que continuem a prosperar. O perfil desse grupo varia entre inovadores, que buscam novas medidas, e conservadores, que preferem manter a gestão anterior. Hoje, é comum contratar executivos para a gestão de empresas familiares, mas o herdeiro acompanha o trabalho, dando sugestões.

Empreendedor por necessidade

Essas pessoas começam um negócio autônomo por não encontrarem uma opção melhor de trabalho. Com isso abrem um negócio para gerar renda para sustentar a si mesmo e sua família. É a forma menos bem-sucedida de empreender. Pois esses empreendedores tendem a entrar no mercado completamente despreparados.

Entretanto, existem casos de sucesso de empreendedores por necessidade.

Empreendedor corporativo

Formado por executivos que se destacam e tentam crescer na empresa, buscando resultados positivos para a organização. Eles são ótimos negociadores e vendedores, pois sabem vender ideias, gerenciar equipes e usar ferramentas administrativas mesmo com limitações.

Também são mestres em desenvolver seu networking para gerar oportunidades e trazer pessoas que façam a diferença para sua equipe. Outra característica desse tipo é que costumam ser bastante autoconfiantes. Pessoas com este perfil gostam de trabalhar com grandes metas (que resultam em grandes recompensas) e são ótimos em se autopromoverem. Enfim, possuem um perfil considerado como ideal para atuar em grandes empresas.

Empreendedor serial

Cria um empreendimento para vendê-lo e usa o capital obtido com essa ideia para criar outro negócio. A partir de então, vende essa nova ideia também, repetindo os passos anteriores, sempre produzindo algo. Nesse caso, a venda se torna o fim de um negócio e início de um novo.

Empreendedor social

Em vez de buscar apenas dinheiro, o objetivo é gerar inovação e empregos, visando principalmente os benefícios sociais. Esses empreendedores têm características tradicionais, como visão, criatividade e determinação. Suas experiências em outras organizações e empresas são usadas para ajudar o próximo. Estão em setores sem fins lucrativos, podendo trabalhar em órgãos governamentais, públicos, comunitários ou voluntários e negócios éticos.

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Empreendedorismo no Brasil

Segundo pesquisa da Endeavor, 76% dos brasileiros sonham em empreender. O país só fica atrás da Turquia (82%) e está à frente de Estados Unidos (51%) e União Europeia (37%). Entretanto, apenas querer não basta. É preciso qualificação, estudo de estratégias e disposição para assumir riscos.

Desafios tributários

O brasileiro que quer empreender enfrenta barreiras logo no início. Os impostos são altos e exigem muito conhecimento. São mais de 11 mil normas tributárias por ano, o que consome tempo e energia de qualquer empresário.

O Simples Nacional foi um marco, pois facilitou o pagamento de tributos para micro e pequenas empresas. Mesmo assim, ele deixa de fora algumas obrigações acessórias e setores, como certos prestadores de serviço.

Crescimento das empresas

O número de negócios que realmente cresce é pequeno. Entre as mais de 4,4 milhões de empresas brasileiras, apenas 21 mil (1,3%) atingem crescimento de 20% ao ano. Essas empresas são chamadas de scale-ups.

Apesar de poucas, elas são responsáveis por quase metade dos novos empregos, gerando grande impacto na economia. A baixa quantidade de empresas em expansão está ligada à complexidade tributária e à falta de preparo para empreender.

Dificuldades de acesso a crédito

Primeiramente, mesmo com capital disponível, empreendedores têm dificuldade para conseguir investimentos. Isso ocorre porque os altos juros e as exigências de garantias restringem o acesso.

Além disso, o tempo para abrir um negócio também varia muito. Por exemplo, em algumas cidades, o registro completo pode levar até 100 dias. Em outras, no entanto, o processo dura apenas uma semana, graças a projetos de incentivo.

Capacitação e conhecimento

Apesar dos obstáculos, o Brasil tem pontos positivos. Há grande oferta de cursos de capacitação em órgãos públicos e privados. O Sebrae, universidades, aceleradoras e incubadoras oferecem apoio essencial. Porém, a falta de conhecimento e preparo ainda é o maior desafio dos empreendedores brasileiros..

Dicas para quem quer iniciar seu empreendimento

Se você tem vontade de entrar no empreendedorismo, veja algumas dicas simples:

  • Primeiramente, invista em capacitação. Faça cursos, leia livros e vá a palestras para se preparar para os desafios.
  • Depois, encontre um sócio que te complemente. Ninguém consegue fazer tudo sozinho, então busque alguém bom naquilo que você não é.
  • Além disso, coloque a mão na massa. Não perca tempo demais planejando, pois é preciso agir e aprender com os erros do processo.
  • Outra dica é falar sobre a sua ideia. Isso ajuda a identificar pontos fracos e a melhorar o negócio com o feedback das pessoas.
  • Igualmente, busque atingir o máximo de pessoas. Use eventos, redes sociais e palestras para conseguir o maior número possível de clientes.
  • Não se esqueça de ter uma boa cultura organizacional. Afinal, esse pode ser o grande diferencial em relação aos concorrentes.
  • Por fim, acredite e persista. Lembre-se de que os desafios são diários, mas o sucesso exige que você não desista. fim, acredite e persista. Lembre-se de que os desafios são diários, mas o sucesso exige que você não desista.
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Escrito em: 08/05/25
Rafaela Konze

Rafaela Konze

Rafaela Konze é formada em Publicidade e Propaganda e analista de SEO no eGestor, com experiência em marketing de conteúdo. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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5 Comentários

  1. Confisco contabilidade

    Muito bom artigo, parabéns!

    Responder
  2. Ricardo

    Excelente artigo muito bem explicado, Parabéns!!

    Responder
  3. Marcos

    Gostei do texto.
    Artigo muito bem escrito, apenas fico com uma dúvida referente a esses perfis empreendedores.
    De onde estão surgindo essas nomenclaturas?
    Você poderia informar a fonte de pesquisa que utilizou para escrever a respeito delas?

    Responder
  4. Julia Benetti

    Parabéns pela aula, essa exposição me lembrou uma excelente aula que tive com o professor Anderson Macohin sobre empreededorismo e advocacia!

    Responder

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