Gestão de equipe: Saiba como um ERP pode ajudar nesse processo

Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e com uma rotina atribulada, gestores e empreendedores enfrentam um grande desafio. Controlar e ter uma visão integrada dos processos, resultados e perspectivas da sua empresa pode ser um grande problema. E um software ERP faz a diferença na hora de gerenciar o seu negócio e fazer a gestão da equipe.

Um ERP é um Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais. Todas as áreas da companhia são beneficiadas por um ERP, como o gerenciamento do time, vendas, finanças, estoque, fluxo de caixa, e outros. Neste artigo, abordaremos como esse software pode ajudar muito na gestão da sua equipe. Boa leitura!

Afinal, o que é um ERP?

Antes de tudo, vamos começar explicando o que é um ERP. O ERP também é conhecido por aqui como Sistema de Gestão Integrado. Ele fornece uma visão confiável, integrada e em tempo real das informações e departamentos de uma empresa. Com esses dados em mãos, torna-se possível realizar análises profundas a respeito da situação da companhia. Assim, mostrando o que pode ser melhorado, o que está no caminho certo, etc.

Alguns pontos que podem ser avaliados:

Além de simplificar a comunicação entre os departamentos, graças à sua adoção e vantagens, o administrador consegue ser mais assertivo em suas decisões visando o crescimento saudável da companhia.

Outro ponto positivo do ERP é a economia de tempo e otimização, pois os dados relevantes são gerados ali rapidamente em tempo real. Assim, os gestores ganham tempo para focar seus esforços na análise desse material e no desenvolvimento e implementação das estratégias.

ERP: Integração entre equipes e mais produtividade

Um dos grandes benefícios da adoção de um software é a comunicação entre departamentos. Que acaba servindo para que todos os colaboradores saiam ganhando, não apenas os gestores. O processo de gestão de equipe é um desafio e o ERP ajuda muito nesse processo, ao integrar as áreas e troca de informações.

Essa integração facilita o diálogo entre os gestores e os colaboradores. Além disso, traz uma visão direta de como o desempenho de uma área impacta na outra. Desta forma, as atividades da empresa correm de forma mais eficiente, as equipes trabalham mais próximas e os funcionários sentem-se mais parte do todo. Isso tudo aumenta os seus níveis de motivação, confiança e produtividade, além de diminuir as chances de erros.

Segurança e transparência nas relações interpessoais

Entre as principais vantagens da adoção do ERP em qualquer empresa, está o ganho de transparência em todos os processos. Ligada à transparência, aparece a segurança. E aqui não falamos apenas de informações, mas também dos relacionamentos que surgem entre os membros da equipe.

Ao visualizar em uma tela as atividades e resultados de cada departamento, todos que têm acesso ao software sabem o que está acontecendo de fato. Assim, sem precisar depender das informações fornecidas por terceiros. Isso traz mais confiança nas relações interpessoais e fortalece o espírito de time. Dessa forma, ajudando a reduzir a competição entre setores uma vez que os dados estão acessíveis e reais para todos.

Em um cenário de gestão de equipe, um ERP torna os processos mais horizontais e menos suscetíveis a intervenções para beneficiar um ou outro setor.

Conheça os melhores colaboradores da sua equipe com um ERP

Com um ERP, é possível que o gestor de um time identifique qual departamento está com melhor performance e rendimento. Indo além, também é possível, no caso do controle de vendas, por exemplo, verificar qual vendedor está destacando-se em um determinado período de tempo.

Com esses dados do ERP, o processo de gestão da equipe torna-se mais assertivo. O administrador pode avaliar atitudes e comportamentos do melhor colaborador para usar como exemplo nos feedbacks com os demais funcionários; também pode pensar em formas de incentivar essa boa performance através de planos de carreiras e outros benefícios; e até traçar um perfil ideal de colaborador para aquela função, afim de ajudar o departamento de recrutamento e seleção em futuras contratações.

Com números e informações precisos fornecidos por um software ERP, a avaliação e gestão de uma equipe torna-se menos superficial e mais consistente. Isso, porque baseado-se menos em suposições e mais em dados concretos do dia-a-dia.

Mais assertividade na definição das tarefas da equipe

A distribuição das atividades e o que é esperado em cada uma delas é uma função muito importante dentro de qualquer organização. Muitas vezes, os colaboradores recebem pouca informação acerca de suas atribuições; ou não conseguem compreender o porquê de estar fazendo aquilo e como sua ação contribui para o todo.

Aqui, um ERP pode ajudar muito na gestão da equipe e das suas atribuições. Assim, quando um gestor, administrador ou um empreendedor deve definir suas ações, elas serão mais assertivas e estratégicas. Fazendo com que as ações sejam seguidas para atingir um determinado objetivo com mais precisão.

Com tudo mais detalhado e claro, transmitir as atividades aos colaboradores também se torna mais simples e eficaz. Vamos a um exemplo. A partir da análise financeira do último mês no ERP, concluiu-se que o valor gasto com o fornecedor X foi Y% superior aos meses anterior. O que reduziu em Z% a lucratividade da empresa naquele período.

Além de saber exatamente o que precisa ser revisto, é possível apresentar os números ao funcionário responsável fazendo com que ele possa encontrar um novo fornecedor ou renegociar com o atual. Assim, ele não perderá tempo em atividades que não são tão importantes, como fornecedores com menor impacto na operação, e irá direto resolver a questão central: o fornecedor X.

A gestão de equipe só tem a ganhar com a adoção de um ERP. De um lado os gestores, que conquistam mais assertividade e produtividade. De outro, o time, que se sente mais parte de todo o processo.

Considerações finais

Agora você já está por dentro das vantagens de um bom ERP para os processos de gestão de equipe e sabe que a sua empresa só tem a ganhar com essa ferramenta.

Visite o nosso site e conheça o eGestor, um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas desenvolvido para otimizar o seu negócio. Um ERP online pensado para a realidade do empreendedor brasileiro!

Teste o eGestor por 15 dias grátis!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br