fbpx

Gestão de equipe: Saiba como um ERP pode ajudar nesse processo

Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e com uma rotina atribulada, gestores e empreendedores enfrentam um grande desafio. Controlar e ter uma visão integrada dos processos, resultados e perspectivas da sua empresa pode ser um grande problema. E um software ERP faz a diferença na hora de gerenciar o seu negócio e fazer a gestão da equipe.

Um ERP é um Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais. Todas as áreas da companhia são beneficiadas por um ERP, como o gerenciamento do time, vendas, finanças, estoque, fluxo de caixa, e outros. Neste artigo, abordaremos como esse software pode ajudar muito na gestão da sua equipe. Boa leitura!

Afinal, o que é um ERP?

Antes de tudo, vamos começar explicando o que é um ERP. O ERP também é conhecido por aqui como Sistema de Gestão Integrado. Ele fornece uma visão confiável, integrada e em tempo real das informações e departamentos de uma empresa. Com esses dados em mãos, torna-se possível realizar análises profundas a respeito da situação da companhia. Assim, mostrando o que pode ser melhorado, o que está no caminho certo, etc.

Alguns pontos que podem ser avaliados:

  • Produtividade dos funcionários;
  • Custos elevados que podem ser reduzidos;
  • Controle de estoque para evitar dinheiro parado;
  • Controle das vendas para planejamento das ações e promoções;
  • Gestão financeira para evitar surpresas.

Além de simplificar a comunicação entre os departamentos, graças à sua adoção e vantagens, o administrador consegue ser mais assertivo em suas decisões visando o crescimento saudável da companhia.

Outro ponto positivo do ERP é a economia de tempo e otimização, pois os dados relevantes são gerados ali rapidamente em tempo real. Assim, os gestores ganham tempo para focar seus esforços na análise desse material e no desenvolvimento e implementação das estratégias.

ERP: Integração entre equipes e mais produtividade

Um dos grandes benefícios da adoção de um software é a comunicação entre departamentos. Que acaba servindo para que todos os colaboradores saiam ganhando, não apenas os gestores. O processo de gestão de pessoas é um desafio e o ERP ajuda muito nesse processo, ao integrar as áreas e troca de informações.

Essa integração facilita o diálogo entre os gestores e os colaboradores. Além disso, traz uma visão direta de como o desempenho de uma área impacta na outra. Desta forma, as atividades da empresa correm de forma mais eficiente, as equipes trabalham mais próximas e os funcionários sentem-se mais parte do todo. Isso tudo aumenta os seus níveis de motivação, confiança e produtividade, além de diminuir as chances de erros.

Segurança e transparência nas relações interpessoais

Entre as principais vantagens da adoção do ERP em qualquer empresa, está o ganho de transparência em todos os processos. Ligada à transparência, aparece a segurança. E aqui não falamos apenas de informações, mas também dos relacionamentos que surgem entre os membros da equipe.

Ao visualizar em uma tela as atividades e resultados de cada departamento, todos que têm acesso ao software sabem o que está acontecendo de fato. Assim, sem precisar depender das informações fornecidas por terceiros. Isso traz mais confiança nas relações interpessoais e fortalece o espírito de time. Dessa forma, ajudando a reduzir a competição entre setores uma vez que os dados estão acessíveis e reais para todos.

Em um cenário de gestão de equipe, um ERP torna os processos mais horizontais e menos suscetíveis a intervenções para beneficiar um ou outro setor.

Conheça os melhores colaboradores da sua equipe com um ERP

Com um ERP, é possível que o gestor de um time identifique qual departamento está com melhor performance e rendimento. Indo além, também é possível, no caso do controle de vendas, por exemplo, verificar qual vendedor está destacando-se em um determinado período de tempo.

Com esses dados do ERP, o processo de gestão da equipe torna-se mais assertivo. O administrador pode avaliar atitudes e comportamentos do melhor colaborador para usar como exemplo nos feedbacks com os demais funcionários; também pode pensar em formas de incentivar essa boa performance através de planos de carreiras e outros benefícios; e até traçar um perfil ideal de colaborador para aquela função, afim de ajudar o departamento de recrutamento e seleção em futuras contratações.

Com números e informações precisos fornecidos por um software ERP, a avaliação e gestão de uma equipe torna-se menos superficial e mais consistente. Isso, porque baseado-se menos em suposições e mais em dados concretos do dia-a-dia.

Mais assertividade na definição das tarefas da equipe

A distribuição das atividades e o que é esperado em cada uma delas é uma função muito importante dentro de qualquer organização. Muitas vezes, os colaboradores recebem pouca informação acerca de suas atribuições; ou não conseguem compreender o porquê de estar fazendo aquilo e como sua ação contribui para o todo.

Aqui, um ERP pode ajudar muito na gestão da equipe e das suas atribuições. Assim, quando um gestor, administrador ou um empreendedor deve definir suas ações, elas serão mais assertivas e estratégicas. Fazendo com que as ações sejam seguidas para atingir um determinado objetivo com mais precisão.

Com tudo mais detalhado e claro, transmitir as atividades aos colaboradores também se torna mais simples e eficaz. Vamos a um exemplo. A partir da análise financeira do último mês no ERP, concluiu-se que o valor gasto com o fornecedor X foi Y% superior aos meses anterior. O que reduziu em Z% a lucratividade da empresa naquele período.

Além de saber exatamente o que precisa ser revisto, é possível apresentar os números ao funcionário responsável fazendo com que ele possa encontrar um novo fornecedor ou renegociar com o atual. Assim, ele não perderá tempo em atividades que não são tão importantes, como fornecedores com menor impacto na operação, e irá direto resolver a questão central: o fornecedor X.

A gestão de equipe só tem a ganhar com a adoção de um ERP. De um lado os gestores, que conquistam mais assertividade e produtividade. De outro, o time, que se sente mais parte de todo o processo.

Considerações finais

Agora você já está por dentro das vantagens de um bom ERP para os processos de gestão de equipe e sabe que a sua empresa só tem a ganhar com essa ferramenta.

Visite o nosso site e conheça o eGestor, um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas desenvolvido para otimizar o seu negócio. Um ERP online pensado para a realidade do empreendedor brasileiro!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Gestão de equipe: Saiba como um ERP pode ajudar nesse processo
Escrito em: 23/04/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...