fbpx

Organizar o setor financeiro da sua empresa: 6 dicas

O setor financeiro de uma empresa, sem dúvidas, é o mais importante para manter um negócio saudável e rentável. É preciso ter uma gestão eficiente do que entra e do que sai, do quanto a empresa investe mensalmente e o quanto pode separar para novos investimentos e projetos. Ou seja, organizar o setor financeiro.

Muitos empresários, principalmente microempreendedores que não contam com o apoio de um departamento financeiro, acabam fazendo uma verdadeira bagunça financeira. Eles misturam valores de entrada com de saída, renda pessoal com empresarial, contas atrasadas, falta de capital, problemas com fluxo de caixa, entre outros erros recorrentes.

Ao organizar o setor financeiro, os empresários conseguem ter um panorama realista sobre como anda a saúde financeira dos negócios. Por isso, é sempre importante levar em conta alguns aspectos. Como custos, ganhos, desperdícios financeiros, endividamentos, investimentos rentáveis e não rentáveis, lucratividade mensal, valores de fornecedores, entre outros pormenores que impactam diretamente nas atividades gerais da empresa.

Apesar de parecer difícil, manter o financeiro de uma empresa organizada e rentável não é tarefa tão difícil. É preciso ter foco nesse propósito e, de preferência, contar com profissionais e softwares especializados para esse controle.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para garantir a eficiência financeira da sua empresa e para que você continue lucrando. Confira!

1. Registre tudo para organizar o setor financeiro

O registro mensal das suas despesas e dos seus ganhos é essencial para haver um conhecimento e um controle sobre as suas finanças. Muitas vezes, o empresário não tem nem ideia de quanto gasta com fornecedores, por exemplo, ou com o pagamento de funcionários. O que atrapalha os investimentos em novos negócios e a saúde da empresa.

Por isso, para organizar o setor financeiro da sua empresa, o responsável deve contabilizar tudo diariamente em softwares de gestão financeira ou em planilhas. Opte por segmentar essas movimentações financeiras, separando por gastos (subdividindo os fixos e as variáveis do mês), ganhos (também subdividindo os fixos e variáveis do mês) e outras movimentações pertinentes.

Outra forma de segmentação é separar os gastos por departamentos da empresa. Assim é possível criar um centro de custos para agrupar as despesas de forma coerente. Essa organização acaba possibilitando resultados gerais e por departamento ao mesmo tempo. E, ela pode ser aplicada principalmente para empresas de grande porte, mas também por pequenas empresas. A organização tem sua devida importância. Pois, é quase impossível organizar o setor financeiro da empresa sem compreender a fundo quanto cada uma das áreas consome e lucra por mês.

Isso permite que todas as despesas e ganhos sejam mensuráveis, desde os menores até os maiores custos e ganhos. Isso permite a visualização de gastos desnecessários, investimentos necessários nos setores, novas contratações, entre outras medidas. Possibilita também o planejamento financeiro para os próximos meses.

2. Acompanhamento constante

Para que o registro de todas as movimentações aconteça, é preciso acompanhar todas de perto para registro e posterior análise. Ou seja, organizar o setor financeiro. Para as empresas de grande porte, o acompanhamento diário é extremamente necessário. Caso ele não seja feito, as chances dos objetivos serem atingidos são remotas e a possibilidade de descontrole é grande.

Para as médias e micro empresas, o acompanhamento também é importante. Eles devem ter uma regularidade semanal ou até diária, principalmente pelo fato de as chances de falência serem maiores para esse grupo.

Trata-se de uma disciplina contábil, focada principalmente nos indicadores financeiros fixos da empresa, como:

  • faturamento
  • custo total
  • custo fixo
  • lucro nominal
  • margem de lucro
  • endividamento

3. Atente-se às datas para organizar o setor financeiro

Conhecer todos os prazos de pagamentos dos fornecedores, dos funcionários, dos gastos fixos, entre outras contas é necessário para manter um controle das obrigações da empresa. Uma vez que sem esses itens, não existe atividade comercial ativa.

Isso também evita atrasos nas quitações e o pagamento de juros de mora. Já que esse é considerado um gasto desnecessário, ou seja, um desperdício por falta de organização. Dessa forma, você consegue controlar o fluxo de caixa a fim de estabelecer prioridades a longo, médio e curto prazo.

4. Defina um orçamento anual

Realizar novos investimentos é sempre o intuito de qualquer empresário para expandir os negócios. Para que isso não prejudique o orçamento da empresa e a receita, é preciso calcular com exatidão o valor a ser aplicado e o quanto a empresa pode dispor para novos investimentos.

Para isso, ao organizar o setor financeiro, defina um orçamento anual para você se certificar de manter um valor limite para o investimento, sem prejudicar a saúde financeira e os outros gastos da empresa. Assim, é possível ter um maior controle sobre os investimentos.

5. Faça uma gestão dos fornecedores para organizar o setor financeiro

Os fornecedores são peças fundamentais para o bom funcionamento dos negócios. Sem eles, não se tem matéria-prima para comercializar. Quando se trata de vários fornecedores, como é o caso de empresas de grande porte, realizar uma boa gestão é essencial para não impactar nas finanças da empresa.

Escolher e manter os melhores fornecedores evita atrasos, erros de entrega e cobranças abusivas, o que pode prejudicar a produção. Por isso, atente-se em analisar as empresas parceiras antes de contratá-las, mantenha um bom relacionamento e fidelize esses fornecedores pagando-os sempre em dia.

Com isso, além de ter uma boa organização e um bom serviço, você também pode conseguir negociações mais favoráveis, boas condições de pagamento, descontos e prazos estendidos.

6. Separe as contas pessoais das contas da empresa

Muitos empresários, principalmente aqueles que estão iniciando seus pequenos negócios, acabam misturando esses dois tipos de contas em meio ao dia a dia. Essa bagunça é bastante comum e pode prejudicar fortemente o financeiro da empresa e o pessoal.

É de extrema importância separar os ganhos e gastos da empresa da vida pessoal para organizar o setor financeiro. Crie uma rotina de pagamento do seu próprio salário e de seus funcionários, sem realizar transferências para o patrimônio pessoal fora dessas datas.

Crie planilhas dos gastos da sua empresa que podem ser mexidas apenas no sistema de computadores da mesma. Assim, você não corre o risco de anotar entradas e saídas particulares no lugar errado.

Considerações Finais

Esperamos que com esse artigo fique claro como é imprescindível um controle financeiro eficiente. Com ele sendo feito de forma coesa, é possível, além de diminuir gastos, lucrar mais. Mas como fazer esse controle financeiro de forma totalmente eficiente? Através de um sistema de gestão com controle financeiro.

O eGestor é um deles! Com ele, além de total controle financeiro, ele é integrado com o estoque, fluxo de caixa e controle de produção. Ademais, o sistema é emissor de notas fiscais eletrônicas, permitindo a emissão de NFS-e, NF-e, e NFC-e. Juntamente com esses controles, também é possível emitir relatórios, que facilitam a visão que você precisa ter da sua empresa.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Organizar o setor financeiro da sua empresa: 6 dicas
Escrito em: 15/07/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...