8 ideias de negócio de baixo custo

Em tempos de crise pode parecer estranho pensar em investir em um novo negócio. Mas pense que talvez essa seja a saída para seus problemas e que de fato você pode lucrar com ele. Logicamente, é preciso esforço e determinação, afinal, você será o único responsável por esse empreendimento e precisa se dedicar muito a ele, a menos até que decole. Depois, basta realizar a manutenção e atualizar sempre os processos e métodos.

Ganhar investindo pouco é uma das maiores buscas feitas em todas as áreas e quem é criativo acaba se destacando. Além disso, outra vantagem é a independência e liberdade de não precisar de outras pessoas para lucrar.

Por isso, confira abaixo oito dicas de negócios com baixo custo para você começar agora.

1 – E-commerce

Criar uma plataforma online reduz custos com montagem de um espaço físico para vendas, incluindo contas de luz, água, internet, taxas e toda a parte burocrática. Isso não quer dizer que você não tenha que regulamentar o seu negócio, mas se ele for online o processo é mais fácil. Você precisará de um computador com internet para administrar o e-commerce e espaço para o estoque de produtos vendidos. Ou seja, em sua própria casa é possível montar essa estrutura.

Para criar um bom e-commerce, primeiramente, se situe das melhores tecnologias de mercado, crie um nicho específico (não muito abrangente), que tenha lacunas no mercado. A contratação da plataforma do e-commerce também é importante, para que você não tenha problemas com a parte técnica do seu site.

2 – Franquias de baixo custo

Se você tem um capital um pouco maior para investir, pode verificar algumas franquias a baixo custo. Alguns exemplos são a Light Depil (área estética), Disk Manicure, Unepxmil (equipamento de bloqueio e monitoramento de veículos de carga e passeio), Amigo do Computador (manutenção de computadores), entre muitas outras franquias. Existem diversas em inúmeros campos de atuação, basta escolher o que você mais se identifica.

3 – Serviços a domicílio

Se você possui alguma aptidão, pode prestar serviços a domicílio. No ramo da beleza, há a possibilidade de trabalhar como manicure, cabeleireira, até mesmo com depilação e tratamentos estéticos simples. Outra área interessante é a de marido de aluguel. Muitas pessoas contratam essas pessoas para serviços gerais de encanador, eletricista, pequenos reparos, montagem de móveis, entre outras funções. Vale lembrar que, para desempenhar essas funções, é útil ter cursos de especialização para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, limpeza de casas também é outro serviço possível e muito demandado.

Ebook Crescimento Empresarial

4 – Venda de alimentos

Um serviço em alta atualmente é o personal chef. Para trabalhar nesse ramo, você vai até a casa do cliente e prepara os pratos em datas especiais. Tanto pessoas que não sabem cozinhar, como as que querem se ver livres da função contratam esse serviço com frequência. Não há investimento em um espaço para fazer as refeições e, além disso, o horário de trabalho é mais flexível.

O mesmo vale para produção de comidas artesanais, que todos adoram. Sabe aquela receita especial, de família, com temperos caseiros? As pessoas adoram e compram com frequência. Você pode fazer em sua casa, mas sempre seguindo os critérios sanitários vigentes.

O mesmo vale para bolos e doces, como cupcakes. Casamentos, festas de aniversário e outras ocasiões especiais exigem doces belos e refinados, que você também pode fazer em casa um uma estrutura mínima. Em todos os casos, a propaganda “boca a boca” te fará ter mais clientes, mas você também pode contar com o auxílio das redes sociais para divulgar o seu serviço.

5 – Cuidador de cachorros

Com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas contratam profissionais para passear com os seus bichinhos de estimação ou até mesmo para cuidar deles por um período maior, enquanto viajam, por exemplo. Para isso, é preciso que você realmente goste de animais e cuide deles com carinho.

6 – Cuidador de idosos

Essa profissão já exige um preparo e especialização maior, afinal, os idosos necessitam de mais cuidados. Novamente, é preciso ter cuidado e paciência, pois cada idoso apresentará uma necessidade diferente. Alimentação, banho, dar remédios, dar atenção, são algumas funções inerentes ao cuidador de idosos.

7 – Confecção de sabonetes, óleos e difusores

Outra atividade de baixo custo inicial e que rende lucros significativos. Você pode usar a criatividade na hora de misturar os aromas e de criar forma para os seus produtos. A divulgação no meio digital é uma ótima arma de vendas.

8 – Aulas em geral

Você domina alguma área que pode ensinar? Que tal dar aulas de inglês, música ou canto. Outra possibilidade é ministrar aulas de atividades manuais como artesanato, pintura, escultura, bordados, entre outros. Além de vender produtos que você confecciona, pode lucrar ensinando outras pessoas a produzir itens decorativos. Há quem faça videoaulas para posterior venda online. Nesse último caso, você tem apenas o esforço inicial de produzir o conteúdo, e o lucro continuará por um bom tempo, enquanto as pessoas comprarem.

Aqui listamos apenas algumas possibilidades de lucro com negócios iniciados com pouco investimento. As possibilidades são infinitas, basta você decidir no que irá se arriscar. O começo pode ser complicado e talvez o primeiro negócio ainda não seja o seu. Mas aos poucos você encontra o seu nicho de mercado e cresce nele, com a possibilidade de investir mais alto e ganhar ainda mais dinheiro.

Analise as possibilidades com calma e comece a agora mesmo a modificar a sua fica com um negócio de baixo custo inicial.

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br