fbpx

Loja de cosméticos: Como montar uma com 17 dicas essenciais

O mercado dos cosméticos é um dos que mais cresce nos dias de hoje. A cada dia mais pessoas passam a dar atenção especial à sua aparência. E, no mesmo ritmo, surgem produtos de beleza para suprir essa necessidade cada vez maior.

Dessa forma, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, vale a pena levar em consideração uma loja de cosméticos que, se for planejada adequadamente, pode trazer um bom retorno financeiro para você.

Se você pensa que uma loja de cosméticos se limita exclusivamente ao público feminino (que já é grande), você está muito enganado! Afinal, cada vez mais os homens, preocupados com a beleza, procuram lojas de cosméticos para comprar o necessário para se manter sempre com uma boa aparência.

Além disso, a sua loja poderá servir também para profissionais da área da beleza, como cabeleireiros, manicures e esteticistas que procurarão a sua loja para comprar os materiais necessários para os seus serviços.

Inserido no nicho de higiene e produtos especiais, o mercado de cosméticos representa atualmente mais de 2% de todo o PIB brasileiro. Assim, em valores, esse número equivale a um faturamento de mais de R$ 100 bilhões de reais. Os cosméticos são produtos voltados para os mais variados aspectos da beleza, especialmente para a conservação da pele e cabelos de uma forma geral.

Entre os produtos cosméticos, os perfumes são certamente os que mais movimentam a economia no país. Apenas no ano de 2016, geraram cerca de R$ 5,7 bilhões.

Como montar uma loja de cosméticos

Se você se interessou e tem vontade de abrir a sua loja de cosméticos, veja quais são os 17 passos mais importantes para que você não tenha nenhuma dor de cabeça e possa desfrutar do seu comércio de maneira satisfatória

Perfil dos empreendedores no ramo de cosméticos

Para empreender no ramo de cosméticos, você precisa ter além de características naturais que facilitem sua caminhada. O perfil do empreendedor desse tipo de negócio é caracterizado principalmente por estar sempre atualizado nas novidades e tendências no mercado, por ser um ramo extremamente lucrativo, com uma indústria forte, estão sempre surgindo novidades e é importante estar por dentro das tendências. Outras características importantes devem ser mencionadas, como:

  • Amplo conhecimento no ramo de negócios; 
  • Conhecer os produtos;
  • Pesquisar sobre o mercado atual;
  • Estudar os concorrentes;
  • Habilidades sociais avançadas;
  • Capacidade para treinar funcionários;
  • Facilidade para transmitir seus conhecimentos;

1. Localização da loja de cosméticos

É claro que para abrir uma loja, você precisa de um espaço físico, não é mesmo? Assim, para escolher o local onde você vai montar a sua loja de cosméticos, você precisa levar em consideração dois principais fatores: a localização e o custo.

Se você tiver condições de comprar o seu ponto comercial e possuir um espaço próprio, essa é a melhor opção, pois assim você não terá que se preocupar em pagar aluguel todos os meses.

No entanto, se você ainda não pode comprar o seu estabelecimento, pode optar por alugar um para abrir a sua loja. E é aí que vem a segunda parte importante desse processo: onde alugar?

O ideal é que você procure por um lugar bem próximo ao grande centro, ou seja, onde estejam concentradas a maior parte das lojas da sua cidade, pois assim o movimento perto da sua loja é maior e consequentemente, haverá maiores chances de vender.

Porém, se você deseja alugar, vai perceber que o valor desses pontos “bem localizados” são bem mais caros e por isso, você precisa fazer um bom planejamento e pensar bem se dará conta de pagar o aluguel todo mês. Ou seja, em média, você pagará um valor em torno de R$ 2.000,00 para se manter em um espaço alugado para a sua loja de cosméticos.

Uma boa dica é pesquisar bastante, até encontrar o local ideal, onde você consiga ter uma boa localização, mas que também tenha um preço acessível. Outra opção é abrir uma das franquias de lojas de cosméticos já renomadas no mercado, como a Natura ou o Boticário, por exemplo.

Quiosque de cosméticos

Um quiosque de cosméticos é uma maneira mais acessível para quem deseja começar a empreender no ramo. O modelo pode ser instalado em qualquer local, afinal, os quiosques de cosméticos compõem principalmente o cenário de shoppings, ocupando pequenos espaços que demandam menos investimentos em móveis — no geral, para abrir um quiosque de cosméticos você precisará de um expositor e não precisa de tantos produtos quanto em lojas convencionais para colocar no mostruário —. Há outras vantagens em optar pela abertura de um quiosque de cosméticos:

  • Visibilidade: Embora tenha um tamanho reduzido, esse modelo de loja chama mais a atenção e se você usar as estratégias certas de iluminação, decoração e compra de produtos a visualização é potencializada. Assim, os clientes conseguem identificar a loja com mais facilidade e ficam estimulados a consumir;
  • Acessibilidade ao modelo empresarial: Esse modelo de negócio possibilita que o empreendedor adquira mais conhecimento e experiência sobre o funcionamento empresarial, habilidade para lidar com o público-alvo e mais domínio dos produtos comercializados.

Franquia de cosméticos

Estima-se que o investimento para a abertura de uma franquia de produtos de beleza é de 5 a 10 vezes inferior do que para abrir uma loja autoral. Assim, é um modelo de negócio mais acessível e conta com algumas vantagens:

  • Os clientes conhecem a marca;
  • Os produtos são conhecidos e desejados pelo mercado;
  • Consolidação da marca no mercado;
  • Mercado dinâmico e vantajoso;
  • Facilidade em se tornar um franqueado
loja de cosméticos

2. Registro

Para abrir um estabelecimento comercial você precisa registrar a sua loja junto à prefeitura da sua cidade, legalizando a sua marca.

Para isso, vale muito à pena contratar um contador de qualidade, pois é ele que realizará todo esse trâmite legal diante da prefeitura com a obtenção de alvarás de funcionamento, registro na Junta Comercial, legalização do nome jurídico e o nome fantasia da sua empresa na Receita Federal.

O contador também irá auxiliar em relação a todos os encargos tributários os quais você terá que arcar. Ainda, irá auxiliar a escolher o melhor regime de tributação para a sua loja de cosméticos.

Muita gente procura evitar esses procedimentos, só que isso poderá trazer sérias consequências para você no futuro, então, respeite todas as leis e faça tudo da forma correta para evitar dores de cabeça maiores daqui alguns anos.

Para identificar a melhor opção para o seu negócio, o recomendável é contratar o serviço de uma empresa que preste consultoria empresarial, que vai elaborar um plano de negócios e a partir dele realizar uma análise de mercado, financeira e operacional, de forma a lhe direcionar a opção mais viável e principalmente, mais rentável para a sua empresa.

No plano de negócio serão estudados fatores, como:

  • Público alvo;
  • Ponto comercial e circulação de pessoas;
  • Investimento de abertura do negócio e custos operacionais;
  • Empresas concorrentes na região;
  • Hábitos, interesses e poder aquisitivo dos consumidores;

Assim, quanto mais estruturado e completo for o plano de negócios, menor as chances de o seu empreendimento dar errado.

3. Estrutura física de uma loja de cosméticos

Depois que todo esse trâmite legal já tiver sido aprovado e você tiver o seu nome jurídico reconhecido na sua empresa, está na hora de montar, de fato, a sua loja. Agora que você já tem o lugar definido, pode comprar os móveis necessários de acordo com o tamanho do seu estabelecimento. Para uma loja de cosméticos, o que você vai precisar? Basicamente:

  • um caixa;
  • prateleiras;
  • uma vitrine;
  • um computador;
  • espelhos;
  • impressora de nota fiscal;
  • cadeiras/poltronas;

O tamanho de uma loja de cosméticos deve ficar em torno de 35 e 55 metros quadrados para a montagem desta estrutura.

Você pode comprar os seus móveis prontos caso a vontade seja economizar. Ou, caso preferir, pode encomendar os móveis sob medida para compor a sua loja.

É claro que os móveis sob medida são um pouco mais caros, mas, por serem planejados para o seu ambiente, você conseguirá posicioná-los como desejar e conseguirá aproveitar muito mais o seu espaço disponível. Todos estes móveis e equipamentos devem custar em torno de R$ 12.000,00 e R$ 15.000,00;

A vitrine de vidro é para ser colocada na frente da loja, para que assim você possa expor alguns produtos que chamem a atenção de quem está passando na rua.

Procure comprar todos os móveis no mesmo estilo, ou ainda, na mesma cor, pois assim a sua loja parecerá mais organizada.

4. Iluminação

 Um ponto muito importante que geralmente é esquecido é a iluminação da sua loja. Como se trata de uma loja de cosméticos, ter um ambiente bem claro é fundamental para que os clientes possam encontrar os produtos e ler os rótulos das embalagens com mais facilidade.

A melhor opção de lâmpadas para a sua loja são as fluorescentes brancas. As lâmpadas de LED também são uma ótima alternativa e são extremamente econômicas, mas o seu custo é bem maior. Fica a seu critério escolher qual delas é melhor para a sua loja, pois o importante é ter um espaço bem iluminado, independente de qual lâmpada se utiliza.

5. Decoração

A decoração de uma loja de cosméticos é um ponto muito importante porque humanos são extremamente visuais, o que chama a atenção, primeiramente, é a apresentação. Então, por atuar no ramo da beleza, impactando diretamente na autoestima de seus clientes, o seu empreendimento deve ter uma decoração que transmita conforto, bem-estar e que seja agradável visualmente. Assim, para atingir esses objetivos, confira a seguir algumas dicas de decoração:

  • Organize seus produtos de acordo com as categorias: Além de ser visualmente agradável visualizar produtos agrupados de acordo com sua categoria é também mais funcional; os clientes conseguem encontrar os produtos de maneira mais fácil;
  • Escolha de Cores: Mobílias escuras dificultam a visibilidade dos produtos porque tons escuros absorvem mais luz do que cores claras. Então, ao optar por móveis em tons claros, se aumenta a visualização dos produtos e a sensação de claridade no ambiente. Ambientes escuros, como mencionado no tópico 4, não são os mais indicados, especialmente para esse tipo de comércio;
  • Expositores: Expositores em locais estratégicos da sua loja, além de preencher espaços vazios que podem causar desconforto, colaboram para promover seus produtos, causando um destaque na percepção de seus clientes. Assim, esses expositores podem ser montados com mercadorias em oferta, novidades no mercado ou até mesmo algum produto que não esteja tendo um bom desempenho de vendas.

6. Produtos

Agora, com a sua loja montada, a iluminação e os móveis prontos, está na hora de comprar os produtos que irão preencher suas prateleiras, não é mesmo? Uma das grandes vantagens das lojas de cosméticos é que elas possuem uma variedade de produtos, dessa forma, fazendo com que a sua loja se torne automaticamente atrativa.

Assim, uma loja de cosméticos é composta pelos seguintes produtos:

  • Cabelos – shampoos, condicionadores, cremes de hidratação, óleos, tinturas e reparadores de pontas.
  • Unhas – esmaltes, alicates, removedores de esmalte, hastes flexíveis, palitos, algodão, lixas e polidores.
  • Corpo – cremes hidratantes, sabonetes líquidos e em barra, esfoliantes, cremes depilatórios, cremes de massagem e ceras para depilação.
  • Maquiagem – bases, pó compacto, corretivos, rímel, sombras, delineador, batom, demaquilante e lápis.
  • Banho e higiene – sabonetes, sais de banho e desodorantes;

Esses produtos citados acima são os mais básicos, isto é, que não podem faltar de jeito nenhum em sua loja. É claro que existem outros tantos, que cabe a você decidir se vale a pena oferecer ou não. Mas, os custos para a aquisição destes produtos, que são os essenciais para uma loja de cosméticos, estão avaliados entre R$ 18.000,00 e R$ 30.000,00.

Somados os valores necessários para a montagem da estrutura física com o investimento necessário para a aquisição do estoque inicial, o investimento total para a montagem de sua loja de cosméticos, portanto, ficará entre R$ 55.000,00 e R$ 70.000,00.

7. Escolha dos fornecedores

Agora que você já sabe quais são os produtos que necessariamente precisam estar nas suas prateleiras, está na hora de ir às compras. Assim como tudo, é importante que você faça uma pesquisa entre os fornecedores desses produtos, veja quais são as marcas que eles oferecem, os descontos e demais vantagens.

Não se esqueça de procurar pelas marcas mais conhecidas, como Azzaro, Carolina Herrera, Animale, Dolce & Gabbana, e Ferrari por exemplo, pois de uma forma geral elas são as primeiras a serem vendidas.

No entanto, vale a pena também comprar outras marcas, pois sempre tem aquele cliente que busca por algo novo e está disposto a experimentar. Ou seja, ter variedade de marcas é um ponto positivo.

Alguns passos são totalmente recomendáveis para a escolha dos melhores fornecedores para a sua loja de cosméticos. Assim, a primeira dica é listar um número de 20 fornecedores que você conheça. Feito isto, selecione os 9 melhores que você avaliou em termos de preços, atendimento e agilidade de entrega.

Entre em contato com cada um destes 9 fornecedores e então procure explorar o máximo de vantagens de cada um deles e a partir de então, selecione 3 ou 4 fornecedores que você entende que possam atender melhor às suas necessidades. Dessa forma, realizando esta seleção de fornecedores de uma forma criteriosa, a chance de errar na escolha é muito reduzida.

A importância de ter um bom fornecedor

Você deve encontrar mais que apenas um fornecedor mas sim um bom fornecedor. Um bom provedor de produtos é aquele que garante um serviço de qualidade, cumprindo prazos e claro, produtos de qualidade.

Imagine a seguinte situação: um cliente faz uma compra e você não tem esse ítem em seu estoque à pronta entrega. Então, entra em contato com seu fornecedor e faz a encomenda. O fornecedor passa uma data de entrega do artigo e você repassa ao seu cliente; chega o dia previsto para o recebimento do produto, seu fornecedor não avisou sobre algum contratempo e você fica esperando, seu cliente fica esperando. Os clientes até podem compreender essas eventualidades, mas você acaba sofrendo com a falta de comprometimento do seu fornecedor e isso impacta negativamente na sua percepção dentro do mercado.

8. Montagem de estoque

E então chegou a hora de montar o seu estoque. Essa tarefa não é nada fácil, ainda mais quando se está começando. No entanto, ela é necessária, pois não há nada mais constrangedor do que não ter um determinado produto para oferecer aos seus clientes.

Para ficar mais fácil, faça um planejamento de vendas, estipulando o quanto você deseja e acredita que conseguirá vender. Logo nos primeiros dias, verifique quais são os produtos que mais são comprados, pois eles acabarão mais rápido. Alguns outros que duram mais, podem ser comprados apenas quando acabarem.

Enfim, fica a seu critério montar o seu estoque. Com o passar do tempo, você vai se acostumando e pegando a prática. Mas seguindo todas essas dicas, com certeza você começará muito bem!

9. Contratação de equipe

Como o espaço físico da sua loja não será muito amplo, uma única vendedora e uma funcionária para o caixa, já são suficientes para atender os clientes com eficiência, pelo menos em um primeiro momento. Então, caso perceba que o negócio está ganhando aos poucos uma proporção maior e o fluxo de clientes está aumentando, este é o momento de contratar mais uma vendedora.

10. Projeção de gastos mensais

Além de todo o investimento de montagem da estrutura física, você também terá que arcar mensalmente com alguns gastos fixos, como a folha de pagamento de seus funcionários e impostos de água, luz e telefone.

Assim, uma das melhores formas de fazer esse controle é com uma planilha de controle financeiro. Isso mostra os valores mensais de gastos de uma loja de cosméticos e pode ajudar o empreendedor a ter um controle mais preciso.

loja de cosméticos

11. Divulgação da loja de cosméticos

Principalmente em um estágio inicial, uma boa divulgação é imprescindível para o sucesso de sua loja de cosméticos. É preciso que ela seja conhecida pelo público. Para a inauguração de sua loja, o ideal é distribuir panfletos nas proximidades do seu ponto comercial e em outros locais de boa circulação de pessoas, bem como investir em anúncios patrocinados no Facebook.

O Facebook também pode ser utilizado para uma divulgação mais duradoura, através de uma fanpage mostrando os seus produtos e informando as promoções de sua loja de cosméticos.

12. Gerenciamento de processos

O controle geral de uma loja de cosméticos, assim como qualquer outro negócio, deve ser feito de forma precisa. E, existem algumas formas de realizá-lo, como por cadernos, planilhas ou uma ferramenta de gestão empresarial.

Não recomendamos o uso de cadernos, uma vez que esses estão suscetíveis a muitos erros. As planilhas para lojas de cosméticos são uma boa opção de custo benefício. Ou, uma ferramenta de gestão é por onde é feito um controle mais completo.

13. Quanto custa abrir uma loja de cosméticos?

Não há uma resposta precisa para essa pergunta, depende de alguns fatores, como o porte da empresa, o tipo de produto a ser comercializado, número de funcionários etc. 

Para pequenos empreendimentos no ramo da beleza

É possível abrir uma pequena loja de produtos de beleza com um investimento menor; assim, comum aluguel de sala comercial de 20m² na capital São Paulo tem um valor mínimo de R$2.600 mensais, os custos de mobília para um espaço com essa metragem estão em torno de R$3.000 adicionando despesas como água, luz, levando em consideração que você mesmo comercializa seus produtos e o custo para adquirir mercadorias, o investimento para abertura do seu negócio é de pelo menos R$23.600.

Para a abertura de loja de cosméticos com um investimento maior

Mas, se você deseja fazer um investimento maior no seu empreendimento no ramo da beleza, pode fazer a locação de um espaço comercial maior; desta forma, um aluguel de ponto comercial na capital São Paulo com metragem de 120m² custa em torno de R$16.000. Assim, num espaço dessa dimensão é aconselhável investir na contratação de funcionários, ao menos um vendedor e um caixa; ponderando o custo de manutenção do espaço água, luz, adicionando os custos relacionados aos funcionários e compra de produtos, o valor para abrir um negócio no ramo da beleza é no mínimo R$48.406.

14. Margem de lucro de uma loja de cosméticos 

Geralmente a margem de lucro para esse tipo de estabelecimento é bastante satisfatória. Isso porque, um pequeno estabelecimento comercial do ramo que tem sede residencial ou em um pequeno bairro consegue faturar aproximadamente R$5.000 mensais, a margem de lucro pode chegar a R$7.500. Assim, para estabelecimentos maiores, do mesmo ramo, em uma cidade de médio porte, considerando a manutenção do comércio, é possível atingir um faturamento de até R$15.000, e sua margem de lucro é de aproximadamente R$19.500.

15. Planejamento de negócios

O planejamento de negócios possibilita a mensuração da realidade tanto do mercado quanto do empreendimento; assim, a partir do plano é possível fazer uma avaliação crítica sobre o contexto geral em que a empresa está inserida, tendo consciência se o empreendimento é inviável ou viável, a técnica do funcionamento, também noções de retorno e possíveis gastos.

Para a elaboração do plano é importante buscar o máximo de informações possíveis, contatando fornecedores e clientes e mais que isso, estudar os públicos que deseja conquistar e as formas de atingir esse objetivo. O Planejamento de negócios passa pelas seguintes etapas para ser criado:

Sumário executivo

O sumário executivo contém as informações mais importantes, entre elas:

  • Descrever o empreendimento, qual o objetivo que almeja e o que difere seu negócio da concorrência. Algo como missão, visão e valores;
  • Descrição do perfil dos colaboradores que você deseja que sejam integrantes do seu time;
  • Que tipo de produtos e serviços você irá comercializar;
  • Quais são benefícios que seus produtos têm;
  • Qual será o investimento de início e total;
  • Forma jurídica do seu negócio;
  • Enquadramento tributário

Análise de mercado

 Nesse segmento do plano há um maior entendimento sobre a sua situação em relação aos concorrentes, quem são seus clientes e fornecedores. Assim, para fazer essa análise, é necessário analisar estes fatores:

  • Análise da concorrência: Seus concorrentes atuam no mesmo ramo que você, comercializam itens e serviços semelhantes aos seus. Para analisar a concorrência você deve considerar os pontos fortes e fracos, com a análise SWOT, por exemplo, a qualidade do que é comercializado, o atendimento prestado, relação com os clientes e as empresas do mesmo segmento que a sua;
  • Análise de fornecedores: Seus fornecedores proverão seus produtos, as matérias-primas para criação dos seus itens de comércio, equipamentos e demais artigos necessários para o funcionamento do seu estabelecimento. Portanto, para essa análise, você deve considerar quais fornecedores oferecem o melhor produto com o melhor custo-benefício, o que é necessário e quem pode prover essa demanda, qual o prazo de entrega, possibilidades de pagamento e quantidade mínima para realizar o pedido;
  • Análise de clientes: Os clientes são uma parte fundamental a ser levada em consideração. Sem estudar quem são seus clientes e o que eles querem consumir, você não consegue atrair tantas vendas. Então, para conhecer seus clientes você pode ponderar se: São pessoas físicas ou jurídicas, idade, gênero e estado civil e onde compram e com que frequência consomem seus serviços.

Plano de Marketing

Essa etapa faz uma descrição detalhada dos itens comercializados (contendo informações como cor, tamanho, rótulos, marcas etc) e deve conter a estratégia de venda. Ou seja, como gostaria que esse produto fosse apresentado e comercializado pelo cliente.

Plano operacional

O plano operacional faz uma descrição de como seu negócio funcionará, demonstrando o passo a passo necessário para que você atinja seu objetivo comercial: vender. Portanto, deve ser levado em consideração os fatores:

  • Tempo demandado para a conclusão do processo de prestação de serviço;
  • Qualificação dos colaboradores;
  • Quantidade de colaboradores;
  • Produtividade dos equipamentos;
  • Capacidade de distribuição e armazenamento;
  • Prazos dos fornecedores.

Plano financeiro

 Na etapa do plano financeiro você deve incluir todas as informações que envolvam finanças: despesas, gastos, lucros, capital de giro etc. Assim, o investimento total é segmentado em:

  • Investimentos fixos;
  • Compras de equipamentos, matérias-primas e móveis;
  • O capital de giro é referente a todo custo envolvido para a manutenção do funcionamento da empresa;
  • Investimentos pré-operacionais;
  • Reformas.

Análise 

Após avaliar todos esses aspectos, você deve analisar as informações, observar se os dados estão claros e então considerar se vale a pena ou não abrir o negócio. 

16. O que é preciso para abrir uma loja de cosméticos

É necessário cumprir algumas obrigações legais de formalização empresarial para abrir seu empreendimento. O padrão de abertura é a realização de uma série de cadastros:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • registro na Junta Comercial;
  • Secretaria da Fazenda;
  • Sindicato Patronal;
  • Prefeitura Municipal;
  • e INSS.

Além desses processos cadastrais, a loja também deve passar por fiscalizações do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura para ter o Alvará de Funcionamento.

Mas, empreendimentos menores, com um quadro de funcionários mais enxuto, podem optar pelo cadastro do Microempreendedor Individual (MEI). Sua abertura é mais simples, fácil e rápida. 

Loja de cosméticos pode ser MEI?

Sim, uma loja de cosméticos com CNAE 4772-5/00 – Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal pode ser MEI.

A loja de cosméticos que opta por ser MEI se enquadra no Simples Nacional, Anexo I, sendo suas alíquotas de imposto entre 4% e 19%.

17. Fiscal tributário

Os impostos que incidem sobre o comércio de cosméticos são:

  • PIS;
  • COFINS;
  • ICMS;
  • IPI;
  • CPP;
  • ISS;
  • PIS;
  • IRPJ;
  • CSLL.

Ainda, para os empreendedores que optaram pela abertura de seus negócios através do MEI, é feito o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Mas, para os outros tipos de empresas, é necessário escolher entre o regime tributário do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

E uma loja de cosméticos online, pode ser uma boa alternativa?

Uma loja virtual de cosméticos também pode ser uma ideia de negócio lucrativa e apresenta um custo relativamente baixo para a sua implementação.

Inicialmente, você terá que contratar os serviços de um especialista para o desenvolvimento e manutenção do site, especialista em SEO, voltado para a otimização em mecanismos de busca, especialista em marketing para redes sociais e anúncios patrocinados.

A vantagem destes profissionais, é que geralmente eles prestam um serviço freelancer. Assim, isso representa um custo muito menor se comparado a funcionários próprios em uma loja física.

Os valores referentes a compra de um domínio e hospedagem de seu site podem variar. Ainda, o único porém a ser ressaltado no caso de se implementar uma loja online de cosméticos, é o fato de existir uma alta concorrência. Afinal, os e-commerces voltados para cosméticos estão cada vez mais presentes no dia a dia.

Dicas para abrir sua loja de cosméticos

Finalmente, para a abertura do seu empreendimento no ramo da beleza, você percebeu que precisa mais do que apenas um bom espaço, produtos e clientes. Então, confira algumas dicas para empreender

  • Ofereça um serviço atencioso e diferenciado;
  • Participe de todo o processo, desde a compra do seu estoque até a venda dos artigos;
  • Invista na comercialização de itens de qualidade;
  • Treine bem sua equipe;
  • Mantenha-se atualizado nos acontecimentos do mercado;
  • Acompanhe as inovações no ramo.

eGestor

O eGestor é o sistema de gestão empresarial fácil e online para a sua micro e pequena empresa. Assim, com esta ferramenta, você poderá realizar os processos de controle de estoque, controle financeiro, cadastro de clientes, fornecedores e transportadores, cadastrar as suas compras e vendas, dentre muitas outras funções. Tudo isto de uma forma extremamente fácil e prática no sistema para loja perfeito para o seu negócio.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Loja de cosméticos: Como montar uma com 17 dicas essenciais
Escrito em: 04/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

18 Comentários

  1. Ana Elisa Souza

    Oi eu quero saber se da de abrir uma pequena loja de cosméticos com pouco dinheiro eu moro em bairro a minha lojinha fica no quarto ate eu me ajeitar um lugar vendo várias marca de perfumes mas bem poucos clientes que vem como Fasso pra conquista elas

    Responder
  2. JEZE DOS SANTOS FIGUEIREDO

    Boa noite, estou com intenção de abrir uma pequena loja de cosméticos (começar do zero) tenho R$ 15.000,00 para dar início. Gostaria de um idéia, sei lá, um suporte para dar início.

    Responder
    • Ávila

      O Sebrae é a melhor opção para quem está começando. Uso de planilhas é essencial para o controle inicial. Quando você sair do ponto de equilíbrio no seu negocio é hora de incluir um sistema, o egestor me pareceu bem interessante.

      Responder
  3. Mauricio

    Quero abrir uma loja de produtos para mulheres. Bruxos, mantas, bolsas, maquiagem,,,, tenho 40.000 para iniciar.

    Responder
    • Bruna Benedito Costa

      Olá tenho interesse

      Responder
  4. VANESSA MONTECHIARI DA SILVA

    Boa noite me chamo Vanessa, queria saber mais como é que se abre uma loja online de cosméticos.

    Responder
    • Rosana Cardoso

      Gostaria de abrir uma loja de Cosméticos tenho salão de beleza e pretendo vender pra começar sera que seria melhor ver com alguma franquia ?

      Responder
  5. priscila

    quero abrir uma loja de cosméticos, gostaria de saber quanto tenho que ter de investimento.

    Responder
  6. Maria Cristiane Moreira Albuquerque

    Gostaria de saber como organizar minha própria loja de cosméticos em casa sem muitos gastos

    Responder
  7. Glória luiza Oliveira

    ola quero abrir um loja on line para vender produtos para micropigmentação, gostaria de informaçao como iniciar

    Responder
  8. jenifer

    Tenho dinheiro para investimento, porém a duvida cruel, online ou loja física?
    Questão de fornecedores ou em qual segmento, cabelos, unhas ou micro pigmentação?

    Responder
  9. Suzelene Ribeiro

    Jenifer tenho o mesmo problema procuro uma sócia pra tentar dividir com alguém as responsabilidades mas é difícil as pessoas sempre dizem não ter dinheiro. Já estudei bastante mas sozinho fica complicado.

    Responder
  10. Simone

    Tô pensando em montar uma lojinha de cosméticos no meu bairro, uma loja pequena pra começar. mas nem sei como começar??? tenho medo de dar errado. será que tento

    Responder
  11. PATRICIA costa

    eu gostaria de saber para abrir uma loja em meu quarto com vendas online de maquiagem e produtos de beleza com preço em conta

    Responder
  12. PÉROLA Teixeira de Souza

    Quero muito abrir meu próprio negócio,e estou pensando muito em uma loja de cosmético tenho muma visão muito boa do negócio, acredito que pode ser um ramo muito promissor pois é um ramo que não para de crescer, só preciso de dinheiro. Trabalho em uma empresa no ramo de confecção a 14 anos e de uns dias pra cá tenho pensado muito em sair para investir nesse tipo de negócio. Tenho certeza que Deus vai abrir as portas e me dar sabedoria pra começar com muita sabedoria. Amei as dicas me vi fazendo todas .vamos pra cima tem poder quem age…..

    Responder
  13. Willian

    Eu quero abrir uma loja de cosmetico em casa eu quero começar com 5 mil reais será que dar pra começar

    Responder
  14. WILLIAN DIAS MARIANO

    Eu não tenho dinheiro pra organizar cadastro da minha empresa eu só tenho este dinheiro pra começar

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...