fbpx

Planilhas para loja de informática

Pensando em montar uma loja de informática? Quem se identifica com a área da computação e possui um bom capital para investir encontra no ramo da informática uma excelente opção para abrir um negócio próprio e com grandes chances de faturamento garantido no final do mês.

Portanto, para gerenciar o negócio com exatidão e clareza de informações, uma dica é usar as planilhas para loja de informática. Continue lendo e saiba o que fazer para abrir a sua loja de informática do zero.

Como montar uma loja de informática

Montar uma loja de informática exige do empreendedor bastante afinidade com o assunto, uma vez que ele receberá diversas perguntas sobre o uso dos produtos. Além disso, é necessário mergulhar nas novidades do mercado em busca de lançamentos para se destacar da concorrência.

Uma loja de informática deve oferecer produtos variados para os consumidores, como computadores de mesa, notebooks, teclado, mouse, pendrive, baterias, carregadores, cartões de memória, fones de ouvido etc.

Também é possível oferecer serviços, como reparo de produtos, instalação de softwares e compra e revenda de aparelhos usados. Assim, para completar o catálogo de produtos e serviços, o proprietário também pode mesclar com produtos e serviços de telefonia, som e TV.

Estudo de mercado

O mercado de informática está em alta. Ter um computador ou notebook em casa se tornou uma necessidade para o consumidor, seja para trabalho, estudos ou lazer. Ainda assim, é importante fazer uma pesquisa de mercado para descobrir qual é a maior demanda, como trabalham os concorrentes e seus valores, como funciona a questão dos fornecedores etc.

20 mil reais por mês revendendo egestor

Formalização

O segundo passo é a formalização do seu negócio, essencial para uma relação mais profissional com seus fornecedores e clientes. Dessa forma, algumas opções são:

  • MEI (Microempreendedor Individual): a loja deve ter o limite de faturamento de até R$ 81 mil por ano e você pode contratar apenas um funcionário pagando o valor máximo de um salário mínimo.
  • ME (Microempresa): possibilita um faturamento maior, de até R$ 360 mil anuais, e permite a contratação de até 9 funcionários.

Público-alvo

Um ponto importante para a sua loja, é escolher para quem você vai vender: empresa ou consumidor final. Assim, como são públicos diferentes, cada um deles exige produtos, serviços e divulgação específicos.

Localização

Ao escolher montar uma sua loja de informática é imprescindível acertar na localização da mesma. O lugar deve ser estratégico, perto do seu público-alvo, de fácil acesso e, preferencialmente, em uma região que já tenha oferta desse tipo de serviço, pois já existe clientela.

Contudo, se na sua pesquisa de mercado você conseguiu verificar que em outro lugar há muita procura por esse serviço, também pode apostar em um espaço com menos concorrência. Assim, leve em consideração também a acessibilidade e o valor do aluguel.

Infraestrutura

A estrutura da sua loja de informática deve ser suficiente para abrigar todos os setores que ela precisa, como área de exposição de produtos, área de montagem e reparo de peças, caixa para pagamentos, área de espera para clientes, escritório e banheiro para funcionários.

Mesmo que esteja começando em um espaço pequeno, tenha o cuidado de delimitar todos esses espaços para manter tudo organizado e bem orientado para todos que frequentam o local. Assim, o que não pode faltar na sua loja de informática é:

  • Balcão de vendas
  • Computador, telefone, impressora e máquina de cartão de crédito
  • Prateleiras para exposição de produtos
  • Boa iluminação
  • Cadeiras para clientes
  • Câmeras de segurança e outras ferramentas que reduzem o risco de roubos e furtos

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios nada mais é do que tirar tudo da sua cabeça e colocar no papel. É a hora de descrever a sua loja de informática, listando tudo que você precisa fazer, todas as características da empresa, como:

  • Objetivos
  • O que será vendido
  • Valor a ser investido
  • Valor do faturamento
  • Localização
  • Contratação de pessoal
  • Tipo de empresa que será aberto, dentre outras informações importantes.

O plano de negócios é essencial e vai ajudar o gestor a ter uma visão mais clara de todas as etapas para começar, de fato, a empreender.

Como fazer a gestão usando planilhas para loja de informática

Para gerenciar uma loja, independente do nicho ao qual ela pertence, é necessário ter planejamento e organização, especialmente para lidar com questões burocráticas e que requerem muito tempo do gestor. As planilhas para loja de informática, listadas a seguir, ajudam bastante. Confira.

Planilha de controle de estoque

O empreendedor sabe exatamente o que contém em seu estoque. Uma ficha de controle de estoque é a melhor maneira de evitar compras em duplicidade ou deixar de repor um produto que está em falta, por exemplo.

Planilha de controle financeiro

É uma planilha utilizada para monitorar toda a movimentação financeira da loja, garantindo um domínio maior sobre as finanças.

Planilha de fluxo de caixa

Essa planilha é utilizada para controlar as entradas e saídas da empresa. O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável no negócio e, sem ele, é provável que a sua loja não prospere.

Planilha de vendas

Em que período as vendas fluíram melhor? O que mais foi vendido? Como está a adesão ao produto x? Tudo isso pode ser conferido com a planilha de vendas.

Planilha de cadastro de produtos

Planilha necessária para a inclusão de todos os produtos da loja, incluindo sua descrição e valores. Muito valiosa para conhecer os itens à disposição e informações essenciais que indiquem a reposição de estoque, por exemplo.

Faça o cadastro de produtos no Excel com a nossa planilha!

Planilha de cadastro de clientes

O cliente é o seu bem mais importante e quando você possui diversas informações a respeito dele organizadas em uma planilha para cadastro de clientes, você consegue direcionar melhor as suas estratégias de venda e ampliar as vendas do seu negócio.

Planilha de curva ABC

A planilha de curva ABC é utilizada para identificar aquele produto mais valioso da sua loja. Sabendo disso, você consegue dar mais destaque a ele e aumentar as vendas.

Planilha de custo médio

Quanto vale o seu estoque? Com a planilha para calcular preço de venda de um produto, você tem essa informação à disposição e consegue ter uma noção mais precisa sobre como fazer o seu estoque girar através de promoções, por exemplo.

Planilha de DRE (Demonstração de Resultados e Exercício)

“Será que a minha empresa está dando lucro ou prejuízo?” Para não ficar na dúvida, use a planilha de DRE no Excel e saiba se o negócio está fluindo. Em caso negativo, já é possível traçar novas estratégias de aumento de vendas.

Planilha de folha de pagamento

A planilha de pagamento é utilizada para controlar a folha de pagamento dos seus funcionários, anotando salários, extras, bônus e facilitando o controle burocrático nessa área.

Planilha de orçamento empresarial

Como investir na sua empresa nos próximos meses? A planilha de orçamento empresarial orienta você nesse processo, auxiliando no planejamento e tomada de decisões.

Planilha de ponto de equilíbrio

A planilha serve para calcular o ponto de equilíbrio no Excel, o que te ajuda a igualar todos os gastos realizados até então e descobrir a partir de que ponto a empresa começa a dar lucro.

Planilha de cálculo do preço de venda

Não sabe quanto vai cobrar por cada produto? Com essa planilha, você tem essa informação facilmente.

Planilha de 5W2H

A planilha 5w2h é útil não só para ampliar o seu negócio, mas para começá-lo também. É uma ferramenta perfeita para ter uma visão ampla e detalhada do seu projeto.

Considerações finais

Agora que você já sabe como montar uma loja de informática, já pode tirar os seus planos do papel. Assim, para ajudá-lo nesta empreitada, não se esqueça de conhecer as planilhas para loja de informática que destacamos e que são extremamente úteis para o sucesso do seu negócio.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilhas para lojas de roupas

Início 9 Empreendedorismo 9 Planilhas para loja de informática
Escrito em: 06/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....