fbpx

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Escrito em: 16/04/20

Download Grátis

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as movimentações financeiras.

Apesar de estar integrado ao dia a dia corporativo, a DRE contábil ainda pode gerar algumas dúvidas para os contadores, na hora de classificar receitas e despesas, e para as empresas e os empreendedores acompanharem os relatórios. Por isso, uma Planilha de DRE pode ser de grande auxílio nessa hora.

O que é e para que serve a DRE

O significado da sigla você já conhece: Demonstração do Resultado do Exercício. Mas o que ela representa na prática? De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 26):

“As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados.”

Sendo assim, a DRE é um relatório bem estruturado das movimentações financeiras realizadas pela empresa. Nele, estão informações relacionadas a receita de vendas, impostos e despesas.

Frequentemente este demonstrativo é anual e funciona como um balanço, indicando como foi o ano para o negócio. Ele gera um relatório contábil com um resumo financeiro dos resultados da empresa nos últimos 12 meses, de janeiro a dezembro.

A DRE também pode ter versões mensais simplificadas para acompanhamento administrativo ou trimestrais para avaliar gastos fiscais. Na contabilidade, a sigla também pode ser encontrada como ARE, de Apuração do Resultado do Exercício.

O objetivo é avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. Assim, os indicadores são receitas, despesas, custos, investimentos e projeções.

Esse relatório é obrigatório, exceto para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e deve ter a assinatura de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Assim, uma maneira fácil de ter o controle da DRE é a partir de uma Planilha de DRE.

Planilha de DRE

Ao montar uma DRE você deve seguir um padrão previsto na lei. Uma planilha de DRE já contém o que você precisa informar, basta inserir os valores da sua empresa.

A estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício deverá contar com os seguintes elementos detalhados:

  • Receita Operacional
  • Impostos sobre venda
  • Receita Líquida
  • Custos das mercadorias vendidas
  • Lucro Bruto
  • Despesas operacionais, com venda e financeiras
  • Receita financeira
  • Despesas gerais e administrativas

São muitos dados, não é mesmo?! Com uma Planilha de DRE tudo fica muito mais fácil!

É importante conhecer cada elemento do demonstrativo para incluí-lo de forma correta no relatório. Vamos explorar alguns conceitos básicos:

Receita operacional

Aqui, entram todas as vendas realizadas pela empresa, independentemente do pagamento. Portanto, o que conta é a venda efetiva de um produto ou a prestação de um serviço.

Lembrando que a receita líquida é a subtração da receita bruta com impostos e deduções. Já o lucro bruto, é o resultado dessa conta menos os custos.

Impostos e deduções

É um conjunto de todas as tributações que incidem sobre as vendas (ICMS, ISS, etc.) e sobre o lucro (IRPJ, CSLL).

Na DRE, devem ser contabilizados todos os impostos devidos, tendo sido pagos ou não, vendas canceladas, devoluções e descontos.

Custos de venda

Equivale a todo o valor investido na compra e venda de um produto ou prestação de serviço. Assim, não leva em consideração os gastos para manutenção da empresa.

Despesas

Inclui todos os gastos que não são considerados custos e que são necessários para que a empresa continue funcionando. Contas de luz e internet são alguns exemplos.

Estes, são apenas alguns dos conceitos financeiros utilizados para prestar contas no relatório da DRE contábil. Em seguida, você vai ver como é a estrutura do demonstrativo.

A estrutura da Planilha de DRE

Para montar a DRE, você deve seguir uma ordem predeterminada, indicando receitas, despesas e demais movimentações financeiras da empresa. Assim, a fim de deixar mais claro como é a estrutura de uma Demonstração do Resultado do Exercício que consta na Planilha de DRE, veja o exemplo:

Receita operacional

– Impostos sobre a venda

= Receita Líquida

– Custo da Mercadoria Vendida

= Lucro Bruto

– Despesas (Com vendas, administrativas e financeiras)

= Receita Financeira

–  Despesas gerais e administrativas

= Lucro líquido

Esta é a estrutura base de todas as demonstrações contábeis, com uma sequência ordenada de cálculos, entre receitas, despesas e impostos, até chegar ao resultado final (lucro ou prejuízo). É como uma fórmula matemática ou uma receita de bolo a ser seguida à risca para que funcione.

Planilha de DRE eGestor

Pensando em facilitar o processo de montagem do DRE, o eGestor disponibilizou uma Planilha de DRE. Ela contém toda a estrutura necessária para que você apenas insira os dados da sua empresa.

Também, a planilha conta com uma estrutura para cada mês e uma para o ano todo, facilitando a análise da DRE.

Imagem 1 – Planilha de DRE grátis do eGestor.

Qual é a importância de criar um demonstrativo?

Preparar uma DRE é de suma importância para, além de atender às exigências contábeis e fiscais previstas por lei, ter um controle de como anda a saúde financeira do seu negócio, se está dando lucro ou levando ao prejuízo.

Os relatórios gerados pelo contador são repassados para gestores e investidores, bancos e analistas financeiros e até o próprio governo. O objetivo é avaliar o potencial real de uma operação, a aplicação correta dos impostos, a segurança para investir, entre outros.

Assim, com base em dados e números, fica mais fácil tomar decisões estratégicas para aumentar o faturamento ou para dar a volta por cima, reduzindo gastos.

E, por isso, contar com uma boa gestão financeira, embasada em uma DRE contábil bem estruturada e bem calculada, é fundamental.

Ajuda a acompanhar as movimentações da empresa, manter os gastos em linha com a estratégia do negócio, melhorar o faturamento com novos investimentos, além de tomar decisões mais assertivas, prevendo cenários futuros e preparando-se para eles.

Banner eGestor - Planilha de DRE
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *