Planilha de
DRE Grátis!
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as movimentações financeiras.
Apesar de estar integrado ao dia a dia corporativo, a DRE contábil ainda pode gerar algumas dúvidas para os contadores, na hora de classificar receitas e despesas, e para as empresas e os empreendedores acompanharem os relatórios. Por isso, uma Planilha de DRE pode ser de grande auxílio nessa hora.
O que é e para que serve a DRE
O significado da sigla você já conhece: Demonstração do Resultado do Exercício. Mas o que ela representa na prática? De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 26):
“As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados.”
Sendo assim, a DRE é um relatório bem estruturado das movimentações financeiras realizadas pela empresa. Nele, estão informações relacionadas a receita de vendas, impostos e despesas.
Frequentemente este demonstrativo é anual e funciona como um balanço, indicando como foi o ano para o negócio. Ele gera um relatório contábil com um resumo financeiro dos resultados da empresa nos últimos 12 meses, de janeiro a dezembro.
A DRE também pode ter versões mensais simplificadas para acompanhamento administrativo ou trimestrais para avaliar gastos fiscais. Na contabilidade, a sigla também pode ser encontrada como ARE, de Apuração do Resultado do Exercício.
O objetivo é avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. Assim, os indicadores são receitas, despesas, custos, investimentos e projeções.
Esse relatório é obrigatório, exceto para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e deve ter a assinatura de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Assim, uma maneira fácil de ter o controle da DRE é a partir de uma Planilha de DRE.
Planilha de DRE
Ao montar uma DRE você deve seguir um padrão previsto na lei. Uma planilha de DRE já contém o que você precisa informar, basta inserir os valores da sua empresa.
A estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício deverá contar com os seguintes elementos detalhados:
- Receita Operacional
- Impostos sobre venda
- Receita Líquida
- Custos das mercadorias vendidas
- Lucro Bruto
- Despesas operacionais, com venda e financeiras
- Receita financeira
- Despesas gerais e administrativas
São muitos dados, não é mesmo?! Com uma Planilha de DRE tudo fica muito mais fácil!
É importante conhecer cada elemento do demonstrativo para incluí-lo de forma correta no relatório. Vamos explorar alguns conceitos básicos:
Receita operacional
Aqui, entram todas as vendas realizadas pela empresa, independentemente do pagamento. Portanto, o que conta é a venda efetiva de um produto ou a prestação de um serviço.
Lembrando que a receita líquida é a subtração da receita bruta com impostos e deduções. Já o lucro bruto, é o resultado dessa conta menos os custos.
Impostos e deduções
É um conjunto de todas as tributações que incidem sobre as vendas (ICMS, ISS, etc.) e sobre o lucro (IRPJ, CSLL).
Na DRE, devem ser contabilizados todos os impostos devidos, tendo sido pagos ou não, vendas canceladas, devoluções e descontos.
Custos de venda
Equivale a todo o valor investido na compra e venda de um produto ou prestação de serviço. Assim, não leva em consideração os gastos para manutenção da empresa.
Despesas
Inclui todos os gastos que não são considerados custos e que são necessários para que a empresa continue funcionando. Contas de luz e internet são alguns exemplos.
Estes, são apenas alguns dos conceitos financeiros utilizados para prestar contas no relatório da DRE contábil. Em seguida, você vai ver como é a estrutura do demonstrativo.
A estrutura da Planilha de DRE
Para montar a DRE, você deve seguir uma ordem predeterminada, indicando receitas, despesas e demais movimentações financeiras da empresa. Assim, a fim de deixar mais claro como é a estrutura de uma Demonstração do Resultado do Exercício que consta na Planilha de DRE, veja o exemplo:
Receita operacional
– Impostos sobre a venda
= Receita Líquida
– Custo da Mercadoria Vendida
= Lucro Bruto
– Despesas (Com vendas, administrativas e financeiras)
= Receita Financeira
– Despesas gerais e administrativas
= Lucro líquido
Esta é a estrutura base de todas as demonstrações contábeis, com uma sequência ordenada de cálculos, entre receitas, despesas e impostos, até chegar ao resultado final (lucro ou prejuízo). É como uma fórmula matemática ou uma receita de bolo a ser seguida à risca para que funcione.
Planilha de DRE eGestor
Pensando em facilitar o processo de montagem do DRE, o eGestor disponibilizou uma Planilha de DRE. Ela contém toda a estrutura necessária para que você apenas insira os dados da sua empresa.
Também, a planilha conta com uma estrutura para cada mês e uma para o ano todo, facilitando a análise da DRE.
Qual é a importância de criar um demonstrativo?
Preparar uma DRE é de suma importância para, além de atender às exigências contábeis e fiscais previstas por lei, ter um controle de como anda a saúde financeira do seu negócio, se está dando lucro ou levando ao prejuízo.
Os relatórios gerados pelo contador são repassados para gestores e investidores, bancos e analistas financeiros e até o próprio governo. O objetivo é avaliar o potencial real de uma operação, a aplicação correta dos impostos, a segurança para investir, entre outros.
Assim, com base em dados e números, fica mais fácil tomar decisões estratégicas para aumentar o faturamento ou para dar a volta por cima, reduzindo gastos.
E, por isso, contar com uma boa gestão financeira, embasada em uma DRE contábil bem estruturada e bem calculada, é fundamental.
Ajuda a acompanhar as movimentações da empresa, manter os gastos em linha com a estratégia do negócio, melhorar o faturamento com novos investimentos, além de tomar decisões mais assertivas, prevendo cenários futuros e preparando-se para eles.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!
Gostei de saber da DRE Modelo
Olá, José!
Ao baixar a planilha de DRE você já tem o modelo pronto, basta adicionar as suas informações.
Olá, como posso obter a DRE de vocês ?
obrigado.
Olá, Marcos! Tudo bem?
Você pode fazer o download da Planilha de DRE clicando no botão logo no início da página.
Abraços!
Pode por gentileza me enviar Planilha DRE
Olá, Izane!
Você pode baixar a planilha clicando no botão “Baixar planilha”, logo no início da página!
Abraços,