fbpx

Planilha para loja de móveis: O que podem fazer pelo seu negócio

Pensando em montar uma loja de móveis? Esse é um dos nichos de mercado que mais têm crescido nos últimos tempos. Os móveis planejados, por exemplo, são muito procurados pelos consumidores que precisam mobiliar a casa, querem personalidade na decoração, sem deixar de lado a funcionalidade. 

Além disso, outros subnichos como móveis corporativos, residenciais, usados e de alto padrão também são opções de investimento para quem deseja criar o próprio negócio e tem afinidade com a movelaria. 

Veja a seguir como iniciar esse processo em algumas etapas. Também, conte com a ajuda das planilhas para lojas de móveis e veja como elas podem ser úteis para o crescimento da sua empresa.

Como montar uma loja de móveis

Mesmo que você pense em abrir uma loja pequena, não se descuide da parte burocrática. Esse planejamento é indispensável para que a sua loja prospere como você deseja.

Estudo de mercado

Analise como anda o mercado da sua região em relação ao consumo de móveis. Assim, descubra o que está em alta, o que tem mais procura, os preços, a localização, como funciona a aquisição desses móveis etc.

Formalização

Comece com o pé direito, ou seja, formalize o seu negócio. Abrir uma ME (Microempresa) talvez seja a melhor opção, pois permite um faturamento mais alto por ano e a contratação de vários funcionários.

Público-alvo

Para quem você vai vender? Defina o seu cliente e, em seguida, invista nos produtos que ele deseja adquirir. Dessa forma, você pode apostar em móveis planejados, seminovos, móveis de luxo, domésticos, infantis, industriais, móveis de escritório e várias outras possibilidades. 

Localização

Decida onde vai instalar a sua loja. É provável que tenha que alugar um espaço grande para acomodar todos os itens. Leve em consideração não só a dimensão do lugar, mas também o aluguel e as outras despesas, como água, luz e internet.

Monte a sua loja em um local estratégico, acessível, onde o seu público-alvo esteja presente e que tenha estacionamento, se possível.

Infraestrutura

A estrutura da sua loja de móveis inclui a parte externa e interna. Portanto, invista em uma boa fachada, com exposição dos melhores produtos na frente da loja.  Na área interna, não se esqueça dos pontos principais:

  • Escritório;
  • Banheiro e copa;
  • Estoque;
  • Área de montagem de móveis;
  • Boa disposição dos produtos;
  • Espaço para a circulação dos clientes;
  • Decoração;
  • Itens operacionais básicos: telefone, impressora, máquina de cartão de crédito, computador etc.
  • Capriche na iluminação e também na limpeza do ambiente.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é um resumo detalhado da sua empresa. Nele, você deve destacar:

  • Objetivo;
  • Valor do investimento;
  • Previsão de retorno financeiro;
  • Quais produtos serão vendidos e qual será sua margem de lucro;
  • Público-alvo;
  • Modalidade de venda e de entrega dos produtos;
  • Contratação de pessoal;
  • Localização e funcionamento da loja;
  • Formas de divulgação do espaço;
  • Fornecedores etc.

Como fazer a gestão usando planilhas para loja de móveis

Gerenciar uma loja de móveis não é uma tarefa fácil. Exige muita organização, controle, planejamento, conhecimento sobre vários assuntos e tempo hábil para traçar estratégias para o desenvolvimento do negócio.

As planilhas para loja de móveis vão te auxiliar a fazer essa gestão, ter maior domínio sobre todos os setores e crescer de forma rápida e sustentável.

Planilha de controle de estoque

Quando o seu cliente deseja um produto em outra cor, por exemplo, o que você faz? Basta conferir na planilha de estoque se ele está disponível. É rápido e prático.

Confira também a planilha de estoque mínimo que vai te ajudar a ter um controle ainda maior dos seus produtos.

Planilha de controle financeiro

Não preciso dizer que ter domínio sobre as finanças é essencial, não é mesmo? Encare esse processo com o cuidado devido. Com a planilha de controle financeiro você evita surpresas desagradáveis nas finanças e se sente muito mais seguro.

Planilha de fluxo de caixa

Como controlar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai? Com a planilha de fluxo de caixa. Desta forma, você mantém essa ferramenta sempre atualizada, equilibrada e com saldo positivo, que é o mais importante.

Com uma Planilha de Frente de Caixa você tem um controle mais assertivo, conheça o modelo que preparamos!

Planilha de vendas

A planilha de vendas é de extrema importância para controlar todas as transações realizadas, bem como para identificar a produtividade de cada vendedor.

A gestão das comissões também é um ponto importante quando se trata de vendas, confira a planilha de comissão de vendas que preparamos para te ajudar!

Planilha de cadastro de produtos

Muito funcional, esta planilha de produtos permite a inserção de todos os produtos, com descrição e valores, o que facilita muito o trabalho dos colaboradores na hora de puxar informações.

Planilha de cadastro de clientes

Coletar e-mail, telefone, endereço, preferências, gênero e idade em uma planilha para cadastro de clientes é muito interessante para traçar novas estratégias de divulgação, por exemplo.

Planilha de curva ABC

A planilha de curva ABC permite ao gestor identificar o produto mais valioso da loja e também aquele que não gera tanto lucro. Com esta informação, é possível fazer combos promocionais e dar mais destaque ao seu “carro-chefe”.

Planilha de custo médio

Esta planilha ajuda você a saber, corretamente, o quanto vale o seu estoque, de acordo com os produtos que estão armazenados lá. 

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

A Planilha de DER é uma ferramenta essencial a todo gestor, pois possibilita que ele descubra se está ou não conseguindo ter resultados com a sua gestão empresarial. Vale a pena conhecer e fazer esse teste

Planilha de folha de pagamento

Como organizar todos os seus funcionários, seus salários, benefícios, férias, folgas e extras? Para evitar esquecimentos ou confusões na hora de definir cada ponto desta lista, ponha tudo na planilha de folha de pagamento.

Planilha de orçamento empresarial

O orçamento empresarial é um instrumento que ajuda o gestor a identificar e definir a necessidade de investimentos, corte de despesas, realização de promoções, aquisição de material e pessoal para aperfeiçoar a loja e outras questões.

Planilha de ponto de equilíbrio

Todo negócio chega a um ponto de equilíbrio. É quando todo o faturamento conseguiu se igualar ao valor investido lá no começo. Ou seja, a partir dali, o que vier é lucro. 

Sem dúvidas, é uma motivação a mais para o gestor. Para calcular ponto de equilíbrio no Excel, invista nesta planilha.

Planilha de cálculo do preço de venda

Definir o valor de um móvel que vai vender pode ser bastante intrigante. Ao mesmo tempo em que precisa ser vantajoso para você, também deve ser atrativo para o cliente. Com a planilha de cálculo de preço de venda, essa etapa é bem mais fácil de realizar.

Planilha 5W2H

Por fim, e não menos importante, temos a planilha 5w2h. São 7 perguntas que ajudarão você a tirar todo o seu projeto do papel, auxiliando também na realização de qualquer plano pessoal. 

Considerações finais

E então, o que achou das nossas dicas? Com todas essas informações fica muito mais fácil montar a sua loja de móveis do jeito que tem que ser: com organização, planejamento e paciência. Aproveite para conhecer as planilhas para loja de móveis que elencamos aqui e desfrute de todas as vantagens que elas têm a oferecer ao seu negócio.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - planilhas para autopeças - Planilha para loja de móveis

Início 9 Empreendedorismo 9 Planilha para loja de móveis: O que podem fazer pelo seu negócio
Escrito em: 20/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...