fbpx

Planilha para fábrica de sorvetes

Pensando em montar uma fábrica de sorvetes? Apesar de muitos empreendedores escolherem apostar em uma sorveteria, criar a própria fábrica pode ser ainda mais rentável, uma vez que o custo de fabricação do produto é bem pequeno. Além disso, o Brasil é um grande consumidor de sorvetes, em todos os seus estados. Então, se você não sabe por onde começar, confira a seguir algumas dicas para tirar o seu projeto do papel. E conheça também as planilhas para fábricas de sorvetes que selecionamos para você no final deste artigo.

Como montar uma fábrica de sorvetes

A seguir, os passos básicos para realizar o seu sonho de ter o próprio negócio.

Estudo de mercado

O primeiro passo é saber como está o mercado de fabricação de sorvete. Portanto, esse é o momento em que você deve saber o valor das máquinas utilizadas, os ingredientes necessários, fornecedores com bom custo-benefício, valor de revenda do produto, sabores em alta, etc.

Formalização

A formalização é fundamental para o seu negócio, pois você terá que estabelecer relações comerciais com outras empresas e precisa ser formalizado para isso. Assim, além de facilitar as negociações, também profissionaliza o seu trabalho.

Público-alvo

As duas possibilidades mais comuns para uma fábrica de sorvetes, são:

  • consumidor final, aquele que compra o produto para consumo;
  • e revendedor, que adquire os produtos para repassar para outras empresas.

É possível escolher um só ou atender os dois ao mesmo tempo. Mas, é preciso levar em conta que são consumidores diferentes e com necessidades específicas. Então, tome nota de tudo isso.

Localização

A melhor localização da sua fábrica de sorvetes é perto do seu público, seja ele revendedor ou consumidor. Assim, caso opte apenas pelo cliente final, pode se instalar em praças, centros movimentados e outros ambientes com grande movimentação de pessoas.

No caso de ser revendedor, não há tanta necessidade da localização ser em centros movimentados. Mas, se a ideia for, futuramente, revender direto para o consumidor, é possível já pensar nessa localização.

Entretanto, se a sua única opção para montar a sua fábrica é a sua casa, não há problema. Afinal, a qualidade do seu produto e a sua divulgação são essenciais para atrair uma boa demanda de interessados.

Infraestrutura

Montar uma fábrica de sorvetes não exige muito aparato em relação aos materiais utilizados. Mas, o primeiro passo é definir o local onde você vai montar o seu negócio e ver questões relacionadas à aluguel, água, luz, telefone, internet e outros.

Já, para a fabricação dos sorvetes, você vai precisar de:

  • Balança para pesar os ingredientes
  • Liquidificador industrial
  • Máquina de sorvete
  • Máquina seladora de embalagem
  • Freezer
  • Embalagens para armazenar o sorvete
  • Embalagens para preparar o sorvete para revenda

Não se esqueça também das ferramentas administrativas, como computador, telefone, impressora e outros.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é o passo mais importante para efetivar a sua pequena empresa. Assim, através deste documento você vai traçar as melhores estratégias, identificar o que precisa para começar, planejar os próximos passos e se sentir mais seguro em relação ao projeto.

Esse documento nada mais é do que um espelho de tudo que você precisa para prosseguir com o seu trabalho. Por isso, nele, deve constar:

  • Objetivo da sua empresa
  • Público-alvo
  • Produto que vai vender
  • Localização do negócio
  • Despesas
  • Investimento necessário
  • Estratégias de divulgação e marketing

Como fazer a gestão da fábrica de sorvetes com planilhas

As planilhas para fábrica de sorvetes servem como um auxílio na hora de planejar e organizar as finanças do negócio, o estoque, as vendas e vários outros setores da empresa. Saiba mais:

Planilha de controle de produção

Enquanto o comércio tem como um dos principais controles o de estoque, uma fábrica tem o controle de produção como prioridade. Isso acontece porque, como você já deve saber muito bem, esse tipo de negócio precisa ter um controle rígido de produção.

Assim, ter uma forma de controle de toda a produção, desde matéria-prima até produto final, é essencial.Por isso, em uma planilha de controle de produção você encontra os itens necessários para esse controle.

Com todo o controle sobre sua produção, você tem inúmeros benefícios, como, por exemplo, uma melhor gestão financeira, mais produtividade e menos desperdício.

Planilha de controle de estoque

Essa é a planilha onde você vai detalhar todo o seu estoque. Esta ferramenta evita que você faça compras duplas ou perca material por causa do prazo de validade excedido, por exemplo.

Ainda, com a ajuda da planilha de controle de estoque, você evita perdas desnecessárias e sabe exatamente para onde vai cada produto, o tempo que ele fica no estoque e outras informações pertinentes para o controle do seu negócio.

Planilha de controle financeiro

A gestão financeira é essencial, especialmente para quem está começando a empreender. Mas, isso não tira a responsabilidade de quem já é empreendedor de cuidar do financeiro.

Uma planilha financeira empresarial faz com que você tenha todo o controle sobre o seu financeiro. Nela você sabe todos os valores de contas, e mantém em ordem as despesas e receitas.

Planilha de fluxo de caixa

O fluxo de caixa são as entradas e as saídas de dinheiro da sua empresa. Assim, é através desta planilha de entrada e saída que você consegue manter o equilíbrio das contas. E, melhor ainda, com ela você pode deixar o seu saldo positivo, com mais entradas do que saídas.

Isso tudo, porque você deve saber os valores que entrarão e sairão do seu negócio. Esse conhecimento fará com que você avalie compras ou campanhas, dependendo dos resultados apresentados.

Confira também a Planilha de Frente de Caixa que preparamos para te ajudar no dia a dia do seu negócio!

Planilha de vendas

Com esta planilha você consegue ajustar as vendas realizadas, ter um controle maior sobre elas e estabelecer estratégias para melhorá-las.

Precisa também de uma planilha de comissão para ter controle sobre o valor a ser pago para os seus vendedores? Aproveite o modelo que elaboramos!

Planilha de cadastro de produtos

Usada para inserir os produtos que você vai vender, que podem ser picolés, sorvetes em potes de diferentes tamanhos e outros tipos do doce. Também é possível inserir informações sobre peso, tamanho e sabores dos sorvetes.

Planilha de cadastro de clientes

Uma das planilhas mais importantes, principalmente se o seu público-alvo for outras empresas. Mantenha todas as informações organizadas nesta planilha de cadastro de clientes e use os dados para pensar em promoções, fazer novos contatos, criar estratégias de venda e muito mais.

Planilha de curva ABC

Com a planilha de curva ABC, você consegue saber qual é o sorvete que dá mais lucro para a empresa. Com base nesta informação, você pensa em maneiras de vendê-lo mais a revendedores e consumidores finais.

Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

É possível saber se você está fazendo um bom trabalho enquanto gestor? Sim. Utilizando esta planilha, você consegue ter uma noção de como está sendo o seu trabalho.

Planilha de folha de pagamento

Fundamental para gerenciar todas as suas obrigações com sua equipe de colaboradores. Não confie apenas na memória ou no caderninho. Mantenha tudo organizado e evite complicações futuras com uma planilha de folha de pagamento.

Planilha de orçamento empresarial

Mais uma planilha sobre finanças. Na planilha de orçamento, você poderá projetar seus gastos e investimentos, de acordo com a sua situação atual. É muito importante no caso da fábrica de sorvetes, pois sabemos que o consumo cai bastante em estações frias, por exemplo. Por isso, é preciso se preparar.

Planilha de cálculo do preço de venda

Uma das dificuldades mais comuns do empreendedor é calcular o preço de venda do seu produto. Pode acontecer o mesmo com você e a sua fábrica de sorvetes. Antecipe-se e aprenda a precificá-los corretamente com a planilha de preços que preparamos para te ajudar!

Considerações finais

Montar uma fábrica de sorvetes pode ser a oportunidade que você estava esperando para empreender e ter o próprio negócio. Mas, para o sucesso do seu trabalho, é fundamental organizar e planejar todos os passos desta jornada. Além das dicas básicas listadas neste artigo, não deixe de conhecer mais a fundo as planilhas para fábrica de sorvetes. Com certeza, serão essenciais para o alcance do seu sucesso.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - planilha para fábrica de sorvetes

Início 9 Empreendedorismo 9 Planilha para fábrica de sorvetes
Escrito em: 29/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...