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Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Escrito em: 14/04/21
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A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações necessárias a esse processo, auxiliando o gestor e fazendo com que ele possa acompanhar a evolução da sua equipe.

Comissão de vendas: o que é

Comissão de vendas é uma estratégia adotada pela grande maioria dos empresários com o intuito de incentivar o trabalho desempenhado pelos seus funcionários. Assim, o funcionário recebe da empresa as metas que devem ser batidas dentro de um prazo específico e, caso alcance esse objetivo, recebe uma comissão.

O que vai definir o valor específico é o tipo de comissão de vendas escolhido e adotado pela empresa. Cada gestor opta por aquela modalidade que melhor se encaixa nas suas necessidades e que esteja gerando o retorno financeiro que ele espera.

A comissão de vendas é uma estratégia de investimento muito eficiente porque:

  • Estreita o relacionamento da empresa com o funcionário, fortalecendo esse convívio;
  • O funcionário se sente reconhecido e valorizado e acaba se dedicando mais às suas funções diárias;
  • Traz ótimos retornos financeiros para o gestor, afinal, um funcionário feliz trabalha com mais prazer e dedicação. Isso impacta diretamente na relação dele com o cliente e no desempenho do seu trabalho como um todo;
  • Estimula a competitividade sadia dentro da equipe porque faz com que todos lutem por um objetivo em comum;
  • A empresa se torna mais valorizada no mercado uma vez que também valoriza seus funcionários. Atualmente, qualquer negócio lucra bem mais quando enxerga sua equipe de trabalho como colaboradores, como parte da empresa e não apenas como empregados.

Assim, constatamos que o sistema de comissão de vendas é vantajoso para todas as partes envolvidas em uma transação comercial. O colaborador se sente valorizado e recompensado pelo seu trabalho e a produtividade da equipe aumenta. Dessa forma o gestor colhe os bons frutos da dedicação do seu funcionário e o cliente ganha mais acolhimento e qualidade no atendimento.

Como controlar a comissão de vendas

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A planilha de comissão de vendas é a melhor maneira de acompanhar o trabalho executado pela equipe. Mesmo que a empresa tenha um número menor de funcionários, ter esse cuidado é fundamental devido à clareza de informações, necessária para fortalecer a relação entre patrão e empregado. Alguns dados que não podem faltar são:

  • Nome dos vendedores;
  • Valor de cada venda;
  • Porcentagem utilizada;
  • Valor que cada um deverá receber no final do mês.

Além disso, também é interessante alimentar a planilha de comissão de vendas com informações dos clientes e dados relevantes relacionados à compra.

Na Planilha de Comissão de Venda do eGestor você pode inserir as principais informações, como nome do vendedor, cliente, produto e preço do produto. Ainda, é essencial que seja colocado a porcentagem sobre a venda que o vendedor ganhará de comissão.

Ainda, na Planilha de Comissão de Venda do eGestor é possível ver os valores totais de comissão pagos ao vendedor.

Tipos de comissão de venda

Existem diferentes formas de incentivar e estimular uma equipe de trabalho. Veja algumas modalidades de comissão de vendas:

Comissão por venda

Um dos tipos mais comuns e mais simples de comissão é aquele que paga ao vendedor uma porcentagem em cima de cada venda que ele realizar. O valor pode ser pago no final do mês, junto com o salário, semanalmente ou quinzenalmente, caso assim seja acordado, podendo ser controlado por uma Planilha de Comissão de Vendas.

Comissão por faturamento bruto

Nesse tipo de comissão, o vendedor recebe uma porcentagem em cima de todo o faturamento bruto da empresa. Geralmente, esse montante é verificado no final de cada mês e não leva em conta as despesas a serem pagas, apenas as receitas que entraram naquele período.

Comissão por desempenho da equipe

Nessa modalidade, a porcentagem da comissão de vendas é distribuída entre todas as pessoas que formam a equipe de trabalho. Assim, essa é uma estratégia pensada como uma tentativa de unir mais o grupo, evitar disputas individuais e fortalecer um determinado setor ou o grupo menos produtivo.

Além disso, nesse modelo de comissão, toda a equipe se esforça em conjunto para atingir um objetivo, evitando que um ou outro colaborador se acomode no final do mês porque já bateu a sua meta, por exemplo, o que pode ser prejudicial para o resto do grupo.

Comissão por margem de lucro

Enquanto a comissão por faturamento bruto funciona em cima da receita geral da empresa, na comissão por margem de lucro, o vendedor ganha um incentivo financeiro com base no lucro obtido. Ou seja, é feita toda a dedução dos gastos e só depois é feito o cálculo das comissões.

É um procedimento um pouco mais complexo porque exige domínio e acompanhamento direto do fluxo de caixa, além de transparência dos dados com os colaboradores para evitar conflito de informações ou desconfiança dos dados apresentados.

Comissão proporcional ou escalonada

Outro tipo de comissão é aquela que funciona de forma proporcional ao valor das vendas realizadas. O empregador pode definir uma porcentagem diferente para cada nível de cumprimento de metas. Por exemplo, o vendedor só ganha comissão se ultrapassar ao menos a metade da meta estabelecida ou poderá receber 70% ou 80% se estiver bem próximo do valor total da meta etc.

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Benefícios do controle de comissão de venda

A planilha de comissão de vendas é uma forma de documentar o que foi acordado anteriormente, quando as metas foram estipuladas. O documento pode ser acompanhado e alterado diariamente, conforme as vendas forem acontecendo.

A praticidade do manuseio da planilha favorece a adição de informações, as possíveis mudanças nos objetivos a serem alcançados, a projeção de novas metas e a avaliação diária de toda a equipe envolvida no trabalho.

Assim, quando acessível para todos os envolvidos e interessados, a planilha de comissão de vendas também serve como um incentivo diário para a equipe, uma comprovação visual das práticas realizadas no dia a dia, o que também é muito estimulante para todos.

Conclusão

Vimos como funciona uma planilha de comissão de vendas e sua necessidade dentro de um negócio, tanto para gerar mais lucro ao gestor quanto para valorizar o funcionário. Uma equipe que se sente valorizada e reconhecida pela empresa tende a trabalhar com mais afinco, mais dedicação, garantindo mais retorno para a organização.

Tão importante quanto criar um sistema de comissão de vendas é gerir as informações corretamente. E a planilha de comissão de vendas é a melhor maneira de evitar falhas e inconsistências, além de poder apresentar as informações de forma segura, quando estas forem solicitadas.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilha de Comissão de Vendas
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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