Gestão empresarial: o guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Escrito em: 16/06/22
Início 9 Empreendedorismo 9 Gestão empresarial: o guia definitivo para o sucesso do seu negócio

O conceito de gestão empresarial é basicamente as atividades necessárias para fazer a administração de uma organização. Leva em consideração todas as áreas. Buscando integrar todas elas. Além disso, também faz o planejamento. Bem como a organização, direção e controle da companhia.

Ademais, a gestão empresarial também busca otimizar o trabalho. Com os recursos disponíveis. Usar de maneira mais eficiente. Gastando o menor número de recursos possíveis. Para assim, atingir os objetivos esperados.

gestão empresarial

O que é necessário para fazer uma boa gestão empresarial?

Como visto anteriormente, gestão empresarial, em suma, é um conjunto de práticas para tornar a administração mais eficiente. Confira os princípios da gestão, necessários para fazer uma boa gestão empresarial:

  • Planejamento: O planejamento torna possível fazer diagnósticos. Bem como, análises da situação atual da companhia. Além de tornar possível verificar os resultados, objetivos e metas.
  • Organização: A organização analisa os recursos. Desse modo, distribui da forma mais eficiente possível os prazos. Ademais, define quem fará o que e também o quanto será utilizado.
  • Direcionamento: Essa etapa serve para direcionar a demanda a equipe. É necessário informar quais recursos serão usados. Bem como qual o prazo e demais informações necessárias.
  • Controle: Aqui há o controle do que está sendo feito. É verificado se o cumprimento de prazos seguirá conforme o combinado. Além disso, se falta material e afins.

Quais os tipos de gestão

Gestão é uma palavra mais generalista, conhecida como “termo guarda-chuva“. Além da gestão empresarial, há vários tipos de gestão dentro dessa palavra. Confira alguns tipos de gestão:

Gestão de equipe

Gerenciar equipes envolve desenvolver habilidades de inteligência Emocional. Essas habilidades servem para aumentar a motivação e colaboração da equipe. Da mesma forma, aumenta empatia entre os membros. Além disso, fortalece os vínculos do gestor com os colaboradores.

Essas competências socio-emocionais compõe a liderança resiliente. Essa competência foi apontada, pela revista Forbes, como uma característica. Esse aspecto é cada vez mais requerido e valorizado no mercado de trabalho.

Gestão de vendas

Também conhecida como gestão comercial. De maneira resumida a gerencia de vendas trata-se do processo de planejamento. Trata-se também da implementação e controle dos programas de vendas. Para que assim, atinjam as metas estabelecidas pela empresa. Além disso, também inclui o recrutamento. Considera também o treinamento e a motivação da equipe responsável pelas vendas.

Gestão empresarial

A gestão empresarial tem como objetivo fazer a gerencia das atividades administrativas. De forma básica, faz a síntese das responsabilidades de todos os diferentes tipos de gestão.

Ademais, a gerencia empresarial inclui o desempenho de operações de negócios. Bem como definir decisões. Para além disso, a gestão empresarial também organiza, de maneira eficiente pessoas e outros recursos. E assim, a gestão empresarial direcionar as atividades rumo às metas e objetivos comuns dentro da organização.

Gestão financeira

A gestão financeira corresponde a planejar. Além de organizar, direcionar e controlar as atividades financeiras de uma empresa. Bem como o uso dos recursos para atingir as metas estabelecidas.

Fazer uma boa gestão financeira passa pela aplicação dos princípios básicos de gerenciar os recursos financeiros daquela empresa.

Gestão de inovação

Em suma, a gestão de inovação é responsável por promover ações de inovação dentro da empresa. Para promover inovação, algumas ações são implementadas. Tais como tarefas de planejamento, organização, gerência e controle. Dessa forma, lidar com as atividades para incluir a novidade dentro do negócio. Por exemplo, as seguintes ações para incluir o novo:

  • Conquistar mercados. Bem como incluir novos produtos e serviços;
  • Cortar custos e otimização de processos. A fim de fortalecer o interior da empresa;
  • Explorar novas fontes de renda. Desse modo, desenvolver novos modelos de negócio;
  • Destacar-se da concorrência. Comercializar melhores produtos e serviços.

Gestão de logística

Esse tipo de logística faz o planejamento, processo de implementação. Também faz o controle de fluxo, armazenagem eficaz de bens, serviços e dados relacionados. A gestão de logística leva em consideração desde o ponto de origem até o consumo final. Dessa forma, é possível atender tanto às demandas da clientela. E também às necessidades da empresa.

O objetivo da gestão de logística é gerenciar os procedimentos. Relacionar com o produto final, operados diariamente. Além disso, busca também direcionar a quantidade adequada de recursos. No momento correto. E então, garantir que o produto chegue ao destino em plenas condições.

Gestão de marketing

Gestão de marketing são as ações aplicadas para promover o empreendimento. Essas ações são estratégicas. Usam de ferramentas e análises. Dessa forma, as empresas analisam oportunidades de crescimento. Bem como a conexão com mercados apropriados.

Além disso, a gestão de marketing reflete sobre o impacto das campanhas. A fim de promover produtos/serviços. Para atingir os públicos. Considerando e ponderando os feedbacks dos clientes. Bem como, analisando as tendências atuais com o objetivo de fazer ajustes no plano de marketing vigente na empresa.

Gestão de mudanças

A gestão de mudanças faz o preparo. Prepara a equipe bem como suporte das pessoas. Dessa forma, é possível adotar mudanças de maneira eficiente.

Essa gestão propõe abordagens com estruturas sólidas. Dessa forma, auxiliar as pessoas da empresa a sair de suas situações atuais e irem para os próximos estágios. Levando em consideração os planos para o futuro.

Embora as mudanças sejam únicas e cada pessoa tenha suas características particulares. Algumas ações podem ser adotadas. Dessa forma, as ações tomadas influenciam. Além de facilitar a transição individual dessas pessoas.

Gestão de pessoas

Ademais, todo processo de treinamento, motivação e direcionamento dos colaboradores. Com o objetivo de aumentar a produtividade. Promovem o crescimento profissional no ambiente de trabalho, é tarefa da gestão de pessoas.

A gerência de pessoas tenta prever o fluxo de trabalho. Além disso, potencializa e otimizar. Diariamente e de maneira continua o desempenho de toda a equipe.

Posições de liderança no ambiente de trabalho, tais como: gestores, coordenadores, chefes de departamento e afins. Fazem amplo uso desse tipo de gerência.

gerencia de pessoas

Gestão de processos

Também conhecida como BPM (Business Process Management). Usa de diversos mecanismos para medir, analisar, descobrir, modelar, melhorar. Tornar mais otimizados os processos de negócios.

O processo de negócios serve para coordenar comportamento de pessoas. Bem como, sistemas, informações etc. Tem como objetivo produzir resultados conforme uma estratégia previamente definida.

Dessa forma, podem ser estruturados. Além de poderem ser repetíveis ou não-estruturados e variáveis. Além disso, embora as tecnologias não sejam obrigatórias. São frequentemente atuam conjunto a gestão de processos, como os ERPs, por exemplo.

Gestão de projetos

Em suma, gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos. Bem como, habilidades, ferramentas e técnicas com o objetivo de projetar atividades. De modo que elas atinjam as expectativas de cada projeto.

Logo, uma gerência de projetos eficiente tem como característica principal o desenvolvimento e aperfeiçoamento constante de métodos e práticas. Sendo assim, garantir que todas as ferramentas implantadas atendam as necessidades propostas. De maneira simples, organizada e efetiva.

Gestão de tarefas

O objetivo da gestão de tarefas é proporcionar a visualização e organizar. De modo maneira eficaz todas as atividades nas quais a equipe está operando. Além disso, também serve como um guia para as rotinas de trabalho.

A gerência de tarefas ajuda os líderes. Ajuda a tomarem decisões assertivas sobre distribuição de funções de uma melhor maneira. E dessa forma, tem como consequência a otimização tempo e recursos. Conforme às necessidades das demandas.

Gestão de pauta

Esse tipo de gerencia serve para fazer a distribuição das demandas de trabalho. Distribui de maneira estratégica, eficiente e produtiva na rotina da equipe. Dentre as responsabilidades da gestão de pauta está o acompanhamento e monitoramento das etapas do trabalho. Etapas que vão desde o atendimento até a etapa de entrega.

Em decorrência disso, é possível que o gestor consiga avaliar o desempenho do trabalho e fazer o registro das melhores ações. Ademais, também aplicar ajustes necessários no planejamento. Assim, para não causar empecilhos a pauta e nem atrasar as entregas.

Gestão de tempo

Através da gerencia de tempo, é possível acompanhar a o nível de produção da equipe. Também entender qual tipo de demanda leva mais tempo para ser concluída. Bem como, saber, por exemplo, quanto tempo foi direcionado para reuniões. Dessa forma, se torna viável melhorar a sua precificação de serviço. Além disso, análise de custos e a rentabilidade de clientes são facilitadas. Afinal, vai ficar evidente quanto aquele projeto custou para e o quanto ele gerou de lucro. 

gerencia do tempo

É recomendado que para essa gerencia, uma planilha seja montada referente às horas trabalhadas.

Gestão de resultados

Gerencia resultados significa dar prioridade aos resultados em todas as ações de todos colaboradores. De modo que todos possam trabalhar para atingir os objetivos. E pode ser aliada às práticas de gestão empresarial para potencializar ainda mais.

Gestão de produtividades

Fazer a gerência da produtividade tem como função identificar e alinhar comportamentos. A favor do fluxo de trabalho. Além de aumentar a colaboração. Bem como o envolvimento e integração entre os integrantes da equipe.

Isso significa, ao colocar em prática, um conjunto de métodos. Que têm como objetivo administrar e acompanhar os elementos que influenciam a produtividade dentro da organização. Começando pelas metas criadas no planejamento estratégico. Indo para a gestão de tarefas, fluxo de trabalho e gerencia de equipes.  

Gestão de multiprojetos

Nesse tipo de gestão, todas as informações são centralizadas no gestor. O gestor deve coordenar os planejamentos evitando conflitos entre datas de entrega. Acompanhando com o objetivo de antecipar possíveis restrições. E consequentemente, é possível impedir de que essas restrições aconteçam de fato. Assim como, também evitar que as informações se desencontrem.

Os gestores de multiprojetos devem além de ser figuras centralizadoras, também devem ser flexíveis.

Gestão 3.0

A gestão 3.0 surgiu com a proposta de otimizar a atuação dos líderes do ambiente de trabalho. Além de otimizar a produtividade. Tendo foco no desenvolvimento pessoal. Além disso, aumenta a motivação dos funcionários. 

Gestão 4.0

É um um novo modelo de gestão. Acompanha às mudanças causadas em decorrência da Quarta Revolução Industrial — essa revolução é caracterizada pelo grande uso de tecnologias. A fim de facilitar as rotinas de trabalho —.

Então, a Gerencia 4.0 implementa vários avanços referentes processos de produção. Aumenta a conexão entre máquinas. Bem como, recursos de automação. Dessa forma, essas práticas impactaram a atuação do gestor. Impactam o fluxo de trabalho de maneira direta. 

o que e gestão
Uso de tecnologia 4.0 para fazer gestão

Metodologias para gestão empresarial

Metodologias de gestão empresarial são técnicas e ferramentas que orientam a gestão no dia a dia. Contribuem significativamente para a boa administração da empresa. Se você busca atingir resultados expressivos em seu ramo de atuação, é uma boa ideia apostar em uma metodologia de gerencia. Confira as principais metodologias:

OKR

Objectives and Key Results (OKR) em tradução livre para o Português Objetivos e Resultados-Chave. Definem e monitoram para chegar ao objetivo estabelecido. É necessários que eles sejam específicos. Além de ter um limite de tempo delimitado. Devem ser realistas e mensuráveis.

O objetivo é aquilo que deve ser atingido pela empresa. O objetivo precisa ser concreto e seguido por ações, dessa forma evita conflitos na organização.

PDCA

A sigla PDCA significa PlanDoCheck e Act , em tradução livre: Planeje, Faça, Verifique e Aja.

O PDCA tem como um de seus objetivos, fazer com que os processos de uma empresa sejam acelerados. Além disso, devem ser otimizados e aperfeiçoados. Uma vez que os problemas de gestão empresarial passam a ser notados mais facilmente. Bem como os fatores que causam e possíveis soluções.

Scrum

 Essa metodologia para gestão empresarial é muito ágil. Conta com uma estrutura simplificada que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerarem valor através de soluções. Adaptada para problemas mais complexos e amplos.

Dessa forma, em suma, o Scrum auxilia as equipes a trabalharem em conjunto. E através disso, prenderem com suas experiências. Esse aprendizado acontece enquanto as equipes resolvem problemas e refletem em suas conquistas e derrotas. E então. Torna-se possível melhorarem e buscarem a excelência continuamente. E esses processos melhoram a gestão empresarial.

Uma visita ao passado da gestão empresarial

A gestão empresarial não tem uma origem precisa. Mas foi adotada por várias etnias em períodos de tempo e espaços diferentes. Sem dúvidas, a gestão contribuiu muito — e continua contribuindo — para o desenvolvimento das sociedades. A seguir, conheça um pouco das práticas de gestão empresarial em outros períodos da história:

Gestão empresarial nos tempos mais antigos

Como visto, as práticas de gestão empresarial já eram adotadas muito antes da pós-modernidade. Há evidências de os comerciantes sumérios e os construtores das pirâmides do Antigo Egito usavam de práticas similares a gestão.

É inegável que inúmeras inovações agregaram ferramentas para gestão empresarial. incluindo planejamento e o controle. Bem como os sistema numérico hindu-arábico terem se popularizado desde o século V. Em conjunto a codificação do Método das Partidas Dobradas (ou Método Veneziano, 1494).

Pós-revolução industrial e gestão empresarial

A Revolução Industrial modificou o trabalho e as condições do ambiente. Dessa forma, também mudou as necessidades de gestão.

Economistas do período direcionaram seus estudos para os recursos. Tendo com o objetivo otimizar e resolver problemas relacionados com os processos produtivos. Bem como resolver problemas de precificação. Os grandes destaques desse período são Adam Smith e Stuart Mill

Gestão empresarial durante o século XX

Seguindo as necessidades e mudanças promovidas pela Revolução Industrial. Cresceu a necessidade de ter gestores qualificados. Desse modo, como consequência, houve o crescimento dos departamentos de pessoal e recursos humanos. A fim de melhorar os processos de gestão empresarial.

Além disso, alguns nomes da gestão empresarial a nível global, também se destacaram. Tais como Frederick Winslow Taylor, Max Weber, Peter Drucker e Vicente Falconi.

Gestão empresarial na atualidade

Todo esse histórico contribuiu para conhecermos a gestão como ela é hoje. O cenário atual da gestão é elaborado e adaptado para o mundo VUCA. Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Esse termo faz referência ao mundo no cenário pós-Guerra Fria. Ademais, apesar de não ter relação direta com o mundo empreendedor. Questões sociais, econômicas e políticas impactam indiretamente no setor empresarial.

Aplicação de tecnologias para gestão empresarial

Assim como os demais aspectos da sociedade e ramos empresariais. A gestão empresarial também se relaciona com a tecnologia.

Um bom exemplo de tecnologia aplicada à gestão empresarial é o uso de ERPs. Eles centralizam todas as informações em uma plataforma. Portanto, reduz as chances de ter alguma perda de informação. Além disso, o fato de tudo poder ser acessado de qualquer lugar. Isso acontece quando os sistemas e bancos de dados ficam armazenados em nuvem.

tecnologia aplicada a gestão
Utilização de ERPs

Administração e gestão empresarial são a mesma coisa?

Administração e gestão são conceitos com muita conexão entre si. Porém, não são a mesma coisa.

O conceito de administração tem relação com elaborar o planejamento. Bem com: fazer o controle e dirigir os recursos humanos, materiais e capital. Em suma, administrar aborda mais a técnica, focando no processo administração. Dessa forma, administração é uma prática racional e lógica. Tendo como objetivo alcançar as metas e cumprir com os propósitos da companhia.

Sob outra perspectiva, gestão empresarial é um conjunto de atividades. Têm como objetivo incentivar a participação. E então, a partir do incentivo à participação, estimular a autonomia. Bem como, senso de responsabilidade dos colaboradores. A questão de gerência é o principal foco da gestão. O processo de gestão tem direção para o lado político-administrativo.

Então, é possível dizer que esse processo de gestão empresarial traz características mais humana. Dessa forma, é mais intuitiva do que a administração.

Gestão estratégica e planejamento estratégico são a mesma coisa?

Embora a aplicação dessas palavras seja, muitas vezes, usadas em contextos semelhantes. Gestão e planejamento não são a mesma coisa.

O método usado enquanto acontece a formação da equipe de direção de uma organização é referente ao planejamento estratégico. A definição dos valores, da missão e a visão da empresa. São exemplos do planejamento estratégico.

Por outro lado, gestão estratégica se trata do caminho percorrido para atingir essa direção. Contempla desde a e etapa de planejamento até a execução. É um planos de ação. Portando, é levado em consideração os projetos e ciclo de vida do plano estratégico. Sendo assim, a gestão estratégica é fundamental para alcançar às prioridade de longo prazo do empreendimento. Projetando as ações para garantir que os objetivos futuros sejam atendidos.

Autoridades quando se trata de gestão empresarial

Assim como outras áreas do conhecimento e profissionais. O ramo de gestão tem seus estudiosos elementais. Aqui estão alguns grandes destaques do estudo da gestão:

 Adam Smith 

Em seu livro mais famoso “A grandeza das nações”. Apesar de ser um grande destaque literário da economia. A obra tem as bases da divisão do trabalho e do valor conferido a ele.

Peter M. Senge

“A quinta disciplina” é um livro considerado principal por muitos estudiosos. O livro apresenta a ideia“ da organização que aprende”. Um conceito que inovou os anos 90 e até hoje é aplicado. Para o escritor estadunidense, o crescimento dos negócios tem mais relação com a capacidade de aprendizado da equipe. Mais do que com a estrutura física e tecnológica.

Jim Collins

Em sua obra “Empresas feitas para vencer”, o autor demonstra os fundamentos atemporais do processo de transição de uma pequena empresa para a grande uma organização. Esse livro foi elaborado a partir de uma pesquisa com companhias estadunidenses. Além disso, a obra também conta com a apresentação dos fatores que criam organizações de longa duração. De qualquer segmento econômico. Para assim, guiar o sucesso da gestão empresarial.

Gestores de sucesso

Esses gestores conseguiram transformar suas ideias em empreendimentos funcionais de sucesso. Eles têm uma característica em comum: criaram projetos que foram ao encontro das necessidades do seu público-alvo. Além disso, usaram de boas técnicas para fazer a gestão empresarial de suas ideias. Conforme a conciliação das necessidades internas com necessidades do mercado. Contornando crises econômicas e se consolidando no mercado. Conheça alguns gestores de sucesso:

Jeff Bezos: O grande expoente da gestão empresarial

Seria muito difícil falar sobre gestores de sucesso sem mencionar Jeff Bezos. Ele é  fundador da Amazon. A fundação da Amazon aconteceu em uma época em que o e-commerce nem a internet eram tão populares. Jeff elenca duas características que fazem a diferença no sucesso de um empreendimento: Qualidade no atendimento aos clientes e qualidade dos produtos e serviços.

Jeff investiu em tecnologia muito antes de ser falado sobre a importância das empresas se modernizarem. Ele inovou em um ramo inexplorado. Desse modo, foi pioneiro e se consolidou no mercado digital. Jeff Bezos é um grande exemplo de gestão empresarial bem-sucedida.

jeff bezos
Jeff Bezos

Reed Hastings

Reed Hastings é CEO da Netflix. Netflix é uma empresa revolucionária que mudou a forma com que as pessoas se relacionam com o audiovisual. Além disso, também, tornou a sétima arte mais acessível para muitas pessoas. Anteriormente, essas pessoas eram afastadas desse tipo de cultura. Hastings segue e elenca alguns princípios como chaves para fazer uma boa gestão empresarial:

  • Tome poucas decisões. Mas as decisões que tomar devem ser baseadas em dados concretos;
  • Estimule uma cultura participativa nos escritórios. Faça incentivo a equipe para compartilhar ideias;
  • Promova o debate entre os colaboradores.

Howard Shultz

Howard Shultz é o antigo CEO da franquia de cafés Starbucks. Ele veio de um lar humilde. Sua oportunidade para mudar de vida foi através de uma bolsa concedida em uma universidade estadunidense. Uma bolsa para atleta. Schultz trabalhava com vendas até ser gestor da grande Starbucks.

Ele causou uma revolução na industrial. Impactou o consumo de café ao ponto de os clientes não se importem de pagar cerca de 3 dólares por um café por um Café Latte. Convertendo para real R$9,90. O seu sucesso teve como base alguns princípios da gestão empresarial, por exemplo

  • Fazer perguntas aos clientes;
  • Conhecer os seus consumidores, mas também os funcionário;
  • Buscar por formas de ser inovador. A Starbucks foi uma das primeiras empresas a oferecer wi-fi aos clientes suas lojas).

Qual a importância da gestão empresarial

Então, agora você conhece as principais informações sobre gestão empresarial. Está na hora de saber a grande importância da gestão na sua empresa.

Dessa forma, a gestão empresarial é essencial para o bom funcionamento da empresa. Na ausência da gestão, fazer o controle de diversas áreas da empresa se torna muito mais difícil. Além de ser trabalhoso.

Ademais, a gestão empresarial facilita o controle. Isso faz com que a empresa não fique para trás no mercado. Dessa forma, as empresas concorrentes não levam vantagem por questões de gestão.

Então, é importante buscar sempre manter controle da administração geral da sua empresa. Tendo o controle administrativo. Irá apenas auxiliar na captação de dados e ter uma noção mais ampliada de como fazer a análise.

Como a sua gestão empresarial tem sido feita: Manualmente de uma forma burocrática, que tolera atrasos e erros durante os procedimentos ou através de ferramentas de gestão, softwares. Usando de metodologias ágeis?

As ferramentas de gestão transformam o trabalho mais produtivo. E com isso, traz mais propósito para todos os envolvidos. Além disso, torna possível fazer uma análise dos processos de gestão empresarial.

Fazer a gestão empresarial através de um software de gestão é essencial para ser mais competitivo no mercado. E além de apenas ser competitivo, levar vantagem em relação aos concorrentes bem como cativar mais clientes.

Não fique no século passado, modernize sua gestão empresarial.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem ser feitos, e outras inúmeras dúvidas. E para isso,...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!