Planilha de Contas a Pagar e Receber

Clique aqui para baixar nossa Planilha de Contas a Pagar e Receber.

A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos investimentos, a partir das contas a receber em determinado período.

Não possuir esse controle, pode fazer com que a sua empresa perca os prazos de pagamento. Isso acaba levando a situações de endividamento e gerando multas e juros decorrentes desse atraso.

 

Além disso, sem um controle das contas a serem recebidas, sua empresa fica sujeita a casos de inadimplência dos clientes. Já que não há uma devida atenção aos prazos de recebimento.

Afinal, qual a importância do controle financeiro para a sua empresa?

A falta de controle financeiro é uma das principais causas de mortalidade das empresas.

Por estarem em estágio inicial e possuírem pouca experiência, muitos empresários não possuem um controle financeiro de seus empreendimentos. E somente vão se dar conta da gravidade da situação quando praticamente não possuem dinheiro em caixa. Ou então quando entram em graves situações de endividamento, se vendo obrigados a encerrar as atividades de suas empresas.

A falta de cuidado no controle financeiro pode gerar dívidas. Além de dificultar aos empresários a identificação dos fatores que levaram a esse problema.

A partir da segmentação de todas as contas na planilha de contas a pagar e receber, a origem das dívidas podem ser visualizadas com mais facilidade.

Se você possui uma micro ou pequena empresa e não tem uma grande variedade de finanças, você necessita de um controle financeiro mais simplificado. Uma planilha de contas a pagar e receber pode ser uma ótima ferramenta. Sendo assim, útil para gerenciar as suas movimentações de entrada e saída, de uma forma bastante fácil.

Comparando com o registro manual de receitas e despesas, a planilha de contas a pagar e receber traz uma segurança maior neste processo. Além de uma economia de tempo para você e sua equipe de funcionários.

Com a planilha, a chance de equívocos ou esquecimento de alguns dados é muito menor. *Assim como também é bastante reduzida a chance de perda de dados. Isso porque ela pode ser salva em diferentes locais.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Como funciona a planilha de contas a pagar e receber?

Por menores que sejam os valores das suas contas, elas devem ser devidamente registradas em sua planilha. Isso para evitar o esquecimento de algum pagamento, por exemplo. E também para gerenciar os prazos dos recebimentos por parte dos clientes ou parceiros.

Com a planilha de contas a pagar e receber, você identifica a origem de todos os seus gastos e receitas. O que torna o controle financeiro mais fácil é possuir uma visão aprofundada dos fatores que representam os maiores gastos. E de onde vem a maior parte de seus recebimentos.

A planilha de contas a pagar e receber possui ferramentas simples para o seu gerenciamento financeiro, seja empresarial ou pessoal.

Como utilizar

Portanto, o primeiro passo é fazer o registro de absolutamente todas as contas projetadas por sua empresa. Em seguida controlar os prazos e atualizar a situação de cada uma delas. Para concluir quando forem devidamente pagas ou recebidas.

Isso evita confusões e mantém os seus compromissos sempre atualizados.

Além de registrar as movimentações de entrada e saída da sua empresa, é importante fazer este processo de uma forma contínua. Podendo ser diariamente ou quinzenalmente, dependendo do seu fluxo de clientes.  

Na planilha você pode manter as suas finanças sempre controladas e os seus gastos fiscalizados. No caso do controle das contas a pagar de sua empresa, existem alguns gastos que costumam seguir um padrão durante todos os meses. Como no caso dos salários com funcionários e pagamento de impostos, por exemplo.

Por outro lado, existem gastos que podem variar de acordo com a necessidade da empresa. Como gastos com fornecedores e outros investimentos.

Da mesma forma ocorre com as contas a receber. Elas podem vir de empresas parceiras de uma forma mensal. Ou podem variar de acordo com o volume de vendas de um mês para o outro.

Com a planilha de contas a pagar e receber, todas essas movimentações podem ser organizadas de uma forma segmentada. Entre as contas fixas e variáveis.

Além do simples gerenciamento de todas as contas da sua empresa, a partir do registro de suas receitas e despesas, a planilha calcula de uma forma automatizada a diferença entre todos esses valores, indicando se o seu fluxo de caixa está positivo ou negativo.

Esse cálculo é realizado em relação as contas que já foram devidamente concluídas. Mas também em relação as contas projetadas, que ainda estão para serem pagas ou recebidas.

Vantagens da planilha de contas a pagar e receber

  • Proporciona uma visão clara e abrangente das contas. Das que já foram pagas e das que ainda estão pendentes, assim como no caso das contas a receber;
  • Facilidade de organização de todas as suas contas a pagar e receber. De acordo com seus respectivos clientes, fornecedores e datas de vencimento;
  • Permite identificar com mais clareza a necessidade de capital da empresa. Isso para lidar com as despesas futuras e evitar com que a sua empresa perca os prazos de pagamento. O que levaria a multas e juros. Além de possibilitar um maior controle da inadimplência de seus clientes;

Portanto, a partir da planilha de contas a pagar e receber, é possível gerenciar todos os pagamento da sua empresa. E assim organiza-los de acordo com as suas diferentes origens. Assim otimizando o seu controle financeiro e otimizando seu tempo e de seus funcionários nas questões operacionais do negócio.

Quando migrar para um software de gestão empresarial?

Se a sua empresa está em fase de crescimento, e você percebe que a planilha não da mais conta de armazenar todas as suas finanças, talvez seja o momento de adotar um software informatizado de gestão empresarial, que proporciona um controle financeiro mais detalhado para a sua empresa.

Além do gerenciamento das contas a pagar e receber  de sua empresa, um sistema de gestão empresarial permite a geração de diversos relatórios gerenciais a respeito dos mais variados indicadores financeiros do negócio, como fluxo de caixa, DRE, ABC de vendas por produtos e por clientes. Também permitindo um controle de estoque automatizado, dentre muitas outras funcionalidades. 

O eGestor é um sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online, e pode ser testado gratuitamente durante 15 dias!

Então, gostou do texto? Como você controla as contas a pagar e receber da sua empresa atualmente? Deixe um comentário!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br