Para fazer essa contagem e esse gerenciamento, uma ferramenta muito usada é a planilha de custo médio, que oferece o preço de cada produto de acordo com o valor investido inicialmente. Se você não sabe como funciona e nem para que serve essa planilha, veja agora por que ela é fundamental para o seu negócio.
O que é custo médio
O custo médio é uma metodologia utilizada no gerenciamento de estoque de uma empresa. Através desse cálculo é possível ter informações mais claras e precisas acerca de quanto dinheiro a empresa tem parado no seu estoque, em forma de produtos.
O custo médio, que também é chamado de preço médio ponderado, é importante para que o gestor esteja realmente por dentro de tudo que acontece com as entradas e saídas da sua empresa e, principalmente, como anda a gestão de estoque.
Assim como o custo médio, existem outras maneiras de fazer essa contagem financeira do estoque. Podemos citar o PEPS (Primeiro a entrar é o primeiro a sair) e o UEPS (Último a entrar é o primeiro a sair).
Contudo, o custo médio é o método mais utilizado porque também é o mais simples, fácil de usar e eficiente naquilo que se propõe a fazer. E, também, é possível calculá-lo em uma planilha de custo médio.
Como calcular o custo médio
Existe uma fórmula bem simples para que o gestor chegue até o valor do custo médio do seu produto. Basta dividir o valor total do estoque pelo número de produtos armazenados. Assim, temos:
CM = Valor do estoque / quantidade de produtos
Ou seja, para chegar até o custo médio do seu estoque é preciso pegar todo o valor que você investiu na compra dos produtos que estão estocados e dividir pela quantidade de itens armazenados.
Vamos fazer uma simulação:
Supondo que no começo do mês você comprou 50 produtos por um valor total de R$200,00. Alguns dias depois, comprou mais 100 itens, agora por R$ 500,00. Para encontrar o seu custo médio, basta somar todo o seu investimento (R$200,00 + R$ 500,00), que é igual a R$700,00 e dividir esse valor pelo total de itens adquiridos (50+100), que é 150.
CM = R$700,00 / 150
CM = R$ 4,66
O resultado é o valor de custo de cada produto que está guardado no seu estoque.
Planilha de Custo Médio
O cálculo para chegar ao custo médio de um produto é relativamente simples. Entretanto, quando se precisa realizar o cálculo para todos os produtos no estoque, calcular manualmente pode não ser a melhor opção. Nesse caso, o indicado é que se utilize uma planilha de custo médio.
Planilha de Custo Médio do eGestor
Para utilizar a planilha de custo médio do eGestor será necessário saber a quantidade de produto no estoque e o seu valor unitário. Ainda, é preciso fazer o controle de saída, e para isso, serão utilizados os valores de quantidade de produtos vendidos e os seus respectivos valores.
A planilha do eGestor conta com a abas respectivas para entradas e saídas. Mas, também conta com a aba de planilha de custo médio, com os valores totais do mesmo.
Custo médio no controle de estoque
Sabemos que estoque significa dinheiro parado. Isso não sinaliza algo negativo, obviamente, desde que a empresa tenha um bom capital de giro para continuar investindo. E, contando também, que saiba a situação atual do setor de armazenagem.
Entretanto, temos problemas quando o estoque funciona como um setor para guardar produtos, sem um controle e boa gestão. Assim, é muito provável que a empresa esteja, de fato, perdendo dinheiro ao invés de ganhar.
O custo médio é uma estratégia que ajuda o gestor a ter um domínio maior sobre tudo que ele adquire para o funcionamento e desempenho da empresa. Tendo esse controle, é possível avaliar o valor total investido, o preço real de cada produto e a possibilidade de fazer promoções, garantindo um bom lucro.
Ter esse gerenciamento positivo do estoque é fundamental. Afinal, sem ele, é possível que muitos dos produtos que estão ali, guardados, se percam com o passar do tempo. É algo muito comum quando os itens possuem prazo de validade, por exemplo. Além disso, quando o gestor sabe exatamente o que tem armazenado e o valor de cada peça, ele evita erros.
O cálculo do custo médio auxilia o gestor na tomada prática de decisões, oferecendo um leque de oportunidades, de acordo com o que existe disponível no estoque. Isso, levando em conta a vida útil do produto, o custo de aquisição, a rotatividade dos itens e a saúde financeira da empresa, claro.
Benefícios de uma planilha de custo médio
A planilha de custo médio é a ferramenta ideal para fazer o tão necessário gerenciamento financeiro do estoque da empresa. Com a planilha, que é uma ferramenta extremamente simples e fácil de utilizar, esse monitoramento acontece de forma prática, rápida e com menor risco de erros. Veja outras vantagens:
A planilha é usada diretamente no computador, com fórmulas e dados pré-elaborados, facilitando a aplicação das fórmulas necessárias ao processo.
Não precisa usar papel e caneta para fazer contas, o que reduz de forma significativa o surgimento de erros cruciais e comuns em qualquer monitoramento.
A planilha de custo médio facilita a tomada de decisões de forma estratégica, já que o gestor sabe de forma exata o valor de cada peça que tem no estoque e pode usar essa informação para modificar a precificação, oferecer descontos e muito mais.
O cálculo do custo médio orienta o gestor também na aquisição de novos produtos, seja buscando novos fornecedores, fazendo reposição do que mais vende e reduzindo a compra do que sai pouco.
Outra vantagem da planilha de custo médio é um índice menor de perda de produtos, principalmente aqueles que possuem vida útil determinada pelo tempo ou pelas condições de armazenamento.
Conclusão
Como vimos, a planilha de custo médio é uma ferramenta necessária para a gestão financeira do estoque, mas precisa ser usada de forma estratégica, com foco em redução de perdas, compreensão real de valores investidos e mudanças de decisões, conforme a avaliação de resultados.
A planilha é um método simples, muito fácil de usar e com resultados que, de fato, interferem na saúde financeira da empresa trazendo benefícios como domínio e melhor gerenciamento de produtos e diminuição de riscos. Se você entende que ter um estoque parado também quer dizer dinheiro que não circula, você sabe o quanto é importante manter esse setor sempre muito bem monitorado e trazendo bons resultados.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
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