Planilha de Precificação
Para abrir um novo negócio você deve entender que o preço de venda de um produto é muito mais que somar os custos e o lucro que você busca. Para definir o preço que o produto será vendido, é preciso levar em conta todo o mercado, o que os concorrentes estão fazendo, e ter certeza que o valor decidido consegue manter o negócio funcionando e trazendo lucro.
Por isso, usar uma planilha de precificação de produtos pode ser uma ótima solução para definir o melhor preço. Ela ajuda a ver os custos que a empresa tem, os custos de produção, a margem de contribuição que pode ser estabelecida e, principalmente, levar em conta os valores pagos de impostos.
Fazendo o cálculo certo de precificação do seu produto, é possível ter uma visão mais clara dos valores que a empresa tem de lucro, que podem se tornar investimentos, ou até, traçar um novo caminho, em caso de prejuízo.
O que é uma planilha de precificação?
Uma planilha de precificação é uma ferramenta que ajuda a definir o preço de venda de produtos em um negócio.
Até mesmo empreendedores experientes podem encontrar dificuldades em definir o preço correto, fazendo com que a planilha seja uma ferramenta extremamente útil. Isso acontece porque a definição do preço de venda precisa levar em conta diversos aspectos, e não apenas copiar o preço do concorrente, prática que acaba sendo bastante comum.
A precificação é um processo que afeta diversas frentes do seu negócio, como faturamento, lucro e ticket médio.
Como calcular a precificação
O cálculo que deve ser feito para precificar um produto é:
Preço de venda = Valor do produto (incluindo custos da empresa) + Lucro desejado
O valor a ser cobrado por um produto ou serviço depende de diversos fatores. Ele não pode ser definido ao acaso ou baseado apenas em suposições. Mas existe uma notícia boa: as informações para chegar no preço de venda podem ser medidas, calculadas e controladas. Os principais passos para calcular o preço de venda são:
Calcule e inclua os custos
Para começar a calcular os valores na planilha de precificação, deve-se ter os valores relacionados à produção e comercialização do produto ou do serviço. Esses valores são:
- Custo bruto unitário: O custo bruto unitário é o que um produto ou serviço custa para a empresa no total, levando em consideração:
- Custo de aquisição ou produção de produtos, quanto custa para comprar ou produzir um produto, seja de frete ou de energia elétrica;
- Despesas administrativas, como depreciação, remuneração de pessoal administrativo;
- Salários e comissões, principalmente comissões variáveis de vendedores;
- Custo de canais de marketing, que entram no cálculo de custo de aquisição do cliente;
- Custo de plataformas e serviços.
Os custos são os principais componentes da precificação de um produto. Devido a isso, é necessário que sejam incluídos com detalhes todos os gastos com a fabricação e comercialização que a empresa tem.
Definindo a margem de lucro
O valor de venda de um produto precisa pagar tanto o produto ou serviço, quanto a operação da empresa. Mas, mais do que isso, precisa gerar lucro. Esse lucro deve ser especificado no cálculo de precificação, em conjunto com o que se paga pelo produto ou serviço
Essa margem de lucro deve levar em consideração principalmente a realidade de mercado que o negócio está inserido. Dessa forma, a margem de lucro não deve ser muito baixa a ponto de comprometer a saúde financeira do negócio e a sustentabilidade do empreendimento, e nem tão alta que o preço final acabe afastando os clientes.
Preço do concorrente
Analisar o preço do mercado não se limita somente aos concorrentes mais populares, mas também aos da mesma região. Além disso, também é possível investigar os preços de lojas estrangeiras que atendem ao país. Em essência, é preciso se colocar no lugar dos seus clientes.
Além disso, é válido verificar os valores de transporte que os concorrentes cobram para estabelecer critérios próprios de cobrança. Mesmo que preços mais baixos possam atrair os clientes, custos de transporte excessivos podem levá-los a buscar alternativas em outros lugares.
Uma estratégia útil é adicionar alguns produtos ao carrinho e avaliar os custos de envio combinados. Isso fornecerá uma indicação precisa de quanto será necessário cobrar pelo frete para se manter competitivo.
Esse procedimento também pode auxiliar na determinação de como ponderar seus custos, especialmente se estiver considerando a implementação de frete grátis para o país ou descontos em pedidos acima de um determinado valor.
Por fim, explorar a seção de políticas dos concorrentes pode revelar as transportadoras que eles utilizam, o que é um ponto de partida valioso para compreender como eles conseguem manter os custos de envio em níveis competitivos.
Além dessas considerações, existem outras etapas importantes na definição de preços para seus produtos. No entanto, gerenciar todas essas etapas de forma eficiente só é possível se você estiver organizado em todos os aspectos, inclusive, na elaboração e manutenção de uma planilha de precificação. Para isso, essa planilha de precificação é um instrumento essencial quando se trata de organização sustentável do seu negócio.
Para que serve uma planilha de precificação
Uma planilha de precificação serve para determinar o preço de venda de produtos ou de serviços. Ela permite que os gestores selecionem e analisem os dados mais importantes, como custos de produção, mão de obra, e despesas indiretas. Com essa base de dados, é possível aplicar diferentes modelos de precificação, como mark-up ou margem de contribuição, para chegar a um preço que não apenas cubra todos os custos, mas também alcance a margem de lucro desejada.
A definição de processos de precificação pode envolver etapas complexas, principalmente quando uma empresa varejista trabalha com uma grande quantidade de produtos. Por isso, uma planilha pode ser uma ferramenta útil para a simplificação e organização dessa tarefa.
Além disso, a planilha de precificação oferece flexibilidade para simular cenários variados, ajustando-se a mudanças de mercado ou estratégias promocionais. Isso permite que as empresas se mantenham competitivas, ajustando seus preços de venda em resposta a fatores externos como ações de concorrentes ou mudanças na demanda.
Precificação por regime tributário
Na planilha de precificação eGestor, você vai encontrar abas diferentes para realizar a precificação segundo cada tipo de regime tributário, seja o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Simples Nacional
O processo de precificação segundo o Simples Nacional, que é um regime tributário brasileiro simplificado para micro e pequenas empresas, considera tanto os custos associados à produção ou aquisição de bens e serviços quanto os impostos que incidem sobre a empresa.
- Custo bruto: calculam-se todos os custos diretos e indiretos envolvidos na oferta do produto ou serviço e atribui-se unitariamente esses custos.
- Margem de contribuição: A margem de contribuição é o valor que sobra das receitas operacionais de uma empresa após a dedução das despesas variáveis. Mesmo sendo o saldo restante, esse número é o principal do negócio, porque é o lucro. Esse saldo é crucial, pois serve para cobrir os custos e despesas fixos do negócio.
- Alíquota do Simples Nacional: a alíquota do Simples Nacional é fixa para todos os optantes desse regime, por isso basta inserir essa informação na planilha. Caso não saiba, é possível ter a informação com o contador da empresa.
Lucro presumido
O lucro presumido é um regime tributário no Brasil que presume uma margem de lucro para calcular impostos.
O processo de precificação para empresas possui suas próprias particularidades, visto que essa deve incluir as alíquotas do lucro presumido na precificação. A empresa deve considerar a margem, e custos de produção ao definir preços, além de fatores externos como concorrência e demanda do mercado. A precificação deve equilibrar a carga tributária e a rentabilidade.
Além disso, é essencial manter controle financeiro e planejamento tributário adequado.
- Custo bruto total: valor de compra encontrado na nota fiscal, ou o valor total gasto na produção. No custo bruto constam valores como: substituições tributárias, frete, seguros e todas as outras despesas de compra envolvidas.
- Margem de contribuição: é quanto resta das receitas operacionais da empresa, depois de pagas as despesas variáveis, para cobrir os custos e despesas fixas da empresa.
- Alíquota do PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL: a empresa precisa incluir no cálculo da precificação do lucro presumido todas as alíquotas de impostos. Caso não saiba, é possível ter a informação com o contador da empresa.
Lucro Real
Apesar de o lucro real, por definição, ser o regime tributário mais complexo, é possível realizar o cálculo da precificação de uma forma rápida e simples através da planilha de precificação do eGestor.
Basta inserir os seguintes dados
- Custo bruto total: nesse local deve ser inserido o valor que se encontra na nota fiscal de compra da mercadoria. No caso de indústria, é o valor da produção unitária. Nele constam eventuais substituições tributárias, fretes, e despesas de compra.
- Margem de contribuição: a porcentagem a ser preenchida na margem de contribuição é a proporção da margem de contribuição em relação a receita total. Para encontrar essa porcentagem, faça a divisão do valor da margem de contribuição pela receita total e multiplique por 100.
- Alíquota do PIS, COFINS e ICMS: caso tenha dúvida com respeito às alíquotas do lucro real, consulte o seu contador. Caso não saiba, é possível ter a informação com o contador da empresa.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!
0 comentários