PLANILHA DE
Análise SWOT
O que é a análise SWOT
A análise SWOT (ou matriz SWOT) é uma ferramenta que identifica fraquezas, forças, oportunidades e ameaças de uma empresa ou de um projeto. Assim, a ferramenta serve para entender os principais pontos antes de começar um projeto.
O objetivo da análise SWOT é avaliar uma situação, considerando o ambiente interno e o ambiente externo. O ambiente interno considera as forças e as fraquezas, já o externo considera as ameaças e oportunidades.
Em alguns pontos, a análise SWOT se parece com uma lista de pontos negativos e positivos. Mas ela é mais do que isso, uma vez que mostra outras variações importantes. Dessa forma, é possível avaliar toda a situação e ter certeza das condições, se favoráveis ou arriscadas.
A análise SWOT pode ser utilizada tanto para uma empresa como de forma pessoal, mesmo que tenha objetivos diferentes.
As etapas da análise SWOT
SWOT é uma sigla, nela cada letra corresponde a um ponto a ser avaliado. São eles:
- S – Strengths (Forças)
- W – Weaknesses (Fraquezas)
- O – Opportunities (Oportunidades)
- T – Threats (Ameaças)
Com a tradução de cada palavra para o português, a análise recebeu outro nome por aqui: FOFA (Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças)
As quatro etapas da análise SWOT são analisadas sob perspectivas diferentes. As forças e as fraquezas se relacionam com o ambiente interno do negócio. Enquanto isso, as oportunidades e as ameaças têm a ver com o ambiente externo.
Ambiente interno
Quando falamos em ambiente interno estamos nos referindo ao que já é do negócio. São as características da empresa ou do projeto, dependendo do que está sendo avaliado. Ou seja, são os pontos fracos e fortes.
O ambiente interno é a única parte que pode ter alterações, diferente do ambiente externo. Então, se você tem um certo domínio sobre as forças e fraquezas, é possível mudar.
Forças
Aqui podemos listar o diferencial da empresa, o que se destaca e é responsável por atrair e manter seus clientes. Podemos citar a localização, a experiência e autoridade, a cartela fixa de clientes, o trabalho de marketing, entre outros.
Fraquezas
As fraquezas são as fragilidades da empresa e que devem ter uma atenção especial para não comprometer a evolução do negócio. Podemos listar os custos expressivos, as despesas com transporte e o salário alto de determinados colaboradores, por exemplo.
Ambiente externo
O ambiente externo é tudo que está ao redor do projeto. Ou seja, são os pontos sobre os quais não é possível exercer nenhuma ação. É o que não pode ser mudado, como fenômenos naturais, situação política e econômica e hábitos de consumo, por exemplo.
Oportunidades
As oportunidades são encaradas aqui como chances que podem ser aproveitadas pelo seu negócio. São exemplos a mudança nos hábitos de consumo, melhora do poder de compra e um evento favorável ao seu nicho, por exemplo.
Ameaças
As ameaças também estão relacionadas com o ambiente externo ao seu negócio e, ao invés de oportunidades, podem ser prejudiciais para a empresa.
Como fazer a análise SWOT com planilha
A análise SWOT pode ser feita com uma caneta e uma folha de papel. Mas, é claro que uma ferramenta digital é muito mais prática e fácil de utilizar, além de ter resultados mais rápidos.
Por isso, você pode optar pela planilha de análise SWOT. Ela vem com todos os campos disponíveis para o preenchimento de informações de acordo com as características do seu negócio.
A planilha traz todas as quatro etapas necessárias da análise e oferece um resultado de acordo com as informações inseridas. Esse resultado é o que vai ajudar na tomada de decisões.
Como aplicar no seu negócio
A análise SWOT pode ser utilizada pela empresa quando ela está elaborando e executando o seu planejamento estratégico. Ou seja, no momento em que ela está definindo os próximos passos da organização, ajudando o gestor em várias ações.
Tomada de decisões
A matriz SWOT permite que se tenha um maior domínio sobre a empresa. Com isso, se pode tomar decisões de forma assertiva e com menos riscos, garantindo mais segurança a cada plano executado. Assim, o gestor consegue tomar decisões com coerência e consciência dos resultados que vai alcançar.
Expansão do negócio
Imagine que você queria abrir uma filial mas tem dúvida em relação ao sucesso desta empreitada. O que é possível fazer? Com a planilha de análise SWOT, você pode identificar e visualizar todos os pontos com clareza, facilitando o processo.
A planilha de análise SWOT pode ajudar a descobrir novas opções de investimento ao analisar as oportunidades no mercado. Assim, se consegue aumentar o mercado consumidor do seu produto e fortalecer a sua marca.
Prioridade de ações
Diante de tantas mudanças necessárias na empresa, como saber o que deve ser priorizado? A planilha de análise SWOT ajuda o gestor a determinar os próximos passos com base nas necessidades reais da empresa no momento.
Além disso, a planilha de análise SWOT oferece muitas outras vantagens, como:
- Análise segura de resultados;
- Realização de parcerias para amenizar os pontos fracos e destacar os fortes;
- Proatividade e antecipação às possíveis alterações do mercado, que podem ser benéficas ou não;
- Melhora daquilo que é oferecido para o cliente, a partir das falhas identificadas na análise;
- Surgimento de ideias que podem ser definitivas na expansão e valorização do negócio;
Considerações finais
A análise SWOT é uma ferramenta para agilizar e viabilizar projetos, sejam eles pessoais ou empresariais. Ela traz a possibilidade de ver cada etapa com precisão, segurança e domínio sobre o que é válido.
Então, a planilha de análise SWOT é uma ferramenta que facilita esse processo. Com ela, é possível decidir se vale a pena ou não começar um projeto.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
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