fbpx

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Escrito em: 01/03/21

Download Grátis

O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o momento certo de buscar novos produtos com seus fornecedores ou de realizar uma promoção.

controle de estoque de uma empresa deve ser planejado de uma forma estratégica e integrada com outros setores. Portanto, isso pode causar uma grande otimização dos recursos da sua empresa. E é fazendo esse processo de forma correta, com uma planilha ou com um sistema, que é possível reduzir a quantidade de gastos por produtos em excesso no estoque.

Mantendo a quantidade de estoque equilibrada é possível direcionar os gastos da empresa para outras áreas, e, dessa forma, fazer um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. Assim, com uma planilha de controle de estoque, pode-se ter uma noção de quais produtos possuem maior demanda no mercado e quais deles não possuem a procura esperada.

O que é controle de estoque

Controlar o estoque nada mais é do que analisar a quantidade de produtos comercializados pela empresa de forma que o negócio possa fluir corretamente, evitando prejuízos.

Por exemplo, a movimentação de produtos é muito grande em uma loja de comércio. Nela, são vendidas mercadorias e solicitadas compras com fornecedores para complementar o estoque. Assim, em meio a essa constante movimentação, fica difícil saber a quantidade exata de produtos disponíveis para serem comercializados pela empresa.

E é exatamente essa a função da gestão de estoque, que deve ser feito preferencialmente de uma forma diária. Sendo assim, este processo é facilitado e se torna rotina por parte da empresa, que se mantém sempre organizada e atualizada sobre o seu estoque.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Motivos para usar a Planilha de Controle de Estoque Excel

A partir dessa análise de seus produtos você pode identificar certo padrão de consumo de seus clientes. Isso pode ajudar na elaboração de novas estratégias para aumentar as vendas e melhorar o controle do fluxo de caixa.

Uma planilha de controle de estoque Excel é totalmente adequada para a sua micro e pequena empresa, além de ser totalmente grátis e fácil de fazer.

Empresas que possuem uma equipe pequena, e que não necessitam de um controle mais avançado podem se adaptar muito bem a este método para controlar produtos. Este recurso torna possível gerenciar todas as entradas e saídas dos produtos de seu estoque, visto que tudo isso é feito de uma forma bastante simplificada.

Portanto, com este modelo você pode ter um melhor controle de todos os produtos disponíveis em seu estoque gratuitamente. Além disso, analisa as suas entradas e saídas de materiais de acordo com o mês em que deseja saber.

E se meu estoque estiver em excesso ou em falta?

Manter a quantidade de seu estoque sempre atualizada é de extrema importância para a sua micro ou pequena empresa. Assim, usando uma planilha de controle de estoque, você saberá exatamente quando é necessário solicitar a compra de algum item que esteja em falta ou quando há produtos sobrando em seu estoque atual.

A importância disso se dá porque você pode perder clientes em função disso. Ou seja, se você não tem o produto a pronta entrega e seu concorrente sim, ele não irá esperar até que o mesmo chegue a sua loja, por exemplo.

Por outro lado, o excesso pode representar uma demora para recuperar o capital que foi investido em determinado produto. Isso acontece porque em épocas de crise ou de baixo movimento, sua empresa ficará com um grande número de produtos inertes. Isso indica que possa ser o momento para a realização de promoções.

Além da demora para gerar retorno financeiro, um produto parado por muito tempo pode perder a sua validade. Essa situação ocorre principalmente no ramo da alimentação. Nele, produtos que sofrem algum dano ou perda de qualidade devem ser eliminados. Assim, o dinheiro investido na compra será completamente desperdiçado, gerando prejuízo.

Vantagens de utilizar uma Planilha de Controle de Estoque

Você consegue imaginar como uma loja funciona sem o controle de estoque? Isso implica que ela não sabe quais produtos estão disponíveis. Ou seja, o vendedor pode estar fazendo uma venda a um cliente sem saber se terá o produto para entregar. E isso não acontece com quem faz um controle de estoque preciso.

Não existe venda perdida

Quando se tem um controle preciso, é possível saber quais produtos têm mais saída. Dessa forma se sabe quais devem ser comprados em maior quantidade, quais podem ser comprados com um espaço maior de tempo, por exemplo. Outra forma de ter esse controle é com uma Planilha de Curva ABC, mas claro, sempre tendo atenção ao controle de estoque.

Sabendo o que está no estoque é que o vendedor pode oferecer ao cliente, sem necessidade de esperar entrega, o que pode afastar o cliente.

Não há prejuízos

Assim como falamos que a Curva ABC é uma ferramenta útil para o controle de estoque, existem outras. Para evitar prejuízos com produtos perecíveis, por exemplo, é utilizado o PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair). Assim, evita-se perda de produtos.

A principal questão é que essas ferramentas ajudam apenas quem já possui um controle de estoque. Afinal, como saberei qual foi o primeiro a entrar se não faço esse controle?

Portanto, é imprescindível que uma empresa faça o controle de estoque.

Como começar a controlar o estoque

Muitas vezes o dono de negócio não sabe por onde começar, e para isso montamos os primeiros passos:

Faça um balanço dos produtos

O primeiro passo é saber quais produtos estão em estoque. A partir do momento em que se sabe todos os produtos e suas respectivas quantidades, é possível começar a controlar.

Esse processo também deve ser feito de tempos em tempos. Você com certeza já viu alguma loja fechada com placas de “fechado para balanço”. Esse é o processo principal para organizar o estoque.

Automatize o processo

Agora que você tem todos os dados dos produtos, você deve automatizar esse controle. Usando uma planilha, você pode compartilhá-la com seus vendedores para que eles insiram a venda e deem baixa no estoque. Já com um sistema de controle de estoque, o produto é retirado do cadastro assim que a venda é feita.

Esse processo faz com que o inventário dos seus produtos não tenha que ser feito de forma muito recorrente e que também não se tenha prejuízos.

Como funciona a Planilha de Controle de Estoque Excel eGestor

Utilizando esta ferramenta para controlar os seus produtos você economizará tempo neste processo. Com ela, sua equipe pode dedicar mais tempo, exclusivamente, com as atividades operacionais do seu negócio.

Também, você poderá cadastrar e controlar todos os seus produtos disponíveis. Logo, além de gerenciar suas movimentações de entrada e saída de seu estoque em cada mês que desejar saber, você terá todas as informações sempre que precisar.

As guias da planilha são:

  • Cadastro de produtos
  • Cadastro de fornecedores
  • Entradas
  • Saídas
  • E controle geral do estoque.

Portanto entenda abaixo como funcionam cada uma destas guias para controlar os seus produtos.

Planilha de Controle de Estoque eGestor

1. Menu inicial da Planilha de Controle de Estoque

Cadastro de Produtos da Planilha de Controle de Estoque

Neste guia você poderá registrar e ter um controle de todos os produtos do estoque que são comercializados pela sua empresa.

Além de adicionar as unidades de medida para cada produto. Por exemplo: Você possui em seu estoque 10 unidades de camisetas, 10 botas, e assim por diante. Assim, você deve identificar que as camisetas serão tratadas como unidades.

2. Cadastro de produtos da Planilha de Controle de Estoque.

Cadastro de Fornecedores da Planilha de Controle de Estoque

Além do cadastro dos produtos, você também deve ter os dados dos seus fornecedores. Como eles são uma das partes mais importantes do seu estoque, é importante que você saiba as melhores formas de entrar em contato com eles, até endereços.

Na Planilha de Controle de Estoque você também tem o valor que foi comprado de cada fornecedor.

3. Cadastro de fornecedores da Planilha de Controle de Estoque.

Entradas do estoque na Planilha de Controle de Estoque

O outro guia deste modelo da planilha é a aba Entradas. Assim, neste espaço você irá gerenciar todas as movimentações de entrada do estoque. As colunas desta aba são:

  • data da compra, para que você possa fazer o controle mensal;
  • produto, onde você insere o produto já cadastrado na primeira aba;
  • fornecedor, para que seja possível realizar o cálculo de quanto foi comprado de cada fornecedor;
  • quantidade, onde você insere a quantidade daquele produto que entrou no estoque naquela compra;
  • custo unitário, é onde é calculado o valor de cada item que foi comprado;
  • valor total da compra, onde é calculado o valor total que foi pago por todos os itens na compra.
4. Cadastro de produtos da Planilha de Controle de Estoque.

Ao contrário dos guias de cadastro de itens e cadastro de unidade de medidas, o guia de movimentos é mais extenso. São um total de 2000 linhas para você preencher as movimentações de entrada e saída de estoque.

Saídas da Planilha de Controle de Estoque

Assim como as entradas, as saídas também estão registradas na Planilha. Nela é possível ver:

  • a data da venda;
  • qual produto foi vendido;
  • a quantidade de produtos que foram vendidos;
  • quantidade devolvida e data da devolução, caso aconteça;
  • o resultado final da quantidade vendida, em caso de devolução de algum produto;
  • o estoque acumulado;
  • o valor unitário de cada produto que foi vendido;
  • e o valor total da venda dos produtos vendidos.
5. Controle de Saídas da Planilha de Controle de Estoque.

Controle geral de estoque

Na última aba da Planilha de Controle de estoque está o que pode ser considerado o resumo de todos os dados inseridos anteriormente. Ela identifica o produto, a quantidade de produto que entrou no estoque e que saiu.

Além disso, ela mostra o estado do estoque. Ou seja, se há necessidade de comprar mais produtos. Além disso, estão a receita total do produto, o custo total e o que o mesmo está trazendo, seja lucro ou prejuízo.

6. Tabela final da Planilha de Controle de Estoque.

Sobre o Excel

O Microsoft Excel é uma ferramenta que pode ser importante para as micro e pequenas empresas de diversas maneiras. Ademais, outro fator importantíssimo para estas empresas, que pode ser facilmente mensurado através de uma planilha do Excel, é o controle financeiro. Se você abriu o seu próprio negócio recentemente, o Excel pode ser de grande utilidade para organizar suas receitas e despesas.

Com uma planilha de controle financeiro nessa ferramenta você pode gerenciar este processo, anotando todos os valores de entrada e saída de sua empresa. Especialmente no começo do negócio, este controle inicial é imprescindível para a sobrevivência do seu empreendimento a um médio e longo prazo. Tudo isso de uma forma bastante simples e prática.

Também é possível controlar seu fluxo de caixa através de uma planilha Excel, fazendo como na planilha de controle de estoque e inserindo todos os dados de entrada e saída do negócio. Outros modelos de planilhas que você pode utilizar para gerenciar sua empresa são:

Sistema eGestor

Se a planilha de controle de estoque não supre mais as necessidades da sua empresa, você precisa de uma gestão mais completa. Portanto, a melhor solução é investir em um software de gestão empresarial, como o eGestor.

Além de controlar a quantidade e movimentação de seu estoque, o sistema realiza diversas funções que podem ser extremamente importantes para o seu negócio. Entre elas: controle financeiro, emissão de nota fiscal eletrônica e boletos bancários para os seus clientes, cadastro de seus fornecedores e transportadores, além da geração de relatórios mais aprofundados referentes às atividades de sua empresa.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente a produtividade dos seus projetos

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de fluxo de caixa. Empresas que estão...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Ponto de equilíbrio em Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de preço de venda: Calcular custos e formação de preço [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

31 Comentários

  1. Giovani Daud

    Funciona no openoffice ou na planilha do google?

    Responder
    • eGestor

      A planilha funciona através da plataforma de planilhas do Google (Google Sheets), porém é bem provável que suas funções não sejam aplicadas corretamente no Open Office.

      Responder
  2. Francisco

    Eu não entendi. Isso é um modelo de planilha de controle de estoque? Essa é a versão final ou vocês vendem outra melhor depois?
    Além dos controles normais dos materiais da minha empresa eu também preciso controlar o almoxarifado. É possível fazer isso?

    Responder
    • eGestor

      Boa tarde, Francisco!
      Sim, este é o nosso modelo de planilha de controle de estoque.
      Não vendemos nenhuma planilha. Todas as planilhas que disponibilizamos são totalmente gratuitas.
      Porém, o eGestor é um software de gestão empresarial, que permite o controle de estoque integrado com financeiro e todo o restante da empresa.
      É possível usar a mesma planilha para controlar o almoxarifado, porém, neste caso é sugerido fazer uma cópia para almoxarifado e outra para o controle de produtos vendidos.
      Abraço!
      Att,

      Responder
      • Gustavo Woltmann

        É muito bom ler trabalhos como este.

        Responder
  3. Luiz Fernando da Rosa

    Dá pra controlar as vendas e o estoque de mercadorias direto no excel???

    Responder
    • eGestor

      Sim, Luiz. É possível controlar suas vendas e estoque de mercadorias direto no excel ao baixar nossa planilha de controle de estoque grátis.

      Responder
  4. Pedro Aquiles

    Tenho uma loja de locaçao de equipamentos e procuro uma planilha que eu consiga controlar minhas locações. Pode ser uma planilha de estoque bem simples que eu informe se o equipamento está locado, com quem está e quando deverá ser devolvido. Se não possuierem essa planilha podem me indicar onde posso baixar uma assim ou como posso montar do jeito que preciso?

    Responder
    • eGestor

      Boa tarde, Pedro.
      Infelizmente não é possível realizar o controle de locação com esta planilha. Não conseguimos lhe indicar uma que permita este tipo de controle, tendo em vista que é bem específico.
      Abraço!

      Responder
  5. Maria Dilce

    Gostei muito, está me ajudando bastante!

    Responder
    • eGestor

      Ficamos muito felizes que nossa planilha de estoque tenha lhe auxiliado.
      Gostaria apenas de lembrar que também temos uma solução mais avançada para o controle de estoque, que é o sistema eGestor.
      Você pode testar gratuitamente pelo link: https://www.egestor.com.br/afl/11

      Responder
  6. Felipe

    Boa Tarde Adorei a planilha, vi que ela atua mensalmente , eu consigo fazer semanalmente ?

    Responder
  7. William

    Muito obrigado! Vocês são nota 10

    Responder
  8. MAYCON S RAPOZA

    Muito obrigado!

    Responder
  9. Rogerio Silva

    Boa tarde,
    Estou num pais fora do Brazil.
    Será possível mudar a moeda, sem ter que mexer em todas as células?
    Uma sugestão:
    Poderia encontra-se nas Unidades de medida, para alteração automática em tudo.

    Obrigado.

    Responder
    • eGestor

      Olá Rogério!
      É possível alterar a moeda sim! Basta selecionar as células e aplicar a formatação.

      Responder
  10. Sinara

    Bom dia, meu nome e sinara Trabalho com vendas de roupas em feira, gostaria de uma planilha que me desse os valores q tenho q cobrar por item, q mostre meu lucro e minhas despesas, consigo fazer isso c ela, em de controlar meu estoque q entra e sai dos produtos

    Responder
  11. Flávio

    Boa tarde! Consigo aumentar o numero de lacunas para cadastro de itens ?

    Responder
  12. belaine

    Boa tarde, com essa planilha consigo controlar estoque de produto acabado? trabalho com estoque de ração de gado.

    Responder
  13. Érica

    Obrigada pela disponibilidade em ajudar a quem tem dúvidas.

    Responder
  14. BRENDA HORSTH LIMA

    Bom dia. Preciso de uma planilha com leitor de código de barras integrado, pra entrada e saída de material. Podem me ajudar nisso?

    Responder
    • eGestor

      Olá, Brenda. Tudo bem?

      Você pode utilizar algum programa que faça a leitura de código de barras e que exporte as informações para uma planilha Excel.

      Responder
  15. Jessica Pereira de Paula

    olá, eu adorei a planilha. Mas qnd chega na célula 7 na coluna B / aba movimento não consigo mais colocar os produtos porque não aparece o quadradinho do lado com as opções. Pode me dizer o que aconteceu ai?

    Responder
    • eGestor

      Olá, Jéssica! Tudo bem?
      Para continuar inserindo os produtos você pode copiar os dados da célula 6B e assim sucessivamente.
      Espero ter ajudado!

      Responder
  16. Jessica Pereira de Paula

    Ajudou muuuuuuuuuuuuito!!

    Responder
  17. Margarida

    Obrigada pela matéria muito informativa!!
    Estamos a precisar meu estoque está um desastre, precisamos de formação.
    Vocês dão formação on-line?

    Responder
    • eGestor

      Olá, Margarida! Tudo bem?
      Disponibilizamos textos, que você pode ver no blog, e vídeos, que você pode ver no Youtube, sobre o assunto, mas infelizmente não damos formação online 🙁

      Responder
  18. Wellison Martins

    Gostei muito da tabela. Vou fazer algumas adaptações necessárias e colocarei em prática.
    Obrigado!

    Responder
  19. Sidnês da Silva Alencar

    Preciso aprender excel, porque é muito importante para uma empresa…

    Responder
  20. Marcus Vinicius

    Boa tarde, a planilha esta protegida por senha?

    Responder
    • eGestor

      Olá, Marcus! Tudo bem?

      Não, nossas planilhas não são protegidas por senha. Elas são abertas e totalmente gratuitas.

      Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *