Planilha de
Vendas Grátis!
Em formato Excel e Google Planilhas. Atualizada em 2023.
As vendas são a principal fonte de receitas de uma empresa. Todo valor que entra em uma venda é responsável por pagar todos os custos do negócio, desde salários até novos produtos para venda. Isso quer dizer que fazer um controle de vendas é o que permite entender a saúde da empresa. Por isso, utilizar uma planilha de vendas é essencial.
Uma planilha de vendas mostra quanto saiu em produtos e quanto entrou em dinheiro. Assim, ela garante que você consiga controlar as vendas de forma simples. Com a planilha, todos os produtos vendidos podem ser registrados, assim como os clientes e vendedores responsáveis.
Por meio da planilha você possui dados concretos para tomar decisões. Além disso, se pode analisar a produtividade do seu negócio de uma forma muito mais clara. A partir da análise do volume de vendas, é possível definir metas. Com essas metas se sabe quanto é possível investir nas operações.
Aqui você encontra um modelo de planilha de vendas pronto para baixar gratuitamente: Baixe grátis.
O que é uma planilha de venda
Uma planilha de vendas é uma planilha utilizada para controlar todas as vendas que o negócio faz. Ela monitora os produtos que foram vendidos e o estoque. Mas também ajuda no controle financeiro mostrando os valores que entraram em relação à venda.
Sem um controle de vendas não se pode entender os valores que entram no caixa. Ter essa informação garante que seja feita uma análise mais profunda, de forma mais simples. Isso é responsável por garantir a saúde financeira do negócio.
Imagine não saber quantos produtos foram vendidos. Não se sabe se precisa ser feito um novo pedido, ou pior, se o valor em caixa bate com o que foi vendido. Este é o objetivo da planilha de vendas: acompanhar os produtos e os valores da principal fonte de faturamento de uma empresa.
Como fazer uma planilha de vendas
O primeiro passo para fazer uma planilha de vendas é saber quais colunas serão inseridas. Elas vão definir como será feito o controle. Você pode inserir novas colunas futuramente, mas pode ser que algumas informações já tenham sido perdidas se não houver outro registro.
Assim, o ideal para montar uma planilha de vendas é:
Cadastro de clientes
O cadastro de clientes deve ter algumas informações básicas, como:
- Nome/Razão Social: o nome do cliente, caso seja pessoa física; ou a razão social em caso de pessoa jurídica.
- CPF/CNPJ: números do CPF em caso de pessoa física ou CNPJ quando pessoa jurídica.
- Telefone: caso seja necessário entrar em contato com o cliente é importante ter o número de telefone.
- E-mail: o e-mail pode ser utilizado em casos de promoção ou contato em geral. Se a empresa faz orçamentos, por exemplo, é comum que eles sejam enviados por e-mail.
- CEP;
- Estado;
- Cidade;
- Endereço;
- Bairro;
Se o cliente for pessoa jurídica, outros dados como Inscrição Estadual e Indicador de Inscrição Estadual podem ser registrados.
Cadastro de produtos
O cadastro dos produtos deve ter todas as informações referente aos produtos, sendo elas:
- Nome: o nome definido aqui é o nome que constará na aba de controle geral de vendas.
- Categoria: caso a empresa trabalhe com produtos e serviços, ela pode escolher a categoria na hora de registar o mesmo.
- Preço de venda: o preço de venda é o valor pré definido, onde são contabilizados valores de margem de lucro e despesas.
- Preço de custo: o preço de custo é o valor que foi pago pela mercadoria para ser revendida.
- Estoque atual: a quantidade desse produto que constam em estoque. Essa informação é importante uma vez que na aba de controle de vendas estão a quantidade de produtos vendidos.
- Referência EAN/GTIN: o GTIN é um identificador internacional utilizado para pesquisar informações do produto em um banco de dados. Ele é dado para produtos que podem ser precificados em qualquer momento da cadeia de suprimentos.
- NCM: o NCM é sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul, um código utilizado entre países do Mercosul para identificar a natureza do produto.
- Unidade Comercial: a unidade comercial é o que indica a unidade de medida de um produto. Farinha e alguns alimentos são medidos em kilogramas, enquanto alguns materiais de construção são medidos em metros cúbicos, por exemplo.
- CNAE: CNAE é a sigla para Classificação de Atividades Econômicas, um código que define a atividade principal e secundária da empresa exerce.
- Código de Trib. Municipal: o CTM é parte do sistema tributário municipal que implica normas sobre o direito tributário que é aplicado às empresas do município.
Vendas
Essa é a planilha onde é feito o controle das vendas, quando foi feita, de que forma, para quem. Esse controle precisa de algumas informações, como:
Informações
- Data da Venda: a data da venda serve para ajudar a controlar o fluxo de caixa. Também, com o registro da data da venda é possível encontrar melhor as informações.
- Cliente: antes de inserir na aba de vendas, é importante dispor os dados do cliente na aba da planilha de cadastro de clientes. Dessa forma, se tem o telefone, quando precisar de contato; ou o e-mail, para enviar uma promoção.
- Venda ou Orçamento: uma venda que ainda não foi realizada pode ser um orçamento. Se é comum para a empresa enviar orçamentos é possível ter um controle apenas de orçamentos.
Financeiro
- Valor da venda: a coluna de valor da venda demonstra o valor com que o produto foi vendido. Ela existe porque nem sempre o valor da venda é o mesmo valor de venda, podendo haver descontos ou aumento.
- Forma de pagamento: essa coluna, juntamente com a próxima, definem para onde o seu dinheiro está indo. Por exemplo, se o pagamento foi realizado em dinheiro, ele deve estar no caixa físico, no controle de fluxo de caixa. Mas, se feito por PIX, é preciso saber para onde o dinheiro foi e ver o valor no fluxo de caixa.
- Conta destino: é comum que uma empresa tenha conta em mais de um banco. Dessa forma, a coluna de conta destino mostra onde esse dinheiro deve ter entrado. Assim é possível realizar um controle financeiro mais preciso.
- Situação: uma conta nem sempre é paga no momento da venda. Por isso, é importante que a planilha de vendas tenha uma coluna para a situação. Essa deve especificar se ela foi paga ou ainda está à receber.
- Data de pagamento: o valor pode ser pago em outra data que não a da venda. Por isso ter uma coluna informando a data de pagamento é fundamental.
- Desconto: quando o valor da venda é menor que o preço de venda, normalmente é porque foi dado algum desconto. Isso significa que algum valor “deixou” de ser recebido pela empresa, normalmente como lucro. Por isso é tão importante especificar o valor do desconto.
Como utilizar uma planilha de vendas?
Com uma planilha de vendas você tem em mãos todos os dados das vendas feitas. Assim, podendo analisar diversos indicadores de desempenho, como número de vendas gerais e por vendedor específico. Também é possível analisar produtos que possuem uma maior demanda no mercado, clientes mais ativos e outros aspectos.
Os dados registrados na planilha de vendas podem servir para nortear reuniões com a equipe de vendedores. E assim fazer um balanço dos números que foram obtidos e discutir novas estratégias. Essas poderão ser adotadas para aumentar as vendas e gerar um maior faturamento para o próximo mês.
Uma das formas mais eficientes de utilizar uma planilha de controle de vendas é juntamente com a planilha de controle de estoque. Assim, é possível ter um controle maior de todos os dados necessários para acompanhar totalmente as informações. Assim, se faz a gestão da empresa corretamente.
Vantagens de utilizar uma planilha de vendas
Cadastro de clientes na planilha de vendas
Cadastrando todos os seus clientes na planilha você tem as informações referentes a cada um deles. Assim, é possível ver todas as informações de contato facilmente.
Dessa forma é possível saber os dados dos clientes para entrar em contato em caso de promoção, por exemplo.
Controle de comissões de vendedores
Cadastrando todas as vendas e informando os vendedores responsáveis por cada negócio, fica muito mais fácil avaliar a produtividade individual. E, assim, a partir disso, realizar o cálculo de comissão que será destinado a cada um deles.
Para isso também pode ser utilizado uma Planilha de Comissão de Vendas. Nela é possível saber quais valores devem ser pagos de acordo com as metas da equipe.
Comparação de desempenho na planilha de vendas
O controle de vendas deve ser um processo constante em uma empresa. A partir das informações registradas na planilha de vendas se compara a quantidade de negócios realizados em relação ao mês anterior. E assim, se tem uma ideia de como está a produtividade e a evolução da empresa.
Para este comparativo funcionar de forma eficiente é imprescindível que você não esqueça de registrar nenhuma venda realizada. Por menor que seja o valor referente a determinada venda, ele vai fazer diferença na hora de avaliar o faturamento obtido.
Previsão de vendas na planilha de controle de vendas
Em uma planilha de controle de vendas é possível estabelecer as metas de vendas para um determinado período. Também torna viável fazer uma projeção para o próximo mês, a partir da média de vendas realizadas anteriormente.
Estabelecer metas e projetar as vendas para um determinado período, é essencial para engajar a equipe em torno de um objetivo específico.
Financeiro do pedido na planilha de vendas
Das partes mais importantes do controle. Portanto, nele deve ser inserido o tipo de venda, se será parcelado, se houve pagamento de entrada.
É útil para manter a recorrência, saber qual pagamento será feito em qual dia.
Mas, se quiser controlar as vendas de forma mais rápida e precisa, um sistema de gestão empresarial pode ser uma boa opção.
Perguntas frequentes sobre a planilha de controle de vendas
Qual a melhor planilha de vendas?
A melhor planilha de vendas é aquela que atende a necessidade da empresa. Assim, ela pode ser feita pelo negócio, ou é possível baixar modelos gratuitos online, como a planilha de vendas do eGestor.
Como fazer controle de vendas grátis?
O controle de vendas grátis pode ser feito através da planilha de vendas gratuita do eGestor. Ela ajuda a empresa a controlar seus dados financeiros e de estoque em relação a venda.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
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Olá boa tarde!!
Minha dúvida é mesmo que eu não tenho conhecimento em planilhas Exel e conhecimento em contábeis, vou conseguir administrar?? Trabalhei sempre com pessoas que faziam essa parte, porém agora estou com dificuldade, não tenho como pagar. Pois estou reinventando uma nova e pequena jornada.
Olá, Jéferson!
A nossa planilha foi criada para poder ser utilizada de forma simples, ajudando em todos os passos. Você pode baixar e testar ela gratuitamente.
Abraços!
preciso ver minha vendas geral e controlar
esse site é muito bom.
Gostaria de saber , até quanto te,po é gratis, e quanto produto posso cadastrar ??
Olá, Maria! A planilha é gratuita para sempre e você pode cadastrar quantos produtos quiser!
Como calcular quanto cada vendedor vendeu sobre a venda total da loja