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O que é a margem de contribuição
A margem de contribuição é um percentual que sobra das vendas realizadas por uma empresa, depois que o gestor paga todos os custos daquele produto e também todos os impostos envolvendo aquela transação.
Então, em um exemplo simples, se você vende uma camisa por R$50,00, teve um custo de R$30,00 para produzi-la ou adquiri-la de um vendedor e ainda tem que pagar R$10,00 de impostos, a sua margem de contribuição é de R$10,00.
Aqui também é preciso acrescentar o valor das comissões dos vendedores, se houver, além de outras despesas envolvendo o produto e que não foram listadas aqui.
E o que é feito com a margem de contribuição? O percentual que sobra deve ser utilizado para o pagamento dos custos fixos da empresa. Por custos fixos, entendemos as despesas com água, luz, telefone e internet. Além disso, parte da margem de contribuição é destinada ao lucro da empresa.
A margem de contribuição é um indicador importante porque é com esse cálculo que o gestor pode saber se está aplicando o valor correto do produto, se a empresa realmente está lucrando ou se é preciso fazer alguma alteração.
Cálculo da margem de contribuição
Existe uma fórmula para fazer o cálculo da margem de contribuição: MC = PV – (CV+DV), em que:
- MC: Margem de Contribuição
- PV: Preço de Venda variável
- CV: Custo de Venda variável
- DV: Despesa Variável unitária
Aplicando esta fórmula usando o modo tradicional, papel e caneta, basta usar o mesmo exemplo listado anteriormente, fazendo as devidas substituições. Vejamos:
MC = PV – (CV+DV)
R$50,00 – (R$30,00+R$10,00) = MC
MC = R$ 50,00 – R$40,00: R$10,00
Como é possível perceber, a fórmula leva em conta o preço unitário do produto. Para saber sobre valores de toda a empresa, basta multiplicar o resultado pela quantidade total.
Como calcular a margem de contribuição com planilha
Uma alternativa ao cálculo da margem de contribuição utilizando papel e caneta é a versão digital, através do uso de uma planilha, que oferece inúmeras vantagens, como:
- Praticidade no manuseio dos dados;
- Rapidez e exatidão nos resultados, reduzindo os erros humanos na execução dos dados;
- Uso compartilhado em outros computadores e também por outras pessoas;
Como utilizar uma planilha de margem de contribuição
Calcular a margem de contribuição com a planilha é muito simples. Basta que você insira os seus dados nos espaços destinados para cada informação, como despesas e receitas, por exemplo. O cálculo é feito automaticamente, sem erros e sem esforço.
Na planilha de margem de contribuição do eGestor, você pode inserir a sua receita bruta e deduções de vendas, ou seja, seus impostos, e terá como resultado a sua receita líquida.
Ainda, após isso, inserindo os valores de despesas operacionais, se tem os valores de lucro bruto, lucro líquido e lucratividade.
Além disso, também temos os dados de ponto de equilíbrio e, é claro, o mais importante que é a margem de contribuição, tanto em valor como em porcentagem.
Como é utilizada a margem de contribuição
A margem de contribuição é um indicador utilizado para garantir que o gestor tenha dinheiro disponível para cobrir os custos de aquisição de um produto e pagar todos os impostos e demais despesas referentes a ele.
O que sobrar dessa conta deve ser dividido e distribuído entre os custos fixos da empresa, aqueles que não costumam sofrer alteração, e o lucro. Portanto, a margem de contribuição é um excelente índice de lucratividade da empresa e pode ser usada com este objetivo.
Quando faz o cálculo e percebe que o saldo é negativo, o gestor consegue perceber que o desempenho da empresa não está sendo favorável, que ele está tendo prejuízo, em vez do lucro. A partir daí, ele pode pensar em maneiras de equilibrar essa conta. Algumas alternativas são:
- Reduzir o preço de custo do produto;
- Reduzir as despesas fixas, talvez substituindo planos contratados ou economizando no dia a dia;
- Aumentar o valor de venda do produto;
Diferença entre margem de contribuição e lucro
Como vimos, a margem de contribuição tem uma finalidade específica: identificar o quanto vai sobrar das vendas para pagar os custos e os tributos. O que resta é destinado para o lucro e também para o pagamento dos gastos fixos.
Então, podemos perceber que margem de contribuição e lucro não são a mesma coisa, apesar de haver algumas confusões sobre o assunto. A margem de contribuição é também uma margem de segurança e não é a toa que tem esse nome.
Serve como um apoio super importante para que o gestor se sinta mais confortável e tenha um suporte financeiro para aquelas despesas inerentes a qualquer produto ou negócio.
Já o lucro é o faturamento mesmo da empresa, o que você está ganhando depois de quitar todas as demandas financeiras do seu negócio. Mas, ele só vem depois que você paga todas as contas da empresa.
Então, se a margem de contribuição for positiva, ótimo para a empresa. Caso seja negativa, é hora de pensar em estratégias para alterar esse valor e torná-lo positivo, afinal, ninguém monta uma empresa para ela dar prejuízo.
E quanto menor for a sua margem de contribuição, menor será o seu lucro também, uma vez que ele só é definido depois que você quita todos os seus débitos.
Entretanto, vale fazer um adendo sobre o que pode ser considerado lucro, de fato. Ao analisar a margem de contribuição de um único produto não é possível saber se a sua empresa está realmente faturando. Por isso, é arriscado confiar em um cálculo unitário.
O correto é ter um panorama completo de toda a empresa, através do cálculo de todas as vendas realizadas. Só assim, o gestor consegue saber se a administração da empresa está, realmente, sendo bem feita ou se necessita de ajustes.
Considerações finais
Como você viu, a margem de contribuição não é um cálculo qualquer. Trata-se de uma ferramenta de gestão essencial em qualquer tipo de negócio, além de fundamental para medir a lucratividade da empresa e manter o equilíbrio financeiro. Pode ser avaliada do ponto de vista unitário ou total e a fórmula é muito fácil de operar. Para quem tem dificuldade com cálculos ou prefere uma versão mais prática, há a disponibilidade da planilha de margem de contribuição, uma versão mais moderna e segura de fazer essa conta.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
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