Planilha de Cadastro de Clientes Grátis!
Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no dia a dia, como num futuro onde a mesma venha a crescer. Alguns desses controles que são mais necessários a primeira vista são o controle financeiro, o controle de estoque, de fluxo de caixa, de produção e outros. Mas, principalmente, o controle que envolve o dinheiro que entra e sai da sua empresa deve ser controlado.
Mas você sabe quem está comprando seu produto? Um controle não tão citado é controle de clientes. Ele se mostra importante, principalmente, quando falamos de cobranças. Com esse controle é possível ter os dados dos seus clientes, como telefone, e-mail, endereço e vários outros.
Como funciona o cadastro de clientes
Um cadastro de clientes serve para que o negócio possa ter as informações necessárias de um cliente. Ele se mostra útil no momento da venda, por exemplo. Isso, porque é possível saber se o cliente já realizou alguma compra, se está devendo, se é um cliente assíduo, entre outras informações relevantes.
Existem alguns meios de fazer esse cadastro. Um deles é a partir de uma planilha de cadastro de clientes no Excel. Esse meio possui diversas vantagens, uma delas é ser gratuito. Mas, também pode ser acessada por várias pessoas, traz as informações dos clientes em um arquivo único, e, por ser feita no Excel, pode se utilizar as fórmulas do mesmo. Entre tantas outras vantagens.
Apesar de ter diversos benefícios, uma planilha do Excel também tem alguns contras. Um deles é o fato de esses dados não serem integrados com os outros controles do sistema. Isso pode tornar todo o processo de consulta mais trabalhoso. Assim, uma alternativa a planilha é um sistema ERP, como o eGestor.
Planilha de cadastro de clientes eGestor
A Planilha de cadastro de clientes do eGestor é disponibilizada para download gratuitamente. Ela contém os principais dados que você precisa para fazer um controle de cadastro de clientes eficiente. Os primeiros são os relacionados aos dados do cliente. Ou seja, a razão social e o nome fantasia, por exemplo. Esses são os nomes pelo qual a empresa é reconhecida pela Receita e o outro é como a empresa é reconhecida pelo público, respectivamente.
Outra coluna deve ser o CPF ou CNPJ, dependendo se o cliente é pessoa física ou jurídica. Esse número demonstra que a empresa está cadastrada e responde aos requisitos impostos pela União. Também é importante que essa planilha contenha os dados da Inscrição Estadual, afinal, esse regula a empresa na SEFAZ do estado.
Em seguida, temos os dados de contato do cliente. Dessa forma, em caso de entrega ou cobrança, o contato com esse cliente se torna mais fácil. Esses dados incluem dois emails e 3 telefones. A intenção ao solicitar mais de um e-mail e telefone ao cliente é que, caso a primeira tentativa de contato seja falha, tenha-se outras opções.
Mas, esses e-mails também servem como contato para promoções ou e-mails informativos. Algumas empresas utilizam esses e-mails como forma de vender outros produtos e engajar com a sua clientela.
Outras informações da planilha
Um dos próximos passos na planilha de cadastro de clientes pode ser o endereço do mesmo. É importante estar atento para que esse endereço esteja completo, afinal, é a partir dele que você vai encontrar o seu cliente. Os principais dados que ele deve conter é logradouro, número, complemento, bairro, cidade, unidade federativa e país.
Ainda, o arquivo pode conter uma coluna para data de nascimento. Essa informação pode se relevante em alguns momentos para o FISCO. Mas ela também serve para algum tipo de promoção. ou para quando a empresa faz alguma promoção de aniversário, por exemplo. Muitas empresas presenteiam seu cliente em seu aniversário, podendo esse presente ser descontos ou vantagens na próxima compra. Isso também incentiva o cliente a comprar novamente.
A planilha de cadastro de clientes também deve conter uma coluna para palavras-chave.
Clientes, fornecedores e transportadoras?
“Devo ter uma planilha para cada um?” Não! Não há necessidade de ter uma planilha para cada tipo de contato, você pode realizar todo o controle de contatos por uma única planilha. Mas, é importante separá-los, e neste caso a planilha do eGestor disponibiliza uma aba para cada tipo de cadastro.
Todos os campos são iguais nas três abas, mas estão diferenciados em qual categoria de contato esses se encontram. Assim, facilitando a busca por algum deles, quando for necessário.
Por que eu preciso de uma planilha de controle de clientes?
Ações de marketing, como newsletters ou até mesmo distribuição de brindes para clientes, por exemplo, necessitam de alguns dados de cada contato. Assim, ao ter as informações de cadastro separadas por colunas é possível importá-las para sistemas de envio de e-mail e realizar o disparo da campanha. Facilitando todo o processo, que antes seria de selecionar cada e-mail e depois inseri-los.
Além disso, também é possível visualizar a quantidade de clientes por bairros. Dessa forma, caso seu negócio seja local, se torna mais fácil a realização de uma campanha na cidade. Também podemos extrair outros tipos de informações que possam ser úteis na tomada de decisão.
Considerações finais
Uma planilha de cadastro de clientes é extremamente útil para que tem ou comanda um negócio. Ela pode trazer diversas informações que antes não se tinha ideia. O que, ao longo do tempo, pode trazer diversos benefícios para dentro da empresa. Entre eles, mais vendas, mais lucratividade e mais confiança de seus clientes.
O problema é que ainda que uma planilha de cadastro de clientes consiga satisfazer, em partes, a necessidade de controle de uma empresa, ela muitas vezes não é suficiente. Por isso, a utilização de um sistema de gestão completo é o mais indicado. E o eGestor é um deles.
Além de conter um cadastro de contatos completo, o eGestor também tem um controle financeiro completo, controle de estoque, de fluxo de caixa, de produção e mais. Mas, ele também é um sistema emissor de notas fiscais eletrônicas, sejam elas NF-e, NFC-e ou NFS-e.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!
Gratidao, voces sao top.