Planilha de Fluxo de Caixa Grátis!
O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis?
Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google Planilhas.
Esperamos que ela seja útil para o seu negócio!
O que é o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é o controle das finanças da sua empresa. Os registros diários ou semanais de dinheiro mostram como a empresa está financeiramente e ajudam a identificar maneiras de melhorar seu desempenho.
O que é uma planilha de fluxo de caixa
Uma planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta para controlar ganhos e gastos em um período de tempo. Uma planilha de fluxo de caixa ajuda a entender quanto dinheiro é necessário mensalmente para pagar as contas. Dessa forma, se pode planejar com antecedência e evitar ficar sem dinheiro no final do mês.
Como fazer o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um controle de extrema importância para a gestão financeira de um negócio. Ele controla a entrada e saída de valores, ajudando a tomar decisões com mais certeza.
Assim, existem algumas formas de controlar o fluxo de caixa, ele pode ser feito através de:
- sistema de gestão, que realiza a gestão e o controle de caixa de forma automática;
- planilha de fluxo de caixa, que consegue entregar os principais dados da empresa com um ótimo custo benefício;
- anotações em um caderno, mesmo esse sendo o menos indicado para o controle da movimentação financeira, ainda é melhor que não realizar.
Por que utilizar uma planilha de fluxo de caixa
Ao registrar as entradas e saídas de dinheiro na Planilha de Fluxo de Caixa Excel grátis, é possível projetar o fluxo de caixa. Sendo assim, é possível gerenciar as suas futuras contas a pagar e contas a receber. Assim, ele é essencial para a sua empresa, pois ajuda a avaliar a necessidade de capital e a saúde financeira de forma geral. Ela é utilizada para arcar com as despesas futuras e para planejar novas ações.
O arquivo tem o formato xlsx. Esse arquivo pode ser tanto aberto no Microsoft Excel quanto OpenOffice e nas planilhas do Google. Indicamos que ele seja aberto no Google Planilhas, afinal, ela será salva após qualquer alteração.
Como montar uma planilha de fluxo de caixa
Antes de criar a planilha, é necessário decidir como ela será organizada. A planilha deve conter informações sobre saídas, entradas, saldo inicial, saldo atual e saldo disponível.
- Estrutura da planilha: O primeiro passo é entender se o controle da planilha será diário, semanal ou mensal. Assim, é possível ter as colunas e planilhas organizadas pelo período de tempo que o controle é feito. Ainda, esse é o momento de decidir quais informações serão inseridas diariamente.
- Organize as colunas: Organize as informações em colunas e insira a saída ou entrada de recursos nas linhas da planilha. Essas linhas podem ser apenas a ordem, mas também podem dividir as datas.
- Insira suas informações: Com a planilha pronta você tem todas as informações necessárias para realizar uma gestão financeira mais eficiente. Lembre-se de manter a informação completa e atualizada para ter uma visão clara do negócio.
Agora você já sabe os principais passos para montar uma planilha de fluxo de caixa. Mas, existem outras opções mais simples, como a planilha pronta do eGestor.
Portanto, para começar a utilizar basta fazer o download e inserir suas informações. Ela já está pronta para uso e somente você e quem você quiser terá acesso à suas informações.
O que tem na Planilha de Fluxo de Caixa
As principais características da planilha de fluxo de caixa oferecida pelo eGestor são:
- DRE anual, onde todas as informações de valores de receitas e despesas inseridas na planilha no ano;
- DRE mensal, com as informações de receita de vendas, despesas e impostos;
- Cadastro diário, semanal ou mensal de informações, permitindo uma visão mais ampla dos resultados;
- Separação de valores a serem pagos ou que já foram, possibilitando um melhor controle financeiro.
Como usar a planilha de fluxo de caixa grátis
A Planilha de Fluxo de Caixa oferecida gratuitamente pelo eGestor é bastante simples de ser utilizada. Ela é totalmente recomendável se a sua micro e pequena empresa deseja realizar um controle financeiro básico, abandonando o caderninho ou a agenda. Quer saber mais sobre como utilizar essa planilha na sua empresa? Vamos explicar o passo a passo:
DRE anual
A planilha de fluxo de caixa do eGestor possui uma aba chamada DRE anual. Essa aba apresenta todas as informações e cálculos necessários para determinar se a empresa obteve lucro ou prejuízo. Não precisa calcular nada aqui. A planilha usa as informações inseridas para calcular a receita líquida, lucro bruto, lucro operacional e lucro/prejuízo total.
Fluxo de caixa mensal
A primeira parte da planilha de fluxo de caixa são as informações prévias. Se você está começando em janeiro, utilize as informações do ano passado, por exemplo.
Em seguida está o espaço onde devem ser inseridas as movimentações financeiras. Assim, com as informações de:
- Data da transação;
- Descrição (se é venda de produto, venda de serviço ou alguma despesa, por exemplo);
- Conta, se é uma receita ou despesa;
- Valor total da transação;
- Forma de Pagamento (se cartão, dinheiro ou PIX);
- Conta destino (onde o dinheiro entrou ou saiu, se do caixa físico, banco ou outro);
- Status, se pago ou em aberto;
- Saldo, que é o cálculo total das transações.
DRE mensal
Ao lado das movimentações está o DRE mensal. Ele utiliza os lançamentos da planilha para entregar os valores que compõem o DRE.
Receitas e despesas do mês
Agora ao lado do DRE, estão as colunas de receitas e despesas mensais.
Nas colunas de receitas, devem estar os valores de vendas de produtos ou serviços e outras receitas do mês, como rendimentos financeiros.
Ao lado estão as colunas referentes às despesas da empresa. São encontradas as colunas de despesas operacionais, onde devem ser inseridos valores de aluguel, FGTS e salário, por exemplo. Também, as despesas de venda, todos os valores de saída que são relacionados com a venda, como comissão, embalagem, frete e outros.
Ainda, a coluna das despesas diversas deve conter os valores de tarifas bancárias, juros e multas e outros. Por fim, a coluna de impostos deve ter explícito os valores pagos de IPI, ICMS, ISSQN e outros, se for o caso.
Como fazer o controle de fluxo de caixa diário, semanal e mensal
Fluxo de caixa diário
Apesar da planilha ser dividida em meses, também é possível utilizá-la de forma diária. Isso implica que a sua empresa possui um fluxo de vendas alto, dessa forma, é extremamente importante fazer um fluxo de caixa diário.
E, ainda que a sua empresa não tenha tantas vendas diariamente, o controle de fluxo de caixa diário evita que ocorra erros. Também é possível planejar a semana financeira sabendo quais dias têm mais vendas.
Fluxo de caixa semanal
Assim como pode ser feito todos os dias e todos os meses, o controle na planilha de caixa pode ser feito toda semana. Assim, basta dividir a planilha em semanas, e não em meses.
Sendo assim, é possível considerar as previsões de recebimentos e pagamentos na semana.
Fluxo de caixa mensal
A planilha de fluxo de caixa do eGestor é dividida em meses. Nesses meses é possível especificar os dados do seu negócio. Assim, deve-se inserir o saldo do mês anterior, para que seja possível saber qual a receita, despesa e saldo de cada mês.
Ao longo da planilha há espaços onde devem ser inseridas todas as entradas ou saídas. Antes de tudo, é necessário inserir a data que a transação foi realizada, após, selecionar a descrição da mesma. A seguir, é possível escolher se essa transação é uma despesa ou uma receita.
Após se insere o valor, a forma de pagamento e a conta destino. Ainda, é fundamental selecionar se o valor já foi pago ou se encontra-se em aberto. Ao lado desses dados estão o DRE mensal e o resumo do mês.
Outra aba da planilha é a de DRE anual. Ela utiliza os resultados mensais da planilha para definir um lucro ou prejuízo.
Como baixar a planilha de fluxo de caixa
Para baixar a planilha de fluxo de caixa basta clicar no botão que aparece no início da página.
Vantagens da Planilha de Fluxo de Caixa
- Melhor controle das contas da sua empresa: registre todas as contas e tenha mais facilidade para acompanhar os prazos de pagamento e recebimento. Assim, evitando endividamentos e se precavendo contra a inadimplência de clientes;
- Projeção de caixa: Com a Planilha de Fluxo de Caixa, você pode cadastrar suas contas e visualizar a projeção do seu orçamento futuro;
- Organização: ao separar suas receitas e despesas e identificar sua origem, é possível ver de forma simples quais fatores afetam mais seu orçamento;
- Custo-benefício: por ser uma planilha que você pode fazer, ela não tem custo algum. Ainda, é possível baixar planilhas de fluxo de caixa grátis, como a do eGestor.
Quais os tipos de controle de fluxo de caixa
Apesar de ser um controle simples de ser feito, existem alguns tipos de controle de fluxo de caixa. Confira:
- Operacional: ele considera o que o negócio ganhou, considerando juros, impostos e desvalorização da empresa. Dessa forma, o cálculo para o fluxo de caixa operacional é: LAJIR (Lucro Antes de Juros e Impostos de Renda) + Desvalorização – Impostos LAJIR.
- Direto: esse método registra recebimentos e pagamentos sem descontar, ou seja, em valores brutos.
- Indireto: baseado nos lucros ou prejuízos do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e não na análise direta do fluxo de caixa.
- Projetado: como o nome já diz, ele é uma estimativa, uma projeção, realizada para prever e prevenir possíveis riscos para o negócio.
- Livre: é o valor livre de despesas no momento. Ou seja, o que resta após o pagamento de obrigações.
- Descontado: ele é uma estimativa de valor para avaliar retorno de investimentos.
Regime de caixa x Regime de competência
Antes de registrar seu fluxo de caixa, pense se usará o regime de caixa ou o regime de competência. Esses regimes definem como será o registro do seu fluxo de caixa. Ao comprar a prazo, é necessário decidir se o valor será pago integralmente na data da venda ou dividido em parcelas mensais.
É importante frisar que esses regimes se completam, não são opostos. Sendo assim, visto que cada um tem uma função específica que complementa o outro, é indicado que ambos sejam usados.
Regime de Competência
Esse regime é o que registra os lançamentos na data que o mesmo ocorre. Assim, caso seja realizada uma compra a prazo, será retirado do caixa o valor total dessa compra. De mesmo modo, o valor total da venda entra no registro do caixa quando é realizada uma venda a prazo.
O regime de competência não precisa ser utilizado diariamente. Sendo assim, ele é utilizado para que seja possível realizar uma análise de fluxo de caixa a longo prazo.
Regime de Caixa
O regime de Caixa é o que registra uma transação apenas quando ela é realizada.
Mesmo que uma venda a prazo seja feita há 3 meses, o valor em dinheiro só será registrado quando o pagamento for feito.
Esse regime de caixa é utilizado e atualizado diariamente. Ele serve para que sejam analisados os valores que devem sair ou entrar no caixa naquele dia.
Quando você deve migrar de uma planilha para um software de gestão empresarial?
Se notar um aumento nas suas vendas e movimentos financeiros, isso significa que a sua empresa está a crescer. Talvez seja tempo de procurar novas formas de melhorar o seu controle financeiro.
Esse tempo adicional gasto no processo de controle do seu fluxo de caixa poderia ser melhor aproveitado. Assim, otimizando outras questões mais específicas do seu negócio.
Perguntas frequentes sobre a planilha de fluxo de caixa
A Planilha de Fluxo de Caixa é gratuita?
Sim, a planilha de Fluxo de Caixa do eGestor é totalmente grátis.
Como controlar o fluxo de caixa?
Existem algumas maneiras que ele pode ser feito. As principais são as planilhas e ferramentas de fluxo de caixa, como o eGestor.
Com uma planilha você consegue ter acesso a todos os dados e informações inseridas sobre as suas finanças.
Por que usar uma planilha de fluxo de caixa?
Usando uma planilha para controlar o fluxo de caixa, você evita desperdício de dinheiro e garante que não falte capital no seu caixa. Além disso, ela tem um ótimo custo-benefício.
Qual é a melhor planilha de fluxo de caixa grátis?
A melhor planilha de fluxo de caixa grátis é a planilha que mais se encaixa nas necessidades da empresa. Isso porque algumas buscam um controle de fluxo de caixa mensal e outras diário. Assim, podemos indicar uma planilha que pode ser utilizada de qualquer forma, a planilha de fluxo de caixa do eGestor!
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!
Muito boa a explicação
Não estou conseguindo baixar a planilha! poderiam auxiliar?
Olá, Rafael!
Para baixar a planilha você precisa clicar no botão baixar a planilha logo no inicio da página e informar seus dados. Ao clicar em baixar a planilha, a página fará o download automaticamente.
É possível que o navegador que você utiliza esteja bloqueando esse download, por isso, nós enviamos a planilha para o seu e-mail também!
Preciso da tabela para aprender a trabalhar com ela
Olá, Leidiane! Tudo bem?
Você pode fazer o download da Planilha de Fluxo de Caixa clicando no botão logo no início da página.
Abraços!
não consegui baixar a planilha de fluxo de caixa
Olá, Dejane!
Para baixar a planilha ss downloads precisam ser permitidos pelo seu navegador. Ainda, para garantir que você receba a planilha, enviamos um e-mail com o link para a mesma, basta aceitar a comunicação.
Abraços!
Eu quero usar a planilha de vocês.
Gostei do conteúdo de vcs. Gostaria de utilizar a planilha de vcs.
Bom dia !!!
Planilha muito top, só gostaria de saber se tem como mudar o nome das despesas e das receitas ?
não atualiza a DRE tem algumas coisas que não esta funcionando igual ao vídeo
Olá, Kamilla!
Indicamos que você utilize o Google Planilhas ou a versão mais recente do Excel. Utilizando um desses, a planilha funciona corretamente.
Abraços,
não atualiza a DRE tem algumas coisas que não esta funcionando igual ao vídeo como arrumar esse problema
Olá, Kamila! A planilha deve ser aberta no Google Planilhas ou na versão mais recente do Excel, caso contrário, ela poderá não funcionar corretamente.
Quem mais tem acesso às informações contidas nessa planilha? quem garante minha privacidade?
Olá, Roberto!
Nós disponibilizamos um arquivo para que você faça uma cópia. Assim, a cópia pertence a você e podem acessar apenas as pessoas que você compartilhar.
gostaria de mudar os nomes das despesas e receitas e possivel ?
Olá, Bruno! Sim, você pode mudar os nomes das despesas e receitas clicando no botão editar no final da lista. Assim, você pode excluir as que não utiliza ou adicionar outras.
oiiie, não estou conseguindo baixar
Olá, Andressa! O download da planilha é feito diretamente na página, então você precisa permitir que o seu navegador faça downloads. Mas não se preocupe! A planilha também é enviada por e-mail.
Olá! Estou com um problema em relação a gastos com marketing. Não encontrei a opção “Marketing”, ai criei, porém ela não cai no calculo de “despesas de vendas”, que acho que seria o correto… O que posso fazer?
Olá, Heloisa! Tudo bem?
Nesse caso você deve criar o campo Marketing no campo de despesas, que pode ser Despesas Operacionais, Despesas de Venda ou Despesas Diversas e inserir a fórmula do cálculo para que ela entre no DRE.
otimo
Adorei a planilha de fluxo de caixa! Muito útil e fácil de usar. Obrigado por compartilhar! Isso vai me ajudar bastante a organizar minhas finanças.