Planilha de Balanço Patrimonial Grátis!
O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do negócio. Mas como fazer isso? Com uma Planilha de Balanço Patrimonial, claro!
O que é o balanço patrimonial
Com certeza você já se deparou com placas de “fechado para balanço” ou até pedindo desculpas pelo transtorno de estar em balanço. Essas informações querem dizer que a empresa está realizando um inventário, ou seja, uma relação de produtos e bens e seus valores.
Todo esse detalhamento acontece através do balanço patrimonial, porque ele compara os valores de ativos e os passivos do seu negócio para que você saiba se tem lucro ou prejuízo.
Assim, os dados necessários para montar a planilha de balanço patrimonial são:
- valores em caixa, sendo estes todos os valores em dinheiro que o negócio tem, seja em caixa físico, banco ou outro;
- valor total do estoque de produtos. Esses são seu principal ativo, e por isso é tão importante ter um controle de estoque;
- vendas e duplicatas a receber, que são todas as parcelas ou vendas com recebimento futuro que você ainda irá receber;
- impostos a recuperar, que são recolhidos e recuperados após a compensação de tributos;
- veículos, maquinários, imóveis e terrenos ou qualquer tipo de bem físico que a empresa possua;
- despesas com fornecedores, como compras parceladas e que devem ser pagas futuramente;
- qualquer financiamento ou empréstimo feito pela empresa;
- salários, contribuições sociais e despesas como aluguel;
- e outros, como acordos comerciais, fundos de recebíveis, fundo de investimentos e despesas antecipadas.
É importante salientar que tanto os ativos como os passivos podem ser divididos em circulantes e não circulantes. A diferença entre ambos é o fato de circulantes poderem ser convertidos em dinheiro em curto prazo, enquanto não circulantes só podem ser convertidos em longo prazo. Assim, o prazo médio para o cálculo é 12 meses.
Como fazer o balanço patrimonial
O primeiro passo para começar a fazer o balanço patrimonial de uma empresa é listar todas as informações citadas acima. Dessa forma, como são muitas informações e muitos cálculos a serem feitos, recomendamos utilizar uma Planilha de Balanço Patrimonial.
Como usar uma Planilha de Balanço Patrimonial
Uma das melhores maneiras de montar o balanço patrimonial é com uma planilha de balanço patrimonial. Assim, com ela você consegue inserir os dados e valores de ativos e passivos do negócio e obter o resultado sem realizar os vários cálculos que são necessários.
Ainda, esse modelo de balanço patrimonial do eGestor mostra valores de giro de ativos, retorno sobre ativos e patrimônio líquido, liquidez corrente, seca e geral e, em alguns casos, endividamento e grau de endividamento.
Como usar a Planilha de Balanço Patrimonial do eGestor
A planilha disponibilizada pelo eGestor é dividida em ativos e passivos. Assim, é possível indicar os valores dos mesmo, e ter os resultados diretamente na planilha. Dessa forma, é possível utilizar essas informações na outra aba da planilha, a do DRE.
Ou seja, a utilização da planilha se dá de forma simples e facilitada, bastando inserir os valores da empresa para ter as respostas de passivos, ativos e de lucro.
Ativos
Um ativo é tudo aquilo que a empresa tem que se encaixa como benefício econômico. Ou seja, tudo da empresa que tem um valor monetário e pode ser transformado em dinheiro é um ativo.
Existem ainda, quatro requisitos para ser considerado um ativo:
- ser um bem da empresa;
- possuir valor monetário;
- ser propriedade da empresa;
- trazer benefícios para a empresa.
Ativos circulantes
Os ativos circulantes são aqueles ativos que podem ser transformados em dinheiro em curto prazo. Normalmente são de alta liquidez.
Por exemplo, alguns ativos circulantes para utilizar na planilha de balanço patrimonial que podemos citar são:
- dinheiro em caixa;
- dinheiro no banco;
- contas a receber;
- valor total de estoque;
- aplicações financeiras.
Os valores dessas informações indicam, também, o grau de liquidez de um negócio, que faz com que se possa avaliar a situação financeira da mesma.
Ativos circulantes de longo prazo
Esses ativos são valores que são realizáveis a longo prazo. Ou seja, são, principalmente, valores financeiros que serão recebidos em algum momento. Normalmente, esses valores não ultrapassam o período de 12 meses, mas também não podem se transformar em dinheiro imediatamente. Por isso são considerados ativos circulantes de longo prazo. Alguns exemplos são:
- parcelas de compras a receber;
- créditos junto a sócios;
- outros valores a receber.
Ativos não circulantes
Ativos não circulantes são aqueles que demorariam mais tempo para ser transformados em dinheiro, caso necessário. Eles continuam sendo ativos da empresa, mas, como o nome já diz, não tem uma circulação tão rápida quanto valores em dinheiro, por exemplo. Alguns exemplos de ativos não circulantes são:
- imóveis;
- veículos;
- maquinário;
- investimentos;
Esses valores, mesmo sendo realizáveis em longo prazo, também devem ser contados no balanço patrimonial e na planilha de balanço patrimonial.
Passivos
Os passivos podem ser considerados como o que a empresa tem a pagar, suas despesas. Mas, não necessariamente eles são dívidas, são considerados obrigações financeiras. Assim como os ativos, os passivos são divididos em circulantes e não circulantes. Essa divisão se dá em função do tempo de pagamento da obrigação financeira.
Passivos circulantes
Basicamente, todas as obrigações financeiras de um negócio que devem ser pagas em menos de 12 meses são consideradas passivos circulantes. Ou seja, qualquer conta a ser paga com o vencimento em até 12 meses é um ativo circulante. Exemplos de passivos circulantes:
- pagamento de fornecedores;
- financiamentos de curto prazo;
- obrigações trabalhistas;
- salários/
- empréstimos;
- aluguel;
- outros.
Passivos não circulantes
Os passivos circulantes são obrigações que devem ser pagas após o período de 12 meses de quando for realizado o balanço patrimonial. Assim, alguns exemplos de passivos circulantes para sua planilha de balanço patrimonial são:
- financiamentos de longo prazo;
- fundo de investimento;
- outros;
Patrimônio líquido
Outro ponto importante do balanço patrimonial é o patrimônio líquido. Ele é, basicamente, a diferença entre os valores dos ativos e dos passivos. Ele é um dos critérios decisivos para saber a situação real de uma empresa. Exemplos de patrimônio líquido são:
- capital social;
- lucros acumulados;
- reserva de capital.
Balanço Patrimonial + DRE
O cálculo do balanço patrimonial está diretamente ligado ao DRE. O Demonstrativo do Resultado do Exercício é um relatório onde estão todos os valores de receita e despesas do negócio. Assim, juntamente com o balanço patrimonial, ele faz uma análise da saúde financeira da empresa a partir dos indicadores financeiros.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!
0 comentários