Planilha de Controle de Produtos Grátis!
Esse controle é um item básico da administração de um negócio. Ele traz e possibilita o alcance de diversas informações sobre os produtos que transitam em uma empresa.
Por que organizar seu cadastro de produtos
Levando em consideração tudo que o estoque envolve, o cadastro de produtos se mostra realmente importante. Muito dos métodos de controle de estoque envolvem dados sobre um produto. Assim, com uma planilha de produtos, se pode ter esses dados de forma mais simples.
Por exemplo, um negócio que tem entre seus produtos, itens perecíveis. A partir do momento que se sabe o tempo de validade que um produto têm, se pode organizar esse estoque. E assim, impedir que esses itens tenham que ser descartados.
Outra questão importante são os dados de peso, volume e tamanho. Aqui se vê mais uma vez como o estoque depende desse cadastro de produtos. Sabendo essas informações, se sabe o tamanho do estoque que deve ser utilizado pela empresa.
Levando em conta que o cadastro de produtos não é função apenas do estoque, os funcionários também devem estar atentos a isso. Isso também pode ajudar na venda. Com mais conhecimento sobre o produto, o vendedor tem mais domínio sobre a venda, e pode passar isso ao seu cliente.
Vantagens em usar uma Planilha para Cadastro de Produtos
Organizar e controlar sua empresa pode trazer apenas resultados bons para a mesma. Dessa mesma forma, o cadastro de produtos. Algumas vezes essa rotina de cadastrar tudo que entra na empresa pode ser complicada e entediante, mas ela pode trazer algumas vantagens. Entre elas, a vantagem de seus funcionários saberem quais produtos o seu negócio comercializa. Assim, o mesmo não quebra a expectativa do cliente no atendimento.
Mas, um dos principais benefícios de ter um cadastro de produtos são os cálculos que se pode fazer. Por exemplo, o preço de venda de um produto. A partir do momento em que se sabe o valor de custo e os impostos que incidem sobre o mesmo, é possível calcular a margem de lucro, e assim, calcular o preço de venda do mesmo.
Tendo pleno conhecimento das informações do seu produto, você sabe qual deve comprar. Assim, caso não se tenha um fornecedor exclusivo para tal, é viável a compra do produto por outro fornecedor.
Planilha para cadastrar produtos
O eGestor disponibiliza uma Planilha de Produtos para download gratuitamente. Nela estão os principais itens que uma planilha de controle de produtos precisa. Entre eles:
- Nome: O nome do produto é como ele é chamado. Pode começar com o que é o produto é. Por exemplo, em uma loja de móveis, um estofado pode começar com o tipo e sua característica ou nome, como: “Estofado X”.
- Código: Esse código pode ser o código interno da empresa. Ele pode ser personalizado e montado conforme a necessidade da empresa.
- Margem de lucro: É o valor, em porcentagem, que é adicionado a um bem ou serviço. Dessa forma, é possível definir quanto o negócio irá lucrar com tal produto ou prestação de serviço. Ela pode ser bruta, líquida ou de contribuição.
- Preço de custo: O valor pago pela empresa a seu fornecedor. Esse valor é a base para a precificação deste produto.
- Unidade: Se o produto é definido por unidade, peso, peça, ou outros.
- EAN: Esse código de barras de 12 dígitos é utilizado para o controle interno de produtos. Cada um desses dígitos representa algo. Os 3 primeiros são o país de origem, os próximos representam o fabricante e o último é o verificador.
- NCM: O NCM é o código de identificação de produtos dentro do Mercosul. Ele possui 8 dígitos que identificam sua natureza.
- ExTIPI: Esse código encontrado na NF-e é relativo ao IPI. Sua sigla representa Código Exceção da Tabela de IPI.
- CEST: O Código Especificador da Substituição Tributária é composto por 7 dígitos que identificam uma mercadoria sujeita à substituição tributária.
- Estoque Mínimo: É a quantidade de produtos extra, armazenados em estoque. Sua função é atender uma eventual demanda ou cobrir possíveis atrasos de fornecedores.
- Anotações: Qualquer anotação em relação ao produto deve ser inserida neste campo.
Fiscais
- Informação adicional para NFe: Qualquer informação em relação a nota fiscal eletrônica deve ser inserida neste campo.
- CFOP: CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações é um código numérico. Ele diz respeito a entradas e saídas de mercadorias entre cidades e estados.
- Situação ICMS: Aqui deve ser informado o código da situação tributária (CST) do produto, referente ao ICMS.
- Aliq ICMS: Aqui deve ser informado a alíquota do produto, referente ao ICMS.
- Margem de Valor:
- Redução da BC:
- Situação PIS: Aqui deve ser informado o código da situação tributária (CST) do produto, referente ao PIS.
- Aliq PIS: Aqui deve ser informado a alíquota do produto, referente ao PIS.
- Situação COFINS: Aqui deve ser informado o código da situação tributária (CST) do produto, referente ao COFINS.
- Aliq COFINS: Aqui deve ser informado a alíquota do produto, referente ao COFINS.
- Situação IPI: Aqui deve ser informado o código da situação tributária (CST) do produto, referente ao IPI.
- Aliq IPI: Aqui deve ser informado a alíquota do produto, referente ao IPI.
Considerações Finais
Uma planilha de produtos traz grandes facilidades para o empresário. Mas essa otimização não precisa parar por aí. Com um sistema de gestão, você pode controlar todos os dados da sua empresa, como controle de estoque, financeiro, fluxo de caixa, de produção, e mais.
Ainda, com um sistema como o eGestor, que além de sistema de gestão também é emissor de notas fiscais, você pode emitir suas NF-e, NFC-e e NFS-e, de forma simplificada. O eGestor também conta é um emissor de relatórios fiscais, melhorando assim, o modo como você vê e controla sua empresa.
Pedro Henrique Escobar
Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.
Comentários:
Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!
0 comentários