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Planilhas financeiras: 7 modelos [Download Grátis]

Planilhas financeiras: 7 modelos [Download Grátis]

Fazer um controle financeiro de um negócio é essencial para que o mês não termine em prejuízos. Esse controle pode ser feito em um caderno, em um sistema ou em planilhas financeiras. Mas, o que importa mesmo, é que ele seja feito.

As planilhas podem ser uma ótima solução para quem está começando, uma vez que ela acaba ensinando a fazer o controle financeiro. E também demonstrando a sua importância.

Confira aqui as principais planilhas financeiras gratuitas que uma empresa precisa utilizar.

Modelos de planilhas financeiras

Muitas empresas fazem o uso de planilhas para controlar as movimentações e os valores do caixa. Mas, as planilhas financeiras conseguem mostrar ainda mais que isso. Por exemplo, algumas planilhas financeiras mostram se o negócio teve lucro ou prejuízo no final do período.

Por isso, separamos os modelos de planilhas financeiras que todo negócio precisa:

Planilha financeira de controle financeiro – Baixar

Captura de tela da Planilha financeira de controle financeiro do egestor

A planilha de controle financeiro empresarial é essencial para quem faz um controle financeiro. É ela que controla todos os valores do negócio, desde receitas de venda até despesas de impostos, por exemplo. Assim, ela é a responsável por organizar suas finanças.

É importante que se faça esse controle diariamente, uma vez que será ela que irá ajudar a manter as contas organizadas.

Uma planilha financeira tem:

  • lançamentos mensais, onde devem estar especificados data da operação, contato do cliente, valor e outras informações importantes.
  • resumo de fluxo geral
  • resumo de fluxo por centro de custos
  • resumo de fluxo por mês
  • contas abertas por mês
  • plano de contas

Assim, é possível cadastrar as despesas e receitas, fazer cálculos básicos de maneira automática e ter informações de forma simples.

Planilha financeira de fluxo de caixa – Baixar

Captura de tela da planilha financeira de fluxo de caixa do egestor

O fluxo de caixa é todo o controle de entradas e saídas de receitas e despesas do negócio. Ou seja, ele é todo valor que a empresa recebe e tudo que ela paga com esses valores.

A planilha de fluxo de caixa serve para que se tenha uma visão melhor dos pagamentos e recebimentos futuros. Dessa forma, se sabe o que se deve pagar, quais são os gastos mensais e o que existe para receber. Com um fluxo de caixa bem estruturado, a empresa pode planejar ações com antecedência e cumprir com suas obrigações.

Uma planilha de fluxo de caixa deve ter:

  • Fluxo de caixa separado mensalmente: O ideal, nesse caso, é ter uma aba para cada mês. Mas, se o negócio tiver poucas vendas, ela pode ser agrupada da melhor forma.
  • DRE mensal: baseado nas informações das vendas do mês, é calculado o lucro ou prejuízo através do DRE.
  • Receitas e despesas: ao inserir as informações da venda e definir a descrição, a planilha entender se o valor entra como receita ou despesa. É importante registrar essa informação para que ela seja atualizada no DRE depois.
  • DRE anual: com as informações dos DREs mensais, a planilha mostra o DRE anual, com todos os dados e mostrando o lucro ou prejuízo.

A planilha de fluxo de caixa traz uma visão completa do caixa da empresa. Isto é, ela ajuda a economizar dinheiro mostrando as despesas mensais e as receitas. Ela também realiza o cálculo do DRE, tanto anual quanto mensal.

Assim, a planilha de fluxo de caixa consegue melhorar o gerenciamento das contas, trazendo uma projeção de caixa geral.

Planilha financeira de DRE – Baixar

O DRE é o principal relatório contábil de uma empresa, porque ele indica se a empresa teve lucro ou prejuízo no período calculado. Assim, o DRE utiliza as movimentações financeiras em forma de relatório.

Ou seja, o relatório calcula os valores relacionados a receitas, despesas, impostos, taxas de juros e mostra lucro ou prejuízo. Mas, além disso, ela também consegue trazer uma avaliação do regime tributário, garantindo que os tributos são os menores possíveis

Captura de tela da planilha financeira de DRE do egestor

A planilha de DRE precisa das informações básicas para realizar o cálculo do DRE, como:

  • Receita operacional
  • Impostos sobre a venda
  • Receita Líquida
  • Custo da Mercadoria Vendida
  • Lucro Bruto
  • Despesas (Com vendas, administrativas e financeiras)
  • Receita Financeira
  • Despesas gerais e administrativas

Assim, com esses valores inseridos nela, é possível identificar o lucro e ter um resumo financeiro do período identificado. Essa relação também consegue fazer com que as decisões sejam tomadas com mais segurança.

Planilha financeira de margem de contribuição – Baixar

Captura de tela da planilha financeira de margem de contribuição do egestor

A margem de contribuição é o valor restante das vendas depois de deduzir os valores de custos e despesas fixas. Antes do lucro, esse valor é utilizado, normalmente, para realizar o pagamento de custos e despesas variáveis.

Mesmo que esse valor não seja o lucro, ele é chamado de lucro bruto sobre venda, porque indica quanto se ganha com venda. Mas não é lucro porque antes do lucro líquido, ainda devem ser deduzidos valores como impostos.

Calcular a margem de contribuição pode ser confuso, pois envolve valores como preço de venda, custos e despesas de venda.

Basicamente, a fórmula para cálculo é:

Margem de contribuição = Preço de Venda – (Custo de Venda + Despesa de Venda)

O mais indicado é que esse cálculo não seja realizado manualmente, pois pode trazer alguns erros. Uma das opções é utilizar uma planilha de margem de contribuição.

A planilha de margem de contribuição traz mais praticidade para manusear dados da empresa, com mais rapidez e com dados exatos.

Assim, na planilha basta inserir os dados financeiros das receitas e das despesas. Uma vez que a planilha indica a margem de contribuição e o lucro, ela também indica o ponto de equilíbrio.

Planilha financeira de ponto de equilíbrio – Baixar

O ponto de equilíbrio é o ponto em que as receitas pagam todos os custos e despesas, sem lucro, mas sem prejuízo. A partir desse ponto é que os produtos vendidos se tornam lucro.

Captura de tela da planilha financeira de ponto de equilíbrio do egestor

Dentro do ponto de equilíbrio também existem o ponto de equilíbrio contábil, o ponto de equilíbrio financeiro e o ponto de equilíbrio econômico. Eles partem do mesmo princípio mas tem diferentes valores.

Assim, para calcular o ponto de equilíbrio de um negócio pode se usar a seguinte fórmula:

Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Margem de Contribuição

Uma planilha de ponto de equilíbrio consegue facilitar para o responsável na hora de fazer o cálculo. Assim, ela evita possíveis erros que podem acontecer quando se faz um cálculo manualmente.

Para realizar o cálculo na planilha de ponto de equilíbrio basta inserir os valores de:

  • preço de venda
  • custos variáveis
  • despesas variáveis
  • custos fixos
  • despesas fixas
  • valores não desembolsáveis.

Planilha financeira de orçamento empresarial – Baixar

O orçamento empresarial é quando a empresa planeja os lucros, despesas e investimentos para o período futuro. Assim, ele traz informações para o negócio que serão importantes no futuro.

Dessa forma, o orçamento empresarial consegue determinar os valores da empresa, prevendo o ponto de equilíbrio e qual será o lucro. Mas também, ele dá informações que podem ser úteis para os meses mais calmos de vendas.

Captura de tela da planilha financeira de orçamento empresarial do egestor

Mesmo que não sejam cálculos complicados, o orçamento empresarial requer vários cálculos. Por isso, uma ferramenta útil para realizar o orçamento empresarial é uma planilha.

A planilha consegue mostrar o previsto e o realizado, além de possuir um gráfico onde se pode ver a diferença dos valores.

Planilha financeira de balanço patrimonial – Baixar

O balanço patrimonial é um levantamento dos ativos e passivos da empresa. Ele pode ser feito no período que a mesma entender como melhor. Os ativos são todos os valores financeiros e o que pode ser transformado em dinheiro. Os passivos são todas as obrigações financeiras, que podem ser pagamentos a fornecedores e empréstimos, por exemplo.

Captura de tela da planilha financeira de balanço patrimonial do egestor

Além dos ativos e passivos, o balanço patrimonial é formado pelo patrimônio líquido. O patrimônio líquido são valores de capital social, lucros e possível reserva de capital.

A planilha de balanço patrimonial se divide em:

  • Ativos circulantes
  • Ativos circulantes à longo prazo
  • Ativos não circulantes
  • Passivos circulantes
  • Passivos não circulantes
  • Patrimônio líquido

Assim, ela traz as informações gerais dos valores financeiros de toda a empresa. Isso porque ele se utiliza de todos os ativos, que podem ser transformados em dinheiro. Mas também de todos os passivos, que são tudo que a empresa tem a pagar.

Lembrando sempre que o resultado deve ser o mesmo, entre passivos e patrimônio líquido, diminuindo os valores dos ativos.

Qual é a melhor planilha financeira?

A melhor planilha financeira de um negócio é a que se encaixa com as suas necessidades. Por isso, existem vários tipos de planilhas financeiras, voltadas para todos os tipos de negócios. Assim, você pode escolher qual dessas ferramentas é a melhor.

Ainda, algumas empresas precisam de um controle financeiro mais rígido e que tenha integração com os outros setores da empresa. Nesse caso, elas devem utilizar um sistema de gestão, que faz a integração de todos os setores e emite notas fiscais e boletos.

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Escrito em: 29/03/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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