fbpx

Planilhas financeiras: 7 modelos [Download Grátis]

Fazer um controle financeiro de um negócio é essencial para que o mês não termine em prejuízos. Esse controle pode ser feito em um caderno, em um sistema ou em planilhas financeiras, o que importa de verdade é que ele seja feito.

As planilhas podem ser uma ótima solução para quem está começando, uma vez que ela acaba ensinando a fazer o controle financeiro. E também demonstrando a sua importância.

Confira aqui as principais planilhas financeiras gratuitas que uma empresa precisa utilizar.

O que é uma planilha financeira?

Uma planilha financeira é uma tabela que ajuda a controlar os valores financeiros, podendo ser pessoal ou empresarial. Uma planilha financeira auxilia quem a estiver usando a ter mais controle dos valores que entram e que saem do caixa.

Ela também pode servir de relatório, onde é possível ver os valores e entender as movimentações de forma simples.

Planilhas financeiras

Muitas empresas fazem o uso de planilhas para controlar as movimentações e os valores do caixa. Mas, as planilhas financeiras conseguem mostrar ainda mais que isso. Por exemplo, a planilha de DRE mostra se o negócio teve lucro ou prejuízo no final do período.

Por isso, separamos as planilhas financeiras que todo negócio precisa.

Planilha financeira de controle financeiro

A planilha de controle financeiro é básica para quem faz um controle financeiro. É ela que faz o controle de todos os valores do negócio, desde receitas de venda até despesas de impostos, por exemplo.

É imprescindível que se faça esse controle diariamente, uma vez que será ela que irá ajudar a manter as contas organizadas.

Planilha de controle financeiro do eGestor – Download

A planilha de controle financeiro do eGestor está dividida em abas, que são:

  • lançamentos mensais, onde devem estar especificados:
    • data
    • contato
    • valor
    • categoria
    • situação
    • forma de pagamento
    • conta utilizada
  • resumo de fluxo geral
  • resumo de fluxo por centro de custos
  • resumo de fluxo por mês
  • contas abertas por mês
  • plano de contas
Captura de tela da Planilha financeira de controle financeiro do egestor

Assim, com ela, é possível cadastrar as despesas e receitas, fazer cálculos básicos de maneira automática e ter informações de lucro e prejuízo de forma simples.

Banner planilha de controle financeiro

Planilha financeira de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é todo o controle de entradas e saídas de receitas e despesas do negócio. Ou seja, ele é todo valor que a empresa recebe e tudo que ela paga com esses valores.

O fluxo de caixa serve para que se tenha uma visão melhor dos pagamentos e recebimentos futuros, sabendo o que se deve pagar e quando, assim como receber.

Dessa forma, com um fluxo de caixa bem estruturado, a empresa pode planejar ações com antecedência e cumprir com suas obrigações.

Planilha de fluxo de caixa do eGestor – Download

A planilha de fluxo de caixa do eGestor traz uma visão completa do caixa da empresa. Ela também realiza o cálculo do DRE, tanto anual quanto mensal.

Captura de tela da planilha financeira de fluxo de caixa do egestor

Assim, a planilha de fluxo de caixa consegue melhorar o gerenciamento das contas, trazendo uma projeção de caixa geral. Além disso, ela também tem um ótimo custo-benefício.

banner planilha de fluxo de caixa

Planilha financeira de DRE

O DRE é o principal relatório contábil de uma empresa, porque ele indica se a empresa teve lucro ou prejuízo no período calculado. Assim, o DRE utiliza as movimentações financeiras em forma de relatório.

Ou seja, o relatório calcula os valores relacionados a receitas, despesas, impostos e mostra como a empresa se saiu. Mas, além disso, ela também consegue trazer uma avaliação do regime tributário, garantindo que os tributos são os menores possíveis.

Planilha de DRE do eGestor – Download

A planilha de DRE do eGestor precisa das informações básicas para realizar o cálculo do DRE, como:

  • Receita operacional
  • Impostos sobre a venda
  • Receita Líquida
  • Custo da Mercadoria Vendida
  • Lucro Bruto
  • Despesas (Com vendas, administrativas e financeiras)
  • Receita Financeira
  • Despesas gerais e administrativas
caputra de tela da planilha de dre do egestor

Assim, com esses valores inseridos nela, é possível identificar o lucro e ter um resumo financeiro do período identificado. Essa relação também consegue fazer com que as decisões sejam tomadas com mais segurança.

banner da planilha de dre

Planilha financeira de margem de contribuição

A margem de contribuição é o valor restante das vendas depois de deduzir os valores de custos e despesas fixas. Antes do lucro, esse valor é utilizado, normalmente, para realizar o pagamento de custos e despesas variáveis.

Mesmo que esse valor não seja o lucro propriamente, ele é chamado de lucro bruto sobre venda, porque indica os valores que se ganham com a venda. Mas não é lucro porque antes do lucro líquido, ainda devem ser deduzidos valores como impostos.

O cálculo da margem de contribuição pode trazer algumas dúvidas, pois leva em consideração diversos valores, como o preço de venda, custos de venda e despesa de venda.

Basicamente, a fórmula para cálculo é:

Margem de contribuição = Preço de Venda – (Custo de Venda + Despesa de Venda)

O mais indicado é que esse cálculo não seja realizado manualmente, pois pode trazer alguns erros. Uma das opções é utilizar uma planilha de margem de contribuição.

Planilha de margem de contribuição do eGestor – Download

A planilha de margem de contribuição traz mais praticidade na hora de manusear os dados da empresa, com mais rapidez e com dados exatos.

Assim, na planilha do eGestor basta inserir os dados financeiros das receitas e das despesas. Uma vez que a planilha indica a margem de contribuição e o lucro, ela também indica o ponto de equilíbrio.

Planilha financeira de ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o ponto em que as receitas do negócio pagam todos os custos e despesas, sem lucro, mas sem prejuízo. A partir desse ponto é que os produtos vendidos se tornam lucro.

Dentro do ponto de equilíbrio também existem o ponto de equilíbrio contábil, o ponto de equilíbrio financeiro e o ponto de equilíbrio econômico. Eles partem do mesmo princípio mas tem diferentes valores.

Assim, para calcular o ponto de equilíbrio de um negócio pode se usar a seguinte fórmula:

Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Margem de Contribuição

Planilha de ponto de equilíbrio do eGestor – Download

Uma planilha de ponto de equilíbrio consegue facilitar para o responsável na hora de fazer o cálculo. Assim, ela evita possíveis erros que podem acontecer quando se faz um cálculo manualmente.

Para realizar o cálculo na planilha de ponto de equilíbrio do eGestor basta inserir os valores de preço de venda, custos variáveis, despesas variáveis, custos fixos, despesas fixas e valores não desembolsáveis.

Planilha financeira de orçamento empresarial

O orçamento empresarial é quando a empresa planeja os lucros, despesas e investimentos para o período futuro. Assim, ele traz informações para o negócio que serão importantes no futuro.

Dessa forma, o orçamento empresarial consegue determinar os valores da empresa, prevendo o ponto de equilíbrio e qual será o lucro. Mas também, ele dá informações que podem ser úteis para os meses mais calmos de vendas.

Planilha de orçamento empresarial do eGestor – Download

Mesmo que não sejam cálculos complicados, o orçamento empresarial requer vários cálculos. Por isso, uma ferramenta útil para realizar o orçamento empresarial é uma planilha.

A planilha consegue mostrar o previsto e o realizado, além de possuir um gráfico onde se pode ver a diferença dos valores.

Planilha financeira de balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um levantamento dos ativos e passivos da empresa, que pode ser feita no período que a mesma entender como melhor. Os ativos são todos os valores financeiros e o que pode ser transformado em dinheiro, e os passivos são todas as obrigações financeiras, que podem ser pagamentos a fornecedores e empréstimos, por exemplo.

Além dos ativos e passivos, o balanço patrimonial é formado pelo patrimônio líquido, que são valores de capital social, lucros e possível reserva de capital.

Planilha de balanço patrimonial do eGestor – Download

A planilha de balanço patrimonial do eGestor se divide em ativos circulantes, circulantes à longo prazo e não circulantes; em passivos circulantes e não circulantes; e patrimônio líquido.

Assim, ela traz as informações gerais dos valores financeiros de toda a empresa. Isso porque ele se utiliza de todos os ativos, que podem ser transformados em dinheiro; e todos os passivos, que são tudo que a empresa tem a pagar.

Lembrando sempre que o resultado deve ser o mesmo, entre passivos e patrimônio líquido, diminuindo os valores dos ativos.

Qual é a melhor planilha financeira?

Não se pode dizer qual é a melhor planilha financeira, afinal, cada negócio tem suas particularidades e suas necessidades. Por isso, existem vários tipos de planilhas financeiras, voltadas para todos os tipos de negócios.

Ainda, algumas empresas precisam de um controle financeiro mais rígido e que tenha integração com os outros setores da empresa. Nesse caso, elas devem utilizar um sistema de gestão, que faz a integração do financeiro com o controle de estoque, controle de produção, emissão de notas fiscais e muito mais.

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Planilhas financeiras: 7 modelos [Download Grátis]
Escrito em: 29/03/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...