O brainstorm é uma prática cada vez mais comum nas empresas e que consegue reunir diferentes visões para debater um tema ou solucionar um problema. Se baseia na livre sugestão de ideias e na obtenção de um grande volume de informações. Para isso, não existem ideias ruins, não são permitidas críticas às ideias dos participantes, e pode-se melhorar as propostas realizadas pelos outros.
Mas, o modelo mais tradicional de brainstorm pode não ser mais tão eficiente, devido ao grande fluxo de ideias não aproveitadas e do tempo demandado. Para aprimorar essa dinâmica, o CEO da Bootler (plataforma de comparação de preços para delivery de comida), Michel DiBenedetto tem cinco sugestões para deixar o brainstorm mais dinâmico e inovador.
Foque-se no resultado e no impacto
Como, geralmente, as sessões de brainstorm são focadas para a resolução de um problema ou vislumbrar uma oportunidade, o foco da conversa deve estar de acordo com a ideia ou conceito e como eles podem funcionar no curto prazo.
Esqueça seu ego
A natureza do brainstorm é ser uma dinâmica em grupo, valorizando cada um dos participantes e suas ideias. Por isso, não faz sentido que apenas uma pessoa seja destaque: pensar como um time te aproxima do objetivo desejado.
Questione
Boas ideias não bem fundamentadas falham na execução, enquanto outras podem parecer não tão boas, mas tem resultados satisfatórios. Independente de quem propõe, questionar uma ideia previne incidentes futuros. O importante é lembrar que o objetivo não é criar uma situação de confronto, mas sim fortalecer a ideia em questão e aprimorá-la.
Defenda suas sugestões
Comprometa-se com sua ideia e tenha argumentos para defendê-la. Em caso de confronto, você deve acreditar em si e apresentar ao outro fatos convincentes sobre ela, provando sua eficácia e chance de sucesso.
Ideias ruins, pessoas boas
O brainstorm é um processo bastante intenso, que reúne ideias e pessoas diferentes, que podem tornar o debate acalorado. Por isso, é importante que você separe a ideia em si da pessoa por trás dela – não é porque sua sugestão é fraca que a pessoa é ruim.
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