filmes para empreendedores

O cinema é umas das mais belas e populares formas de artes existentes. Diferente, por exemplo, das pinturas e esculturas, o cinema é acessível para praticamente todas as pessoas e, assim como em todas as artes, sua função vai muito além do mero entretenimento.

Entre as suas funções, podemos destacar a educacional, visto que vários títulos são adequados para a aprendizagem e fixação de diversos conteúdos dos currículos, seja a nível de educação básica,ou a nível de ensino superior; tem a função de instruir sobre a estética, ou seja, sobre o que é considerado belo pelo prisma de diversas culturas; também tem a função de expandir o que se sabe sobre determinadas culturas; dentre diversas outras.

Para aqueles que têm seu próprio negócio, essas múltiplas funções, todas com aplicações práticas na vida real, são igualmente válidas. Por isso, na sequência, você conhecerá uma lista com 8 títulos extremamente úteis, seja para inspiração, para lições de vida ou simplesmente para entretenimento de qualidade.

O Lobo de Wall Stret (2013)

Relativamente recente, é um filme bastante controverso. Com Leonardo Di Caprio interpretando o protagonista Jordan Belfort, o filme basicamente fala das tentações que o dinheiro e o poder podem trazer.

“A única coisa entre você e seu objetivo é a história de m**** que você fica contando para si mesmo sobre o porquê de não conseguir alcança-lo” é uma das frases mais célebres do filme. No entanto, quando os objetivos são atingidos, vem o poder, a fama, as mulheres e as drogas, que podem prejudicar o sucesso. Assim, a disciplina é fundamental para manter o sucesso alcançado.

O Poderoso Chefão (1972)

Considerado um dos maiores clássicos do cinema, ele também é uma obra-prima para os empreendedores. O filme conta a história do Poderoso Chefão e de seu filho Michael Corleone, que assiste o pequeno negócio da família crescer e, eventualmente, fazer parte da maior família do crime organizado da cidade de Nova Iorque.

Apesar de tratar das vias ilegais (não recomendadas para nenhum empreendedor), pode ser uma ótima lição de como alcançar o topo e, principalmente, de como conseguir se manter nele.

Como Enlouquecer Seu Chefe (1999)

Apesar de se tratar de uma das mais engraçadas e melhores comédias, este filme tem muito a ensinar, principalmente no que diz respeito à tomada de atitude.

Nele, o personagem principal Peter Gibbons descobre o quanto odeia ficar das 9h às 17h dentro de um cubículo olhando para a tela do computador e tendo que cumprir ordens de seu terrível chefe e, a partir daí, a história se desenrola da maneira mais cômica possível. Mas, além de divertir, o filme também é motivacional, pois encoraja os empreendedores a deixarem a segurança de lado e se arriscarem no que realmente gostam.

Coco Antes de Chanel (2009)

Com um número cada vez maior de empreendedoras bem-sucedidas, não poderíamos deixar de fora da lista um filme que retrata o início de uma das mais brilhantes mentes do mudo fashion e, mais tarde, criadora de uma das marcas mais valorizadas de todo o mundo.

A grande ousadia da Coco foi, em uma época extremamente conservadora, livrar o guarda-roupa das mulheres de peças desconfortáveis, como o espartilho, e incluir roupas do guarda-roupa masculino. Mas, para alcançar isso, ela teve que superar diversos obstáculos e preconceitos. Um ótimo filme sobre coragem e perseverança.

Invictus (2009)

Um homem recém-saído da cadeira que busca cumprir seu propósito de vida. Seria mais uma história clichê se este homem não fosse Nelson Mandela e se seu propósito de vida não fosse reunir a África racialmente segregada pelo Apartaid.

Eleito Presidente da África do Sul há pouco tempo, ele tem a difícil missão de reunir brancos e negros para que possam viver conjuntamente e de forma pacífica. A resposta para isto Mandela encontra no Rugby, um esporte bastante popular no país. Mas, para que possa fazer isso, tem que se unir ao capitão do time, um jovem branco, demonstrando toda a sua capacidade de negociação.

O Jogo Da Imitação (2015)

A história deste filme é bastante cativante por se tratar de um tema que quase todo mundo, em maior ou menor medida, gosta: a Segunda Guerra Mundial. Uma equipe formada pelo governo britânico tem como missão desvendar o código utilizado pelos alemães durante a guerra. No entanto, o matemático Alan Turing, um dos mais importantes membros da equipe, tem dificuldades em trabalhar em grupo.

Com o passar do tempo e diversas lições aprendidas, o matemático não só aprende a trabalhar em equipe, mas também passa a libera-la na construção de uma máquina capaz de decifrar o código. O filme é uma verdadeira lição de como é importante saber trabalhar em equipe e reconhecer o papel fundamental que cada membro tem.

Jamaica Abaixo De Zero (1993)

O início da história começa quando Irwin Flitzer, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Inverno na modalidade de Bobsleight, tem que devolver a medalha por ter trapaceado. Alguns anos depois, o jamaicano Darick Bannock, filho de um de seus melhores amigos, se machuca e não consegue se classificar para as Olimpíadas. Mas decidido a competir de qualquer maneira, ele pede a ajuda de Irwin para participar das Olimpíadas de Inverno pelo Bobsleight, criando a primeira equipe jamaicana na história do esporte.

Ao chegar ao local da competição, a equipe é ridicularizada, tanto por conter membros de um país tropical e sem nenhuma tradição no esporte como por ter um treinador sem nenhuma credibilidade. Para os empreendedores, a lição que fica é que muitas vezes a autoconfiança e a coletividade podem ser grandes aliadas em cenários pouco favoráveis.

Antes de Partir (2007)

Nada melhor que terminar a lista com a bela mensagem de esperança deste filme. Basicamente, ele conta a história de dois senhores, um muito diferente do outro, com câncer em estado terminal. Mas, antes de partirem, eles têm uma lista de sonhos que sempre quiseram realizar e decidem fazer uma viagem ao redor do mundo para realizá-los.

É uma história de superação e de não conformismo, demonstrando que nunca é tarde para fazer aquilo que se deseja.

Gostou da lista? Conhece outro filme que deveria estar na lista? Deixe seu comentário abaixo.

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br