Somente os empreendedores sabem o quanto pode ser difícil conquistar novos consumidores. Mas, ainda mais difícil que aumentar a carteira de clientes, é conseguir fazer com que eles queiram comprar novamente. Afinal, é assim que se cria um ciclo virtuoso de novas oportunidades de negócio e de recomendações.
Para alcançar a fidelização, no entanto, a empresa pode começar com pequenos passos. Não importa o quão pequenos sejam, eles são capazes de gerar resultados surpreendentes. Confira 6 dicas para fidelizar clientes:
Converse
Uma das melhores formas de estreitar o vínculo e identificar problemas, antes deles ocorrerem, é se comunicar com os clientes. Essa interação pode ser:
- Ativa, com o uso de newsletters, jornais e mensagens para a divulgação de notícias e informações importantes;
- Ou passiva, abrindo canais de comunicação para que os clientes façam sugestões ou reclamações quando quiserem.
No entanto, não use os canais de comunicação da empresa somente para fazer publicidade de produtos e serviços. Transmita informações úteis sobre a empresa e o mercado. Isso para que os clientes se sintam em uma verdadeira parceria e não somente em uma relação comercial.
Seja humano
Muitos empresários gostam de se esconder atrás de e-mails corporativos e centrais de atendimento burocráticas. Não conseguir falar com pessoas que ouçam e resolvam os problemas do cliente é um grande obstáculo para mantê-los fieis à empresa.
Atenda os seus consumidores de forma pessoal. Dessa forma as pessoas sentem uma conexão maior quando e acabam conhecendo os nomes umas das outras. Assim, garantindo o terreno adequado para o surgimento de vínculos de confiança mais duradouros.
Seja pessoal
Essa dica também vale no sentido contrário. Em todas as suas ações e comunicados, procure chamar o cliente por seu nome. Isso faz com que ele se sinta valorizado pelo que é. Não sendo apenas mais um número para a sua empresa.
Surpreenda
As chances de fidelização são muito maiores quando a expectativa do cliente é atingida. Mas, elas são maiores ainda quando você entrega mais do que espera.
Isso muitas vezes não acontece porque tem um custo adicional. Entretanto, os ganhos com esses clientes que foram encantados são maiores. Ou seja, significa um ticket médio mais alto e novas oportunidades de negócio.
Olhe para dentro
Se você quer clientes satisfeitos e fieis, um importante passo é garantir que seus funcionários também se sintam dessa forma. Portanto, seja íntegro em todas as relações com a equipe e capriche nas iniciativas de gestão de pessoas. Buscando garantir um bom ambiente de trabalho.
Além disso, invista em treinamentos sobre atendimento ao cliente. Isso para que os colaboradores possam realizar as suas atividades com a mesma mentalidade que os proprietários do negócio.
Seja flexível
Grande parte da demanda das pequenas e médias empresas vem de clientes que querem soluções mais personalizadas para os seus problemas. Por isso, use essa tendência a seu favor. E lembre-se de que cada consumidor possui preferências e características individuais. Assim, crie soluções únicas para cada um deles.
Sua empresa deve investir no relacionamento com os parceiros atuais, não só em novas oportunidades de negócio ou contratos mais vantajosos. Afinal, os retornos dessa relação podem ser incríveis.
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