fbpx

Inovação: o caminho para qualquer negócio

Inovar, atualmente, é uma palavra de ordem em qualquer empresa, não importa o tamanho. Como uma exigência, a inovação se tornou prioridade nos negócios, uma recompensa obrigatória nesse caminho: quem não buscar não sobrevive, parecem soar todos os manuais do empreendedor moderno.

Essa necessidade é própria da atividade empreendedora. Inovar, basicamente, significa pegar algo que está funcionando e fazer diferente, fazer com que o cliente enxergue no seu produto ou serviço algo melhor que o do concorrente. Dessa forma, a inovação estará gerando valor, e essa percepção é condição essencial para se manter no mercado.

Inovação não é um objetivo fácil, entretanto. Inovar exige disciplina, dedicação e muita capacidade de aprender com os erros. E, claro, de assimilar as quedas.

Um ponto de partida útil para uma empresa que pretende inovar é ter planejamento. Em qual setor é preciso mudar alguma coisa? Onde eu posso agregar valor? Crie um plano de metas para que sua empresa saiba o que fazer e quais são os objetivos.

Os modelos

São quatro os modelos de inovação:

  • criar um novo produto ou serviço;
  • criar uma nova tecnologia;
  • transformar processos;
  • e transformar modelo de negócios.

Mas lembre-se: inovação não é criatividade. Pessoas muito criativas não são necessariamente inovadoras e vice-versa. Para inovar nos negócios, além da criatividade, é preciso encontrar capacidades que transformem as boas ideias em algo prático.

Também é importante combinar áreas do conhecimento para pensar na inovação. Muitas vezes, a ideia não vem somente do estudo do seu negócio e do mercado. Vem de lugares diferentes e incomuns, como de uma sala de cinema ou de uma conversa informal.

💡 Você também pode gostar: Como administrar uma empresa: Entenda em 10 passos

A prática

Os quatro tipos de modelos de inovação podem ser aplicados em quaisquer das dicas apresentadas logo a seguir. Antes, é importante perceber que inovar tem a ver com enfrentar um dilema: deixar de fazer algo para implantar outra coisa, deixar um serviço para entregar outro. Portanto, inovação exige uma dose de ousadia. Veja as dicas abaixo:

Aproveite o inesperado

Analise seu mapa de vendas e compras, veja o que está fora da curva, se há alguma tendência. A partir dessa avaliação, sua empresa pode desenvolver alguma das modalidades de inovação.

O conceito de inesperado tem tudo a ver com a inovação. Trazer um produto ou serviço que seu público nem sabe que precisa, pode fazer toda a diferença. 

Estar atento a situações e mudanças é essencial, só assim pode-se sair na frente. Por isso, é necessário muita atenção e cabeça aberta para as novas situações que podem surgir.

Estude o mercado em que atua

Pesquisando e entendendo como funciona o mercado do seu negócio, você pode tirar diversos proveitos. Dessa forma, também pode descobrir necessidades que as pessoas nem sabem que precisam. Esse foi um dos principais motes de Steve Jobs, o fundador da Apple, que hoje é uma das maiores empresas do mundo.

Sair da zona de conforto é arriscar, mas também é preciso saber até que ponto se pode ir. Se a Apple criasse um produto extremamente inovador mas que não tem relação com o que ela é conhecida por, ele poderia ser tanto um fracasso como um sucesso.

Assim, pesquisar o que o mercado está fazendo e o que seu público alvo busca e espera, é imprescindível.

Insira seu negócio na sociedade

É importante estudar o perfil demográfico, para saber o que pode agregar valor. Se a população da cidade está envelhecendo, isso pode gerar uma oportunidade, por exemplo.

E, é por isso que estudar o público do seu negócio é tão importante quanto estudar seus concorrentes. Muitas vezes a inovação pode trazer o que não se espera; mas outras, ela pode trazer o que todos estão esperando e ainda não têm.

Fique atento às tendências

Se hoje as pessoas se preocupam com a mobilidade, então veja se sua empresa pode entrar nesse negócio. O mesmo vale para temas como saúde, bem-estar, tecnologia, entre outros.

Mas também não adianta entrar em uma área que não está relacionada à sua empresa. Inovar significa sair do comodismo, mas não de forma exagerada. Tudo deve ser calculado e estudado.

Por último, uma dica prática. Que tal andar sempre com um bloco de anotações? Dessa forma, você não perde ideias que podem surgir em momentos fora do seu local de trabalho. Se você prefere não carregar mais um item, deixe o aplicativo do gravador do seu celular na primeira tela. Assim que tiver uma ideia, grave. Não deixe passar nenhuma ideia, por mais absurda que ela possa parecer naquele momento. Às vezes, essa ideia pode ficar adormecida e encontrar um objetivo mais para frente.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Inovação: o caminho para qualquer negócio
Escrito em: 06/03/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...