Quais características um empreendedor de sucesso deve ter?

Empreendedores bem-sucedidos costumam ter muitos traços em comum uns com os outros. E isso ocorre com tanta frequência que se pode dizer que existem características importantes — e até vitais — para que alguém consiga obter sucesso em uma determinada atividade. Que tal saber quais são esses atributos? Veja se você preenche a lista a seguir:

Disciplina

Esses indivíduos com perfil empreendedor são focados em fazer seus negócios e levar seu trabalho adiante, superando quaisquer obstáculos ou distrações. Eles têm estratégias globais e criam planos de ação para executá-las adequadamente, sendo suficientemente disciplinados para tomar as medidas necessárias, diariamente, para a realização de seus objetivos.

Confiança

Os empreendedores de sucesso simplesmente não se perguntam se por acaso podem chegar lá ou se são dignos de receber o reconhecimento que sabem que merecem. Eles usam seus conhecimentos e seus recursos para fazer seus negócios darem certo. E pronto. Eles exalam confiança em praticamente tudo o que fazem.

Abertura

Os homens de negócios vitoriosos sabem muito bem que cada evento ou cenário pode esconder uma ótima oportunidade para tirar dali algum ganho. Há abertura e capacidade para olhar em volta, mas, ao mesmo tempo, para focar as informações coletadas em prol de suas metas e seus objetivos.

Proatividade

Quem está à frente de um negócio de sucesso sabe que as coisas devem se manter sempre em movimento, não é mesmo? Sempre! A começar por si mesmo. Por isso, os empreendedores bem-sucedidos definem os parâmetros de seus projetos e dos processos internos, para continuamente se certificarem de que tudo está no curso planejado.

Competitividade

Muitas empresas são construídas porque o líder sabe que aquela equipe pode fazer o trabalho melhor do que os concorrentes atuais. Os empreendedores de sucesso se esforçam para vencer no meio em que atuam, qualquer que ele seja, arriscando muito para ganhar autoridade no mercado e passar na frente dos rivais, independentemente de há quanto tempo esses estão consolidados.

Criatividade

Para que se consiga inovar sucessivamente, é preciso muita criatividade. Assim, empreendedores de visão devem ter a capacidade de fazer conexões entre eventos ou situações aparentemente não relacionados, a fim de tirar daí importantes soluções de síntese e melhores resultados para sua própria empresa. Dessa forma eles serão capazes de renovar seus produtos para superar o que a concorrência vem fazendo ou mesmo trazer algo que ninguém havia pensado para o mercado até então.

Determinação

Os empresários bem-sucedidos não são nada frustrados com suas derrotas. Muito pelo contrário, eles olham para as falhas como oportunidades para o sucesso posterior, determinados a fazer todos os seus esforços se tornarem vitoriosos. Por isso, tentam e tentam novamente, até conseguirem. Eles não acreditam que exista algo que não possa ser realizado, simplesmente vão lá e fazem!

Liderança

Esses perfis têm fortes habilidades de comunicação para vender seus produtos, mas, além disso, eles também usam esse potencial comunicativo para motivar seus funcionários, a fim de que o negócio cresça tanto em produtividade como em confiança. Empreendedores de sucesso são bons em destacar todos os benefícios de qualquer situação e treinar os outros para alcançarem metas determinadas.

Guia de Gestão de Equipes

Compromisso

Empreendedores de sucesso são, muitas vezes, as primeiras pessoas a chegarem ao escritório e as últimas a sair. Eles comparecem até em seus dias de folga e em feriados para se certificar de que tudo está em seu devido lugar, certificando-se de que os resultados atendem às suas expectativas. Suas mentes estão sempre firmemente voltadas para o trabalho, mesmo que estejam fora do escritório.

Paixão

Essa é provavelmente uma das qualidades mais importantes dos empreendedores de sucesso: eles realmente amam seu trabalho! Por isso, estão sempre dispostos a colocar mais horas extras para alavancar seu negócio. A alegria e a motivação que sentem vão muito além do que o dinheiro pode proporcionar.

Ser um empreendedor de sucesso é muito mais do que ter apenas uma boa ideia. Se você quer ir mais longe com seu negócio, deve ter o conjunto certo de habilidades e posturas. E então, acha que dá conta? Ou tem certeza?

Agora comente aqui e nos conte se conseguiu se identificar nesse perfil traçado no post de hoje! Está disposto e bem preparado para levar sua PME ao sucesso? Compartilhe suas impressões conosco! Participe!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas

Ebook Crescimento Empresarial

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br