pesquisa de mercado

A pesquisa mercadológica, ou pesquisa de mercado, é uma importante ferramenta para o investidor que quer começar um novo empreendimento ou que precisa traçar um curso de ação para a expansão de seus negócios.

Para que isso aconteça, ele deve conhecer todo o cenário com o qual está lidando para identificar os problemas e as oportunidades. Com o objetivo de buscar estratégias mais certeiras para os seus negócios.Fazer uma boa pesquisa de mercado irá traçar um caminho a ser seguido pelo empreendedor de forma a otimizar a produtividade de sua empresa.

Mas é preciso um profundo estudo para realiza-la. Uma das características mais importantes de um bom gestor é primeiramente conhecer a sua empresa em si, identificando o seus pontos fracos e o que pode ser melhorado. Somente feito isso, deverá ser analisada a concorrência, e identificar em que aspectos a sua empresa pode supera-la.

Esta pesquisa irá identificar de uma forma geral: Qual a necessidade do seu consumidor, o que pode ser aproveitado das ações dos concorrentes e qual a opinião do seu cliente em relação a sua empresa. Ou seja, ela irá mostrar a real posição da empresa em relação ao seu nicho de mercado.

Identificar o que o consumidor precisa, poderá ser um diferencial para o seu negócio, que outro concorrente pode não ter conseguido satisfazer esta necessidade. Por outro lado, muito provavelmente já existam empresas estabilizadas e renomadas no seu ramo de atuação. Então é preciso reconhecer a qualidade destas empresas e buscar entender o porquê do sucesso. Quais estratégias foram utilizadas para se chegar lá.

O estudo proverá informações importantes sobre três aspectos, principalmente: as características do cliente da empresa – estilo de vida, comportamento, hábitos de consumo, escolaridade, renda, além de qual o potencial do mercado para o nicho específico; os pontos fortes e fracos dos concorrentes diretos, analisando suas estratégias; e o sistema de fornecimento dos produtos e serviços – qualidade dos produtos, preços, cobrança, sistema de venda, entre outras características.

Entender o seu cliente em um contexto geral irá ajudar a identificar a sua necessidade. Em relação a concorrência, de nada adianta extrair as suas estratégias positivas de venda, ou pensar em projetos ambiciosos que possam supera-la se a qualidade do seu produto ou serviço não for boa. Invista em qualidade de mão de obra e de estoque, caso contrário estratégias e projetos teóricos para crescer no mercado serão em vão.

Um dos itens essenciais que o empresário deve ter conhecimento é sobre o público-alvo de seu produto, afinal de contas, o serviço existe para satisfazer a uma necessidade das pessoas. A pesquisa deverá procurar quem são os consumidores do que será colocado no mercado, o preço que seria pago por ele, com que frequência o produto seria comprado, o motivo pelo qual investem no serviço, além de opiniões mais específicas, como a reação à embalagem, sabor e nome do produto.

Lembre-se: a pesquisa de mercado é a ligação entre o cliente e o empreendimento. Desta forma, é uma ferramenta que faz com que a voz do consumidor seja ouvida, dando ao investidor a oportunidade de conhecer a percepção que o público em geral tem de seu negócio, apontando acertos e falhas, mostrando o que faz com que o público se aproxime ou se afaste do que está sendo oferecido.

Guia de Gestão Estratégia

Como fazer uma pesquisa de mercado eficaz

Uma pesquisa de mercado eficaz deve seguir alguns passos. Elas podem ser feitas por empresas especializadas em pesquisa de lançamento de produtos no mercado. Principalmente para que o resultado seja imparcial, sem o envolvimento de pessoas conhecidas que possam influenciá-lo com sua proximidade ao investidor. 

O primeiro passo é colocar na planilha todas as características do produto: O tamanho, a qualidade, a forma, para que fique claro o que se quer lançar. Posteriormente, deve-se desenvolver um protótipo de produto, com um designer de embalagens. Também é necessário perfilar os possíveis consumidores.

O quarto passo é desenvolver um roteiro de perguntas a serem questionadas aos entrevistados. As perguntas devem ser diretas e simples, de fácil compreensão e englobar todos os aspectos que o empreendedor quer detectar. Por último, deve-se tabular os resultados para estabelecer a aceitação do novo produto.

De forma mais específica, essas são as informações mais comumente levantadas em pesquisas mercadológicas:

Dados demográficos:

  • Faixa de idade;
  • Sexo;
  • Renda;
  • Profissão;
  • Grau de instrução;
  • Classe social
  • Raça/grupo étnico;
  • Religião;
  • Onde mora;
  • Densidade populacional;
  • Clima.

Perfil psicográfico:

  • Líder ou comandado;
  • Extrovertido ou introvertido;
  • Busca auto realização ou satisfeito com status;
  • Independente ou dependente;
  • Conservador, liberal, tradicional ou progressista;
  • Consciente ou egocêntrico.

Comportamento:

  • Frequência de uso do produto;
  • Benefícios procurados;
  • Método de uso;
  • Frequência de compra.

Após feita essa pesquisa, é recomendado unir os dados obtidos com o que é fornecido por institutos de pesquisa, como o IBGE e o IBOPE. No intuito de identificar concorrências, localizar alvos e estabelecer referências. Também há uma grande quantidade de boas informações sobre negócios e mercado em bibliotecas municipais, universidades, entidades especializadas como a Fiesp e a Ciesp.

E em instituições que dão apoio a pequenos empreendedores, como o Sebrae e a Endeavor.

Erros mais comuns

A falta de tempo e de dinheiro de empreendedores iniciantes podem levá-los a certos atalhos que os conduzirão a erros que darão muita dor de cabeça e prejuízos.

Um desses erros é a utilização somente da chamada “pesquisa secundária”, que é a consulta a informações de grandes institutos de pesquisa, como já falamos neste texto. Confiar em pesquisas de fora não darão um diagnóstico completo e atualizado do cenário onde se quer investir.

Pesquisas “do ano passado” podem não refletir mais o momento social e financeiro. Principalmente porque vivemos em uma era de bastante acesso à informação rápida. Além disso, podem-se perder detalhes importantes confiando nas pesquisas que estão mais distantes da realidade do empresário.

O empreendedor também deve ficar atento em utilizar as informações disponibilizadas pela internet. Além de elas poderem não estar corretas e atualizadas, você terá acesso apenas ao que o dono daquela informação achar conveniente expor. Usar os sites de busca, como Google e Bing, o levarão a informações disponíveis a todos, que se utilizadas corretamente, podem ser bastante úteis de forma complementar.

Acompanhar os dados do Google Analytics em casos de empresas que já contam com site na internet, é uma ótima opção para acompanhar como os clientes estão chegando ao seu serviço e onde investir para maior rendimento.Mas estas não são as únicas formas para se realizar uma boa pesquisa de mercado. Também é importante o olhar do Empreendedor.

Esta pesquisa também pode ser feita de uma forma interna, o que significa que o empreendedor pode buscar conversar com pessoas entendidas do assunto, pode incentivar os seus funcionários a buscar um feedback dos clientes, já que estes funcionários possuem um contato maior com o público.

O que também pode ser feito pelo empreendedor é ir ao local da concorrência e a partir dai tentar identificar aspectos positivos e negativos, que podem servir de exemplo ou então indicar alguma estratégia diferencial que pode ser adotada pela sua empresa.E reforçando: pesquisas feitas com pessoas próximas podem ter resultado diferente da realidade, pelo vínculo familiar ou de amizade que o entrevistado possui com o empreendedor.

O mais recomendado é buscar informações dos futuros clientes sobre seus desejos e expectativas para que a pesquisa tenha resultado mais verdadeiro. Portanto uma boa pesquisa de mercado pode proporcionar novos caminhos e estratégias a serem utilizadas, isto é, a realização de novas ações que podem alavancar os resultados de sua empresa em um médio ou longo prazo, baseadas na opinião dos clientes e na atividade dos concorrentes.

Conclusão

Portanto uma boa pesquisa de mercado pode proporcionar novos caminhos e estratégias a serem utilizadas, isto é, a realização de novas ações que podem alavancar os resultados de sua empresa em um médio ou longo prazo, baseadas na opinião dos clientes e na atividade dos concorrentes. Mas para ser realmente efetiva, uma pesquisa de mercado deve ter um profundo estudo da empresa em si para saber o que pode ser melhorado, um feedback de sua rede de clientes, para somente depois partir para a análise de concorrência, buscando extrair os seus pontos fortes e buscar um diferencial.

Uma pesquisa de mercado deve buscar diversas características do consumidor para se determinar um possível perfil dos seus clientes. Informações como faixa de idade, sexo, escolaridade, renda, classe social, dentre outras… Em relação ao produto, a pesquisa irá identificar qual a frequência de compra de determinador produto por determinados clientes, qual o método de uso… Saber estas informações irão lhe dar uma visão mais ampla da como está a aceitação de seu produto no mercado e irão indicar uma possível nova estratégia para propiciar um maior retorno a determinado produto.

eGestor

O eGestor é um sistema de gestão empresarial online ideal para auxiliar no gerenciamento de sua empresa. Nele você pode realizar as funções de controle financeiro, controle de estoque, emissão de relatórios, cadastro de clientes e fornecedores da sua empresa, assim como emitir notas fiscais eletrônicas, recibos e boletos bancários, dentre outras funções. Você pode realizar os testes no sistema gratuitamente durante um período de 15 dias antes de assinar um dos planos profissionais que são oferecidos!

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br