Controlar as contas da empresa não é realmente fácil. Prazos, multas, receitas, despesas e uma infinidade de dados que precisam ser contabilizados na hora de fechar o balanço do mês. Acontece que, por falta de informação, tempo e habilidade, muitos gestores e empreendedores não conseguem executar um controle de contas eficiente. O resultado, além da desorganização, é a queda nos lucros e a dificuldade em planejar o futuro da empresa.
O controle de contas a pagar e a receber é fundamental para garantir a saúde financeira da sua empresa, assim como otimizar seu tempo e dos seus funcionários. Com os números corretos e em dia você consegue avaliar melhor a situação econômica do seu negócio, evitar multas, identificar problemas e encontrar as melhores soluções.
Quer saber mais sobre como controlar suas contas a pagar e a receber? Confira as 10 dicas que separamos no post de hoje.
5 dicas de controle de contas a pagar
As contas a pagar são as obrigações financeiras da empresa, como água, luz, fornecedores e aluguel, por exemplo. Geralmente a empresa até tem dinheiro para arcar com seus compromissos, mas a desorganização compromete as finanças. Vamos às dicas!
Faça um planejamento
O primeiro passo na hora de organizar as contas é fazer um planejamento financeiro. No plano, você deve identificar quais são os gastos e receitas da empresa. As planilhas são ótimas para organizar o planejamento!
Em relação às contas a pagar, é importante informar com detalhes a natureza da conta, a periodicidade e a data de vencimento. Assim, você consegue avaliar a situação atual do negócio e projetar seus compromissos financeiros futuros.
Nesse controle devem entrar as despesas fixas e variáveis. Com o passar do tempo você vai conseguir perceber a média de gastos mensais da sua empresa.
Evite dívidas
A partir do planejamento financeiro você conseguirá ter uma visão geral do seu negócio e como anda a saúde financeira da empresa. Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões e pensar bem antes de adquirir novas dívidas.
Se você notar que suas contas já estão no vermelho ou com uma margem de lucros muito baixa, é melhor esperar um pouco até fazer novas dívidas. Caso contrário, você não conseguirá arcar com seus compromissos.
Pague as contas em dia
Outra dica na hora de controlar suas contas é quitar o valor das despesas dentro do prazo correto. Isso quer dizer que é muito importante que você pague suas contas em dia, evitando os atrasos que geram multas. Até porque, as multas são grandes responsáveis por complicar o faturamento da empresa.
Além disso, ao pagar em dia você pode conseguir descontos. Negocie com seus fornecedores e com certeza você conseguirá melhores valores em produtos e serviços.
Renegocie as dívidas
Caso não tenha sido possível efetuar o pagamento das contas em dia ou você adquiriu uma dívida que não consegue quitar, uma boa alternativa é tentar a renegociação.
A renegociação serve até mesmo antes do prazo da dívida vencer. Com o planejamento adequado você saberá quando você terá que pagar por uma conta. Caso não tenha perspectiva de conseguir arcar com o compromisso, tente renegociar. Essa é uma ótima forma de combater multas e juros que corroem seu faturamento.
Separe contas pessoais e empresariais
Uma das principais regras para micro e pequeno empreendedor é saber separar as contas da empresa das contas pessoais. Ao misturar valores, você acaba desorganizando o controle financeiro do negócio e comprometendo os balanços.
Os recursos da empresa devem ser utilizados com a empresa. Nada de pagar contas ou pequenos gastos cotidianos com o dinheiro do negócio!
5 dicas de controle de contas a receber
Vamos falar agora um pouco mais sobre como controlar as contas a receber da sua empresa, ou seja, os compromissos que clientes ou outras empresas têm com o seu negócio. Confira as 5 dicas:
Organize-se
Você precisa ter todas as contas que você tem para receber anotadas, assim como as respectivas datas de vencimento.
Os clientes são atraídos pela possibilidade de compras a prazo, por isso é preciso ficar de olho no vencimento das dívidas para que você saiba exatamente quando o dinheiro entra no seu caixa.
É importante saber também a forma de recebimento da dívida, seja ela em cartão, cheque ou à vista.
Faça as cobranças necessárias
Ao anotar todas as contas a receber você vai conseguir monitorar quais são os clientes que atrasam no pagamento com frequência e com isso perceber o perfil de cada um deles. Esteja preparado para realizar cobranças em caso de atraso, ainda que essa estratégia seja mais difícil.
Outro ponto importante para garantir o pagamento dos clientes em dia é não atrasar na emissão da cobrança, seja ela fatura, boleto, etc. Quanto antes você enviar a conta ao cliente, mais tempo ele tem para se programar para quitar a dívida.
Calcule o índice de inadimplência
O pesadelo dos empreendedores é a inadimplência, uma vez que atinge diretamente o fluxo de caixa do negócio.
Calcule o valor médio de inadimplência de acordo com um determinado período (mensal ou semestral), a fim de perceber qual é a quantia que você tem para receber e que ao mesmo tempo não pode contar com ela.
Caso o índice de inadimplência esteja muito alto, reavalie sua política de vendas e de cobranças.
Facilite pagamentos antecipados
Ter dinheiro em caixa é sempre melhor que ter apenas a previsão do recebimento. Por isso, ofereça oportunidades melhores e vantagens para os clientes que pagam antecipadamente pelos produtos. Dê descontos para aqueles que pagarem à vista. Com essas modalidades de pagamento o dinheiro é garantido, ficando mais fácil a gestão financeira da empresa.
Use um software de gestão financeira
Acha difícil anotar todas as contas, monitorar valores, datas e você não dispõe de muito tempo para controlar as finanças da sua empresa? A melhor forma de otimizar todo esse processo e assegurar um controle de contas eficiente é com o uso de um software de gestão.
Existem plataformas online de gestão financeira que ajudam a monitorar, acompanhar e calcular o fluxo financeiro da empresa de forma rápida e prática. Todas as suas contas, tanto a pagar como a receber, podem ser contabilizadas nos sistemas que contam com uma navegabilidade intuitiva e acessível.
Os softwares ajudam não só a controlar os dados, como melhoram os resultados e fornecem uma visão mais ampla do negócio através da elaboração de relatórios com base em períodos específicos. Isso ajuda a acompanhar o fluxo de caixa e consequentemente, traçar estratégias para crescimento do negócio.
Por mais que possa parecer complicado, a tecnologia tem ajudado na gestão empresarial e no controle das etapas de produção e venda de produtos e serviços. Com um bom planejamento e acompanhamento você consegue manter o controle de contas do seu negócio e crescer no faturamento sem gastar muito tempo ou ter muitas dores de cabeça.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem mais sobre controle de contas!
0 comentários