10 dicas para contratar os seus funcionários

A expansão de um negócio, a saída de profissionais e a necessidade de ter alguém com conhecimentos especializados são exemplos de algumas situações que exigem que os gestores façam novas contratações. Mas como escolher, dentre tantas opções, aquele candidato que fará a diferença na organização? Para responder a essa pergunta, separamos 10 dicas imperdíveis do que é necessário para fazer uma admissão. Confira!

Analise o perfil da sua empresa

Independente das qualificações exigidas ao cargo, é necessário analisar o perfil de sua empresa para contratar um profissional que tenha as características exigidas para a função, mas que também se adéque, sem dificuldades, à cultura da organização.

Guia de Gestão Estratégia

Peça indicações

É muito melhor buscar uma pessoa que seja da confiança de alguém que você conhece, do que contratar um profissional simplesmente pelo que ele diz. Os próprios funcionários da organização poderão fazer as sugestões. Só não se esqueça de que essa é uma atitude que pode facilitar o processo, mas não necessariamente será certeira. Por isso, não deixe de entrevistá-lo e de checar outras referências.

Crie um roteiro para o momento da entrevista

Registre previamente tudo o que você precisa saber sobre todos os candidatos. Com os currículos em mãos, escreva perguntas gerais a serem feitas a todos, e pontuais, de acordo com cada informação previamente fornecida.

Simule situações do dia a dia

Pense em uma situação passível de acontecer no setor em que o candidato almeja a vaga. Simule a presença dele nesse momento e verifique o que ele diz sobre como reagiria se tal evento ocorresse.

Ouça o que ele tem a dizer

Ouça mais do que fale durante o processo seletivo. Deixe o candidato à vontade para responder às perguntas e analise como ele pensa, como faz as suas colocações e o que projeta para a sua vida. Fique atento a erros de português e se o nível cultural é condizente com o cargo almejado.

Solicite informações escritas

Esse é um bom momento para se testar a capacidade associativa e linguística do candidato. Formule perguntas para que ele redija as suas informações ou opiniões sobre as questões abordadas e mensure a capacidade dele de realizar o que foi pedido.

Constate o conhecimento técnico

Caso seja necessário um tipo de conhecimento específico para a vaga, aplique uma prova para testar as habilidades do candidato, de acordo com as exigências iniciais do processo seletivo. Esse é um bom medidor de veracidades.

Não dispense pessoas com mais idade

Muitas vezes, pessoas mais experientes tem dificuldade de recolocação no mercado de trabalho justamente pela idade. Porém, por esse fato e pela própria vivência profissional do candidato, que comumente é mais extensa, os níveis de comprometimento são maiores. Portanto, não os dispense dos processos e veja o que eles têm a oferecer.

Seja realista

Informe, com a maior precisão possível, o que será de responsabilidade do candidato que ocupará a vaga, como salário, horário de trabalho, normas de conduta da empresa e o que mais se julgar necessário para que ele entenda o seu real papel na instituição.

Contrate uma consultoria em Recursos Humanos

Caso você perceba que o processo seletivo será complexo pela dificuldade em encontrar o perfil que se procura ou pela inabilidade em se fazer as entrevistas, contrate uma consultoria de Recursos Humanos.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra para acrescentar a nossa lista? Envie-nos por meio da caixa de comentários abaixo!

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Escrito por eGestor
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