5 estratégias para fazer uma parceria de sucesso

Na maioria dos negócios, associar forças com um colaborador ou parceiro de mercado normalmente traz benefícios que vão desde uma maior economia na aquisição de materiais, passando pelo aumento da agilidade nos processos e incluindo até mesmo o compartilhamento de conhecimentos e informações que trazem vantagens competitivas para os dois lados — afinal, já que é em uma parceria, subentende-se que tanto você quanto seu parceiro vão sair ganhando, certo? E já que esse pode se tornar um artifício de alto nível para seu negócio, talvez seja a hora de pensar no que poderia ser feito para criar parcerias de sucesso, não acha? Pois então confira a seguir 5 estratégias para ser bem-sucedido nessa empreitada!

Analise os benefícios reais da cooperação

Antes de efetivamente estabelecer as parcerias, uma análise crítica da situação e da potencialidade da sua própria empresa será muito bem-vinda. É importante ter uma ideia mais precisa sobre a organização do seu negócio, a fim de saber seus pontos fortes e aspectos que podem ainda ser melhorados.

Só assim você será capaz de enxergar quais parceiros podem de fato contribuir para amenizar suas fragilidades e seus desacertos, e, assim, escolher o parceiro ideal. Lembre-se sempre de que você tem que ganhar com essa associação de forças, porque, caso contrário, não existiria motivo para fazê-la.

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Colabore para a melhoria do negócio do parceiro

Obviamente, o negócio do parceiro também deve ganhar com a parceria estabelecida entre vocês. É por isso que você deve se esforçar para dar sugestões e contribuir com melhorias a partir do que sua própria empresa pode oferecer. Assim, seu parceiro terá a abertura necessária para também recomendar novas práticas, dar ideias e designar soluções de mercado que você talvez não conheça, mas que podem, sim, ser muito úteis para seu negócio. O importante é que a interação entre vocês seja constante e sempre construtiva.

Aprimore suas competências e aptidões

Quanto mais habilidades você tiver, mais será capaz de potencializar o próprio negócio e dar aos parceiros soluções certeiras para suas organizações. Nesse sentido, o relacionamento e o nível de confiança tenderão a ser ampliados. A colaboração entre vocês certamente será muito mais sólida, fazendo com que os conhecimentos agregados de fato melhorem os negócios de ambos.

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Alinhe valores e princípios

Os valores e princípios éticos devem sempre vir em primeiro lugar na relação com o respectivo parceiro. Verifique se esses valores e princípios também fazem parte de sua cultura, para que a relação seja duradoura e para que não venham a ter maiores problemas no futuro. A comunicação entre vocês deve ser clara e sem ruídos ou grandes polêmicas. Vocês não precisam necessariamente pensar da mesma forma — e pode até ser melhor que não o façam —, mas seus perfis também não podem causar atritos que sejam nocivos ao bom andamento da parceria.

Meça e avalie os resultados

Qualquer relação precisa de ajustes de vez em quando, não é mesmo? E, como não haveria de ser diferente, na parceria de mercado certas adaptações ou mudanças também precisarão ser realizadas ao longo do tempo. Nesses momentos, veja se ambas as empresas têm obtido ganhos efetivos com a associação de forças, conserte tudo aquilo que não estiver valendo a pena ou até mesmo encerre o laço, caso o trato não esteja sendo proveitoso para os negócios.

Agora comente aqui e nos conte se sua empresa tem parceiros! Eles ajudam no crescimento de seu negócio? Já passou por situações ruins em relação à parceria? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post!

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Escrito por eGestor
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