Sempre ouvimos que para se obter sucesso, seja na área que for, não existe uma fórmula pronta. Mas, um estudo da psicóloga americana Heidi Grant Halvorson, autora do livro Succeed: How We Can Reach Our Goals (Seja bem sucedido: Como Podemos Atingir Nossos Objetivos), aponta que existem padrões comportamentais e psicológicos que podemos perceber e aprender para nos tornarmos pessoas mais bem sucedidas.
Heidi, em um texto publicado na Harvard Business Review, apontou nove coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem diferente das demais. E, acredite: não são tarefas impossíveis ou desumanas. São hábitos simples que os bem-sucedidos têm, que incluem processos adequados para executar suas obrigações e reflexões sobre a sua condição, além de formas de melhorar e obter mais eficiência. Leia a lista e pergunte a si mesmo: o que você faz diferente dos outros?
Seja específico
Ao impor metas a si mesmo, seja o mais específico possível. Saber exatamente o que você quer alcançar torna “o que é sucesso” mais claro e mantém você motivado. Além disso, a precisão em suas metas ajuda a pensar ações mais específicas – que tornam o processo mais claro e palpável para você. É muito mais esclarecedor “perder 5kg” do que “perder algum peso”, não é mesmo?
Não desperdice oportunidades
Com o cotidiano cada vez mais rápido e multitarefa, o ser humano é um malabarista com as oportunidades: pega uma, trabalha nela um pouco e a joga para o alto, ao mesmo tempo em que pega outra oportunidade, trabalha nela outro tanto e a joga para o alto… Nesse processo, acabamos perdendo chances de agir simplesmente porque não conseguimos dar a devida atenção ao que estava em nossas mãos. Dedique-se aquilo que você tem hoje e agarre as oportunidades – grandes e pequenas – antes que elas escorram pelos dedos.
Saiba exatamente o quanto falta no caminho
É necessário que você faça um monitoramento regular e honesto do seu processo – se ninguém puder fazer isso por você, encare o desafio e faça você mesmo. Esse é o momento para avaliar o seu desempenho e ajustar suas estratégias, avaliando quão bem você está indo nesse processo. Seja sincero e tenha olhos rigorosos, além de estabelecer a frequência dessa avaliação – se for um objetivo grande e muito desejado, dedique-se diariamente.
Seja otimista e realista
Ao determinarmos nossos objetivos, temos que pensar positivo: precisamos acreditar em nosso potencial para criar e manter a motivação. Mas, ao mesmo tempo, não devemos subestimar as dificuldades: a maioria das metas que precisamos atingir envolvem tempo, planejamento, esforço e persistência. Acreditar em si mesmo é o primeiro passo, e duvidar de todo o resto mantém você bem preparado.
Seja melhor a cada dia
Mais do que acreditar em si mesmo e nas suas habilidades, também é necessário que você veja que é possível aprender e adquirir as habilidades necessárias para atingir suas metas. Muitos acreditam que inteligência, personalidade e aptidões são coisas fixas, que nascemos e morremos com (ou sem). Mas isso não é verdade! As habilidades que temos não são determinadas pela natureza e imutáveis, mas sim uma construção diária – baseada na crença de que podemos mudar e fazermos escolhas melhores. Lembre-se sempre de que o que importa é nosso crescimento durante a jornada, e não somente o destino final.
Mantenha-se firme
Persistir diante das dificuldades e comprometer-se com objetivos de longo prazo: é isso que distingue os bem-sucedidos. As pessoas firmes são capazes de transformar seu esforço em bons resultados. Mas, se você não se encaixa nessa descrição, existem maneiras de se aprimorar! Cabe a você se esforçar, planejar e persistir em suas ideias, pois a firmeza é chave para o sucesso.
Exercite a força de vontade
Assim como qualquer outro músculo de seu corpo, os músculos de autocontrole também precisam ser exercitados. Quando usados com frequência e corretamente, crescem, tornam-se mais fortes e auxiliam você a atingir seus objetivos. Para exercitar sua força de vontade, tome como desafio a solução de tarefas que você prefira não fazer: se você não gosta da tarefa ou ela exige muito esforço, faça.
Evite as tentações
Manter sua força de vontade sólida é ainda mais desafiador. Tenha em mente que ela é limitada, e se você se sobrecarregar, sua energia se esvairá. Não tome duas tarefas desafiadoras ao mesmo tempo, e não torne-as mais difíceis do que já são.
Foco no que deve ser feito
Planeje-se e substitua hábitos ruins por outros bons. É bem melhor focar-se no lado positivo do que se debruçar sobre suas falhas e erros. Tentar evitar um pensamento só faz com que ele persista ainda mais na mente, e o mesmo serve para os comportamentos. Ao invés de focar-se no comportamento negativo, pense no que você pode fazer.
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
0 comentários