Deixar a CLT para trás e começar a empreender é um dos sonhos de muitos brasileiros. Mas se arriscar com tudo e colocar todos os investimentos, força e foco nisso, pode não ser a melhor ideia.
É muito importante ter paixão pela atividade que você quer empreender. Mas também é necessário calcular bem os riscos e saber como iniciar o seu negócio. É assim que se evita problemas no futuro. Portanto, confira algumas dicas para
1. Verifique o seu potencial como empreendedor
Muitos podem ter uma boa ideia de negócio, mas nem todos têm perfil para empreender. Para conseguir êxito na atividade, uma pessoa precisa ter autoconfiança, comprometimento e persistência com o que faz. Além disso, deve saber delegar tarefas, ter metas claras e acessíveis, entender como planejar e monitorar o seu negócio.
2. Veja se a sua ideia é sustentável
É extremamente importante entender como a sua ideia de negócio pode ser viável. Os produtos ou serviços que pretende oferecer para o seu público precisam gerar receitas, afinal a empresa precisa de dinheiro para se sustentar. Faça um plano de negócios, pesquise, converse com pessoas do ramo nas quais deposita confiança, a fim de avaliar situações e cenários possíveis.
3. Procure conhecimento
Não se iluda achando que saber apenas o básico sobre a atividade que estiver propondo basta para tocar o seu negócio. Conhecimento nunca é demais. Quanto mais informações e números você souber sobre seu segmento, mais segurança terá nas decisões.
Mesmo antes de abrir o seu negócio, oriente-se a fundo com livros, palestras, cursos e workshops. Converse com gestores e operadores especializados no ramo.
O empreendedor de sucesso deve ter uma visão ampla sobre todo o negócio. Somente assim ele saberá como funciona cada setor e como contratar os melhores colaboradores para operá-las.
4. Analise os riscos
Você pesquisou, e chegou à conclusão de que a sua ideia é viável, e já tem o capital necessário para tocar o negócio. Mas não se deixe levar pelo grande entusiasmo sem analisar os riscos que podem estar agregados à atividade. Antevê-los com bastante rigor será significativamente importante para a tomada de decisões futuras e planejar como vai usar o seu capital.
5. Aposte em equipes multidisciplinares
Pessoas que tenham formações diferentes trazem habilidades e visões diferentes para seu negócio. Por isso, se elas forem bem administradas por quem chefia o negócio, podem incrementar o seu projeto inicial. Além disso, o convívio e a cultura organizacional podem ser extremamente ricos.
6. Crie planos de metas e estratégias empreendedoras
Identifique as oportunidades do mercado e trace metas e estratégias realistas e alcançáveis, com prazos e procedimentos bem recortados. Assim, você pode monitorar as ocupações, cobrar das pessoas responsáveis por determinadas áreas e tarefas, e fazer ajustes quando for necessário.
O caminho para empreender não é simples, nem idêntico para todo mundo. Mas se você se preparar bem e não baixar a cabeça, o resultado poderá ser muito compensador.
0 comentários