Existem alguns motivos que exigem que os gestores façam novas contratações de funcionários. Entre eles, podemos citar a saída de profissionais e a necessidade de especialistas
Mas como escolher, dentre tantas opções, aquele candidato que fará a diferença na organização? Para responder a essa pergunta, separamos 10 dicas imperdíveis do que é necessário para fazer uma admissão. Confira!
Analise o perfil da sua empresa
O primeiro passo é analisar o perfil da sua empresa na hora de contratar seu funcionário. Afinal, o funcionário deve ter as características exigidas para a função, mas também se adequar à cultura da organização.
Peça indicações
É melhor ter alguém que seja da confiança de alguém que você conhece do que apenas confiar no que é dito. Os próprios funcionários da organização poderão fazer as sugestões.
Só não se esqueça de que essa é uma atitude que pode facilitar o processo, mas não necessariamente será certeira. Por isso, não deixe de entrevistá-lo e de checar outras referências.
Crie um roteiro para o momento da entrevista
Registre previamente tudo o que você precisa saber sobre todos os candidatos. Com os currículos em mãos, escreva perguntas gerais a serem feitas a todos, e pontuais, de acordo com cada informação previamente fornecida.
Simule situações do dia a dia
Pense em uma situação passível de acontecer no setor em que o candidato almeja a vaga. Simule a presença dele nesse momento e verifique o que ele diz sobre como reagiria se tal evento ocorresse.
Ouça o que ele tem a dizer
Ouça mais do que fale durante o processo seletivo. Deixe o candidato à vontade para responder às perguntas. Analise também como ele pensa, como faz as suas colocações e o que projeta para a sua vida. Fique atento a erros de português e se o nível cultural é condizente com o cargo almejado.
Solicite informações escritas
Esse é um bom momento para se testar a capacidade associativa e linguística do candidato. Formule perguntas para que ele redija as suas informações ou opiniões sobre as questões abordadas. Mensure a capacidade dele de realizar o que foi pedido.
Constate o conhecimento técnico
Caso seja necessário um conhecimento específico para a vaga, aplique uma prova. Isso serve para testar as habilidades do candidato de acordo com as exigências iniciais do processo seletivo. Esse é um bom medidor de veracidade.
Não dispense pessoas com mais idade
Muitas vezes, pessoas mais experientes têm dificuldade de recolocação no mercado de trabalho justamente pela idade. Porém, por esse fato e pela própria vivência profissional do candidato, que comumente é mais extensa, os níveis de comprometimento são maiores. Portanto, não os dispense dos processos e veja o que eles têm a oferecer.
Seja realista
Informe, com a maior precisão possível, o que será de responsabilidade do candidato que ocupará a vaga. Entre essas informações devem estar salário, horário de trabalho, normas de conduta da empresa. Adicione o que mais se julgar necessário para que ele entenda o seu real papel na instituição.
Contrate uma consultoria em Recursos Humanos
Caso o processo seletivo se torne complexo demais, é possível contratar uma consultoria de Recursos Humanos.
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