fbpx

Automatizar a emissão de boletos: 9 vantagens para o negócio

Já pensou quantas rotinas produtivas dentro do seu negócio poderiam ser facilitadas e otimizadas por meio de sistemas para as mais diversas funções? Entender as vantagens que automatizar a emissão de boletos traz para a sua empresa está entre elas de uma maneira simples e assertiva.

Contudo, muitos gestores ainda negligenciam o que sistemas e softwares do gênero trazem para o ambiente corporativo. O resultado? Posicionam-se atrás da concorrência, perdendo tempo e, consequentemente, dinheiro, em operações manuais.

Conheça o sistema eGestor que, além de diversas funções, também é um gerador de boletos.

Para fugir desses problemas entenda abaixo as 9 vantagens que automatizar a emissão de boletos pode trazer para o seu negócio.

1. Agilidade e produtividade

Como citado no início do artigo, a emissão de boletos por meio de um sistema automatizado traz agilidade e produtividade para a equipe. Em outras palavras, não há a necessidade de que os próprios colaboradores preencham os dados manualmente.

Assim, economiza-se tempo dentro do ambiente corporativo e possibilita direcionar a equipe para outras funções. Isso porque, com um sistema especializado na emissão de boletos, diminui-se o número de pessoas designadas a cumprir essa função.

2. Integração a era digital

Cada vez mais clientes e consumidores optam por receberem seus boletos de forma digital e eletrônica. Com pagamentos por meio dos aplicativos dos bancos nos smartphones, ter um sistema automatizado para essa função permite inúmeros benefícios.

Entre eles está o envio por de canais como e-mail, SMS, app ou mesmo nos aplicativos de mensagem (por exemplo, o WhatsApp); ainda, amplia a cobertura de clientes que executam seus pagamentos de boletos exclusivamente por meios digitais.

Guia de Impostos

3. Menos gastos – para você e os clientes

Transferências bancárias, como o TED e o DOC, podem ser onerosas para o cliente. Um boleto, quando emitido de forma automatizada, faz seu negócio ter menos custos e os consumidores poderem pagar apenas o valor exato da guia.

Não para por aí: emissões e reemissões de boletos em papel são diminuídos, quase erradicados, eliminando pequenos custos – que, um após o outro, podem agregar gastos relevantes para o caixa da sua empresa dentro de períodos como um ano.

Os clientes, por sua vez, também não precisarão perder tempo e dinheiro para a impressão – tendo o código de barras como o método de pagamento caso não desejem ter o boleto fisicamente.

4. Dinheiro mais rápido no seu caixa

Automatizar boletos é possibilitar que esse seja um método de ter o dinheiro mais rápido no caixa do seu negócio. Isso porque há plataformas e instituições financeiras que, logo após a confirmação do pagamento pelo cliente, já enviam o dinheiro para a conta da sua empresa.

Já quando o assunto é cartões de crédito (e até mesmo de débito), a liberação pode demorar semanas – além de, em alguns casos, a taxa da operadora do cartão ser muito maior que a da plataformas de boletos a sua escolha.

5. Gerenciamento (e diminuição) da inadimplência

Ter um sistema de automatização de boletos permite que você gerencie e diminua a inadimplência dos clientes. Isso porque é possível ter um controle assertivo do vencimento das guias, ampliando a capacidade de entender quais não foram pagos.

Aliado à integração com módulos financeiros (também automatizados, como softwares ERP), isso possibilita o entendimento das causas da inadimplência. Por fim, complementa-se com a possibilidade de entrar em contato com o cliente, evitando esse problema comum nas empresas brasileiras.

6. O fator ‘segunda via’

Seu cliente perdeu ou exige uma segunda via do boleto? Sem problemas: automatizar o processo é fazer com que isso seja resolvido prontamente. E o melhor: sem nenhum custo adicional para você e sua empresa.

Ainda, pode-se acrescentar valores de juros caso a guia esteja vencida ou valores precisem ser anexados a uma nova compra de produto/serviço por parte do consumidor. Tudo de maneira simples, rápida e que traz conforto aos clientes.

Guia de Otimização de Processos

7. Análise de dados financeiros

Automatizar a emissão de boletos não é apenas entregar o documento fiscal para o cliente pagar. Vai muito além disso: amplia a capacidade de analisar os dados financeiros, entender quais são os produtos/serviços com mais saídas, o perfil de compra, o gasto médio, entre outros fatores.

Isso faz toda a diferença: além de ser fácil, centralizado e automatizado, todas as informações em um único local permitem você traçar as melhores estratégias. Ainda, pode-se novamente integrar com sistemas ERP, o que amplia a análise de dados financeiros.

8. Posiciona-se a frente de muitos concorrentes

O diferencial competitivo atualmente, independentemente da área de atuação da empresa, está intimamente ligado a adoção de soluções digitais por parte dos negócios. Ou seja, ao adotar uma emissão de boletos automatizada, posicionará-se à frente de muitos concorrentes que ainda optam por métodos analógicos e manuais.

A consequência é que sua empresa terá um diferencial em relação aos clientes, trará algo inerente ao mundo corporativo atual (o ambiente digital) e ainda possibilita que, com o tempo, novas ferramentas do gênero possam ser adotadas pela empresa.

9. Menos burocracia

Para fechar as vantagens que automatizar a emissão de boletos pode trazer para o seu negócio, elencamos uma das maiores dores do empresariado brasileiro: a burocracia. E aqui falamos não apenas do governo, mas de instituições bancárias, plataformas financeiras e outros setores que oneram o negócio.

Com a emissão automatizada de boletos, selecionando os bancos e/ou instituições financeiras que facilitem sua vida, isso traz menos burocracia para receber o dinheiro. Em complemento, algo importantíssimo: também diminui os trâmites burocráticos para o cliente, que receberá a guia e só necessitará do pagamento no banco, app digital ou lotérica.

Conclusão

Há uma série de outros benefícios, como o registro de boletos, conformidade fiscal (acredite, seu contador ficará muito feliz com esse método), entre outros. O importante é adotar o sistema para que as emissões agreguem as vantagens que trazemos acima.

Em resumo, a emissão automatizada de boletos é um investimento que traz um retorno rápido. Não à toa, esse é um método quase que obrigatório em todas as empresas de médio e grande porte de todo o mundo, que já entenderam a necessidade desse suporte.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Automatizar a emissão de boletos: 9 vantagens para o negócio
Escrito em: 04/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...