Sonho de tantos estudantes de medicina veterinária, abrir sua própria clínica veterinária é um ótimo investimento. Se considerarmos que o mercado pet vem crescendo ano a ano, ainda há vários nichos a serem melhor explorados no setor.
Contudo, para garantir resultados lucrativos, não basta ser um ótimo veterinário. É preciso pesquisar e analisar o mercado, estar sempre atento às novidades da área e planejar muito, como um verdadeiro empreendedor.
Planejamento da clínica veterinária
O profissional deve ter ciência de qual é o seu perfil dentro da área, para definir o tipo de clínica em relação às suas habilidades enquanto veterinário. A clínica geral é a opção mais difundida, mas há também quem prefira dedicar seu novo negócio a especialidades. Essas especialidades podem ser odontologia, cardiologia, oncologia e dermatologia, por exemplo. Também é preciso definir se o novo negócio será uma clínica, consultório ou um hospital veterinário. Isso porque, se tratam de empresas com funções diferentes que exigem registros distintos um do outro.
O empreendedor que pretende abrir uma clínica veterinária precisa estar bem informado quanto às particularidades deste mercado. Assim, ele deve analisar também como funcionam seus concorrentes e ter sempre em mente formas de atrair mais clientes, além de fidelizar os já conquistados. Para isso, é necessário se dedicar bastante à fase do planejamento.
Esse planejamento pode começar com o estudo da concorrência. Depois de definido o tipo de clínica veterinária que deseja abrir, o responsável deve identificar outros negócios que forneçam serviços iguais ou parecidos com o que oferecerá.
O empreendedor também precisa se atentar à localização dessas clínicas, além de analisar a variedade e como os serviços são disponibilizados. Assim, é possível identificar quais regiões da cidade têm mais carência de uma nova clínica veterinária.
Dessa forma, ele conseguirá abrir sem concorrer tão diretamente com outro estabelecimento já existente há mais tempo na mesma localidade. No entanto, se optar por essa localização, o empreendedor poderá atrair a clientela com a oferta de diferenciais agregados ao atendimento veterinário.
Pet shop + clínica veterinária
Uma boa opção para quem está começando é associar sua nova clínica a um pet shop. Esse é outro mercado em constante ascensão, uma vez que quem cria animais domésticos precisa sempre se abastecer de itens como ração, remédios, granulados e tapetes higiênicos. É por isso que vemos tantos veterinários atendendo em clínicas dentro de lojas de produtos para pets.
Trâmites legais
Já quanto às questões legais, é preciso saber que as clínicas veterinárias precisam estar de acordo com a legislação. Com isso, ela consegue o registro de funcionamento, e também a possibilidade de comercializar produtos de pet shop no mesmo local. O órgão responsável pela regulamentação de empresas de medicina veterinária é o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O profissional garante que o empreendedor siga todas as regras para evitar o risco de problemas futuros. Você pode conferir essa legislação no Decreto Estadual 40.400/95, bem como nas resoluções 680/200 e 670/200 do CRMV.
Clínica veterinária pode ser MEI?
Não, uma clínica veterinária de CNAE 7500-1/00 – Atividades veterinárias, não pode ser MEI.
💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços
Público-alvo da clínica veterinária
Por falar em clientela, conhecer seu público-alvo também é parte essencial do planejamento.
Para isso, é necessário realizar uma pesquisa para entender quais são as principais necessidades dos tutores de pets. A pesquisa deve identificar também as carências dos tutores de pets, bem como o poder aquisitivo deles, para determinar os preços que serão praticados no negócio.
Localização da clínica veterinária
Analisar a concorrência não é suficiente para definir a região onde sua nova clínica veterinária será instalada. Também é essencial estudar fatores como a facilidade de acesso àquele endereço ou se ele é próximo de lugares onde há uma grande circulação de pessoas. Ainda, levando em consideração os custos imobiliários e se existem estacionamentos na região.
Estrutura da clínica
As clínicas podem funcionar de jeitos diferentes entre si, mas algumas áreas de sua estrutura são requisitos básicos para qualquer um desses empreendimentos. Para garantir segurança, conforto e qualidade, a clínica veterinária precisa contar com uma recepção e sala de espera. Também é preciso contar com uma geladeira, para a armazenagem de vacinas e demais produtos biológicos. Também devem contar com uma unidade de conservação de tecidos e de corpos de animais que venham a falecer.
Já para os que desejam oferecer uma maior gama de serviços, também é importante estruturar uma sala de cirurgia e espaço para acomodação de animais em recuperação pós-operatório. Além disso, também é importante ter uma sala de antissepsia e paramentação e sala de lavagem e esterilização de materiais.
A sala cirúrgica precisa contar com uma mesa impermeável, equipamentos para anestesia, ventilação, equipamentos para oximetria, eletrocardiograma e medição de pressão arterial, iluminação adequada, aspirador cirúrgico, sistema de oxigênio e sistema de aquecimento. Já para internações, o empreendedor precisará ainda estruturar acomodações individuais fáceis de limpar para cães e gatos, separando um espaço para casos que exijam o isolamento do animal.
Divulgação
Tudo começa na fachada do estabelecimento, que precisa seguir as normas locais ao mesmo tempo em que atrai a atenção dos possíveis clientes que por ali estiverem passando. Ao definir questões como identidade visual e linguagem da comunicação, quem está montando uma clínica veterinária precisa também se divulgar. Isso significa investir em mídias de publicidade, tanto as tradicionais quanto as novas mídias que chegaram com o advento das redes sociais.
Apesar da indicação ainda ser muito praticada, a internet hoje em dia dá oportunidades de divulgação eficientes. A indicação segue sendo importante, já que, com tanta oferta no mercado, a escolha acaba vindo de acordo com indicação de amigos
Além de divulgar seu novo negócio em redes sociais, a web também permite um atendimento mais ágil para sanar as dúvidas da clientela, se tornando um meio indispensável para fazer seu negócio dar certo.
Custos
Mas e quanto custa tudo isso? O empreendedor precisa ter uma previsão baseada em dados reais para saber qual será o gasto mínimo mensal com locação, contas básicas (como água, energia e internet), remuneração de pessoal, estoque de matérias primas e equipamentos descartáveis, materiais de limpeza, além de gastos contábeis.
Também é vital que se coloquem no papel os custos com pessoal, desde recepcionistas e secretárias, passando por estagiários e assistentes, chegando aos veterinários e cirurgiões que serão contratados.
Para controlar as finanças da clínica veterinária, o veterinário pode contar com softwares de gestão de negócios que facilitam (e muito!) a vida do empreendedor. Um deles é o eGestor, cujo foco está nas micro e pequenas empresas. Totalmente online, o programa não exige instalação em seu computador, funcionando pelo navegador e em qualquer sistema operacional em desktops ou dispositivos móveis. Com ele, o empresário consegue administrar seu fluxo de caixa, controle de vendas e controle de estoque, além de emitir notas fiscais eletrônicas e relatórios.
0 comentários