Está se sentindo estagnado na sua carreira? Crescer profissionalmente é mais que mérito ou um sonho inalcançável. É possível, mas é também uma decisão. Alcançar novos degraus, novos cargos envolve, também, se aprimorar.
Você provavelmente já se deparou com dezenas de textos que te prometem dar um resultado rápido na carreira, não é mesmo? Acredite, não há mágica, é uma questão de esforço mesmo. Por exemplo, aprender um novo idioma ou fazer um curso de aperfeiçoamento profissional pode ser um bom início!
8 dicas para crescer profissionalmente
Se você está aqui, parabéns. O primeiro passo para crescer profissionalmente já foi dado! Você já está mostrando que tem disposição para agir e indo atrás de mais informações. Agora, veja X dicas práticas para você trilhar esse caminho de sucesso.
1- Aprender uma nova língua
O mercado de trabalho está saturado de bons profissionais. É um desafio extremo conseguir se diferenciar entre milhares de currículos que as empresas recebem todos os dias. Então é necessário ter habilidades que nem todos os profissionais possuem.
Uma boa dica para alcançar o cargo que quer é aprender uma nova língua. Parece até clichê falar, mas um “inglês fluente” faz muita diferença no currículo. Por isso, se quer começar por algum lugar, comece por aí.
Um levantamento da Catho mostra que, depois do inglês e espanhol, os idiomas mais requisitados pelas empresas são:
- francês
- japonês
- alemão
- italiano
- e mandarim
Você ainda terá a oportunidade de falar com pessoas de outros países e de ampliar o seu networking.
2- Faça cursos para se atualizar
É muito fácil nos acomodar com os conhecimentos que já temos, não é? Mas não devemos. Afinal, sempre estão surgindo não só novos desafios e tecnologias no mercado de trabalho, como novas profissões. Uma maneira diferente de abordar um projeto, uma tecnologia nova, uma ferramenta…
Procure sempre se manter atualizado ou atualizada com o que há de mais recente na sua profissão. Profissionais com conhecimento obsoleto não têm chances de alcançar posições maiores.
É interessante também fazer cursos complementares à sua área de atuação, para que você consiga resolver mais rapidamente os desafios do dia a dia, em vez de depender o tempo todo de outros profissionais para te ajudar.
3- Faça um planejamento de carreira
Contudo, a energia que você gasta para se aprimorar tem que ser focada para o lugar certo. Não adianta ficar fazendo um milhão de cursos aleatórios só para enfeitar o seu currículo. Saiba o caminho que quer seguir e as competências que realmente são essenciais para você.
O ideal é fazer um planejamento de carreira. Seguem alguns passos para te ajudar nesse processo:
- Defina o seu objetivo profissional
- Levante suas habilidades e pontos fracos
- Trace metas
- Estipule um prazo para alcançá-las
4- Seja empático
Do faxineiro ou faxineira ao dono ou dona da empresa, tenha empatia pelos que o cercam. Coloque-se sempre no lugar do outro. Tente entender outras perspectivas de enxergar o negócio, de agir. Isso vai te trazer uma riqueza de visão.
Ser empático(a) é, também, saber trabalhar em equipe. Mostre-se disposto(a) a ajudar, a contribuir com os colegas e a transmitir o que você sabe aos outros. Você vai ganhar pontos com seus superiores se fizer isso. Além de se tornar um ser humano melhor e inspirar pessoas ao seu redor a fazer o bem.
5- Pratique a escuta ativa
Essa dica está um pouco relacionada com a anterior. A escuta ativa é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas que existem! Pessoas que praticam a escuta ativa são muito mais produtivas e trazem leveza ao ambiente de trabalho. Através dela, você não só aprende mais, como entende melhor o que precisa ser feito e também mostra ter mais empatia com as pessoas.
Como praticar a escuta ativa?
- Evite distrações
- Tenha o hábito de perguntar
- Descanse na hora de descansar
- Pratique meditação
- Coloque-se no lugar do outro
6- Observe como profissionais de sucesso se comportam
A boa notícia é que você pode usar a internet a seu favor. Procure casos de sucesso, histórias de pessoas que começaram de baixo e alcançaram posições maiores. O Youtube é uma boa fonte de pesquisa e de motivação.
Observe quais formações essa pessoa tem, por onde passou, livros que leu… Acompanhe a trajetória da pessoa e veja o que você consegue ou é capaz de repetir. Se possível, faça um curso com um desses profissionais que admira.
É sobre dar uma ajudinha para os neurônios espelhos. Acredita-se que os
mamíferos – seres humanos incluídos – possuem esses neurônios, que têm a
capacidade de imitar o que vêem. Então se alimente de conteúdos de pessoas que você admira.
7- Mantenha seu linkedin atualizado
Se você não tem um linkedin, faça! Se tem e não atualiza, eu tenho uma novidade para você: você precisa ser ativo no linkedin. O perfil do linkedin é uma vitrine profissional. Todas as grandes empresas estão lá.
São mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios e 90% dos recrutadores do mundo usam o Linkedin.
Então já passou da hora de não só atualizar seu linkedin, mas também ser ativo por lá. O que isso significa?
- faça publicações sobre o tema em que trabalha
- publique certificados de curso para mostrar que está se atualizando
- interaja com pessoas que são importantes no seu ramo
- Faça network, peça conselhos para profissionais da rede e esteja disposto a fazer o mesmo
8- Se organize
Primeiro, arrume sua mesa de trabalho. Mostre para você mesmo que está tudo em ordem e que é importante para você cuidar daquele espaço.
Depois, tenha o hábito de usar ferramentas de organização. Pode ser o Google agenda, Trello, Google Keep, Todoist, Evernote, Notion, e tantos outros.
Prefira ferramentas digitais, para não ter a desculpa de que perdeu a agenda ou não se lembrar de onde anotou. Organização é uma qualidade valiosa que vai aumentar sua produtividade.
Toda empresa gosta de gente produtiva e organizada.
Última dica? Comece hoje a colocar em prática essas dicas para crescer profissionalmente. Não há momento melhor do que agora para começar a construir o futuro que quer.
0 comentários