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Benchmarking: O que é e como fazer?

Para todo empreendedor, que tenha uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, o sonho é sempre o mesmo: fazer com que o seu negócio continue sempre crescendo, cada vez mais. Isso é mais do que normal. Todo mundo que investe seus recursos em um propósito tem como objetivo o sucesso, não é mesmo? No entanto, essa caminhada rumo ao sucesso nem sempre, ou melhor, na maioria das vezes, não é tão simples como parece.

Fato é que, no começo, tudo parece ser difícil, mas na verdade, as dificuldades vão aumentando com o passar do tempo, e até mesmo os empreendedores já com anos de experiências se veem perdidos e sem rumo em alguma parte de sua trajetória. Tudo parece piorar quando se vê que “a grama do vizinho parece mais verde”. É diante dessas situações, onde se nota que os demais concorrentes estão conseguindo alcançar novos sonhos enquanto você está “estabilizado” no mesmo lugar, que o desânimo e a vontade de desistir aumentam ainda mais.

A boa notícia é que isso não acontece só com você, e se ainda não aconteceu, um dia ainda vai acontecer. A sensação de estar parado no tempo acontece para todos, isso é fato. No entanto, ela só é realmente prejudicial se você aceitá-la e não fazer nada para mudá-la. É preciso investir em ações e estratégias para sair do lugar e alcançar novos objetivos. Mas como conseguir isso quando não se sabe para onde ir?

O que é Benchmarking?

É aí que surge o Benchmarking. Essa palavra em inglês é capaz de mudar a sua vida, e principalmente, o seu negócio. Para quem ainda não ouviu falar ou ainda não sabe como funciona, o benchmarking é uma das estratégias mais eficazes e inovadoras que irá te ajudar a aumentar a sua eficiência.

Se formos traduzirmos a palavra, o resultado seria: ponto de referência. E é justamente isso que faz o benchmarking: Buscar as melhores referências para alcançar níveis maiores e melhores para a sua empresa. Significa, portanto, analisar e estudar os caminhos e ações que são utilizadas pelos seus concorrentes e utilizá-las como um estímulo para alavancar seus negócios. De modo geral, o benchmarking significa fazer um levantamento das metodologias que dão certo para os concorrentes, e utilizá-las, adaptando-as para a sua realidade e para a realidade da sua empresa.

Diante disso, o benchmarking é a melhor opção para quem está com a sensação de “parado no tempo”. Ou ainda, para quem não sabe para onde ir. A partir dos pontos de referência que já deram certo para outras pessoas, fica mais fácil investir e alcançar resultados melhores, não é mesmo?

Atenção! O benchmarking não é e está longe de ser uma imitação. Se trata de saber identificar as metodologias que dão certo nos outros negócios e adequá-las para a sua situação. Não significa, portanto, copiar as mesmas ações da concorrência, uma vez que esse comportamento só aumentará ainda mais a sua chance de fracasso. O benchmarking serve para motivar os empreendedores a saírem da comodidade e buscarem novas estratégias de potencializem consideravelmente os seus resultados.

Os tipos de Benchmarking

Agora que você já sabe do que se trata o termo Benchmarking, vale a pena conhecer cada um dos tipos dessa forma de estratégia. Isso porque não existe apenas uma única maneira de realizar o benchmarking, para cada objetivo existe um tipo, e saber identificá-los e conhecer cada um deles é fundamental para que a sua empresa caminhe certo, a partir das metodologias adequadas.

De nada adianta querer realizar o benchmarking se não se sabe qual deles é o mais adequado para a sua realidade, ou melhor, para o seu objetivo. Para não correr o risco de errar ou perder tempo, veja quais são os tipos de benchmarking e saiba qual utilizar diante das suas necessidades da sua empresa.

Benchmarking interno

É o tipo mais comum e mais fácil de ser realizado. O benchmarking interno diz respeito à empresa saber identificar quais são as melhores e mais eficientes práticas da própria empresa, e assim, estendê-las para os outros setores que ainda não a utilizam, aumentando as chances de crescimento. Para quem deseja começar a praticar o benchmarking em sua empresa, uma boa opção é começar pelo interno, pois é o tipo mais fácil, uma vez que todas as informações necessárias pertencem à própria empresa, e assim, estão disponíveis sem nenhuma dificuldade.

No entanto, uma desvantagem do benchmarking interno é que corre o risco de não alcançar os objetivos de forma satisfatória, pois as ações podem estar relacionadas com os mesmos paradigmas utilizados, o que diminui a chance de grandes conquistas. De qualquer forma, o benchmarking interno é um bom começo e pode ser o primeiro passo para se investir no benchmarking externo futuramente.

Benchmarking Funcional

É a forma de benchmarking mais utilizada, pois não depende exclusivamente dos concorrentes. Nesse tipo de estratégia, a busca e a pesquisa por ações que dão certo não são direcionadas para empresas do mesmo ramo, ou seja, buscam-se ações de empresas distintas, mas que possam ser adaptadas para a realidade da empresa. Um exemplo de benchmarking funcional é buscar as estratégias de embalagem, de transporte ou até controle de estoque.

Investir nesse tipo de benchmarking é uma grande chance de conseguir bons resultados, pois como a troca de informações necessárias se dá com empresas que não são concorrentes, mas que atuam em outros ramos, é mais fácil e mais confiável.

Benchmarking Competitivo

Diferente do benchmarking funcional e interno, o benchmarking competitivo é o tipo mais difícil de ser realizado, pois o seu princípio é justamente identificar, buscar e pesquisar as ações das empresas que atuam no mesmo ramo, ou seja, nas empresas concorrentes. Com isso, nem sempre a concorrência está aberta para disponibilizar as informações necessárias sobre as ações, estratégias e metodologias que dão certo.

O principal objetivo de quem pratica o benchmarking competitivo é aderir às estratégias que dão certo nas concorrentes, adequá-las para a sua própria empresa e a partir disso, superar os seus próprios limites, superar as empresas concorrentes e se tornar a melhor referência na área em que se atua.

Benchmarking Genérico

Por fim, o benchmarking genérico se refere à busca de ações e prática de empresas que apresentem funções ou processos produtivos semelhantes, sem necessariamente atuarem na mesma área. Um exemplo muito comum desse tipo de benchmarking é o acompanhamento durante todo o processo produtivo, isto é, desde o momento em que um pedido entra na empresa até o momento em que o produto ou serviço é entregue para o cliente.

Diante disso, o benchmarking se trata de um estudo ainda mais aprofundado sobre as estratégias das outras empresas, um processo ainda mais complexo do que o que acontece nos outros tipos. No entanto, é esse modelo de benchmarking que pode revelar a melhor das melhores metodologias para a sua empresa dar um passo ainda maior.

Benchmarking: vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe do que se trata e conhece todos os tipos de benchmarking que podem te ajudar a alavancar seus negócios, você deve estar pensando: mas será que não tem nenhum risco, ou então, nenhuma desvantagem em aderir a essa técnica?

É claro que assim como tudo, o benchmarking também apresenta as suas vantagens e desvantagens. No entanto, ainda que as desvantagens existam, é possível compensá-las com as vantagens, que ainda são maioria e predominam. Para entender melhor, confira as principais vantagens e as principais desvantagens do benchmarking.

Vantagens

Aprimoramento

Como nessa técnica você busca novos processos e práticas, você acaba por se aperfeiçoar ainda mais no ramo em que atua, o que faz com que você se torne cada vez mais capacitado e mais perto de alcançar a tão sonhada perfeição.

Autoconhecimento

Uma das principais vantagens do benchmarking é autoconhecimento, tanto seu quanto da sua empresa, uma vez que você precisa conhecê-la muito bem para saber quais são os melhores caminhos para se trilhar.

Motivação

Como o benchmarking funciona a partir de buscas de pontos de referências, fica mais fácil motivar a sua empresa e seus funcionários a caminharem em busca dos objetivos, pois se tem um exemplo concreto de que é possível.

Conhecimento de mercado

Por buscar novas estratégias e ações, através do benchmarking, você acaba ampliando o seu conhecimento de mercado, ficando por dentro das novidades e atualizações.

Aumento da produtividade

Uma das vantagens mais aparentes e rápidas é o aumento da produtividade, alcançada por meio das novas metodologias pesquisadas.

Desvantagens

Risco de cópia

Muitos empreendedores acabam por não entender bem o conceito e o sentido do benchmarking, e assim, acabam apenas copiando as ações das outras empresas. Esse comportamento é altamente perigoso, pois pode afundar ainda mais a sua empresa. Para que o benchmarking funcione de verdade, você deve adequar as metodologias para a sua empresa.

Limitação

Por medo ou por falta de conhecimento, muitos empreendedores acabam por aderir somente ao benchmarking interno, o que pode limitar ainda mais a visão que se tem do mercado e do campo em que se atua, resultando em um estacionamento.

💡 Você também pode gostar: Gestão de Conhecimento: entenda a importância e como fazer

Perda de identidade

Por fim, uma das maiores desvantagens e também mais perigosas, é que pela busca intensa em qualidades e ações de outras empresas, é possível que a sua empresa acabe focando demais na concorrência e comece a atuar de maneira muito igual a ela, perdendo a sua própria identidade.

Etapas necessárias para a implementação do benchmarking

Finalmente, chegamos na parte mais esperada e mais importante, afinal, para que tudo isso que você leu dê certo de verdade para a sua empresa, é fundamental saber como incorporar o benchmarking em sua realidade, aprendendo quais são as etapas desse processo.

Para conseguir alcançar os objetivos tão esperados, não basta apenas saber identificar o melhor caminho para isso, é importante saber quais passos devem ser dados, e ainda, em qual ordem. Veja as etapas que devem ser seguidas para implementar o benchmarking na sua empresa:

Análise interna

Antes de conhecer e buscar seus concorrentes, você precisa conhecer a sua própria empresa. É se autoconhecendo que se consegue alçar voos mais altos e mais longos. É basicamente conhecer o que se é para conseguir compreender como irá melhorar.

Identificar os “pontos de referência”:

Depois de conhecer e identificar as suas necessidades, você precisa ir em busca das empresas que servirão de espelho e motivação para você. Aqui é uma etapa muito importante, pois não se trata de qualquer empresa. É preciso identificar as melhores na sua área, para assim, o benchmarking funcione de verdade.

Definir ações para captar os dados necessários

Para que você consiga melhorar a sua empresa, você precisará ter acesso a algumas informações de outras empresas “modelo” do seu campo de atuação.

Análise de mercado

Depois de identificar quais são as melhores empresas, você precisa saber identificar quais são as melhores ações da concorrência que podem te ajudar a melhorar o que precisa ser melhorado dentro da sua empresa.

Identificar as lacunas de desempenho

Uma etapa muito importante, antes de colocar as ações em prática, é saber identificar quais são as lacunas de desempenho da sua empresa. É nessa hora que você deve fazer a comparação da sua empresa com as empresas concorrentes, e saber onde a sua empresa necessita de investimento.

Planejar as ações futuras que serão as responsáveis por fechar as lacunas identificadas na etapa anterior

Depois de conseguir identificar quais são as falhas e os espaços que precisam ser preenchidos e renovados da sua empresa, você precisa traçar objetivos que sejam direcionados exclusivamente para o fechamento dessas lacunas.

Implementar e adequar as ações necessárias

Como já foi dito, você precisa saber reconhecer as estratégias e metodologias de sucesso das empresas concorrentes e adequá-las para a sua realidade. Esse é o momento de fazer isso, depois de reconhecer e identificar as suas necessidades e as ações que podem ser úteis, adequá-las para a sua empresa.

Retroação

Mesmo depois que seus objetivos e metas tenham sidos alcançados, você precisa manter uma rotina de auto avaliação, de modo a continuar em constante crescimento.

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Escrito em: 09/05/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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