Conquistar investidores para o seu negócio pode ser uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que é excitante mostrar ao mercado o quanto o seu negócio é especial, pode ser cansativo e decepcionante receber alguns “nãos”.

Contudo, se você realmente acredita no potencial da sua empresa, há uma série de atitudes e métodos que fazem muita diferença no momento de apresentar o seu negócio para outros empresários.

Então, sem mais delongas, conheça agora as melhores maneiras sobre como conquistar novos investidores para o seu empreendimento. Vamos lá!

Dê uma boa razão para os investidores escolherem a sua empresa

O primeiro passo exige que você defina o motivo exato pelo qual a sua empresa é a melhor opção para um investidor. Consegue responder essa pergunta? Se a resposta é não, corra atrás disso já! Use a projeção de vendas, mostre o quanto o produto ou serviço é inédito ou até a previsão de retorno do investidor, por exemplo.

Após encontrar essa razão única explicando que a sua empresa é sim a melhor escolha, desenvolva uma estratégia de apresentação rápida para convencer outros empresários em pouco tempo — o Elevator Pitch. Um método simples para construir o seu Elevator Pitch é expor o problema que o seu negócio resolverá, quantas pessoas ele pode alcançar e quanto dinheiro é necessário para isso.

Não se preocupe em convencer o primeiro investidor somente com o motivo apresentado e com o Elevator Pitch. Utilize as respostas negativas para aprimorá-los e continue tentando. Isso é fundamental para qualquer estratégia sobre como conquistar novos investidores.

Elabore um plano de negócios completo

Um plano de negócios bem desenvolvido propicia que você mostre ao investidor não só o quanto você conhece sobre a situação atual e as potencialidades de crescimento da sua empresa, mas exatamente o quanto de investimento é necessário e em que área você pretende aplicá-lo com vistas à expansão do empreendimento.

Portanto, funciona como um estudo minucioso do seu negócio, que apresenta ao eventual investidor o que você precisa para alavancar de vez o lucro da sua empresa. Em outras palavras, o plano de negócios prova, com números e indicadores, que você sabe o que está dizendo!

Além disso, elaborar o plano de negócios também te ajuda a prever se a sua empresa pode realmente sobrepor os riscos e chegar ao patamar que você imaginou quando a assumiu. Ou seja, lhe diz se é com isso que você realmente quer trabalhar boa parte da sua vida.

Arrematando, o plano de negócios faz com que o empresário conheça melhor e identifique os pontos fracos e fortes do empreendimento e consiga identificar o que falta para alavancar de vez a marca. Com esse documento em mãos, você ganha mais argumentos para convencer e conquistar novos investidores.

Guia de Gestão Estratégia

Apresente uma ideia desenvolvida

Investidores não gostam de perder tempo e nem você deve gostar de perder o seu. Então, se há uma dica universal para conquistar investidores, é: não fale muito, mostre.

Em vez de apresentar qual a sua ideia inovadora de produto ou serviço que o seu negócio pretende comercializar, apresente um exemplar, nem que seja apenas um protótipo. O importante é que os investidores possam ver ao vivo ou ao menos visualizar com precisão como a ideia funciona.

Portanto, vale muito a pena caprichar na versão demonstrativa para captar pelo menos a atenção de alguns investidores.

Amplie o networking

Um método muito funcional para achar novos investidores pode parecer simples, mas muitos empresários deixam passar: conhecer o maior número possível de profissionais da área.

A princípio, mais importante do que ter investidores é ser reconhecido e admirado por empresários que saibam e confiem no seu potencial. Essas pessoas atuam muitas vezes como um elo aos potenciais investidores do seu negócio. Afinal de contas, quanto maior o raio de alcance das suas ideias, maior o número de empresários que podem ser convencidos.

Logo, quanto mais longe for esse raio, sobem as chances de encontrar os investidores certos para a sua empresa!

Como você pode ver, não há uma ciência exata sobre como conquistar novos investidores para o seu negócio. Contudo, essas práticas citadas incitam que você busque conhecer detalhadamente o seu empreendimento para fortalecer os seus argumentos na hora de apresentá-los aos potenciais investidores, além de outros fatores diferenciais nesse momento.

Veja um vídeo do Sebrae sobre ‘Como Conseguir Investidores para sua Startup’

Então, o que achou do texto? Ficou com alguma dúvida? Gostaria de relatar uma experiência pessoal? Compartilhe as suas impressões com os outros leitores e conosco!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br