Parcerias de Sucesso

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, formar parcerias com outras empresas é uma ótima maneira de expandir o negócio e atrair uma clientela mais abrangente. Através de uma parceria as empresas cooperam uma com a outra de forma a obter crescimento e potencializar suas respectivas marcas no mercado.  

Uma parceria oferece grandes possibilidades de desenvolvimento para as empresas envolvidas, que a partir dela não possuem a necessidade de realizar grandes investimentos para atrair um novo público, podem compartilhar alguns processos de produção e oferecer melhores condições de compra para seus clientes, dentre outras vantagens, como veremos a seguir:

Maior alcance

Como as empresas parceiras divulgam os produtos ou serviços umas das outras para os seus clientes, o alcance de ambas as empresas envolvidas na parceria empresarial é amplamente potencializado, já que o negócio destas empresas chega com muito mais facilidade a um público que ainda não é o seu principal consumidor, mas que pode se tornar um potencial cliente.

Otimização de processos

Em muitas parcerias empresariais, o processo de produção e gestão é totalmente compartilhado, trazendo uma maior facilidade para as empresas envolvidas. Com a indicação das empresas parceiras, o processo de vendas também se torna muito mais facilitado, com grandes chances de aumentar a produtividade.

Guia de Otimização de Processos

Soma de qualidades

Suprindo as necessidades de seu negócio através de uma parceria com uma empresa que seja forte em alguma área que a sua empresa não possui total domínio vai certamente tornar o seu empreendimento mais forte e completo.

Vamos supor que você possui um ótimo produto ou presta um excelente serviço, mas não consegue realizar uma divulgação adequada. Neste caso, formar parcerias com agências de publicidade ou de marketing digital, por exemplo, será uma excelente alternativa de complementar o seu serviço e elevar os seus resultados a um nível muito mais expressivo.

Da mesma maneira, se você conseguir suprir as necessidades de seus parceiros, certamente sua empresa ficará com uma imagem muito positiva no mercado.

Como formar parcerias de sucesso

Portanto, formar parcerias empresariais podem ser fundamentais para alavancar o sucesso de seu empreendimento. Mas é preciso tomar cuidados ao escolher seus parceiros. Analise todas as possibilidades e procure empresas que complementem o seu trabalho e que possam ser de fato vantajosas e lucrativas com o decorrer da parceria. Por isso, se você está em busca de parceiros para a sua empresa, selecionamos algumas dicas de como formar parcerias de sucesso:

Busque parceiros que complementem o seu negócio

Como já falamos acima, as empresas parceiras precisam complementar e agregar no trabalho uma da outra.

Por exemplo: se sua empresa trabalha com publicidade, estude a possibilidade de fazer parcerias com empresas de áudio e vídeo, que possuem um público com interesse semelhante ao seu e também podem auxiliar na produção de campanhas publicitárias. Se você possui uma academia de musculação, que tal pensar em parcerias com lojas que vendem suplementos alimentares, para oferecer descontos para os clientes de sua academia na compra destes produtos?

Nestes casos, as parcerias não só complementam o negócio, como também acabam suprindo outras necessidades de seus clientes, se tornando um diferencial para a sua empresa.

 Para definir que tipo de parceiros podem auxiliar o seu negócio, realize um estudo interno de sua empresa e identifique em que aspectos ela ainda deixa a desejar, e a partir de então pense em quem pode suprir estas necessidades. 

Seu parceiro pode ser de um nicho totalmente diferente do seu, mas é recomendável que possua clientes com o mesmo interesse, como no exemplo que citamos acima de uma possível parceria de uma academia de musculação com uma loja de suplementos alimentares!

Tenha parceiros alinhados com a perspectiva de sua empresa

Também é importante com que você busque parceiros que possuam um pensamento alinhado com o da sua empresa e que também tenha ambições de crescimento, do contrário podem ocorrer muitas discussões e a parceria pode não se estabilizar. Por isso o ideal é formar parcerias com empresas que sejam de um porte semelhante a sua.

Uma boa forma de identificar as empresas que podem contribuir neste sentido é através da internet, que é uma ferramenta extremamente poderosa para a formação de novos negócios, em especial a rede social Linkedin, em que o processo de busca por interesses e empresas é bastante fácil, além da facilidade de contato, que não só esta rede social, como as plataformas digitais de uma forma geral oferecem.

O mesmo vale para a empresa parceira. Sua empresa precisa compensar algum possível ponto fraco de seu parceiro. A partir da identificação destes fatores e das empresas que potencialmente podem vir a se tornar parceiras, é preciso conversar e consultar o interesse em realmente firmar esta parceria. Comece a construir uma boa relação com seu potencial parceiro!

Esclareça como vai funcionar a parceria

É imprescindível deixar bem claro ao seu parceiro o que ele terá que fazer relacionado a sua empresa. Estabeleça um plano de ação com as medidas a serem tomadas e com as recompensas em casos de cumprimento de metas.

Por isso é importante fechar uma parceria devidamente formalizada com um contrato bem especificado, já que também existe a parceria informal, em que é feita somente a partir de um acordo e de conversas, mas sem a assinatura de contrato.

Tenha paciência

Por estar em fase inicial de parceria e ainda não conhecer a fundo o seu negócio, o seu parceiro pode demorar certo tempo para começar a trazer resultados para a sua empresa. Mas isso não pode ser motivo para cancelar a parceria.

Invista em um constante treinamento e aperfeiçoamento de seus parceiros, para que eles possam indicar e falar dos produtos ou serviços de sua empresa de uma forma bastante satisfatória e que cause o interesse dos clientes em procurar a sua empresa!

Mensure os resultados da parceria

Se por um lado é preciso ter paciência para esperar retorno de seus parceiros, por outro é preciso ficar sempre atendo e fazer constantes avaliações da parceria.

Se você oferece treinamento para o parceiro melhorar os resultados, além de dedicar o máximo de atenção para trazer resultado para as empresas parceiras, mas percebe que elas não estão na mesma sintonia que você e não estão empenhadas da mesma forma, é hora de reconsiderar esta parceria.

As parcerias devem ser vantajosas para os dois lados sempre, caso contrário, algo está errado, a parceria está fugindo do seu princípio inicial!

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Por Gabriel Pfeifer, em 15/08/2017

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Escrito por eGestor

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