gás de cozinha

O gás de cozinha (GLP) é um produto que está em praticamente todas as casas brasileiras e, por isso, montar uma distribuidora de botijão de gás pode ser um negócio extremamente lucrativo. No entanto, como em qualquer tipo de empresa, é essencial saber administrar e gerir o empreendimento para que ele proporcione o retorno desejado. E essa é uma informação importante porque a maioria dos pequenos negócios ainda acabam indo à falência devido a má gestão.

No Brasil, já são quase 50 mil revendedores de gás, de acordo com informações do Sebrae. Ou seja, entrar nesse segmento significa entrar em um mercado competitivo e, por isso mesmo, é essencial que a sua distribuidora de gás se destaque da concorrência. Não basta ter o melhor produto e proporcionar um excelente atendimento, pois é preciso estar atento a todas as ações do negócio, como emissão de notas fiscais, controle de caixa, controle financeiro, salário de funcionários e diversas outras preocupações.

Quer saber como montar uma distribuidora de botijão de gás lucrativa? Então, fique de olho nas informações e dicas que temos para você nesse artigo!

Veja abaixo:

Como montar uma distribuidora de botijão de gás?

De forma geral, o mercado de gás continua aquecido e está receptivo aos novos empreendedores. Porém, trata-se de um mercado receptivo apenas para os pequenos empresários, isto é, os responsáveis por distribuir os botijões de uma determinada empresa de gás, haja vista que há uma série de burocracias para ser um fabricante GLP no Brasil. Dessa forma, ter um estabelecimento que, por exemplo, distribui botijão de gás e água, é algo que pode ser bastante lucrativo.

O primeiro passo para montar uma distribuidora de botijão de gás é providenciar um ponto comercial e entrar em contato com a marca de distribuição. Essas grandes marcas já são consolidadas no mercado e daí vem a dificuldade em conseguir entrar no segmento para competir com elas. Por isso, o pequeno empreendedor sai na frente, pois, pode ter um pequeno negócio de distribuição de gás e obter lucratividade entregando os produtos na casa da cidade/região.

Como ter um negócio lucrativo?

Para distribuir o botijão de gás há uma série de exigências que devem ser cumpridas pelo seu negócio a fim de evitar acidentes, explosões e outros problemas do tipo. Por isso, é essencial que a sua empresa atenda ao padrão de qualidade, revenda produtos de marcas autorizadas e, ao mesmo tempo, ofereça preços competitivos e excelência no atendimento. Pesquise o preço dos seus concorrentes e faça o possível para oferecer o valor mais baixo.

O gás de cozinha é um produto consumido por absolutamente todas as classes sociais, no entanto, o preço ainda é determinante na escolha do consumidor. Se há um distribuidor de botijão de gás na mesma região que você e que oferece o mesmo produto que você, porém com um preço mais baixo, é lógico que o consumidor vá preferir comprar nessa outra empresa. Daí vem a importância de ter um bom fornecedor e um negócio organizado para poder oferecer a melhor relação de custo-benefício aos clientes.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Como ter uma distribuidora de gás organizada e estruturada?

Como dito no início desse artigo, a má gestão é o principal problema enfrentado pelas empresas de pequeno porte, como distribuidoras de botijão de gás. Isso significa que, se você tiver um negócio organizado e bem estruturado, por si só, essas são características que colocarão você a frente dos seus concorrentes. Não estar atento ao comportamento do mercado, no entanto, é algo que pode prejudicar de forma drástica o seu empreendimento.

A gestão de uma distribuidora de gás envolve os cuidados administrativos e financeiros da empresa, como o controle do estoque de botijão de gás, situação do caixa, comportamento do consumidor e muito mais. Assim sendo, gerir um negócio desse segmento está longe de ser uma tarefa fácil ou simples, haja vista que existem diversas atividades para serem cumpridas, além das vendas e do atendimento direto ao consumidor.

Como um sistema de gestão pode ajudar sua distribuidora de gás?

Ter um sistema eficiente de gestão para a sua distribuidora de botijão de gás significa ter o controle total do seu negócio e conhecer tanto os pontos fortes, quanto os pontos fracos do seu empreendimento. Isto é, trata-se de um sistema completo de administração que envolve diversas atividades do empreendimento. Dessa forma, ter um programa on-line para gestão simples e rápida da empresa é uma solução para ter um negócio equilibrado, que trabalha de forma otimizada.

O eGestor – ERP On-line foi desenvolvido exclusivamente para a gestão de pequenos negócios, como distribuidoras de botijão de gás. Com recursos como Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Controle de Vendas de Produtos e Serviços, Controle de Estoque, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Emissão de Relatórios, o programa é 100% on-line e não precisa ser instalado. Além disso, pode ser usado para controlar o seu negócio em qualquer lugar com acesso à internet, a partir de PC, tablet ou smartphone.

Quais são os benefícios de investir um sistema on-line de gestão, como o eGestor?

  • Ter o controle total da sua distribuidora de gás, a partir de qualquer lugar com acesso à internet e em poucos cliques;
  • Mais tempo para se dedicar às atividades mais importantes do negócio, como as vendas e o atendimento aos clientes;
  • Ter acesso a relatórios detalhados e complexos em poucos segundos, que são importantes para a tomada de decisões da empresa;
  • Maior organização e planejamento, além da otimização do tempo de trabalho;
  • Com um sistema inteligente de gestão, sua empresa pode crescer rapidamente e alcançar muito mais clientes!

Esse artigo sobre como ter um negócio para distribuir botijão de gás foi útil para você? Então, envie-nos um feedback com a sua opinião, sugestão e/ou crítica!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br